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Ensinando Gramática da Língua Portuguesa

Angélica de Oliveira Quirino

Ismael Pinheiro Lopes

Tamara Silva

 

DOI: 10.5281/zenodo.14532308

 

 

RESUMO

Nesse texto, três professores de escola pública no interior do Estado de Mato Grosso, preocupados com a dificuldade de seus alunos acerca de assuntos gramaticais, resolveram versar acerca do assunto. Aqui, não se pretende apresentar formas metodológicas milagrosas, nem tampouco mostrar soluções para problemas educacionais, pois partimos do pressuposto que a educação possui.

 

PALAVRAS-CHAVE: Língua portuguesa, gramática da língua portuguesa, Ensino aprendizagem.

 

 

Introdução

 

Faz-se necessário o uso da gramática pois é um ramo da língua portuguesa de suma importância, porque é através dela que se utiliza a escrita de forma correta, pois ela dispõe das regras de uso da própria, porque muitos cidadãos faz o uso incorreto na escrita, pelo fato de não ter conhecimento pleno das regras da gramática, e a escola é o local apropriado para fornecer o conhecimento da norma culta, seguindo (Aquino, 2010, pág. 03):

 

A língua escrita normalmente um pouco mais cuidada, principalmente por aqueles que possuem bons conhecimentos gramaticais, com a noção de certo e errado, não é tão espontânea como a falada. Como a pessoa tem mais tempo para pensar no que vai transmitir a tendência é que apresente menos erro de construção[...]

 

Deste modo, na sala de aula, se faz necessário que o Professor realize os devidos diagnósticos para ter ciência de como está o nível de conhecimento dos alunos, dentro da área da gramática e como é a escrita a linguagem dos mesmos ao usar as regras gramaticais, observa-se também se eles têm dificuldade de escrever de forma coerente.

 

 

Desenvolvimento

 

A gramática é um conjunto de normas importante que auxilia em uma escrita coerente e eficaz no qual regula o uso da linguagem escrita e estabelece padrões nela e se refere a uma determinada língua, segundo Aquino (2010, 5ª edição, pág. 07) “Estabelece normas de bem falar para os usuários da língua, com base no que fazem ou fizeram os bons escritores. Em outras palavras, a gramática normativa mostra a norma culta do idioma”[...]

É uma ferramenta que norteia um estudante e usuário da linguagem, pois é através dela que se pode corrigir e assim escrever e falar corretamente, evitando embaraços na comunicação escrita e até mesmo na falada, sem contar que busca padronizar a escrita através de suas regras, facilitando o estabelecimento da fluência de ideias entre as pessoas, pode se afirmar que:

 

[...] Na língua escrita, poderemos até mesmo não saber que lerá nosso texto e, portanto, só podemos pressupor suas reações as nossas ideias. Além disso, pensamos para escrever, temos a oportunidade de refazer nosso texto, corrigi-lo, reelaborá-lo, o que não ocorre com a fala. (PRETI, 2004, pág. 18)

 

É fundamental considerarmos que a gramática normativa independente de fatores sociais, culturais ou histórica tem que seguir a disciplina de regras e normas em sua escrita.

A escola tem um fundamental papel de introduzir a gramática e a importância da linguagem escrita e falada para a sociedade através do ensino dela para alunos, repassando as regras e a relevância da escrita para a comunicação social entre os povos que esteve e sempre estará presente no desenvolvimento cultural de uma nação ou comunidade.

O ambiente escolar é propício para ensinar um educando a apreender e exercitar a escrita com a finalidade de aprimorar a comunicação, de acordo com Preti (2004, pág.18), sobre a produção de nossos textos pesa intensamente a nossa cultura linguística, nosso nível de escolaridade, nossa leitura, nossos conhecimentos gramaticais, nossa possibilidade de consultar um dicionário.

 

 

Conclusão

 

Deste modo, concluímos que o ensino de gramática é de suma relevância, partindo das convenções ortográficas de nossa língua, assim como, as dificuldades evidenciadas por meio de avaliações diagnósticas em sala de aula. Assim sendo, cabe ao profissional Professor usar respectivas metodologias adequadas em cada caso, visando a superação de dificuldades previamente evidenciadas.

Nesse texto concluímos por aqui nossa fala, cumprindo nosso objetivo de apresentar a relevância do ensino de gramática da língua portuguesa, no entanto deixamos inúmeras indagações para futuras pesquisas, pois trata-se de um assunto relativamente importante para o processo de ensino aprendizagem na educação pública.

 

 

Referências

 

AQUINI, Renato. Gramática objetiva da língua portuguesa. 5ª edição, Rio de Janeiro: Elsevier. 2010.

 

PRETI, Dino. Estudos de língua oral e escrita. 1ª edição. Rio de Janeiro: Lucerna. 2004.