O ensino de Astronomia na Educação Básica auxiliado por software: levantamento bibliográfico
Ismael Pinheiro Lopes
Angélica de Oliveira Quirino
Tamara Silva
RESUMO
Este texto trata-se de uma iniciativa de três professores que ministram o Ensino de Ciências no interior de Mato Grosso. O interesse por essa temática surge nos alunos desde a infância, pois já há questionamentos sobre o céu noturno e diurno. Deste modo, aqui nesse presente trabalho fora desenvolvido um levantamento bibliográfico sobre publicações que abordam o Ensino de Astronomia, nas aulas de Ciências, com o auxílio de softwares livres. Esse trabalho se apresenta como um estudo bibliográfico de cunho qualitativo. Os resultados nos mostram que há uma relativa quantidade de publicações de boa qualidade sobre o tema, e a possibilidade de se espelhar nessas experiências já vividas, fica a critério do professor que queira potencializar sua prática pedagógica numa perspectiva teórico metodológica.
Palavras-chave: Educação Básica; Ensino de Ciências; Astronomia; Software Educacional.
Introdução
O interesse por Astronomia está presente na carreira escolar de boa parte dos alunos desde muito cedo, ainda quando cursam o Ensino Fundamental. Astronomia nas aulas de Ciências e áreas afins, atrai desde as crianças menores até os adolescentes do Ensino Médio, pois na grande maioria dos casos, os alunos se interessam por assuntos astronômicos, porque observar o céu noturno faz parte do quotidiano de todos, a buscar respostas na ciência é, sem dúvidas, fascinante.
Com base em trabalhos anteriores, surgiram por parte de três professores, a preocupação acerca do ensino de Astronomia, uma vez que esse assunto é amparado por lei, e para ser desenvolvido precisa de ferramentas metodológicas.
Uma das possibilidades/hipóteses para ajudar Professores com dificuldades no trabalho de ensino, é atribuir à sua aula o uso de tecnologias, auxiliando o Professor e chamando a atenção do aluno. A partir de tal constatação, este presente trabalho é um levantamento bibliográfico sobre experiências com o uso de Softwares no ensino de Astronomia, assim como um breve debate teórico sobre a obrigatoriedade do ensino de Astronomia de acordo com a BNCC (2017), e o que é um software livre.
Sendo assim, nosso objetivo geral se apresenta como:
- Auxiliar Professores de Ciências e áreas afins, a encontrar literatura já publicada sobre o ensino de Astronomia com o uso de softwares
E de forma específica, objetivamos por meio deste trabalho:
- Conceituar a obrigatoriedade do ensino de assuntos astronômicos de acordo com a BNCC (2017);
- Conceituar de forma breve o que é um software livre;
- Trazer ao debate publicações já existentes sobre o ensino de Astronomia na Educação Básica com o auxílio de softwares livres.
Desenvolvimento
A Base nacional comum curricular, unidade terra e universo
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o país (BRASIL 2017).
Deste modo, fica compreendido que o documento que norteia os conteúdos a serem ministrados pelo Professor é a Base Nacional Comum Curricular BNCC Brasil (2017).
Por sua vez, o ensino de conteúdos astronômicos na Educação Básica é amparado por lei no Brasil, e tais conteúdos estão presentes na Unidade Terra e Universo do documento supracitado. Vejamos o que diz a BNCC Basil (2017):
Na unidade temática Terra e Universo, busca-se a compreensão de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes – suas dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles. Ampliam-se experiências de observação do céu, do planeta Terra, particularmente das zonas habitadas pelo ser humano e demais seres vivos, bem como de observação dos principais fenômenos celestes. Além disso, ao salientar que a construção dos conhecimentos sobre a Terra e o céu se deu de diferentes formas em distintas culturas ao longo da história da humanidade, explora-se a riqueza envolvida nesses conhecimentos, o que permite, entre outras coisas, maior valorização de outras formas de conceber o mundo, como os conhecimentos próprios dos povos indígenas originários.
A partir de tal fato, surgem alguns questionamentos pertinentes, quais estratégias e ferramentas pedagógicas o Professor que ministra aulas de Ciências na Educação Básica, seja no Ensino Fundamental ou Médio, utiliza em suas aulas? Quais dificuldades enfrentam esses Professores no exercer de suas práticas pedagógicas?
Segundo os autores Langhi e Nardi, (2007, p.5):
O docente não preparado para o ensino de Astronomia durante a sua formação promove o seu trabalho educacional com as crianças sobre um suporte instável, onde essa base pode vir das mais variadas fontes, desde a mídia sensacionalista até livros didáticos com erros conceituais, proporcionando uma propagação destas concepções alternativas.
Ainda segundo esses, um Professor que não domina conceitos astronômicos e não utiliza tecnologias que deem conta deste trabalho fica única e exclusivamente preso ao livro didático. Por mais que livros são uma importante ferramenta para o ensino, é necessário outras ferramentas pedagógicas para um ensino atual e interessante ao aluno (LANGHI e NARDI 2007).
Tendo até aqui apresentado as eminentes dificuldades de professores no que tange ao ensino de forma dinâmica, Moran (2000, p. 63), nos diz que:
Ensinar com as novas mídias será uma revolução se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário, conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial.
Nesta perspectiva, podemos afirmar que uma possibilidade de prática pedagógica pautada em tecnologia é a utilização de softwares livres, e deste modo passamos a partir de agora a conceituar essa referida ferramenta digital.
Utilização de software livre em escolas
De acordo com Boris Kuszka (2013, p.1), “fundada em 1985 por Richard Stallman, considerado o pai do Software Livre, a Free Software Fundation (FSF), é uma organização que leva adiante os princípios de Stallman, que sempre foi contra softwares proprietários” ou seja, aqueles programas que não permitem aos usuários alterar seu código-fonte para modificação. Também é de autoria dele o projeto GNU, que junto do Kernel desenvolvido por Linus Torvalds formaria mais tarde o sistema operacional Linux, (BORIS KUSZKA 2013)
Nesta mesma perspectiva:
O software livre tem como objetivo permitir que as pessoas possam usar, estudar, modificar e redistribuir programas de computador ou somente seus códigos fonte (que são como receitas para criar outros programas). A única exigência é que, ao redistribuir o programa, ele permaneça livre para ser novamente alterado por outros usuários (COSTA F. 2014 p.1).
Sendo assim, essa ferramenta tecnológica digital, se mostra como um relevante meio de propor o ensino em escolas de Educação Básica, pois Softwares livres podem ser utilizados em espaços públicos, como escolas e outros espaços educacionais.
Planejar aulas expositivas de Ciências, trabalhando o assunto Astronomia, Sistema Solar, com o uso de livros didáticos e um software de boa qualidade que possibilite por exemplo, observar planetas, estrelas e outros conceitos físicos, de forma digital, sem dúvidas será uma aula muito mais atrativa do que uma aula presa aos livros. Assim, o uso desta tecnologia digital é de suma importância para um processo de ensino-aprendizagem contextualizado na realidade que nos rodeia.
Metodologia
Este trabalho trata-se de um levantamento bibliográfico, e também se apresenta de cunho qualitativo de acordo com os autores Bogdan e Biklen (1994).
De acordo com Bogdan e Biklen (1994, p. 47), “em pesquisa qualitativa, a fonte de dados é diretamente o ambiente natural, constituindo o investigador o instrumento principal.” Ainda segundo esses autores:
A pesquisa qualitativa é descritiva, os dados coletados são palavras, imagens, e não somente números. Os pesquisadores, na abordagem qualitativa, se interessam mais pelo processo do que pelos produtos ou resultados, e tendem a analisá-los de forma indutiva. Na abordagem qualitativa, os significados são de grande importância (p. 47).
Sendo assim, como supracitado, este trabalho é um estudo qualitativo, mesmo que apresente em seu escopo índices qualitativos, há como objetivo principal apresentar uma pequena parcela da bibliografia existente sobre o ensino de Astronomia na Educação Básica, ou seja, não nos ateremos aqui a quantidade factual de publicações desta espécie, e sim ao teor qualitativo destas pesquisas, que podem ser ferramenta úteis para professores de Ciências e áreas afins.
Segundo Sousa, Oliveira, Alves (2021, p. 2), “A pesquisa bibliográfica está inserida principalmente no meio acadêmico e tem a finalidade de aprimoramento e atualização do conhecimento, através de uma investigação científica de obras já publicadas.” Deste modo, para o desenvolvimento de nosso trabalho, além de conceituar a necessidade do ensino de Astronomia em aulas de Ciências como nos diz a BNCC (2017) e apresentar o conceito de Software livre, vamos aqui apresentar 20 trabalhos científicos que relatam experiências pedagógicas com a utilização de tecnologia no ensino de Ciências.
Levantamento bibliográfico sobre utilização de softwares livres para o ensino de Astronomia em escolas brasileiras
Tendo até aqui apresentado que o ensino da Astronomia é indispensável na educação básica, de acordo com a Base Nacional, assim como a importância da utilização de software na atividade de ensino, desenvolveremos a partir de agora um levantamento bibliográfico de artigos científicos que abordam a referida temática.
A utilização de software na educação, nos dias que estamos vivendo é de certo modo um tema bem debatido no meio acadêmico. Deste modo, para tornar nosso trabalho possível em termos quantitativos, delimitaremos nossa pesquisa a 20 principais artigos de acordo como Google Acadêmico, e com as seguintes palavras-chave: Brasil, Ensino, Astronomia, Software, Ensino Fundamental.
Realizando a supracitada pesquisa encontramos os seguintes trabalhos. Trabalhos estes que convergem com o que versamos até agora neste presente texto, veja nesta tabela os títulos, autores, tipo de trabalho e ano de publicação.
Título do trabalho | Autores | Tipo de trabalho | Ano de publicação |
O uso do software stellarium no ensino de astronomia: um estudo teórico | PACHECO, LIMA E ZANELLA | Trabalho publicado em anais de evento | 2018 |
O uso da realidade virtual para ensino de astronomia: desenvolvimento e aplicação de um software para simulação de planetário | RITTA, PIOVESAN, SIEDLE | Artigo publicado em periódico científico | 2020 |
Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia | DOMINGOS, e TEIXEIRA | Artigo publicado em periódico científico | 2021 |
O uso das tecnologias digitais para o ensino de Astronomia: uma revisão sistemática de literatura | HARLEY, LUCKEN, SANZOVO e PIMENTEL | Artigo publicado em periódico científico | 2019 |
Tecnologia no Ensino de Astronomia na Educação Básica: análise no uso de recursos computacionais na ação docente | MENEZES | Dissertação de mestrado | 2011 |
Softwares educativos e o ensino de astronomia na educação básica: possibilidades e limitações | HANSEN | Trabalho de conclusão de curso de graduação | 2019 |
O software celestia como suporte ao ensino de astronomia no ensino fundamental | JUNIOR MARQUES e MARQUES | Trabalho publicado em anais de evento | 2017 |
Desenvolvimento de uma metodologia de ensino de astronomia com o uso de software livre | FILHO, PRADO, SOARES et all | Trabalho publicado em anais de evento | 2017 |
Uso de tecnologias assistivas para o ensino de astronomia a alunos deficientes visuais e auditivos | PAGANOTTI, MODESTO REIS, VOELZKE et all | Artigo publicado em periódico científico | 2021 |
Abordagem da astronomia no ensino fundamental através do software STELLARIUM | GOULART e DUTRA | Trabalho de conclusão de curso de graduação | 2015 |
Modelo dinâmico do Sistema Solar em action script com controle de escalas para ensino de astronomia | VECHI, BRITO, VALENTIM et all | Artigo publicado em periódico científico | 2013 |
Softwares de modelagem como ferramenta auxiliar no ensino de astronomia | DOMINGOS e TEIXEIRA | Artigo publicado em periódico científico | 2016 |
Astronomia e tecnologias digitais, tendências observadas nas publicações a partir de uma revisão bibliográfica junto aos artigos dos simpósios nacionais de ensino de astronomia | PAGANOTTI, VOELZKE, MONTEIRO et all | Trabalho publicado em anais de evento | 2019 |
A utilização do software stellarium como recurso didático para o ensino de tópicos de astronomia no ensino médio | VIEIRA, PAGANOTTI, VOELZKE | Trabalho publicado em anais de evento | 2016 |
Análise de crateras lunares como ferramenta alternativa para o ensino de física e astronomia | IBSON, SOUZA, BARBOZA et all | Artigo publicado em periódico científico | 2020 |
O uso de filmes, jogos e softwares como organizadores prévios no ensino de astronomia e ciências em escolas de ensino médio e fundamental da rede pública de ensino | BORGES PINTO, ROBAINA | Trabalho publicado em anais de evento | 2018 |
O uso de tecnologias como recursos didáticos no ensino de astronomia | MARQUES, CANCIAN, SILVA et all | Trabalho publicado em anais de evento | 2019 |
Uma proposta de sequência didática para o ensino de Astronomia na educação básica com o uso do software Astro 3D | MORAES | Dissertação de Mestrado | 2016 |
Jogos, modelos, encenação e softwares: recursos para o ensino inovador de astronomia | GARCIA | Dissertação de Mestrado | 2019 |
O uso de simuladores e a Astronomia na Educação Básica: potencializando o processo de ensino-aprendizagem | HANSEN, LEONEL, SANTOS et all | Artigo publicado em periódico científico | 2020 |
Podemos constatar que o ensino de Astronomia na Educação Básica com o uso de Softwares é, assim como já foi dito, um tema relativamente discutido no meio acadêmico. Em seguida podemos observar um gráfico com o ano de publicação dos trabalhos que fazem parte de nossa coleta de dados.
Constata-se que as publicações selecionadas são trabalhos dos últimos 10 anos. Dando continuidade em nossas análises, observaremos onde estes trabalhos foram publicados.
A partir destes dados, podemos observar que dentre os textos selecionados 40% são textos publicados em periódicos científicos, 35% são publicações de anais de eventos acadêmicos, 15% dissertações de pós-graduações mestrado e 10% trabalhos de conclusão de curso.
Para melhor compreensão do que trata os textos aqui relacionados a leitura é imprescindível, no entanto quando tratamos de levantamento bibliográfico, por mais que já fizemos a leitura de todos os textos aqui elencados, pretendemos apresentar ao leitor/pesquisador apresentações sucintas das prospecções bibliográficas realizada aqui. Deste modo, apresentamos as principais palavras-chave utilizadas nas publicações selecionadas.
Tabela com palavras-chave e suas reincidências nas publicações selecionadas
Ensino de Astronomia 2 Aprendizagem significativa Âmbito formal Sequência didática Ensino inovador Novos recursos educacionais Ensino de astronomia Softwares educacionais Tecnologias Conteúdos astronômicos Ensino de ciências 2 Tecnologias 2 Realidade Virtual Eclipses Estações do ano Simulação de órbitas planetárias |
Simulação História da ciência Divulgação científica Etnoastronomia Ensino de física 3 Ensino de ciências 3 Educação básica 2 Ensino e aprendizagem Crateras lunares; coordenadas Selenográficas Informática Ensino de Astronomia Educação Básica Sistema SolarPlanetas |
Astronomia 12 Metodologia Ensino 4 Software livre STELLARIUM 3 Software 3CiênciasConstelaçõesDidáticaTecnologia educacional Software CELESTIA Geografia Tecnologias digitais Revisão bibliográfica SNEA |
Com base nas temáticas apresentadas, podemos de maneira prévia ter uma noção da riqueza que essas publicações trazem para o debate sobre a prática de professores de Ciências, uma vez que, selecionamos aqui apenas 20 publicações, e mesmo tendo essa limitação qualitativa podemos encontrar inúmeras ferramentas para a prática docente.
Considerações finais
Pensar, repensar e debater a educação é de suma importância se de fato queremos evoluir um dia para uma educação pautada no uso de tecnologias, e esse uso de maneira significativa para o aluno é sem dúvida um grande desafio ao Professor. Tendo como base os desafios existentes para o desenvolvimento de uma prática pedagógica com o uso de tecnologias digitais, esse trabalho se apresenta como um modesto catálogo bibliográfico de fontes para que o professor/pesquisador possa beber.
Dentro de nosso objetivo inicial cumprimos nossa missão, pois, apresentamos aqui a relevância do ensino de Astronomia nas aulas de Ciências, a utilização de softwares nesse trabalho e mostramos publicações que concordam com os conceitos aqui apresentados. Deste modo mostramos que não estamos sozinhos na forma como pensamos a ação de ensinar, e elencamos bibliografias plausíveis para futuros trabalhos, tendo em vista que essa pesquisa bibliográfica por mais que tenha sua finalidade como trabalho de conclusão de curso de pós-graduação, não tem fim em si mesma, é, portanto, uma porta para inúmeras outras pesquisas com base em seu teor bibliográfico.
Referências
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MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.
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https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/205984/001107984.pdf?sequence=1
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