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A importância da literatura na Educação Infantil

Maria de Fátima Furtado

 

DOI: 10.5281/zenodo.14364964

 

 

A literatura na educação infantil oferece às crianças um universo de magia, emoções e sentimentos, conectando o mundo real ao imaginário. Ela promove o desenvolvimento da imaginação, criatividade e valores culturais, éticos e morais.

A Educação Infantil ganhou importância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, que foi incluída como parte da Educação Básica. Ó Arte. 29 da LDB regulamenta a Educação Infantil, definindo-a como a etapa da educação básica, com o objetivo primeiro de promover o desenvolvimento integral da criança de 0 a 6 anos em aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade. Assim, as instituições de Educação Infantil, como creches e pré-escolas, devem se integrar com a família e a comunidade para oferecer o suporte necessário.

Cada história contadas, ouvidas e vistas pelas crianças, é crucial para a aprendizagem significativa e para o desenvolvimento cognitivo. Ela proporciona um contato prazeroso com o mundo ao redor, revelando-se um verdadeiro tesouro na preparação das crianças para a vida. Os livros ajudam a desenvolver a linguagem, ampliar o vocabulário, estimular a criatividade e explorar o mundo imaginário

O contato com os livros contribuem para o desenvolvimento da linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário, por exemplo. Dessa maneira, a educação deve resgatar o repertório que toda história infantil oferece para apresentar às crianças as diferenças entre as culturas e as pessoas,  o estímulo das crianças a ouvir histórias desde cedo auxilia no aprendizado e na melhora da concentração, desenvolve a criatividade e a sensibilidade.

Com o passar dos anos inicia se o processo  do gosto da leitura onde a mesma estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo.

 

“Quando uma criança escuta, a história que se lhe conta penetra nela simplesmente, como história. Mas existe uma orelha detrás da orelha que conserva a significação do conto e o revele muito mais tarde”. Louis Paswels

 

Assim, a cada história é transmitida, consciente ou inconscientemente, a cultura inserida no conto, dando à criança azo de conhecer e refletir sobre as semelhanças e diferenças existentes entre a sua realidade de vida e a de outros que “cruzam” pelo seu caminho. Respeito, amor, perdão, serviço, coragem, bondade, lealdade, fidelidade, honestidade são valores apresentados por meio das histórias infantis.

Freire (1993) pontua que as escolas deveriam estimular o gosto da leitura e da escrita durante todo o tempo de sua escolarização. Que estudar não signifique um fardo e ler uma obrigação, mas uma fonte de alegria e de prazer.

O convívio da criança com os livros antes de aprender a ler auxilia a torná-lo significativo como um objeto que proporciona satisfação. Isto ocorre porque ao tocar, manusear, olhar, alisar o livro e brincar com as folhas e gravuras, a criança sente um prazer similar ao proporcionado pelo brinquedo. A literatura se faz presente nas brincadeiras, nas rodas cantadas, na arte, nos filmes infantis. Na educação infantil ela está sempre articulada com as atividades lúdicas, pois a literatura promove o desenvolvimento da criança, além da imaginação, da criatividade, do seu senso crítico.

 

 

Referências 

 

Abramovich, F. (1997). O valor das histórias infantis.

 

Freire, P. (1993). Pedagogia do Oprimido. Editar

 

Paswels, L. (Ano). Título do Livro.

 

Pesquisa no dia 16/08/2024 https://www.google.com/search?