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A BRINQUEDOTECA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO

 

Camila Geovana Arce Santana

Maria Josane Ferreira de Sousa

 

 

RESUMO

A utilização de materiais diferenciados nas escolas deve desenvolver o ensino aprendizagem das crianças, através de atividades diferenciadas que auxiliam as crianças a pensarem e organizam situações que vivenciam em seu cotidiano. A implantação da brinquedoteca nas escolas deve possibilitar o aperfeiçoamento das habilidades e a construção de conhecimento da criança através das atividades lúdicas. Este artigo tem como objetivo descrever a importância da inclusão da brinquedoteca no processo de ensino aprendizado para o educando. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre brinquedoteca, como forma de embasar-nos teoricamente a respeito da temática. Para maior contextualização e compreensão da abordagem sobre o tema, foi realizada uma pesquisa de campo com dez professores. Os teóricos estudados e pesquisados foram: Oliveira (2002,) Cunha (2007) Machado (2001). Com esta pesquisa pôde-se perceber a importância da brinquedoteca como espaço pedagógico e seu valor para o desenvolvimento da criança, por estimular a criatividade e favorecer a formação emocional e intelectual.

 

PALAVRAS CHAVES: ludicidade, brinquedoteca, prática docente.

 

THE TOY LIBRARY IN THE PROCESS OF LEARNING TEACHING

 

ABSTRACT

This article aims to describe the importance of including the toy library in teaching learning process for the student of the School of Early Childhood Education Building the Knowledge. a literature search on toy library was performed as a way of basing ourselves theoretically about the subject. For greater context and understanding of the approach to the subject, a field research with ten teachers of the School of Early Childhood Education Building Saber was held. The studied and researched theorists were: Oliveira (2002) Cunha (2007) Machado (2001). This research was possible to realize the importance of toy library as an educational space and its value to the development of children, to stimulate creativity and promote emotional and intellectual formation.

KEYWORDS: playfulness, toy, teaching practice.

 

INTRODUÇÃO

Para um melhor desenvolvimento no ensino/aprendizagem, as escolas atuais estão proporcionando atividades que auxiliem as crianças a pensarem e reorganizarem as situações que vivenciem no cotidiano.

O estudo sobre a brinquedoteca é importante, pois se acredita que a mesma é fundamental para o desenvolvimento da criança, para resolver problemas e alternativas para transformar sua realidade, pois é um espaço criado para favorecer a brincadeira e estimular crianças com baixo rendimento escolar e adquirir conceitos, socialização, respeito a regras e atenção.

Segundo Cunha (2007) “Nas escolas a criação de brinquedoteca será fundamental, pois é uma ferramenta pedagógica, contribuindo para o aprimoramento do ensino/aprendizagem e rendimentos escolares’.

Diante dessa ideia deu-se a escolha do tema e tem como objetivo mostrar a importância da brinquedoteca na Escola Municipal de Educação Infantil Construindo o Saber, como sendo um rico instrumento nas instituições de ensino para despertar o indivíduo através de um mundo prazeroso e satisfatório, que facilita a aprendizagem e também a socialização do aluno.

A pesquisa servirá como diagnóstico para a inclusão da brinquedoteca no processo de ensino como um meio de tornar a aprendizagem real, prazerosa e estimulante. É um recurso pedagógico que irá auxiliar o educador a estimular a aprendizagem através do brincar colaborando para a formação do educando. A problemática da pesquisa está em qual a importância da brinquedoteca para a construção do processo de ensino aprendizagem?

A pesquisa é relevante, pois as atividades lúdicas fazem parte do dia-a-dia, das crianças, é na escola, não poderia ser diferente. A adoção das atividades lúdicas na escola para a criança deve fornecer informações que contribuem para atingir objetivos e estimular o desenvolvimento integral da criança. O objetivo do trabalho é descrever a importância da inclusão da brinquedoteca no processo de ensino aprendizado para o educando.

O interesse em elaborar esse trabalho, ocorreu por acreditar que através do brincar a criança reproduz situações reais, ampliando sua capacidade de criar, pensar, falar e agir. Diante dessa realidade a pesquisa tem o intuito de conscientizar educadores sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil.

DESENVOLVIMENTO

 

Devido a questionamentos em relação ao papel da criança na sociedade e como esse papel seria desenvolvido a Educação Infantil sua origem. Essa mudança buscou a valorização da própria criança e associando seu aprendizado a materiais lúdicos.

Para assegurar que as crianças tivessem um lugar adequado para ficar construíram-se muitas estruturas, como por exemplo: “charity schools”, “infants schools” e “nursery schools” em Londres; “knitting schools” (criadas por um pastor francês). Esses locais tinham objetivo cuidar dos filhos de trabalhadores e ensinar a ser obediente, ter moralidade, devoção e valorizar o trabalho. (OLIVEIRA, 2002, p.58)

 

Comênius, bispo protestante e educador, defendia que a educação das crianças menores de 6 anos deveria começar com a família. De acordo com Oliveira (2002) “Ele elaborou, em 1637, um plano material de escola maternal em que recomendava a utilização de materiais audiovisuais para auxiliar na educação das crianças. Em 1657 foi utilizada a palavra jardim-de-infância, para nomear o local de aprendizado das crianças”.

Rousseau também influenciou a área da educação infantil defendendo o novo método utilizado. Seguido Oliveira (2002, p. 64) “Rousseau defendia uma educação em que a aprendizagem deveria ocorrer por meio de experiência, e atividades práticas, da observação, da livre movimentação, de formas diferentes de contato com a liberdade”.

Pestalozzi também contribuiu para a Educação Infantil teve como base as ideias de Comênius, e Rousseau. Seguido Oliveira (2002, p. 64) “Pestalozzi afirmava que é no desenvolvimento das crianças no momento da construção, que pode e deve ser ensinado”.

Utilizando como base as ideias de Pestalozzi e acompanhando as mudanças, Froebel, na Alemanha cria o jardim de infância. A diferença entre creches e jardim de infância era a proposta educacional que envolvia atividades de cooperação e o jogo na educação das crianças.

 

A Educação Infantil defendida pelos Decroly e Montessori tinha como princípio a utilização de materiais confeccionados especialmente para as crianças. Decroly era a favor de um ensino voltado para o intelecto, com ênfase no conteúdo que seria ensinado e defendia também a formação de classes homogêneas. Foi ele que desenvolveu a noção de jogos educativos Montessori, tinha como proposta trabalhar o psicológico das crianças e seus interesses. Focava a utilização de material pedagógico na educação e a criação de um local que ajudaria no desenvolvimento da criança, o professor teria como papel arrumar o ambiente e observar a criança. (KISHIMOTO, 1998, p. 23).

 

Após a primeira guerra mundial apareceu o Movimento das Escolas Novas e tinha como objetivo uma aprendizagem através das experiências da criança ao invés de decorar conteúdos. Esse movimento queria que os interesses da criança fossem levados em conta e que a escola estivesse compromissada com a aprendizagem das crianças.

 

Os psicólogos Vygotsky, Piaget e Wallon. Vygotsky, também influenciaram a história da Educação Infantil eles afirmava que as crianças eram introduzidas na cultura pelos pais ou pelos adultos que as rodeavam, o meio onde elas estavam inseridas contribuía para sua formação. Acreditavam que as representações mentais, juntamente com a utilização de símbolos, auxiliavam na relação do indivíduo com o mundo. Para Wallon a afetividade era importante na diferenciação da criança e desenvolveu uma teoria tendo como premissa que a “emoção é a primeira forma de adaptação do sujeito ao meio que o circunda” (FERREIRA, 2000, p. 41).

 

 

Piaget e Wallon também contribuíram com a Educação Infantil, pois defenderam que o ambiente onde o indivíduo estava inserido auxiliaria no desenvolvimento e construção de conhecimento. Entre os educadores a pedagogia froebeliana, foi a mais aceita e se espalhou pelo mundo, devido à ênfase que essa pedagogia dava às atividades em grupo. A pedagogia de Froebel chegou ao Brasil. Foram criados os primeiros jardins de infância em 1875 e 1877 no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os jardins de infância públicos tiveram como base a pedagogia froebeliana.

O Brasil, até a primeira metade do século XIX, não apresentava um local onde as crianças podiam ficar, uma vez que cabia a família a incumbência da sua educação. Com o passar do tempo e com a ida da mulher para o mercado de trabalho ficou a cargo das creches o papel de educar as crianças. A pedagogia froebeliana apareceu aqui no Brasil por volta do final do século XIX e foi rodeada de muitas críticas, como sendo uma pedagogia que criava locais para guardar as crianças, e muitos elogios. Foi apresentada juntamente com o Movimento das Escolas Novas devido à influência dos Estados Unidos e da Europa (OLIVEIRA, 2002, p.85).

 

Na atualidade destaca-se a utilização de atividades lúdicas em grupo e através das experiências na Educação Infantil é vista como suporte para que à criança desperte para novas descobertas e com essas descobertas o conhecimento e aprendizagem.

É importante estudar os benefícios da brinquedoteca na escola como um recurso no auxilio na construção do conhecimento para criar situações de socialização e integração no ambiente escolar. A brinquedoteca para o ensino é um meio pedagógico para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças

 

As atividades desenvolvidas através da brinquedoteca são importantes para o desenvolvimento do pensamento infantil, determinadas situações, a compreensão das experiências. Neste tipo de brincadeira tem também a oportunidade de expressar e elaborar, de forma simbólica, desejos, conflitos e frustrações. (CUNHA, 2007, p.23)

 

A utilização das mais variadas metodologias tem por objetivo proporcionar maior prazer e propor novas atividades em sala de aula. A introdução de novas metodologias por meio de atividades lúcidas deve estimular o cognitivo.

 

A brinquedoteca é, antes de tudo, um espaço criado para que a criança possa brincar livremente. Com isso, propicia-se o verdadeiro brincar, aquele que possibilita a expressão das atividades mais profundas do ser humano; aquelas que embora desconhecidas possam estar bloqueando a liberação de potencialidades ou impedindo o acesso à felicidade (SANTOS, 2011, p.31).

 

A brinquedoteca auxiliará a criança na aquisição de novas habilidades além de desenvolver a imaginação. A brinquedoteca ajuda os educadores a fazerem avaliações diagnósticas, a reconhecerem quando o educando possui alguma dificuldade de aprendizagem auxiliando na realização das intervenções necessárias.

 

 

Com a ajuda do brinquedo ela pode desenvolver a imaginação, a confiança, a autoestima e a cooperação. O modo como a criança brinca revela seu mundo interior. O brinquedo contribui, assim, para a unificação e integração da personalidade e permite à criança entrar em contato com outras crianças.Santos (2011, p. 127):

 

A brinquedoteca deve ser um espaço de promoção de brincadeiras, compreensão, e identificação de comportamentos dos participantes, para melhor conhecê-los. Através da brinquedoteca podem-se proporcionar atividades, diagnosticas para detectar problema na aprendizagem do aluno. O espaço da brinquedoteca pode ser considerado como um espaço que busca trabalhar com a realidade onde a criança está inserida.

 

A principal implicação educacional da brinquedoteca é a valorização da atividade lúdica, que tem como consequência o respeito às atividades afetivas da criança. Promovendo o respeito à criança, contribui para diminuir a opressão dos sistemas educacionais rígidos. (SANTOS, 2011, p. 14)

 

O ambiente da brinquedoteca deve ser colorido, alegre, onde os participantes consigam compreender que esse local que proporciona criatividade. O acervo de brinquedos da brinquedoteca deve estimular a compreensão de diversas formas de comunicação e comportamento da criança.

[...] para trabalhar numa brinquedoteca é necessário um profissional diferente, o “brinquedista”, que antes de qualquer coisa deve ser um educador, ou seja, antes de ser um especialista em brinquedo, deve ter em sua formação conhecimento de ordem psicológica, sociológica, pedagógica, artística... Enfim, matérias que lhe de em uma visão clara e crítica sobre criança, jogo, brinquedo, brinquedoteca, escola, homem, sociedade e, ao mesmo tempo seja uma pessoa com sensibilidade entusiasmo, determinação, dinamismo, que chora que ri que canta e que brinca (AZEVEDO, 2010, p. 100).

Na escola a brinquedoteca deve ter por objetivo diagnosticar as dificuldades de aprendizagem, bem como avaliar os seus afazeres escolares dos educandos. Um espaço físico adequado para a implantação da brinquedoteca deve levar em conta as necessidades do desenvolvimento infantil. Os brinquedos e os jogos devem sempre estarem disponíveis ao acesso das crianças, para que haja estímulos a brincadeira. Além dos brinquedos, dentro de uma brinquedoteca pode haver outros tipos de atividades que busque estimular os alunos através das atividades lúdicas buscando alcançar os objetivos e necessidades do público a qual lhe foi destinada.

A brinquedoteca a criança tem um espaço privilegiado, a criança tem oportunidade de descobrir e trazer a tona suas capacidades e habilidades específicas, ao mesmo tempo, ela percebe o outro, partilha, da cooperação e também da competição, atitudes que surgem e são negociadas naturalmente durante a atividade lúdica.(SANTOS, 2011, p. 36).

 

Ao brincar as crianças organizam hipóteses, resolvem seus problemas, tomam atitudes que vão além do comportamento habitual de sua idade, pois cabe a e buscam alternativas para transformar a realidade. Enquanto educadoras é importante perceber que os desejos das crianças, as brincadeiras podem recriar situações que ajudam a satisfazer as necessidades das crianças.

A brinquedoteca deve ser atualizada constantemente. E em relação ao aperfeiçoamento do material à disposição dos alunos pode se dar através da confecção de brinquedos e jogos com materiais reciclados ou de baixo custo, fáceis de serem encontrado. Este processo valoriza também o cuidado com a natureza, pois os brinquedos serão construídos a partir de materiais reciclados como garrafas pet, latas, jornais, papéis de presentes, entre outros e posteriormente poderão ser utilizados dentro do âmbito da brinquedoteca. Além de todo processo pedagógico, cultural e social é possível despertar a responsabilidade pela conscientização do meio ambiente, ao invés de jogar tudo no lixo, a sugestão é reaproveitar alguns materiais e destes utilizarmos na produção de brinquedos para as crianças.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

 

Ao termino do trabalho observou-se a importância da brinquedoteca como desse espaço no ambiente escolar, necessária para se chegar ao aprendizado satisfatório, e proporcionando o conhecimento necessário para a formação do ser crítico-reflexivo.

A pesquisa foi importante, pois se evidenciou que as atividades lúdicas mediadas, realizadas na brinquedoteca a partir da correlação dos jogos e brincadeiras com os conteúdos aplicados, contribuem e favorecem com o processo de formação do conhecimento no aluno. Onde o brincar passar a ser uma proposta pedagógica, como eixo condutor do desenvolvimento da criança, produzindo uma aprendizagem prazerosa e motivadora tanto para o educador quanto para o aluno.

Em relação do objetivo de descrever a importância da inclusão da brinquedoteca no processo de ensino aprendizado para o educando, observou-se que os professores reconhecem a brinquedoteca escolar como espaço mediador da aprendizagem ao educando através de um ambiente para se desenvolver a ludicidade como ferramenta pedagógica, espaço reservado e preparado para que as crianças passem momentos de lazer, onde se desenvolve a socialização, integração, cognitivo, psíquico e social da criança através do brinquedo e brincadeira.

 

Desse modo sugere-se que as escolas implantem a brinquedoteca como uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem, visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e mais significativa, culminando em uma educação de qualidade.

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

AZEVEDO, Antonia Cristina Peluso de. Brinquedoteca no Diagnóstico de Intervenção em Dificuldades Escolares. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.

 

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Política nacional de educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2006.

 

CARVALHO, A. M. A.; PONTES, F. A. R. Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do psicólogo, 2003.

 

CUNHA, Nylse H. S. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. São Paulo. Maltese, 2007

 

CUNHA, N, H. S. Brinquedoteca: definição histórico no Brasil e no mundo. In A. Friedmann et alli O direito de brincar. 4ª ed., São Paulo, Casa do Psicólogo, 1998.

 

CUNHA, N, H. S. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. 4. ed. São Paulo: Aquariana, 2010.

 

FERREIRA, Maria Clotilde Rossetti (Org.). Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2000.

 

FRIEDMANN, A. O direito de brincar: a brinquedoteca. 4ª ed. São Paulo: Abrinq, 1996.

 

LOPES, Maria da Glória. Jogos na educação: criar, fazer, jogar. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

 

MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003

 

MACHADO, Maria Marcondes. O brinquedo-sucata e a criança. São Paulo:Loyola,2001.

 

NEGRINE, A. Brinquedoteca: teoria e pratica. Dilemas da formação do brinquedista. In:

 

 

SANTOS, S.M.P. dos (org.) Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: Vozes, 1997.

 

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

 

 

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. São Paulo:Vozes, 2011.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXOS

 

Questionário para a entrevista para as professoras

 

 

QUESTIONÁRIO

 

01) Qual seu grau de formação?

2) Tem conhecimento sobre brinquedoteca?

( ) sim ( ) não

3)  O que é brinquedoteca em sua opinião?

4) Qual a importância da brinquedoteca na escola como espaço mediador da aprendizagem ao educando?

4) A inclusão da Brinquedoteca na Escola Municipal de educação infantil Construindo o saber auxiliará no processo de ensino aprendizado do educando?

( ) sim ( ) não

 5) A Escola possui espaços disponíveis para e inclusão da Brinquedoteca?

( ) sim ( ) não

6) Você encontra dificuldades em desenvolver atividade lúdicas que busquem desenvolver o processo de ensino aprendizado para os educandos nos anos iniciais?

( ) sim ( ) não

7) Como a inclusão da Brinquedoteca auxiliará no processo de ensino aprendizado do educando?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FICHA DE ORIENTANDO(A)

 

 

 

Nome Completo: Rita Gomes dos Santos RGM: 053.9550

Endereço: Rua Jasmim

Bairro: Primavera

Cidade: Apiacás – MT. CEP: 78595000

Telefone Residencial: (66) 3593-1661 Celular: (66) 8447-0168

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Local de Trabalho: Escola Municipal de Educação Infantil Construindo o Saber

Telefone Comercial: (66) 3593-1098

POLO: Alta Floresta MT,

 

Título do Projeto de pesquisa a brinquedoteca no processo de ensino aprendizado: na escola municipal de educação infantil de apiacás/ MT