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Trabalho prático: Edição de livro

Isabely da Conceição Silva

 

DOI: 10.5281/zenodo.14276168

 

 

Apresentação do Tema

 

Modalidade voltada para editoração de livro. Tal trabalho se mostra essencial para transformar um manuscrito em um livro finalizado que apresente boa qualidade visual e seja atraente, legível e capaz de transmitir efetivamente sua mensagem ao público.

Neste processo, o profissional cria a identidade visual da obra ao formatar e dispor o texto em conjunto com os demais elementos de forma a facilitar a leitura, criar uma apresentação visual mais atrativa e, principalmente, despertar no possível leitor a vontade de ler. Assim, acaba muitas vezes, melhorando a qualidade da escrita, bem como a tornando mais atraente para o leitor.

Contudo, nota-se que o trabalho de edição, em grande parte das vezes envolve também a revisão do texto, buscando corrigir possíveis erros de grafia, além de falhas na estrutura argumentativa e erros de continuidade.

O trabalho de edição do livro abrange ainda elementos visuais como fontes, espaçamento, layout e design das páginas. Com isso, é possível dar ao livro uma aparência mais profissional, bem como uma estrutura capaz de destacar de forma adequada o tema apresentado, valorizando o conteúdo.

Outro ponto a ser destacado neste trabalho está na escolha e disposição de imagens e elementos gráficos que possam enriquecer a mensagem transmitida pelo livro, mas com o devido cuidado para não sobrecarregar de elementos visuais a ponto de cansar o leitor. Neste âmbito é preciso ponderar de maneira concisa as características do público-alvo e a mensagem que se pretende transmitir.

Mostra-se de grande importância também a atenção especial a ser dedicada à criação da capa do livro. Esse elemento é responsável pelo primeiro contato do leitor com a obra, devendo sempre ser criada de forma a despertar a curiosidade e o interesse do público, sendo ela o elemento capaz de fazer o possível leitor pegar o livro para ler a sinapse, na edição impressa, ou clicar sobre ele para ver os detalhes, na versão digital.

Assim sendo, a capa de um livro deve apresentar de maneira direta o assunto e o foco da obra, contendo os elementos necessários para que tais informações saltem aos olhos do observador, mas, ao mesmo tempo, não deve apresentar elementos além do necessário, a ponto de confundir ou dificultar uma interpretação rápida por parte do possível leitor.

É preciso entender, portanto, que a sociedade moderna está cada vez menos propensa a dedicar sua atenção a itens que demandem tempo e esforço para serem interpretados, de modo que a capa de um livro deve transmitir sua mensagem de forma direta e simples, podendo ser rápida e facilmente entendida e interpretada.

No trabalho de edição do livro foi criado identidade visual, organização de texto, impressão e arquivo digital para publicação. Texto original e edição original tendo como suporte a presença do conselho editorial da editora ISCI (Instituto Saber de Ciências Integradas).

 

 

Pressupostos Teóricos e Metodológicos

 

Visando chamar a atenção do público infantil, no livro será trabalhada a ideia de colorimetria, tipografia, layout e textura (impressão) para transmitir e causar envolvimento na história criada pelo autor. Buscando o envolvimento da leitura, a atenção e imaginação na história narrada.

Neste âmbito, Freitas e Silva (2021) acrescentam que:

 

O colorido dos livros tem a função de tonar a história atraente, instigando a imaginação de quem lê, mas também consegue trazer diferentes significados e simbologias às histórias, além de produzir múltiplos conteúdos e leituras. A cor pode ser usada para estimular pensamentos e emoções, bem como para provocar diversas sensações quando o leitor apreende e interpreta cada imagem. Dessa forma, o contato da criança com diversos tipos de ilustrações propicia, por exemplo, o seu refinamento interpretativo, estimulando o imaginário e a participação ativa na descoberta dos significados do texto global. (Freitas e Silva, 2021, p.25)

 

Entende-se, portanto, que a combinação dos elementos gráficos é um recurso importante na diagramação e deve sempre ser pensada tendo em vista o público ao qual se destina a obra. Assim, partindo-se das particularidades do público-alvo, é que se pode definir um estilo para embasar a identidade visual do livro.

Para tanto, se faz necessário o entendimento de que o leitor, ao ter contato com o material, seja impresso ou digital, fará uma leitura instantânea dos elementos visuais com os quais se depara, elaborando, muitas vezes de forma inconsciente, um pré-julgamento da obra e reconhecendo em si emoções despertadas por ela.

Rebeca (2018) lembra que o tipo de obra tem relação direta com o grau de liberdade que se tem na hora de editar ou diagramar um livro. A autora menciona que obras técnicas e científicas devem seguir rigorosamente as normas preestabelecidas, contudo, no caso de livros artísticos, o foco está especialmente direcionado para a transmissão da mensagem e a arte em si. Contudo, enfatiza que, ainda assim existem algumas normas e padrões a serem seguidos.

Freitas e Santos (2021), chamam a atenção para o papel das cores com relação às emoções:

 

A cor traz diferentes significados e simbologias, além de produzir múltiplos conteúdos e leituras. A cor pode auxiliar na expressão de pensamentos e emoções, bem como provocar diversas sensações no leitor. Uma cor e seus diferentes tons podem influenciar ou reforçar determinadas compreensões, principalmente para as crianças que são mais atraídas e se mostram mais sensibilizadas pelas imagens coloridas. (Freitas e Silva, 2021, p.22)

 

Fica, assim, evidenciada a importância da escolha correta das cores a serem utilizadas no trabalho de edição do livro, já que, além de serem instrumentos de composição da identidade visual da obra, ainda são responsáveis por despertar sentimentos e emoções, preparando o leitor para as informações trazidas pela escrita.

Awari (2023) acrescenta a importância da escolha correta da tipologia a ser utilizada na obra. Destaca-se que o tipo de fonte o tamanho utilizado, bem como o alinhamento e cores do texto ajudam a criar a identidade visual e podem tornar o livro mais ou menos atrativo dependendo das escolhas.

Outro ponto de destaque na edição de um livro, está na criação da capa, ela será responsável, na maioria das vezes, pelas primeiras impressões que o possível leitor terá da obra.

Neste sentido, a Editora Boreal (2013), destaca que:

 

Quando falamos de livros, a capa e o título são o primeiro contato que o leitor terá com a obra. O que ele vê primeiro deve incitá-lo a abrir e, efetivamente, consumir o livro. Como embalagem do livro, a capa tem o papel de transmitir o espírito do livro, revelando parte de sua alma e instigando o leitor a desvendar os mistérios contidos por detrás de sua capa. (Editora Boreal, 2013, s.pl)

 

Assim, entende-se que a capa deve chamar a atenção para o tema do qual se trata o livro, mas sempre instigando a curiosidade do possível leitor.

 

 

Detalhamento do Produto e Processo de Criação do Livro

 

A partir da apresentação dos termos de TCC, a produção de algo visual foi mais atrativa, pois senti falta durante o curso de abordagens além do marketing digital. Ao longo da faculdade me identifiquei com os temas relacionados a criação visual e com isso resgatei um pouco da minha essência como criadora de conteúdo nos anos subsequentes a 2010.

Com o tema selecionado busquei um autor para compor o projeto. Com isso convidei o escritor Lucio Mussi Júnior para elaborar a história e deixei ao seu dispor o tema da trama, assim também me desafiando com a editoração do livro.

A história trazida para o livro foi proposta pelo autor, com o tema infantil. Lucio sempre teve a intensão de escrever para o público infantil e o desejo se intensificou depois que se tornou tio, começando assim a fazer várias publicações infantis.

A ideia do livro já tinha sido elaborada antes mesmo da colaboração para o TCC. O autor sempre pensa de forma clara sobre suas obras e quando solicitado já tinha em mente esse enredo como opção para o trabalho.

Logo de primeira houve concordância com o tema infantil que também foi aprovado pela editora. O texto foi revisado pelo conselho editorial, que pediu uma alteração da conclusão da história. Assim que realizado a conclusão e aprovada pela editora, o autor a encaminhou para que se desse seguimento à editoração.

Com a história pronta, tive a liberdade criativa para além do processo de diagramação. Entre os softwares apresentados durante a faculdade optei por realizar o processo de diagramação e edição no Canva, por já ter familiaridade com o sistema.

A primeira pesquisa realizada foi acerca da forma de diagramação do livro infantil com base nas normas da ABNT, mas não existem normas especificas para diagramar um livro infantil. Dessa forma foram utilizadas orientações de editoras para realizar o livro, a seguir editoras com exemplos para editoração:

  • Scortecci e Perfetti (s.d.) discutem a estrutura do livro e como a publicação deve ser organizada, oferecendo orientações relevantes sobre o assunto.
  • Blog da UICLAP (s.d.) aborda os requisitos necessários para a diagramação de um livro, oferecendo orientações valiosas sobre o processo.
  • GCFGlobal (s.d.) explora os conceitos básicos de design gráfico, focando em layout e composição, oferecendo informações valiosas sobre o assunto.

Após finalização das pesquisas referentes às normativas e concluída essa primeira etapa, pode-se seguir com as pesquisas relacionadas ao processo de impressão do livro, dimensões, papel para impressão, formatação de texto, fontes, cores, layout e ilustrações, conforme se segue:

  • Grafitti (s.d.) aborda a origem, pigmentos, categorias e tipos de tinta aquarela em seu blog, fornecendo informações relevantes sobre o tema.
  • UICLAP (s.d.) discute os elementos necessários para diagramar um livro em seu blog, oferecendo orientações úteis sobre o processo.
  • Aidar (s.d.) explora os significados das cores em seu artigo, disponível no site Significados.com.br, oferecendo insights sobre a simbologia por trás de diferentes tonalidades.
  • Suporte UICLAP (s.d.) fornece informações sobre o tamanho do miolo, quantidade de páginas, tipo de arquivo e papel em seu site, oferecendo orientações úteis para a produção de livros.
  • Teruya (2023) discute sobre o tipo de papel ideal para a produção de livros, abordando questões relevantes para a escolha adequada do material.

Sendo assim a dimensão do livro escolhida foi 20x20cm, bastante indicada para livros infantis, pensando também na diagramação e ilustração do livro, a partir da confecção digital. Foi escolhido o artista Niche Water Color no banco de elementos do Canva, com uma gama de imagens bem particulares em aquarela, conforme mostrado na Figura. A partir da seleção de imagens comecei a configurá-las para ilustrar de acordo com a história contada.

 

Figura: Imagens de Niche Water Color

A escolha da aquarela foi de caso pensado por ser uma arte em que me interesso por hobby. As ilustrações foram adaptadas para se adequar à narrativa da história. Foi tomado o cuidado para manter a coerência das imagens com a história contada e a maior dificuldade foi trazer paridade nos personagens, já que o as ilustrações foram feitas a partir de imagens soltas. Outro ponto também a ser destacado foi a ambientação de cada cenário e o cuidado maior foi para não poluir com muita informação visual, trazendo clareza e veracidade para o texto.

A partir das imagens soltas, as ilustrações foram montadas, cada página foi separada por tópicos utilizando a fonte Courier Prime criada por Alan Dague-Greene, um designer gráfico e tipógrafo. Ele desenvolveu a Courier Prime com o objetivo de melhorar a legibilidade e a estética da fonte Courier clássica, sendo escolhida por sua aparência distinta e seu uso tradicional em documentos de escrita, como roteiros de cinema e manuscritos.

Para os títulos “folha de agradecimento” e “dedicatória” na página 4 do livro, bem como o título do livro na capa, foi escolhido a fonte Art Nuvo, por ser um dos meus movimentos artísticos favoritos, surgiu no final do século XIX, por volta da década de 1890. Dentro do movimento Art Nouveau, muitos artistas e designers criaram tipografias e letras ornamentadas que refletiam os princípios estilísticos desse período. No entanto, não há um criador específico da grafia Art Nouveau, pois o estilo foi desenvolvido por vários artistas e designers em diferentes países europeus, como França, Bélgica e Áustria, cada um contribuindo com sua interpretação única do estilo.

 

Imagem: Página 4 do livro

 Foi utilizada para a história fonte 12, capa e folha de rosto fonte 43,3. Na seleção de cores, a cor predominante, azul, vem por transmitir tranquilidade, serenidade e harmonia.

 

 

Imagem: Cores e significados

Fonte: Aidar, s.d.

 

Acrescenta-se ainda que:

 

A cor azul está relacionada com a nobreza e costuma ser usada para transmitir harmonia, tranquilidade e serenidade. Por ser uma cor fria, às vezes é associada à monotonia e depressão. Acredita-se que os tons azulados contribuem para a diminuição da pressão arterial e da circulação do sangue. Simboliza o céu e o mar, sendo uma das cores preferidas do povo ocidental. (Aidar, s.d., s.p.)

 

O primeiro rascunho do livro, assim que finalizado, foi enviado a editora ISCI para ser avaliado, tendo feedbacks positivos para continuar com o projeto. A editora escolhida foi indicada pelo autor, pois ele já tem outras publicações com esta empresa.

A editora ISCI (Instituto Saber de Ciências Integradas) foi criado em Sinop-MT, no ano de 2010, promovendo publicação de Artigos Científicos através da revista científica digital multidisciplinar, publicações de livros das mais variadas linhas editoriais, seminários online, assessoria e palestras. O conselho editorial está fazendo parte das orientações e aprovações da elaboração do livro.

A historinha do livro é assinada por Tí Jú (Lúcio Mussi Júnior). Ele pediu um livro bastante colorido e com ilustrações capazes de atrair a atenção das crianças, de maneira a despertar o interesse primeiro pelas imagens e atrair até mesmos as crianças que ainda não são alfabetizadas.

Deste modo, a editoração desta obra propõe primeiro o desafio de agradar um público exigente, sincero e disposto a gastar seu tempo apenas com algo que lhe interesse, assim, o livro precisa cativar esses pequenos leitores à primeira vista ou não terá a chance de ser lido.

O grande desafio, então, está em diagramar de forma a atrair a atenção por meio dos elementos visuais, sempre apresentando o texto de forma leve e complementar aos elementos gráficos.

A obra está sendo publicado pelo Instituo Saber de Ciências Integradas e será disponibilizado no formato digital e no formato impresso, buscando estimular a leitura e o contato do público infantil com os livros e o meio literário.

Destaca-se que a versão digital será disponibilizada gratuitamente para download no site da editora (isciweb.com.br/livros) e a versão impressa estará disponível para encomenda, tendo um custo compatível com as despesas de impressão e envio.

 

 

Considerações Finais.

 

Ao longo trabalho foram abordados fundamentos e processos da editoração do livro, destacando a importância do manuscrito para finalizar a obra, e entregá-la para o público. Conclui-se que a editoração vai além de edição do texto e edição de imagem, é preciso a compreensão e estudo do que se quer transmitir ao leitor.

A edição do livro traz à tona revisão de texto, criação de identidade visual coesa e atraente. Elementos como fonte, layout, design de páginas, escolha de imagem possui um papel crucial na apresentação, proporcionando uma estética agradável e envolvente.

Destaca-se a importância da capa para chamar a atenção, pois é ali que formamos o primeiro contato com o leitor. A Capa foi projetada de forma a despertar a atenção e curiosidade ao público-alvo, transmitindo de forma clara e direta o foco da obra.

Os desafios enfrentados para a elaboração de algo que atenda as expectativas do autor e que prenda a atenção do público infantil, com o ideal de ultrapassar barreiras e alcançar outros tipos de públicos.

O feedback positivo recebido da editora ISCI válida meu esforço e dedicação na editoração desta obra. A publicação do livro, tanto em formato digital quanto impresso, representa um marco importante na minha jornada profissional e acadêmica.

Por fim, reitero o compromisso em estimular a leitura e o contato do público infantil com os livros e o meio literário. Espero que esta obra possa cativar os pequenos leitores à primeira vista e despertar neles o amor pela leitura e pela imaginação.

 

Segue o link para download gratuito do livro infantil produzido:

https://isciweb.com.br/livros/253-o-miau-que-comia-demais

 

 

Referências

 

ABRA. Aquarela: Tudo sobre essa técnica. Academia Brasileira de Arte. S.d. Disponível em:  https://abra.com.br/artigos/aquarela/. Acesso: fev. 2024.

Aidar, Laura. "Cores e seus significados." Disponível em: https://www.significados.com.br/cores-2/. Acesso em: 05 mar. 2024.

 

AWARI. Porque a tipografia é importante para o design de experiência de usuário. Portal AWARI. 2023. Disponível em: https://awari.com.br/tipografia-design-ux/. Acesso: fev. 2024.

 

BLOG da UICLAP. "Como diagramar um livro? Veja o que é necessário!" Disponível em: https://blog.uiclap.com/como-diagramar-um-livro-veja-o-que-e-necessario/. Acesso em: 01 mar. 2024.

 

BLOG GRAFITTI. Origem da aquarela. Blog Grafitti. S.d. Disponível em: https://blog.grafittiartes.com.br/tinta-aquarela-origem-pigmentos/. Acesso: fev. 2024.

 

EDITORA BOREAL. A importância da capa do livro. Blog Editora Boreal. 2013. Disponível em: https://editoraboreal.com.br/dicas-e-truques/aenean-vulputate-eleifend-tellus-aenean-leo-ligula.html. Acesso: fev. 2024.

 

FREITAS, Andressa Evellyn de; SILVA, Rosana Rodrigues da. Revista Moinhos, vol.11, ano 5, 2021. Tangará da Serra. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/moinhos/article/view/6496/4760. Acesso: fev. 2024.

 

GABRIELLA REBECA, Gabriella. A estrutura de um livro. Portal Para Escrever. 2018. Disponível em: https://f7paraescrever.wordpress.com/2018/04/11/a-estrutura-de-um-livro/. Acesso: fev. 2024.

 

GCFGlobal. "Conceitos básicos de design gráfico - Layout e composição." Disponível em: https://edu.gcfglobal.org/pt/conceitos-basicos-de-design-grafico/o-que-e-tipografia-e-como-escolher-um-tipo-de-letra/1/. Acesso em: 05 mar. 2024.

 

Grafitti. "Tinta aquarela: origem, pigmentos, categorias e tipos." Disponível em: https://blog.grafittiartes.com.br/tinta-aquarela-origem-pigmentos/. Acesso em: 05 mar. 2024.

 

LIMA, Rubens. A estrutura de uma capa de livro. S.d. Portal Capista. Disponível em: https://capista.com.br/a-estrutura-de-uma-capa-de-livro/. Acesso: fev. 2024.

 

SCORTECCI, João; PERFETTI, Maria Esther Mendes. Estrutura do livro – como a publicação deve ser organizada. Scortecci Editora, 17ª Edição. S.d. Disponível em: https://www.letracapital.com.br/estrutura-do-livro-como-a-publicacao-deve-ser-organizada/. Acesso em mar. 2024.

 

SCORTECCI, João; PERFETTI, Maria Esther Mendes. Estrutura do livro – como a publicação deve ser organizada. 17ª Edição. Scortecci Editora, s.d. Disponível em: https://www.letracapital.com.br/estrutura-do-livro-como-a-publicacao-deve-ser-organizada/. Acesso em: mar. 2024.

 

 

 

 

 

Suporte UICLAP. "Miolo: tamanho, quantidade de páginas, tipo de arquivo e papel." Disponível em:

 https://suporte.uiclap.com/support/solutions/articles/67000449671-miolo-tamanho-quantidade-de-páginas-tipo-de-arquivo-e-papel. Acesso em: 29 fev. 2024.

 

Teruya, Ayumi. "Qual tipo de papel é o ideal para o meu livro?" Disponível em: https://www.projetoescritacriativa.com/2023/02/qual-tipo-de-papel-e-o-ideal-para-o-meu.html. Acesso em: 03 mar. 2024.

 

UICLAP. "Como diagramar um livro? Veja o que é necessário!" Disponível em: https://blog.uiclap.com/como-diagramar-um-livro-veja-o-que-e-necessario/. Acesso em: 05 mar. 2024.