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O Lúdico na Educação Infantil

Maria de Fátima Furtado

 

DOI: 10.5281/zenodo.14365261

 

 

As atividades lúdicas são eficazes instrumentos motivacionais para a criança, facilitando a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades de maneira descontraída. Durante essas experiências, a criança não apenas aprimora sua motricidade, mas também fortalece seu raciocínio e sua criatividade. Livre de pressões, ela interage com objetos e amigos de modo prazeroso e engajado, descobrindo novos aprendizados.

Desde o nascimento, o lúdico permeia nosso ambiente, acompanhando cada etapa do crescimento infantil. O desenvolvimento da criança está intimamente ligado à sua interação com o meio e aos estímulos recebidos ao longo dos anos, essenciais para potencializar seu processo de aprendizagem.

Através do lúdico é possível estabelecer um ensino aprendizagem cooperativo e de interação, isto possibilita uma socialização que permitirá o aluno a apropriar-se da vida em sociedade com excelência e plenitude.

De acordo com (Vygotsky, 1984, p. 27), é na interação com as atividades que envolvem simbologia e brinquedos que o educando aprende a agir numa esfera cognitiva, pois a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real, tanto pela vivência de uma situação imaginária, quanto pela capacidade de subordinação às regras.

As brincadeiras na educação infantil desempenham um papel fundamental no desenvolvimento perspectivo, sensorial e motor da criança. Durante esses momentos de diversão e alegria, a curiosidade, o pensamento crítico, a reflexão e a imaginação dominam as atividades da criança. Em jogos pedagógicos cuidadosamente planejados, ela experimenta diferentes emoções ao interagir com os outros e consigo mesma, promovendo atitudes de cooperação e respeito. Essas habilidades são essenciais para o desenvolvimento da capacidade de imaginação, abstração e aplicação de conceitos tanto no mundo real quanto no mundo fantástico e imaginário.

O ato de brincar é crucial para a saúde física, emocional e intelectual da criança. Durante as brincadeiras, ela encontra equilíbrio emocional, recicla suas emoções e satisfaz sua necessidade de explorar e reinventar a realidade circundante (Lima, 2004, p. 2).

Através das atividades lúdicas o professor possibilita um crescimento permanente do conhecimento auxiliando o aluno a ter confiança e espírito, crítico sobre a atividade.

 

As atividades lúdicas são instrumentos pedagógicos altamente importantes, mais do que apenas divertimento, são um auxílio indispensável para o processo de ensino aprendizagem, que propicia a obtenção de informações em perspectivas e dimensões que perpassam o desenvolvimento do educando. A ludicidade é uma tática insubstituível para ser empregada como estímulo no aprimoramento do conhecimento e no progresso das diferentes aprendizagens. (MALUF, 2008, p.42).

 

De acordo com Maluf (2008), as atividades lúdicas são igualmente ferramentas motivacionais para a criança, permitindo o desenvolvimento de suas habilidades de maneira descontraída. Ao interagir com objetos e amigos de forma prazerosa e interessada, a criança fortalece sua motricidade, raciocínio e criatividade, sem a imposição de pressões externas.

Em suma, compreender e aplicar o lúdico na educação infantil é de suma importância para o desenvolvimento integral da criança. Essas atividades não apenas enriquecem o aprendizado, mas também promovem um ambiente educacional mais saudável e estimulante, preparando as crianças para enfrentar os desafios e explorar as possibilidades que a vida oferece.

 

 

Referências

 

Lima, A. (2004). O Brincar e Suas Implicações no Desenvolvimento Infantil. Editora Educação.

 

MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Atividades lúdicas para Educação Infantil: conceitos, orientações e práticas. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

 

MALUF, Ângela Cristina Munhoz (2008). Atividades Lúdicas na Educação Infantil: Motivação e Desenvolvimento. Editora Pedagógica.

 

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-ludico-na-educacao-infantil.htm acessada no dia 21/07/2024