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O ensino de Astronomia na Educação Básica auxiliado por software: levantamento bibliográfico

Ismael Pinheiro Lopes

Angélica de Oliveira Quirino

Tamara Silva

 

DOI: 10.5281/zenodo.14532435

 

 

RESUMO

Este texto trata-se de uma iniciativa de três professores que ministram o Ensino de Ciências no interior de Mato Grosso. O interesse por essa temática surge nos alunos desde a infância, pois já há questionamentos sobre o céu noturno e diurno. Deste modo, aqui nesse presente trabalho fora desenvolvido um levantamento bibliográfico sobre publicações que abordam o Ensino de Astronomia, nas aulas de Ciências, com o auxílio de softwares livres. Esse trabalho se apresenta como um estudo bibliográfico de cunho qualitativo. Os resultados nos mostram que há uma relativa quantidade de publicações de boa qualidade sobre o tema, e a possibilidade de se espelhar nessas experiências já vividas, fica a critério do professor que queira potencializar sua prática pedagógica numa perspectiva teórico metodológica.

 

Palavras-chave: Educação Básica; Ensino de Ciências; Astronomia; Software Educacional.

 

 

Introdução

 

O interesse por Astronomia está presente na carreira escolar de boa parte dos alunos desde muito cedo, ainda quando cursam o Ensino Fundamental. Astronomia nas aulas de Ciências e áreas afins, atrai desde as crianças menores até os adolescentes do Ensino Médio, pois na grande maioria dos casos, os alunos se interessam por assuntos astronômicos, porque observar o céu noturno faz parte do quotidiano de todos, a buscar respostas na ciência é, sem dúvidas, fascinante.

Com base em trabalhos anteriores, surgiram por parte de três professores, a preocupação acerca do ensino de Astronomia, uma vez que esse assunto é amparado por lei, e para ser desenvolvido precisa de ferramentas metodológicas.

Uma das possibilidades/hipóteses para ajudar Professores com dificuldades no trabalho de ensino, é atribuir à sua aula o uso de tecnologias, auxiliando o Professor e chamando a atenção do aluno. A partir de tal constatação, este presente trabalho é um levantamento bibliográfico sobre experiências com o uso de Softwares no ensino de Astronomia, assim como um breve debate teórico sobre a obrigatoriedade do ensino de Astronomia de acordo com a BNCC (2017), e o que é um software livre.

Sendo assim, nosso objetivo geral se apresenta como:

  • Auxiliar Professores de Ciências e áreas afins, a encontrar literatura já publicada sobre o ensino de Astronomia com o uso de softwares

E de forma específica, objetivamos por meio deste trabalho:

  • Conceituar a obrigatoriedade do ensino de assuntos astronômicos de acordo com a BNCC (2017);
  • Conceituar de forma breve o que é um software livre;
  • Trazer ao debate publicações já existentes sobre o ensino de Astronomia na Educação Básica com o auxílio de softwares livres.

 

 

Desenvolvimento

 

A Base nacional comum curricular, unidade terra e universo

 

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o país (BRASIL 2017).

 

Deste modo, fica compreendido que o documento que norteia os conteúdos a serem ministrados pelo Professor é a Base Nacional Comum Curricular BNCC Brasil (2017).  

Por sua vez, o ensino de conteúdos astronômicos na Educação Básica é amparado por lei no Brasil, e tais conteúdos estão presentes na Unidade Terra e Universo do documento supracitado. Vejamos o que diz a BNCC Basil (2017):

 

Na unidade temática Terra e Universo, busca-se a compreensão de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes – suas dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles. Ampliam-se experiências de observação do céu, do planeta Terra, particularmente das zonas habitadas pelo ser humano e demais seres vivos, bem como de observação dos principais fenômenos celestes. Além disso, ao salientar que a construção dos conhecimentos sobre a Terra e o céu se deu de diferentes formas em distintas culturas ao longo da história da humanidade, explora-se a riqueza envolvida nesses conhecimentos, o que permite, entre outras coisas, maior valorização de outras formas de conceber o mundo, como os conhecimentos próprios dos povos indígenas originários.

 

A partir de tal fato, surgem alguns questionamentos pertinentes, quais estratégias e ferramentas pedagógicas o Professor que ministra aulas de Ciências na Educação Básica, seja no Ensino Fundamental ou Médio, utiliza em suas aulas? Quais dificuldades enfrentam esses Professores no exercer de suas práticas pedagógicas? 

Segundo os autores Langhi e Nardi, (2007, p.5):

 

O docente não preparado para o ensino de Astronomia durante a sua formação promove o seu trabalho educacional com as crianças sobre um suporte instável, onde essa base pode vir das mais variadas fontes, desde a mídia sensacionalista até livros didáticos com erros conceituais, proporcionando uma propagação destas concepções alternativas.

 

Ainda segundo esses, um Professor que não domina conceitos astronômicos e não utiliza tecnologias que deem conta deste trabalho fica única e exclusivamente preso ao livro didático. Por mais que livros são uma importante ferramenta para o ensino, é necessário outras ferramentas pedagógicas para um ensino atual e interessante ao aluno (LANGHI e NARDI 2007).

Tendo até aqui apresentado as eminentes dificuldades de professores no que tange ao ensino de forma dinâmica, Moran (2000, p. 63), nos diz que:

 

Ensinar com as novas mídias será uma revolução se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário, conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial.

 

Nesta perspectiva, podemos afirmar que uma possibilidade de prática pedagógica pautada em tecnologia é a utilização de softwares livres, e deste modo passamos a partir de agora a conceituar essa referida ferramenta digital.

 

 

Utilização de software livre em escolas

 

De acordo com Boris Kuszka (2013, p.1), “fundada em 1985 por Richard Stallman, considerado o pai do Software Livre, a Free Software Fundation (FSF), é uma organização que leva adiante os princípios de Stallman, que sempre foi contra softwares proprietários” ou seja, aqueles programas que não permitem aos usuários alterar seu código-fonte para modificação. Também é de autoria dele o projeto GNU, que junto do Kernel desenvolvido por Linus Torvalds formaria mais tarde o sistema operacional Linux, (BORIS KUSZKA 2013)

Nesta mesma perspectiva:

 

O software livre tem como objetivo permitir que as pessoas possam usar, estudar, modificar e redistribuir programas de computador ou somente seus códigos fonte (que são como receitas para criar outros programas). A única exigência é que, ao redistribuir o programa, ele permaneça livre para ser novamente alterado por outros usuários (COSTA F. 2014 p.1).

 

Sendo assim, essa ferramenta tecnológica digital, se mostra como um relevante meio de propor o ensino em escolas de Educação Básica, pois Softwares livres podem ser utilizados em espaços públicos, como escolas e outros espaços educacionais. 

Planejar aulas expositivas de Ciências, trabalhando o assunto Astronomia, Sistema Solar, com o uso de livros didáticos e um software de boa qualidade que possibilite por exemplo, observar planetas, estrelas e outros conceitos físicos, de forma digital, sem dúvidas será uma aula muito mais atrativa do que uma aula presa aos livros. Assim, o uso desta tecnologia digital é de suma importância para um processo de ensino-aprendizagem contextualizado na realidade que nos rodeia.

 

 

Metodologia

 

Este trabalho trata-se de um levantamento bibliográfico, e também se apresenta de cunho qualitativo de acordo com os autores Bogdan e Biklen (1994).

De acordo com Bogdan e Biklen (1994, p. 47), “em pesquisa qualitativa, a fonte de dados é diretamente o ambiente natural, constituindo o investigador o instrumento principal.” Ainda segundo esses autores:

 

A pesquisa qualitativa é descritiva, os dados coletados são palavras, imagens, e não somente números. Os pesquisadores, na abordagem qualitativa, se interessam mais pelo processo do que pelos produtos ou resultados, e tendem a analisá-los de forma indutiva. Na abordagem qualitativa, os significados são de grande importância (p. 47).

 

Sendo assim, como supracitado, este trabalho é um estudo qualitativo, mesmo que apresente em seu escopo índices qualitativos, há como objetivo principal apresentar uma pequena parcela da bibliografia existente sobre o ensino de Astronomia na Educação Básica, ou seja, não nos ateremos aqui a quantidade factual de publicações desta espécie, e sim ao teor qualitativo destas pesquisas, que podem ser ferramenta úteis para professores de Ciências e áreas afins.

Segundo Sousa, Oliveira, Alves (2021, p. 2), “A pesquisa bibliográfica está inserida principalmente no meio acadêmico e tem a finalidade de aprimoramento e atualização do conhecimento, através de uma investigação científica de obras já publicadas.” Deste modo, para o desenvolvimento de nosso trabalho, além de conceituar a necessidade do ensino de Astronomia em aulas de Ciências como nos diz a BNCC (2017) e apresentar o conceito de Software livre, vamos aqui apresentar 20 trabalhos científicos que relatam experiências pedagógicas com a utilização de tecnologia no ensino de Ciências.

 

 

Levantamento bibliográfico sobre utilização de softwares livres para o ensino de Astronomia em escolas brasileiras

 

Tendo até aqui apresentado que o ensino da Astronomia é indispensável na educação básica, de acordo com a Base Nacional, assim como a importância da utilização de software na atividade de ensino, desenvolveremos a partir de agora um levantamento bibliográfico de artigos científicos que abordam a referida temática.

A utilização de software na educação, nos dias que estamos vivendo é de certo modo um tema bem debatido no meio acadêmico. Deste modo, para tornar nosso trabalho possível em termos quantitativos, delimitaremos nossa pesquisa a 20 principais artigos de acordo como Google Acadêmico, e com as seguintes palavras-chave: Brasil, Ensino, Astronomia, Software, Ensino Fundamental.

Realizando a supracitada pesquisa encontramos os seguintes trabalhos. Trabalhos estes que convergem com o que versamos até agora neste presente texto, veja nesta tabela os títulos, autores, tipo de trabalho e ano de publicação.

 

Título do trabalho Autores Tipo de trabalho Ano de publicação
O uso do software stellarium no ensino de astronomia: um estudo teórico PACHECO, LIMA E ZANELLA Trabalho publicado em anais de evento 2018
O uso da realidade virtual para ensino de astronomia: desenvolvimento e aplicação de um software para simulação de planetário RITTA, PIOVESAN, SIEDLE Artigo publicado em periódico científico 2020
Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia DOMINGOS, e TEIXEIRA Artigo publicado em periódico científico 2021
O uso das tecnologias digitais para o ensino de Astronomia: uma revisão sistemática de literatura HARLEY, LUCKEN, SANZOVO e PIMENTEL Artigo publicado em periódico científico 2019
Tecnologia no Ensino de Astronomia na Educação Básica: análise no uso de recursos computacionais na ação docente MENEZES Dissertação de mestrado 2011
Softwares educativos e o ensino de astronomia na educação básica: possibilidades e limitações HANSEN Trabalho de conclusão de curso de graduação 2019
O software celestia como suporte ao ensino de astronomia no ensino fundamental JUNIOR MARQUES e MARQUES Trabalho publicado em anais de evento 2017
Desenvolvimento de uma metodologia de ensino de astronomia com o uso de software livre FILHO, PRADO, SOARES et all Trabalho publicado em anais de evento 2017
Uso de tecnologias assistivas para o ensino de astronomia a alunos deficientes visuais e auditivos PAGANOTTI, MODESTO REIS, VOELZKE et all Artigo publicado em periódico científico 2021
Abordagem da astronomia no ensino fundamental através do software STELLARIUM GOULART e DUTRA Trabalho de conclusão de curso de graduação 2015
Modelo dinâmico do Sistema Solar em action script com controle de escalas para ensino de astronomia VECHI, BRITO, VALENTIM et all Artigo publicado em periódico científico 2013
Softwares de modelagem como ferramenta auxiliar no ensino de astronomia DOMINGOS e TEIXEIRA Artigo publicado em periódico científico 2016
Astronomia e tecnologias digitais, tendências observadas nas publicações a partir de uma revisão bibliográfica junto aos artigos dos simpósios nacionais de ensino de astronomia PAGANOTTI, VOELZKE, MONTEIRO et all Trabalho publicado em anais de evento 2019
A utilização do software stellarium como recurso didático para o ensino de tópicos de astronomia no ensino médio VIEIRA, PAGANOTTI, VOELZKE Trabalho publicado em anais de evento 2016
Análise de crateras lunares como ferramenta alternativa para o ensino de física e astronomia IBSON, SOUZA, BARBOZA et all Artigo publicado em periódico científico 2020
O uso de filmes, jogos e softwares como organizadores prévios no ensino de astronomia e ciências em escolas de ensino médio e fundamental da rede pública de ensino BORGES PINTO, ROBAINA Trabalho publicado em anais de evento 2018
O uso de tecnologias como recursos didáticos no ensino de astronomia MARQUES, CANCIAN, SILVA et all Trabalho publicado em anais de evento 2019
Uma proposta de sequência didática para o ensino de Astronomia na educação básica com o uso do software Astro 3D MORAES Dissertação de Mestrado 2016
Jogos, modelos, encenação e softwares: recursos para o ensino inovador de astronomia GARCIA Dissertação de Mestrado 2019
O uso de simuladores e a Astronomia na Educação Básica: potencializando o processo de ensino-aprendizagem HANSEN, LEONEL, SANTOS et all Artigo publicado em periódico científico 2020

 

Podemos constatar que o ensino de Astronomia na Educação Básica com o uso de Softwares é, assim como já foi dito, um tema relativamente discutido no meio acadêmico. Em seguida podemos observar um gráfico com o ano de publicação dos trabalhos que fazem parte de nossa coleta de dados.

 

 

Constata-se que as publicações selecionadas são trabalhos dos últimos 10 anos. Dando continuidade em nossas análises, observaremos onde estes trabalhos foram publicados.

 

 

A partir destes dados, podemos observar que dentre os textos selecionados 40% são textos publicados em periódicos científicos, 35% são publicações de anais de eventos acadêmicos, 15% dissertações de pós-graduações mestrado e 10% trabalhos de conclusão de curso.

Para melhor compreensão do que trata os textos aqui relacionados a leitura é imprescindível, no entanto quando tratamos de levantamento bibliográfico, por mais que já fizemos a leitura de todos os textos aqui elencados, pretendemos apresentar ao leitor/pesquisador apresentações sucintas das prospecções bibliográficas realizada aqui. Deste modo, apresentamos as principais palavras-chave utilizadas nas publicações selecionadas.

 

 

Tabela com palavras-chave e suas reincidências nas publicações selecionadas

 

Ensino de Astronomia 2

Aprendizagem significativa

Âmbito formal

Sequência didática

Ensino inovador

Novos recursos educacionais

Ensino de astronomia

Softwares educacionais

Tecnologias

Conteúdos astronômicos

Ensino de ciências 2

Tecnologias 2

Realidade Virtual

Eclipses

Estações do ano

Simulação de órbitas planetárias

Simulação

História da ciência

Divulgação científica

Etnoastronomia

Ensino de física 3

Ensino de ciências 3

Educação básica 2

Ensino e aprendizagem

Crateras lunares;

coordenadas Selenográficas

Informática

Ensino de Astronomia

Educação Básica

Sistema SolarPlanetas 

Astronomia 12

Metodologia Ensino 4

Software livre  STELLARIUM   3

Software 3CiênciasConstelaçõesDidáticaTecnologia educacional

Software CELESTIA

Geografia Tecnologias digitais

Revisão bibliográfica SNEA 

 

Com base nas temáticas apresentadas, podemos de maneira prévia ter uma noção da riqueza que essas publicações trazem para o debate sobre a prática de professores de Ciências, uma vez que, selecionamos aqui apenas 20 publicações, e mesmo tendo essa limitação qualitativa podemos encontrar inúmeras ferramentas para a prática docente.

 

 

Considerações finais

 

Pensar, repensar e debater a educação é de suma importância se de fato queremos evoluir um dia para uma educação pautada no uso de tecnologias, e esse uso de maneira significativa para o aluno é sem dúvida um grande desafio ao Professor. Tendo como base os desafios existentes para o desenvolvimento de uma prática pedagógica com o uso de tecnologias digitais, esse trabalho se apresenta como um modesto catálogo bibliográfico de fontes para que o professor/pesquisador possa beber.

Dentro de nosso objetivo inicial cumprimos nossa missão, pois, apresentamos aqui a relevância do ensino de Astronomia nas aulas de Ciências, a utilização de softwares nesse trabalho e mostramos publicações que concordam com os conceitos aqui apresentados. Deste modo mostramos que não estamos sozinhos na forma como pensamos a ação de ensinar, e elencamos bibliografias plausíveis para futuros trabalhos, tendo em vista que essa pesquisa bibliográfica por mais que tenha sua finalidade como trabalho de conclusão de curso de pós-graduação, não tem fim em si mesma, é, portanto, uma porta para inúmeras outras pesquisas com base em seu teor bibliográfico.

 

 

Referências

 

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

 

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 1. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

 

LANGHI, R; NARDI, R. Dificuldades em relação ao ensino da astronomia encontradas na interpretação dos discursos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. VI ENPEC, 2007.

 

MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.

 

BORGES PINTO Thiago, ROBAINA José Vicente Lima. O USO DE FILMES, JOGOS E SOFTWARES COMO ORGANIZADORES PRÉVIOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. II Encontro Regional de Ensino de Ciências, 2018. Disponível em

https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/205984/001107984.pdf?sequence=1

 

KUSZKA Boris. A história do software livre. Canalthc, 2013. Disponível em https://canaltech.com.br/software/A-Historia-do-Software-Livre/

 

Costa Felipe. Você sabe a diferença entre software livre e código aberto? Escola Nova, 2014. Disponível em

 https://novaescola.org.br/conteudo/4593/voce-sabe-a-diferenca-entre-software-livre-e-codigo-aberto?gclid=Cj0KCQjw5JSLBhCxARIsAHgO2Sd7cqaNQpImJJRH_Mbn_tzQqx6rwOPE3V53PGYkuBPUvjQa7Q4tlrsaAk_pEALw_wcB

 

DOMINGOS Rafael B., TEIXEIRA Ricardo R.P. Softwares de modelagem como ferramenta auxiliar no ensino de astronomia. Revista Interdisciplinar de Tecnologias e Educação [RInTE] – CNPq ARC 2015 – ISSN 2447-5955 01 a 03 de junho de 2016 – IFSP Câmpus Boituva disponível em http://200.206.26.163/index.php/RInTE/article/view/160/pdf_50#

 

DOMINGOS, Rafael Brock e TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza. Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia. Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada RBFTA. . R. bras. Fís. Tecnol. apl., Ponta Grossa, v. 8, n. 1, p. 30-50, mai. 2021. Disponível em file:///C:/Users/ismae/Downloads/13783-55122-1-PB.pdf

 

FILHO, Valdinei Bueno Lima, PRADO, Valdiglei Borges2 , SOARES, Fabrízzio Alphonsus A. M., MARTINS, Alessandro, MARINELI, Fabio. Desenvolvimento de uma metodologia de ensino de astronomia com o uso de software livre. Livro 63a CONPEEX Trabalhos-PROLICEN, 2017 Disponível em http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/prolicen/trabalhos-prolicen/prolicen-valdinei-bueno.pdf

 

GARCIA, Caroline da Silva. JOGOS, MODELOS, ENCENAÇÃO E SOFTWARES: recursos para o ensino inovador de astronomia. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2019. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215108

 

GOULART ANDRESSA ROSSINI e DUTRA CARLOS MAXIMILIANO. ABORDAGEM DA ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO SOFTWARE STELLARIUM. Universidade Federal do Pampa, 2015. Disponível em https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1502

 

HANSEN, Taís Regina. Softwares educativos e o ensino de astronomia na educação básica: possibilidades e limitações. Monografia Universidade Federal da Fronteira Sul. Cerro Largo RS, 2019. Disponível em https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3377

 

HANSEN Taís Regina, LEONEL André Ary, SANTOS Rosemar Ayres dos, LOBO Cesar de Oliveria. O uso de simuladores e a Astronomia na Educação Básica: potencializando o processo de ensino-aprendizagem. Revista Insignare Scientia, vol: 03, n: 02, p. 551-563, 2020. Disponível em https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11356

 

HARLEY Lucas dos Santos, LUCKEN Bueno Lucas, SANZOVO Daniel Trevisan, Pimentel Renan Guilherme. O uso das tecnologias digitais para o ensino de Astronomia: uma revisão sistemática de literatura. Research, Society and Development, vol. 8, núm. 4, pp. 01-24, 2019 Universidade Federal de Itajubá. Disponível em

 https://www.redalyc.org/journal/5606/560662195022/html/

 

IBSON José Maciel Leite, SOUZA Cícero Jailton de Morais, BARBOZA Allan Christopher Rodrigues, SILVA José Weslley Pereira da, MONTEIRO Mário Anonio Alves. Análise de crateras lunares como ferramenta alternativa para o ensino de física e astronomia. Rev. Bras. Ensino Fís. 42 • 2020 disponível em https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2019-0158

 

JUNIOR MARQUES Eles Calheiros e MARQUES Ana Luzia de Barros Andrade. O software celestia como suporte ao ensino de astronomia no ensino fundamental. Editora realize, anais CONEDU 2017, TRABALHO ID8419_21092017162614. Disponível em https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2017/TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID8419_21092017162614.pdf

 

MORAES, Leandro Donizete. Uma proposta de sequência didática para o ensino de Astronomia na educação básica com o uso do software Astro 3D. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, UNIFAL Minas Gerais, 2016. Disponível em https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/887

 

MARQUES, Renan, CANCIAN, Queli Ghilardi, SILVA, João Vitor da, MALACARNE Vilmar. O USO DE TECNOLOGIAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA. EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019). Disponível em http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3449

 

MENEZES, Leonardo Donizette de Deus. Tecnologia no Ensino de Astronomia na Educação Básica: análise no uso de recursos computacionais na ação docente. Universidade Federal de Uberlândia faculdade de Educação Programa de pós graduação em Educação.  Uberlândia – MG, 2011. Disponível em https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13856/1/d.pdf

 

PAGANOTTI Arilson, MODESTO REIS Crislayne Aparecida, VOELZKE Marcos Rincon, LEÃO Ana Rachel Carvalho. Uso de tecnologias assistivas para o ensino de astronomia a alunos deficientes visuais e auditivos. Brazilian Journal of Development, Vol 7, No 1 (2021). Disponível em https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/22495/18005

 

PAGANOTTI Arilson, VOELZKE Marcos Rincon, MONTEIRO Thiago Bissiate, PAIVA SOUSA Jessica. ASTRONOMIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS, TENDÊNCIAS OBSERVADAS NAS PUBLICAÇÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA JUNTO AOS ARTIGOS DOS SIMPÓSIOS NACIONAIS DE ENSINO DE ASTRONOMIA. II CECIFOP - 2019 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ISSN: 2526-7485 (V. 2 -2019). Disponível em https://www.ifmg.edu.br/congonhas/noticias/alunos-do-curso-de-fisica-participam-de-evento-que-discute-o-ensino-de-ciencias/TrabalhoAstronomiaeTecnologiasDigitaisTendnciasObservadasnasPublicaes.pdf/view

 

PACHECO Mayara Hilgert, LIMA Junior de, ZANELLA Marlí Schmitt. O uso do software stellarium no ensino de astronomia: um estudo teórico. V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia – V SNEA 2018 – Londrina, PR. Disponível em https://sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2019/12/SNEA2018_TCO12.pdf

 

RITTA Ânderson dos Santos, PIOVESAN Sandra Dutra, SIEDLE Marcelo da Silveira. O uso da realidade virtual para ensino de astronomia: desenvolvimento e aplicação de um software para simulação de planetário. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e096420, 2020. DOI: 10.31417/educitec. v5i11.964. Disponível em: http://200.129.168.14:9000/educitec/index.php/educitec/article/view/964

 

SOUSA Angélica Silva de, OLIVEIRA Guilherme Saramago de, ALVES Laís Hilário. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83/2021. Disponível em file:///C:/Users/ismae/Downloads/2336-8432-1-PB%20(1).pdf

 

VIEIRA Graciene Carvalho, PAGANOTTi Arilson, VOELZKE Marcos Rincon. A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE STELLARIUM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO. IV Simpósio Nacional de Educação em Astronomia – IV SNEA 2016 – Goiânia, GO. Disponível em https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2018/04/SNEA2016_TCO19.pdf

 

VECHI Anderson de, BRITO Alessandro Ferreira de, VALENTIM Delma Barboza, GOZZI Maria Estela, SAMPAIO Anderson Reginaldo, VISCOVINI Ronaldo Celso. Modelo dinâmico do Sistema Solar em action script com controle de escalas para ensino de astronomia. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 2, 2505 (2013). Disponível em

https://www.scielo.br/j/rbef/a/ncLZQbjWVtQ6kzcrGyYpr8B/?lang=pt#