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A MÚSICA COMO METODOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO DOS EDUCANDOS

 

Rosilene Maria Vicente1

Lucinéia Maria Vicente

Sueli Martins Lorenzetti

 

 

 

RESUMO

 

O objetivo da presente pesquisa é analisar as contribuições da utilização da música na rotina da educação infantil, investigar quais as habilidades e competências é desenvolvidas e se algumas se manifestam mais do que outras. Percebemos a necessidade do professor de pensar nas atividades lúdicas nos diferentes momentos de seu planejamento, pois reconhecer a necessidade da música no desenvolvimento da criança é tarefa de suma importância para o educador, pois o jogo e a brincadeira exigem compartilhas, confrontos, negociações e trocas, promovendo conquistas cognitivas, emocionais e sociais. O procedimento metodológico envolveu a revisão bibliográfica através de Autores, para a obtenção de informações capazes de ajudar no desenvolvimento da pesquisa. Conclui-se que as atividades que envolvam música são importante para o aluno, pois através do brincar ocorre o processo de inclusão de forma natural e as crianças se entregam à ação que está acontecendo, do imaginário, do divertimento e interagem umas com as outras.

 

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Música Professores, Ensino-aprendizagem.

 

ABSTRACT

 

The aim of the present research is to analyze the contributions of the use of music in the routine of children's education, to investigate what skills and competences are developed and if some manifest themselves more than others. We perceive the teacher's need to think of play activities at different moments of his planning, since recognizing the need of music in the development of the child is an extremely important task for the educator, since play and play require sharing, confrontation, negotiations and exchanges , promoting cognitive, emotional and social achievements. The methodological procedure involved the bibliographical review through Authors, to obtain information capable of assisting in the development of the research. It is concluded that the activities involving music are important for the student, because through play the process of inclusion occurs naturally and the children indulge in the action that is happening, the imaginary, the fun and interact with each other.

 

KEY WORDS: Music Teachers, Teaching-learning.

 


INTRODUÇÃO

 

A música tem um grande significado na vida de muitas pessoas e em muitos momentos é ela que nos alegra, ou nos deixa tristes, nos faz pensar ou se apaixonar. E se a música tem essa influência em nossos sentimentos e sentidos, porque não utilizá-la para ensinar?

Sabemos que a educação sempre passa por crises com professores que perdem a criatividade e acabam por desmotivar os alunos, com a música acreditamos ser possível recuperar essa motivação perdida, pois está em todos os lugares e não há pessoa nesse mundo, por mais isolada que esteja que não goste de ouvir ou cantar uma canção.

Por meio desta pesquisa serão relatados os benefícios da musicalização pode causar no aprendizado das crianças e em seu desenvolvimento cognitivo.

Música é a arte de manifestar os mais diferentes afetos de nossa alma através dos sons. Através dela podemos expressar sentimentos, exteriorizar as alegrias, as tristezas, enfim, a presença da música na vida dos seres humanos é incontestável. (BRITO, 2003,p.85).

O tema foi escolhido em função da utilização da música com prática pedagógica e o objetivo central desse trabalho é mostrar que música é um instrumento lúdico de transformação nos anos iniciais da educação infantil e é de fundamental importância, pois traz muitos benefícios para o desenvolvimento da criança, favorece o desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio afetivo, desenvolve a mente, promove o equilíbrio provocando momentos de prazer e bem-estar, ajuda a melhorar a concentração e o raciocínio lógico matemático, socializa as pessoas, e pode ser usada para quebrar barreiras, pois é um valioso instrumento de educação.

Resolveu-se pesquisar sobre esse assunto porque acredita-se que muitos são os motivos pelos quais a música deve ser valorizada na escola, alguns deles são os que transmitem nossa herança cultural, permitem a expressão de nossos pensamentos e sentimentos mais nobres, ajudam a melhorar na aprendizagem.

Os objetivos são analisar as contribuições da utilização da música na rotina da educação infantil, investigar quais as habilidades e competências são desenvolvidas e se algumas se manifestam mais do que outras. Verificar a importância da música no processo de ensino-aprendizagem destes alunos; Analisar a contribuição da música na formação cognitiva da criança.

Portanto por meio de atividades lúdicas através da música os educadores poderão explorem a imaginação e a criatividade, elas crescem, aprendem e passam a compreender o meio que as cercam. Queremos que a música seja utilizada de forma a ampliar a linguagem oral, visual e corporal das crianças, de forma socializadora. Afinal a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. Sugere a escola que deve oportunizar a convivência com os diferentes gêneros, apresentando novos estilos, proporcionando uma análise reflexiva do que lhe é apresentado, permitindo que o aluno se torne mais crítico.

 

DESENVOLVIMENTO

 

A música é um bem universal, desde o princípio já se fazia música, é claro que não conhecemos hoje, mas já fazia parte da vida de nossos antepassados. Todos nós sentimos vários tipos de emoções quando escutamos alguma música de que gostamos, nos sentimos mais, ou menos tristes em razão daquela determinada melodia e isso acontece com qualquer pessoa em qualquer local do mundo. Sendo assim não poderia ser diferente com as crianças.

Este instrumento pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, de experiências e é um estímulo para as crianças, torna a aula muito mais atrativa e é encontrada em todas as culturas, é ouvida por todas as idades e em todas as classes sociais.

É importante ressaltar que existe a diferença de ritmos e de qualidade da música de acordo com classes e culturas, mas de qualquer forma é um bem comum, e a que todos tem acesso em todos os ambientes, como em casa, na igreja, nas festas e etc.

Se fizermos o uso frequente de música na rotina escolar estaremos colaborando efetivamente para o aprendizado, fornecendo subsídios para desafios que os professores enfrentam com comportamentos dos alunos em sala de aula e até com crianças mentalmente deficientes e autistas.

A importância de se trabalhar com uma ferramenta que é de conhecimento de qualquer criança está em facilitar o processo educacional e atingir todos os alunos, tenham eles, dificuldades em aprender a língua, em aprender matemática, em se socializar, em se comportar dentro de sala de aula e inúmeros outros fatores que fazem parte do dia a dia nas instituições escolares e que muitas vezes se tornam o pesadelo dos docentes.

A criança precisa que lhe ensinem diversidades, e a música e o lúdico fazem parte da vida da criança desde o seu nascimento até a vida adulta.Enfim através da música as crianças se tornam autoconfiantes, podem conhecer melhor a si mesmas e o meio em que vivem.

A música pode contribuir significativamente para o desenvolvimento e aprendizado da criança, a música deve ser oferecida para todas as crianças de todas as classes sociais, pois é de conhecimento universal e com certeza um conteúdo que é colocado às crianças musicalmente é muito melhor absorvido, pois envolve uma linguagem que elas adoram.

Para Loureiro, (2003, p. 81) “[...] o aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo”.

Estas afirmações me levam a acreditar que a música pode ser uma aliada dos professores para que a escola se torne tanto educativa quanto atrativa, pois temos que ensinar as nossas crianças, mas não temos que ser totalmente radicais quanto a metodologia de ensino, podemos tornar as aulas mais suaves, é claro que sem tornar a música a banalização da educação, mas tornando-a parceira em nossa profissão tão desgastante.

A experiência musical deve ser analisada e transformada criticamente, a música, então, pode ser vista como uma manancial de estímulos incontestáveis, visto que promove a alegria e a felicidade nas crianças, contudo é importante que seja trabalhada de forma lúdica e agradável. É importante também que a música envolva o desenvolvimento do aspecto cognitivo, inseparável da educação propriamente dita, pois, como apresenta poder criativo, e envolvente, é um poderoso recurso para a educação.

A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos assim como a promoção da interação e comunicação social, conferem caráter significativo à linguagem musical.

Segundo Sousa (2010), ensinar música na escola, não significa necessariamente o ensinar a tocar um instrumento específico, mas sim apresentá-la como área do conhecimento e suas especificidades, com intuito de possibilitar práticas musicais coletivas e conteúdo que ajudem na formação do aluno. Também, conforme a autora, a simples apreciação já é um bom exercício para os participantes. A partir de uma simples aula sem obrigação, o aluno pode dar sua opinião, expor seu ponto de vista e, assim, começar a agir com visão crítica, podendo cantar, compor ou tocar um instrumento musical. Quando o professor utiliza as atividades com músicas como instrumento pode-se afirmar que há na aprendizagem da música o resgate emocional, e que consequentemente, isto se reflete em melhorias na autoconfiança, sociabilidade, relacionamento interpessoal, comunicação, concentração, etc. Em virtude dessas melhorias nos comportamentos e nas atitudes, é visto um progresso no desenvolvimento da criança junto a família, porque ela passa a mostrar um comportamento mais tranquilo, estudando música em casa e se preocupando em fazer uma boa apresentação, ocupando o tempo que antes era ocioso e ficando menos tempo nas ruas.

A música com o seu poder transformador, poderá contribuir para o desenvolvimento da inteligência da criança, e por ela ter o “poder” de invadir e contagiar a criança, e por ser uma atividade lúdica a qual proporciona na criança um aprendizado prazeroso, contribui na formação de um ser crítico e criativo.

A  música é uma forma de expressão que permite as pessoas manifestar suas alegrias e tristezas, suas dúvidas e sentimentos. É também muito importante e está presente na vida e na cultura dos povos, desde os antepassados até os dias atuais, como afirma Bréscia (2011), define a música como processo facilitador do aprendizado na educação infantil. Porém a origem da música é incerta, pois, vários povos apresentam em suas histórias mitológicas, momentos em que deuses e música se unem em um rito sagrado. 

Acredita-se que a música tenha aparecido pouco tempo após a descoberta da linguagem falada, já que a música pode ser tida como uma forma de expressão bastante poderosa, até mais que a própria fala, pois, ela permite a disseminação de sentimentos, seja ela com auxílio de instrumentos ou apenas com o uso da voz. 

De acordo com Brito (2003), existem diversas teorias sobre as origens da música no mundo e na cultura. Em cada época e cultura passada, a musicalidade foi interpretada de uma maneira singular, que dependia muito da forma como o mundo era visto em determinado período, bem como dos valores da época, e a maneira de pensar da sociedade

A música é uma ferramenta pedagógica que os educadores podem utilizar como metodologias para aprendizagem na sala de aula, pois o mesmo fornece suporte no desenvolvimento de atividades em sala de aula, ssendo que o lúdico pode ser utilizado como forma de facilitar o interesse e motivação dos alunos em sala de aula.

Conforme Kishimoto (2003) o conhecimento da importância da música, torna-se relevante para o desenvolvimento de estratégias de ensino que, além do uso de jogos e brincadeiras, pode se valer de outras metodologias, para que o ensino se torne prazeroso.

As considerações reforçam a ideia De que a música, para a criança, representa uma das mais ricas e significativas oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem. Já que é por meio do ato simbólico que a criança compreende e transforma sua realidade.

 

A necessidade de estimular a aprendizagem possibilitou aos estudiosos observar o comportamento das crianças perante as brincadeiras. Neste sentido, verificou-se que momentos lúdicos funcionam como estimulo no processo de aprendizagem. Sendo assim, considera-se que tal prática deve ocupar lugar de destaque na educação infantil. Para tanto, faz-se necessário que o educador selecione materiais lúdicos adequados ficando atentas a idade e as necessidades individuais de cada aluno. (KISHIMOTO, 2003, p.97).

 

Os professores são mediadores da construção do conhecimento, possibilitando a aprendizagem e desenvolvimento da criança, portanto estes devem provocar situações que desperte o interesse sobre o tema abordado. Desta maneira cabe ao professor oportunizar diferentes metodologias que tornem prazerosa a aprendizagem através a música

Segundo o autor Kishimoto (2003) o uso a música, com fins pedagógicos são extremamente importantes no ensino-aprendizagem proporcionando o desenvolvimento infantil, neste sentido será abordado na presente pesquisa os avanços verificados nas crianças desta fase escolar. Pois, para o referido autor se considerarmos que a criança aprende de modo intuitivo adquire noções espontâneas, em processos interativos envolvendo o ser humano inteiro com suas cognições, afetividade, corpo e interações sociais, os jogos e os brinquedos desempenham um papel de grande relevância para desenvolvê-la nesta fase inicial do conhecimento.

A compreensão da música, de acordo com Kishimoto (2004) como forma de desenvolver a autonomia das crianças solicita um uso livre de materiais, que permitam a expressão dos projetos criados pelas crianças, pois só assim, o brincar estará colaborando para a construção da autonomia. Os espaços são interessantes, muito simples de se criar e principalmente enriquecedor para estímulos e descobertas.

Piaget, citado por Aranão (2006), destaca que a música, não é apenas uma forma de entretenimento que interage e distrai as crianças, fazendo com que elas fiquem cansadas, mas atividades que auxiliam no desenvolvimento intelectual, assim favorecendo significativamente o progresso intelectual, emocional e comportamental, contudo as crianças por meio delas vão elaborando e reelaborando seu pensamento e agindo de diversas formas e em diferentes contextos.

Em sala de aula o professor precisa apresentar situações problemáticas que estimulem o raciocínio e criatividade induzindo questionamentos. O professor deverá auxiliar o educando a estabelecer relação, ouvindo o que o educando tem a acrescentar sobre o assunto, sem criticá-lo ou ridicularizá-lo, desse modo se faz planejar em sala de aula a utilização do brincar com estratégia pedagógica.

Cabe à escola trabalhar através do lúdico conhecimento e valores, com estratégias de ensino para a futura formação da criança e organização, pois esse trabalho fornecerá bases para as competências e habilidades que serão desenvolvidas ao longo da vida.

A real função pedagógica do jogo é direcionar a criança à busca de um conhecimento mais abstrato, que juntamente com o esforço e com um bom trabalho desenvolvido, transformaria o aprendizado num jogo bem-sucedido, no qual a criança pode mergulhar sem se dar conta disso. (ALMEIDA, 1992,p.47).

 

O principal objetivo do lúdico é direcionar os alunos a realizar tarefas comuns que são propostas em sala de aula de uma forma mais agradável e prazerosa. Com relação à escolha de brinquedos que sejam adequados como instrumento de ensino na sala de aula,

Estabelecer alguns critérios a serem analisados, como por exemplo, o valor experimental do brinquedo que permitir a exploração e manipulação deste, o valor da relação que tem o intuito de oportunizar o contato umas com as outras, valor da estruturação para dar base para a construção da personalidade da criança, e por fim o valor lúdico que deve-se avaliar, se tais objetos apresentam qualidades que estimulem o desenvolvimento e aprendizagem por meio da ação lúdica.( SANTOS,2011, P.20),

 

A escola precisa estar preparada, para tornar possível o processo de aprendizagem de habilidades objetivando desenvolver no aluno capacidades, pois acredita-se que a criança estará mais aberta à aprendizagem de acordo com o meio, sendo que os meios mais ricos em afetos e estímulos permitem melhor avanço nas capacidades do desenvolvimento.

Dias (2018) ressalta em seus escritos que a intencionalidade das práticas lúdicas dentro do ambiente escolar, em qualquer nível de ensino, possibilita a abordagem contextualizada e significativa de vários conteúdos e propostas contempladas no currículo. Contudo, a autora alerta para o fato de que incluir práticas lúdicas como ferramenta de aprendizagem na rotina escolar.

A falta de oportunidade de brincar na infância, pode tornar a criança insegura,. No entanto quando ela desenvolve essas atividades a possibilidade de se tornar um adulto equilibrado e consciente são maiores

Conforme Velasco (1996) partindo do pressuposto que o brincar contribui para a formação, capacitação, habilidades, desenvolvimento, inserção ao meio social, no processo de aprendizagem é importante que os educadores ofereçam metodologias variadas voltadas ao lúdico em sala de aula.

O desenvolvimento de atividades lúdicas como recurso facilitador do processo de aprendizagem deve apresentar para os professores da educação infantil a relevância dos jogos e brincadeiras neste processo ensino-aprendizagem.

[...] exige que o educador tenha uma fundamentação teórica bem estruturada, manejo e atenção para entender a subjetividade de cada criança, bem como entender que o repertório de atividades deve estar adequado as situações. É interessante que o jogo lúdico seja planejado e sistematizado para mediar avanços e promover condições para que a criança interaja e aprenda a brincar no coletivo, desenvolvendo habilidades diversas (DIAS, 2018, p.04).

 

Posto isto, e tecidas as devidas reflexões a respeito da importância da música para o desenvolvimento da criança e como ela pode ser utilizada, com o apoio do profissional da educação, como ferramenta de aprendizagem, seguem os métodos e técnicas de pesquisa.

Atualmente faz-se necessário que os educadores estejam aptos a abordar temas de forma atrativa e dinâmica as atividades de música são consideradas uma maneira de tornar as aulas mais atrativas, pois os alunos se divertem ao mesmo tempo em que está aprendendo. A promoção de atividades lúdicas pelo professor em suas aulas teóricas facilitará a aprendizagem, pois o aluno estará associando o ato de aprender a algo agradável.

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Segundo Fortuna, (2003), ao aluno deve ser dado o direito de aprender, mas não de maneira mecânica, repetitiva e sem saber o que faz e por que faz, muito menos de maneira com que a brincadeira seja vazia e sem sentido. A forma como a criança aprende deve ser significativa, na qual o aluno participe da brincadeira utilizando seu raciocínio, compreendendo as informações e reelaborando o saber historicamente produzido, assim superando sua visão ingênua, fragmentada e parcial da realidade.

Através do planejamento o professor poderá propor atividades que desafiem e incentivem o aprendizado criando um ambiente onde ocorra o desenvolvimento, participação nas atividades contribuindo para a construção do conhecimento, pois o planejamento para os professores deve ser uma ferramenta para que os mesmos possam rever seus métodos de ensino indo ao encontro dos interesses e necessidades do educando.

O desenvolvimento dos alunos é gratificante quando a aula é abordada a musica de maneira lúdica, pois ela se torna prazerosa. Eles prestam mais atenção e se dedicam melhor na resolução das atividades, principalmente quando as brincadeiras são competitivas, e ressaltam que todas as atividades de competitividade devem ser bem planejadas para que não haja nenhum desconforto com os alunos que tem maior dificuldade.

Para Miranda (2006), a música faz parte do lúdico, constituindo assim um fator importantíssimo para o desenvolvimento intelectual e afetivo do aluno, pois permite que o mesmo entenda o mundo, expressando suas ações, sentimentos e ideias. O jogo pode se tornar uma estratégia didática quando as situações são planejadas e orientadas pelo adulto visando a uma finalidade de aprendizagem. Para que isso ocorra, é importante que haja uma intenção educativa, o que requer planejamento e previsão das etapas aplicadas pelo professor, para alcançar objetivos que foram traçados e tirar do jogo atividades que lhe são decorrentes.

A música com fins educativos é considerada um instrumento aliado ao trabalho do educador, pois através o mesma transforma os espaço da escola criando condições de compreender a realidade além de aprimorar a capacidade comunicativa e ampliar de forma significativa o espaço onde a criança vive.A atividade lúdica além de interagir com os conteúdos que estão sendo trabalhados funciona como um instrumento que vai tornar o ensino-aprendizagem uma atividade prazerosa, facilitando o aprendizado dos alunos.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A partir dos resultados obtidos através da pesquisa pode-se afirmar que o trabalho com a música traz benefícios contributivos para o crescimento do conhecimento pelas crianças, pois através do mesmo expressam seus sentimentos e emoções e adquirem experiências sociais e humanas através da interação em sala de aula.

O principal objetivo da música é direcionar os alunos a realizar tarefas comuns que são propostas em sala de aula de uma forma mais agradável e prazerosa. Sendo assim, a alternativa de trabalhar com a música em sala de aula é uma forma atraente e ao mesmo tempo educativa. A criança aprende brincando, pois o lúdico auxilia no seu desenvolvimento através da vivência em diversas situações, assim a criança aprende e se desenvolve afetivamente, cognitivamente, fisicamente, e socialmente com a interação tanto com os objetos, tanto com os colegas e os adultos.

Percebe-se que o trabalho com a música se evidencia no desenvolvimento produtivo e os resultados obtidos de várias atividades lúdicas dinâmicas, diversificando o conhecimento da criança. A música não é apenas uma forma de entretenimento que interage e distrai as crianças, fazendo com que elas fiquem cansadas, mas atividades que auxiliam no desenvolvimento intelectual, assim favorecendo significativamente o progresso intelectual, emocional e comportamental, contudo as crianças por meio delas vão elaborando e reelaborando seu pensamento e agindo de diversas formas e em diferentes contextos.

Ao termino da pesquisa concluiu-se que a utilização de procedimentos metodológicos que envolvem a música tende a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da criança através da cooperação; socialização; respeito mútuo; interação favorecendo a construção do conhecimento do educando.

Observou-se no decorrer do trabalho a necessidade do planejamento das atividades no projeto educativo, com objetivos e metodologia definidos, um suporte importante para averiguar a ação do educador em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem das crianças.

 

 

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