A importância da brinquedoteca e do espaço lúdico na educação infantil
Jozelei Berge Tibes[1]
Luciana Dallazen Rodrigues[2]
RESUMO
O presente artigo trata-se da importância da brinquedoteca para a aprendizagem na educação infantil, retratando um contexto histórico sobre as primeiras brinquedotecas e os primeiros brinquedos, discorrendo sobre sua função na educação infantil e a importância do lúdico, do brincar e do faz de conta nesta primeira etapa da educação básica, visando sempre um bom planejamento para desenvolver a linguagem oral, corporal, a coordenação motora, o intelectual e também despertando a curiosidade e o desejo de aprender brincando. Compreende-se então que a brinquedoteca é um espaço mágico de aprendizado, e através dela podemos construir e aprender várias coisas sem que o aluno se de conta de que o processo ensino/aprendizado está presente em todos os momentos, para que o mesmo goste de ir para a escola mantendo assim um desenvolvimento de suas capacidades físicas e mentais e motoras cada vez melhor. Conclui-se então que este espaço lúdico é de suma importância para a educação infantil sendo então um ambiente agradável, atrativo, divertido e inspirador para que aprendam a imaginar, a fantasiar e a sonhar desde crianças.
PALAVRAS-CHAVE: Brinquedoteca. Brincar. Lúdico. Aprendizado.
ABSTRACT
This article is about the importance of the toy library for learning in children's education, portraying a historical context about the first toys and the first toys, discussing their role in early childhood education and the importance of play, play and make-believe in this first stage of basic education, aiming always at a good planning to develop oral, body language, motor coordination, intellectual and also arousing the curiosity and the desire to learn joking. It is understood then that the toy library is a magical space of learning, and through it we can build and learn several things without the student realizing that the teaching / learning process is present at all times, so that the same like to go to school thus maintaining a development of their physical and mental capacities and motor better every time. It is concluded that this play space is of paramount importance for early childhood education and is a pleasant, attractive, fun and inspiring environment for them to learn to imagine, to fantasize and to dream since children.
KEYWORDS: Toys. Play. Ludic. Learning.
Introdução
Como podemos perceber junto com a evolução tecnológica, veio também à evolução dos brinquedos tecnológicos, como tabletes, bonecas que falam jogos on-line em celulares, vídeo games entre outros. Os pais já começaram a se perder em meio a tantas opções do que dar de presente aos filhos para que possam brincar e se divertir.
Por muitos anos o brincar foi considerado desnecessário para as crianças como algo que somente tinha a função de passar tempo, as maiorias das crianças na antiguidade não tinham com o que brincar e os pais também não acreditavam que isso era uma coisa necessária para o desenvolvimento da criança.
Após muitos estudos de filósofos e que esta ideia começou a mudar e começamos compreender todos os aspectos que os jogos e brincadeiras poderiam nos auxiliar tanto para o desenvolvimento do cognitivo e da inteligência das crianças quanto para seu desenvolvimento social, e individual.
A partir desses estudos é que começamos a entender a real importância de se ter uma brinquedoteca bem equipada nos espaços escolares, principalmente nas escolas de educação infantil.
Uma brinquedoteca não deve ser construída simplesmente com o propósito de passar tempo, mas sim de aproveitá-las junto com as crianças, sem esquecer-se da presença de um professor bem preparado, com um espirito inovador que saiba as habilidades que possa ser desenvolvida através do brincar.
Para Vigostsky (1988, p. 109), “É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. É no brinquedo que a criança aprende a agir, numa esfera cognitiva, ao invés de numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não dos incentivos fornecidos pelos objetos externos”.
Nesse sentido Cunha diz (1992), “os brinquedos são convites para a interação, portanto devem merecer nossa atenção especial”. Eles podem seduzir disseminar ideologias, introduzir bons ou maus hábitos e desenvolver habilidades. Certamente os brinquedos também podem ser ótimos recursos pedagógicos. (29).
Sendo assim este trabalho terá como objetivo principal abordar um pouco mais sobre a criança das brinquedotecas, dos brinquedos, a importância do brincar e do lúdico na educação infantil, sob um olhar pedagógico que vise sempre à construção da criança em seu meio social.
Surgimento da brinquedoteca
As brinquedotecas surgiram por volta de 1934 na cidade de Los Angeles, pelo fato do dono da loja de brinquedos perceberem que os produtos da loja estavam sendo furtados por crianças, chegaram à conclusão que as crianças que furtavam os brinquedos não tinham com que brincarem e nem seus pais condições de comprarem os produtos, a partir disso surgiu à ideia de criar um projeto, em que brinquedos eram emprestados como recurso comunitário.
Esta ideia expandiu-se na década de sessenta para a Europa, Inglaterra, Bélgica e Suécia. Em 1971 foi inaugurado o centro de habilitação da associação de pais e amigos dos excepcionais (APAE), em São Paulo, onde foi realizada uma grande exposição de brinquedos pedagógicos.
A primeira brinquedoteca surgiu em 1981, na escola Indianópolis, em São Paulo, voltado para a brincadeira infantil. Em 1984, criou-se a Associação Brasileira de Brinquedos (ABB), que foi responsável pelo crescimento da preocupação pela brincadeira e pelo brincar da criança.
As brinquedotecas enfrentaram e ainda enfrentam várias dificuldades para se manter como falta de profissionais especializados para fazer a mediação da criança com o brinquedo, além de problemas econômicos. Enfrentando ainda problemas em ser reconhecida como um espaço educacional que visa o desenvolvimento, social e intelectual da criança.
A implantação das brinquedotecas nas escolas vem estimulando nos últimos anos a importância que o brincar oferece para as crianças num espaço preparado em que ocorre um incentivo a criança sem explorar, sentir e experimentar. Infelizmente hoje, em vários ambientes escolares ainda inexiste a possibilidade de acesso dos alunos a um espaço para jogos e brincadeiras infantis, o que leva o pedagogo a pensar e repensar na importância da brinquedoteca no ambiente escolar.
Cunha (2001, p. 15 e 16) afirma que:
(...) a brinquedoteca é um espaço criado para favorecer a brincadeira, (...) aonde a criança (e os adultos) vão para brincar livremente, com todo o estímulo a manifestação de potencialidades e necessidades lúdicas. E ainda, muitos brinquedos, jogos variados e diversos materiais que permitem expressão da criatividade. Desta forma a aurora disserta que a brinquedoteca propicia a construção do saber, sendo uma deliciosa aventura, na qual a busca pelo saber é espontânea.
Surgimento dos primeiros brinquedos
Muitos brinquedos que existem hoje são de origens mais antigas que podemos imanar, as antigas civilizações tinham uma cultura própria deixando ideias importantes para a sociedade atual. Acredita-se que a maior os povos fabricavam seus brinquedos em casa, com a necessidade de suprir seus desejos e anseios da época.
Na idade média os brinquedos surgiam a partir dos materiais que os homens utilizavam para o trabalho como, por exemplo, os ossos dos animais. Ao decorrer dos tempos o homem evoluiu e junto à necessidade cada vez maior de se satisfazer em necessidades de alimentação segurança, lazer e do brincar.
Segundo Aries apud modesto (2009), as crianças do século XVII quase não tinham importância, o lúdico não se fazia presente nos lares e as crianças iam crescendo sem conhecer o afeto dos pais. As bonecas nessa época era símbolo da vida do homem, se fazia presente tanto na vida dos adultos quanto na vida das crianças.
Os brinquedos artesanais eram produzidos principalmente por famílias mais pobres, buscavam formas para deixar suas crianças felizes. U exemplo disso é a fabricação da boneca Abayomi de origem africana, as mães rasgavam tiras e retalhos de suas saias e a partir daí criavam as bonecas, que eram dadas para seus filhos com o intuito de acalentar o sofrimento dos pequenos que sofriam com a escravidão e os maus tratos dos navios negreiros.
A boneca Abayomi é um diferencial quando falamos em brinquedos, é feita sem costura, sem demarcações dos olhos, boca e nariz trazendo enfoques para as múltiplas etnias africanas. Por ser simples de se fazer é uma ótima diversão para as crianças que podem usar a sua criatividade para enfeitá-las e brincar com as bonecas.
Antigamente os brinquedos eram raros, as brincadeiras de roda e brinquedos feitos com diversos materiais se faziam presentes e faziam a diversão da criançada. Uma vez que a criança sentia a necessidade de se divertir, de imaginar, criar, recriar. Na época ou os pais não tinham condições de comprar os brinquedos ou então julgavam este ato de brincar sem importância para o desenvolvimento da criança.
Em meio ao mundo tecnológico a criança se vê cercada de inúmeras opções, brinquedos tecnológicos, robôs e bonecas que falam carrinhos de controle remoto, jogos eletrônicos, tabletes, celulares entre outros.
Função da brinquedoteca na educação infantil
A brinquedoteca tem função socializadora, ela estimula atividades individuais e grupais entre as crianças, além de desenvolver a inteligência e a criatividade da criança. Na brinquedoteca o brinquedo é o principal meio de desenvolvimento intelectual e social, enquanto a criança brinca também aprende.
Para Almeida (2000) “O brinquedo faz parte da vida da criança. Simbolizando a relação pensamento-ação e, sob, esse ponto, constitui provavelmente matriz de toda a atividade linguística, ao tornar possível o uso da fala, do pensamento e da imaginação”.
Através do brincar a criança poderá ou não estar mexendo com seu emocional.
Segundo maluf:
As crianças têm interesse natural em descobrir as coisas, curiosas, são capazes de passar um bom tempo observando tudo e vivem fazendo perguntas sobre o que percebem e vivenciam. Na educação infantil, a criança não deve somente absorver conteúdo, mas desenvolver habilidades, atitudes, formas de expressão e de relacionamento. Ela deve ser estimulada não so observar, mas também a agir sobre o meio em que vive, investigando, experimentando, refletindo, redescobrindo e desenvolvendo a capacidade de pensar, comparar e concluir. (2009, s/n).
Uma boa brinquedoteca deve ter um espaço diferente, colorido e alegre, no qual as crianças podem soltar a imaginação a vontade e contar com brinquedos variados, novos ou usados, feitos de diferentes tipos de materiais. Por meio desse ambiente é que os alunos aprendem a trabalhar e conviver em grupo socializando entre si melhorando assim seu convívio social e ate mesmo familiar.
Além de estimular o brincar e valorizar jogos e brincadeiras, o tempo que a criança passa brincando se torna tão importante quanto o tempo em que ela faz atividades em sala de aula, já que o brincar envolve uma mistura de sentimentos e satisfação, desperta na criança a curiosidade de conhecer novas brincadeiras.
A brinquedoteca por ser um local magico para a criança ajuda no desenvolvimento das crianças ajuda no desenvolvimento das capacidades motoras, de memória, percepção de espaço e de organização. Algumas brinquedotecas nas escolas e nas creches tem a função socializadora, acolhendo os alunos e toda a comunidade escolar permitindo um vínculo afetivo entre ambos.
A brinquedoteca não existe para distrair as crianças, ela reporta-se a formação do ser humano integral e aos vários períodos da vida que ela atravessa. Alguns dos seus objetivos são estimular o desenvolvimento de uma vida interior rica e a capacidade de concentrar atenção, favorecer o equilíbrio emocional, valorizar os sentimentos afetivos.
Na concepção de Rodriguez (1976) apud Santos (1995, p. 10):
“A função dos jogos e brincadeiras não se limita ao mundo das emoções e da sensibilidade, ela aparece ativa também no domínio da inteligência e cooperam, em linhas decisivas, para a evolução do pensamento e de todas as funções mentais superiores. assume também uma função, e esse fato faz com que as atividades lúdicas estravassem sua importância para além do indivíduo”.
Para Cunha (1997) a brinquedoteca é o espaço destinado a estimular um brincar livre. Em linhas gerais pode-se definir brinquedoteca como uma nova forma de aprender brincando, muito embora o termo brincadeira signifique assunto sério.
Segundo Brougére apud Bom Tempo apud Maia e Silva o mundo imaginário que criamos é mais desejado que a realidade que vivemos, nesse mundo representado as coisas são do jeito que queremos, pode-se usar a imaginação para se descobrir outros mundos. Assim acontecem com as crianças, elas imaginam outros mundos, fantasiam histórias interagindo uns os outros.
Conforme Matushita & Mendes apud Zorze os brinquedos e objetos que as crianças brincam se tornam únicas, como se a brincadeira acontecesse pela primeira vez, ela repete quantas vezes precisar para alcançar seu objetivo.
A Importância do planejamento
O professor tem um papel importante no processo de ensino das crianças, ele que planeja, pensa e reflete em sua prática pedagógica buscando sempre novos meios e métodos para que seus alunos aprendam. Por isso se faz importante que ao planejar as aulas, principalmente se a aula for acontecer na brinquedoteca diversos, livros e jogos e que a preparação do ambiente seja acolhedora para a criança.
O professor precisa ter em mente a importância da brincadeira para as crianças, pois esta propicia formas de o aluno adquirir conhecimentos e habilidades que serão importantes futuramente, aprendendo a conhecer e compreender as qualidades das brincadeiras presentes no seu dia a dia. Para que o desenvolvimento da aprendizagem infantil seja satisfatório o professor deve valorizar a imaginação das crianças, para que essa seja amparada e se sinta em um ambiente agradável e propicio para seu desenvolvimento pessoal e social.
Segundo Rocha (1997) apud Silva, o ato de brincar permite que a criança aprenda a controlar sua ansiedade e seus impulsos, a maioria das crianças em idade pré-escolar passa por estresses e irritabilidades que são normais nessa fase, portanto o professor precisa incentivar jogos e brincadeiras que enfatizem as regras, brincar junto com a criança e se for preciso de vez em quando perder para mostrar que a criança também tem a capacidade de ganhar jogo.
O mundo faz de conta e o lúdico na infância
O faz de conta é marcado por um diálogo que a criança estabelece com seus parceiros e mesmo com bonecos. Ele requer constante negociação de significados e de regras que regem uma situação conforme as crianças assumem papeis o que faz com que o desenrolar do enredo contido pelas interações das crianças seja sempre imprevisível.
A partir dos 2 anos de idade a brincadeira favorita das crianças é o faz de conta, nessa fase a criança começa a desenvolver a linguagem e a fazer associações imitando tudo o que o adulto faz. As crianças nessa idade brincam de casinha e fazem comidinha imaginaria, conversam com seus brinquedos como se eles respondessem ou até mesmo criam um amigo imaginário para brincar.
De acordo com Sommerhalder (2011) a partir da observação das atividades lúdicas, o educador pode obter um diagnóstico do comportamento do grupo ou do comportamento individual de seus alunos, descobrir qual o estágio de desenvolvimento se encontra seus alunos. O brincar pode ser usado como uma possibilidade de desafio cognitivo, desde que as brincadeiras sejam escolhidas de forma correta.
A criança e a brincadeira fazem sem dúvida uma combinação perfeita. Todas as crianças gostam de brincar, de se deixar envolve pela imaginação, pela fantasia, vivendo vários personagens. Por isso Freud (1968) relata que a ocupação preferida da criança é o brincar.
Na educação infantil os momentos de recreação são importantes para que o lúdico aflore, e para que se faça presente nas brincadeiras das crianças o professor de educação infantil deve propor a brincadeira para a criança, mas dando liberdade de escolha para que tenham a oportunidade de expressar o que gostam de fazer.
De acordo com Oliveira (2007) a brincadeira permite a construção de novas possibilidades, as crianças usam na brincadeira os objetos de maneira simbólica. É importante ressaltar que são maneiras de ensinar a elas as regras do convívio social.
Conclusão
De acordo com o que foi estudado podemos perceber que a brinquedoteca é um espaço que dá a criança a oportunidade de imaginar de fantasiar, de acessar diferentes linguagens lúdicas, e também nos proporciona um momento de se relacionar com os colegas, construindo assim uma relação afetiva oportunizando também o direito de brincar em suas vidas.
Podemos afirmar também que a brinquedoteca é um espaço organizado e pronto para incentivar as crianças a brincar, interagir e socializar, e possibilita o acesso a uma variedade de brinquedo que às vezes elas não conhecem e não tem em sua casa.
A brinquedoteca em sua totalidade é um espaço bem planejado, onde cada brinquedo tem uma função, e ajudara a criança a desenvolver tais habilidades, isto de acordo com o planejamento do professor, ou seja, é o professor que pensa e elabora os objetivos que será trabalhado durante os momentos na brinquedoteca. Ou seja, a brinquedoteca é um local em que a criança tem a oportunidade de aprender brincando.
Percebemos neste artigo as relevâncias do brincar para a educação infantil, e também o quanto é importante o lúdico nas práticas de ensino das crianças, porque nada mais motivador para a criança aprender do que brincando, podendo se expressar e explorar sua própria imaginação, descobrindo então a si próprio, suas capacidades, de maneira diferenciada.
A brinquedoteca vem com o objetivo de retornar a importância brincar para a criança entendendo a brincadeira, o jogo, como a melhor forma de ensinar uma criança, inserindo conteúdos necessários para o seu desenvolvimento cognitivo, por meio de um método prazeroso.
Compreendemos que este espaço lúdico na escola é importante para o desenvolvimento integral da criança, possibilitando novas descobertas e experiências que geram aprendizagens significativas para as crianças. Essa aprendizagem acontece de maneira prazerosa para acriança, o professor ao estimular o brincar está cumprindo a importante função de ser o mediador da brincadeira e o lúdico.
Referências
ALMEIDA, PAULO NUNES DE. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 2000.
CUNHA, NILSE HELENA AS SILVA. Brinquedoteca: definição, histórico no Brasil e no mundo. São Paulo: ABRINQ. 1992.
CUNHA, NYLSE H.S, Brinquedoteca um Mergulho no Brincar, Ed. Aquariana, 4° edição, São Paulo, 2010.
MAIA & SILVA, Brinquedoteca: um espaço lúdico e pedagógico. FECRA.
MALUF, ANGELA CRISTINA MUHOZ: Atividades Ludicas para a Educação Infantil: conceito orientações e práticas. 2 ed. Petropolis, RJ: vozes, 2009.
OLIVEIRA, ZILMA RAMOS DE. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS, S. M. P. DOS. Brinquedoteca: Sucata vira brinquedo. – Porto Alegre: Artmed, 1995, p. 9 a 101.
SOMMERHALDER, ALINE. & ALVES, FERNANDO DONIZETE. Jogo e a educação da infância: muito prazer em aprender, 1 Ed. Curitiba, 2011.
VYGOTSKI, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
ZORZE, PATRICIA FERNANDA. Brinquedoteca e suas contribuições aos processos de ensino aprendizagem de crianças da educação infantil, Medianeira-PR, 2012.
[1] Autora: Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte-MT, e com Especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica E Educação Infantil, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
[2] Autora: Graduada em Pedagogia Plena, com Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;