Buscar artigo ou registro:

 

 

 

Inclusão escolar no Brasil: políticas públicas e desafios na Educação Especial

Andréa Bezerra Ferreira

Dayane Ferreira Amaral Côrtes

Flávia Michelle Ferreira Oliveira

Lígia Mara Ormond Pereira

Maria José Nunes Mota

 

DOI: 10.5281/zenodo.13974543

 

 

Resumo

O presente estudo investiga os desafios e avanços da educação especial no Brasil, com foco na inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares. A partir de uma revisão crítica da literatura e da análise de dados recentes, como os divulgados pelo Censo Escolar 2023, verifica-se que, embora haja um aumento nas taxas de aprovação e uma redução significativa no abandono escolar, as barreiras estruturais e pedagógicas ainda persistem. A falta de formação adequada dos professores e a infraestrutura escolar insuficiente continuam a comprometer a qualidade da inclusão. Os dados indicam que, apesar das legislações como a Lei Brasileira de Inclusão (2015), ainda há desafios na implementação de políticas públicas eficazes. O estudo também reflete sobre a importância de uma educação inclusiva que vá além do mero acesso, promovendo uma transformação nas interações e no ambiente escolar, em consonância com as teorias de Vygotsky e Paulo Freire. Com 90% das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) não atingidas até 2024, o Brasil necessita de um esforço coordenado para avançar na inclusão plena e qualificada de alunos com deficiência, o que inclui a aprovação do Sistema Nacional de Educação (SNE), considerado essencial para garantir uma articulação eficiente entre os entes federativos.

 

Palavras chave: Educação especial. Infraestrutura escolar. Inclusão plena e qualificada.

 

 

Desenvolvimento

 

Nas últimas décadas, a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais tem sido objeto de intensas discussões e reformas, tanto em âmbito nacional quanto internacional. A promulgação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, assim como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008), representam marcos importantes nesse processo, ao reforçarem o compromisso estatal com a promoção da acessibilidade e equidade no ambiente educacional. Não obstante, o avanço legislativo, embora significativo, não elimina os desafios práticos que se impõem à plena realização desse direito.

A implementação efetiva da inclusão enfrenta barreiras diversas, que vão além da simples integração física dos alunos ao espaço escolar. A formação continuada dos docentes, por exemplo, desponta como uma das principais dificuldades, dado que a preparação insuficiente de professores para trabalhar com a diversidade presente em sala de aula compromete a qualidade do ensino. De acordo com Vygotsky (1989), o processo de aprendizado é profundamente influenciado pelo ambiente social, o que implica que o sucesso da inclusão escolar depende, em grande medida, da capacidade dos professores de mediar as interações entre os alunos com e sem deficiência de maneira equitativa e colaborativa. Nesse sentido, a formação docente precisa contemplar não apenas o domínio dos conteúdos curriculares, mas também o desenvolvimento de competências socioemocionais e pedagógicas voltadas para a educação inclusiva.

Outro obstáculo relevante reside na inadequação das infraestruturas escolares. A presença de barreiras físicas e tecnológicas nas escolas, muitas vezes associada à escassez de recursos financeiros, constitui um fator de exclusão que impede a plena participação dos alunos com deficiência. O Censo Escolar (INEP, 2020) revela que, em várias regiões do país, sobretudo nas áreas menos favorecidas economicamente, as condições estruturais das escolas estão aquém do necessário para atender às exigências legais de acessibilidade. Isso evidencia a necessidade de políticas públicas que garantam não só a inclusão legislativa, mas também a implementação de medidas concretas que melhorem as condições de aprendizagem desses estudantes.

Neste estudo, propõe-se uma análise dos principais desafios enfrentados pelas escolas regulares na inclusão de alunos com deficiência, assim como uma avaliação dos avanços obtidos por meio das políticas públicas implementadas nos últimos anos. A abordagem adotada se fundamenta em uma revisão crítica da literatura, aliada a uma análise dos dados recentes disponibilizados por órgãos oficiais como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Espera-se, dessa forma, não apenas mapear as dificuldades, mas também apontar caminhos que possam contribuir para uma educação mais inclusiva e equitativa.

A fundamentação teórica deste estudo apoia-se em abordagens que dialogam com a educação inclusiva e crítica, refletindo um compromisso com a transformação social através da prática educacional. O referencial central incorpora o pensamento de Lev Vygotsky (1989), cujas contribuições para a psicologia e pedagogia situam a interação social como elemento essencial para o desenvolvimento cognitivo. Em sua visão sociocultural, o processo de aprendizagem se dá em um contexto interativo, no qual o aluno constrói conhecimento por meio da mediação de um outro mais experiente. No contexto da educação especial, essa teoria é especialmente relevante, uma vez que defende que o desenvolvimento de crianças com necessidades educacionais especiais ocorre de maneira mais eficaz quando inseridas em ambientes que promovem interações sociais enriquecedoras e desafiadoras.

Paulo Freire (1970), outro pilar deste referencial, introduz a pedagogia do oprimido como uma perspectiva emancipatória que almeja transformar a educação em um processo de libertação e conscientização crítica. Freire critica a "educação bancária", caracterizada pela transmissão passiva de conteúdos, defendendo, em contraponto, uma educação dialógica e participativa, na qual o aluno é sujeito ativo de sua aprendizagem. A aplicação desses princípios no contexto da educação especial reforça a necessidade de práticas pedagógicas que sejam não apenas inclusivas em termos de acesso, mas também capazes de promover a autonomia e a participação crítica dos alunos com deficiência, considerando suas realidades e capacidades.

A literatura recente corrobora essas perspectivas. Gomes (2020), em uma análise sobre a implementação de políticas inclusivas no Brasil, ressalta a importância de uma atuação integrada entre as legislações vigentes e a prática escolar cotidiana. O autor destaca que, embora a legislação tenha avançado consideravelmente, como no caso da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), sua efetividade depende de uma adequação prática que considere os desafios estruturais e pedagógicos ainda presentes no cenário educacional brasileiro. Por outro lado, Almeida (2021) argumenta que a efetivação da inclusão nas escolas regulares requer, além da formação inicial dos professores, programas de formação continuada que os preparem para lidar com a diversidade em sala de aula, ressaltando a importância de práticas pedagógicas inovadoras e adaptativas.

As contribuições teóricas desses autores são complementadas pelas normativas que guiam a educação inclusiva no Brasil. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, lançada em 2008 pelo Ministério da Educação (MEC), e a Lei Brasileira de Inclusão (2015) são os principais marcos legais que sustentam o arcabouço normativo deste estudo. Ambas as legislações enfatizam a necessidade de assegurar condições de igualdade para todos os alunos, com especial atenção para as adaptações curriculares e os recursos de acessibilidade física e pedagógica. No entanto, a implementação prática desses dispositivos encontra obstáculos que serão debatidos ao longo deste estudo, com o objetivo de identificar caminhos que possam contribuir para o aperfeiçoamento das práticas de inclusão no Brasil.

 

Tabela 1 - Principais Políticas de Educação Especial e Inclusão no Brasil

 

Política/Legislação Ano de Publicação Descrição Principais Pilares
Constituição Federal 1988 Estabelece o direito à educação como direito de todos, incluindo pessoas com deficiência. - Acesso à educação gratuita e de qualidade para todos.
- Garantia de atendimento educacional especializado.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº 9.394 1996 Define e organiza a educação no Brasil, incluindo princípios voltados para a educação especial. - Atendimento educacional especializado preferencialmente na rede regular de ensino.
- Integração de alunos com deficiência ao ensino regular.
Declaração de Salamanca 1994 Documento internacional, que o Brasil assinou, comprometendo-se a promover a inclusão de pessoas com deficiência na educação regular. - Inclusão como princípio central da educação.
- Acesso igualitário à educação para todas as crianças, independentemente de suas necessidades especiais.
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC) 2008 Documento que orienta a organização da educação especial em uma perspectiva inclusiva nas escolas regulares. - Atendimento especializado no contraturno escolar.
- Formação de professores.
- Adequação dos currículos e recursos de acessibilidade.
Lei Brasileira de Inclusão (LBI) - Lei nº 13.146 2015 Institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência, garantindo os direitos da pessoa com deficiência, incluindo na educação. - Educação inclusiva em todos os níveis e modalidades de ensino.
- Atendimento educacional especializado.
- Direito ao auxílio de tecnologia assistiva.
Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 Estabelece metas para a educação brasileira, incluindo diretrizes para a educação inclusiva. - Inclusão de todos os estudantes com deficiência no ensino regular.
- Expansão da oferta de educação especial.
Decreto nº 7.611 2011 Regulamenta a oferta de educação especial, reafirmando o atendimento especializado dentro das escolas regulares. - Atendimento especializado complementar.
- Recursos e serviços pedagógicos específicos.
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU) 2008 Tratado internacional que o Brasil ratificou, comprometendo-se com a promoção de uma educação inclusiva de qualidade. - Acesso igualitário à educação inclusiva.
- Direitos plenos de pessoas com deficiência para o desenvolvimento educacional, social e cultural.

 

Fonte: Elaborada pelo autor com base em dados da Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases (1996), Política Nacional de Educação Especial (2008), Lei Brasileira de Inclusão (2015), e Declaração de Salamanca (1994).

 

Este estudo adota uma abordagem metodológica predominantemente descritiva e analítica, fundamentada em revisão bibliográfica e análise de dados secundários. A escolha dessa abordagem se justifica pela necessidade de investigar o estado atual da inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares brasileiras, valendo-se tanto de estudos teóricos quanto de dados empíricos coletados por órgãos governamentais e instituições de pesquisa.

A revisão bibliográfica teve como foco artigos acadêmicos e relatórios publicados nos últimos dez anos, selecionados a partir de bases de dados relevantes como SciELO e Google Scholar, além de documentos oficiais fornecidos por órgãos como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o Ministério da Educação (MEC). A escolha temporal visa captar as tendências mais recentes e refletir as mudanças introduzidas após a implementação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), sancionada em 2015, além das diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024).

A análise de dados foi realizada com base nos relatórios do Censo Escolar e em estudos que examinam a acessibilidade física e pedagógica, a formação dos professores e as políticas públicas de apoio às escolas regulares que recebem alunos com deficiência. Tais critérios foram selecionados por sua relevância nas discussões sobre inclusão escolar, uma vez que são frequentemente apontados como fatores críticos para o sucesso da educação inclusiva (Gomes, 2020; Almeida, 2021).

A coleta de dados envolveu a identificação de padrões de inclusão em diferentes regiões do Brasil, destacando-se as disparidades socioeconômicas e regionais que influenciam o processo de inclusão. A análise foi conduzida de forma comparativa, confrontando os achados da literatura com os dados empíricos apresentados pelos relatórios oficiais. O objetivo foi evidenciar os principais desafios e avanços na inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, com ênfase nas políticas de formação docente e no impacto das adaptações curriculares.

A metodologia escolhida permite não apenas a caracterização dos dados existentes, mas também uma análise crítica das lacunas e desafios que ainda persistem na implementação das políticas inclusivas no Brasil.

Com base nos dados apresentados no Censo Escolar de 2023, divulgado pelo Ministério da Educação e Inep, os indicadores educacionais relacionados à educação especial revelam importantes tendências em relação às taxas de aprovação, reprovação e abandono. Esses dados são fundamentais para uma análise mais ampla da inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares brasileiras (Brasil, 2023).

A taxa de aprovação na educação especial, especificamente no ensino fundamental, manteve-se em níveis elevados, acima de 85% desde 2014, alcançando 92,1% em 2023. Esse dado sugere que, em geral, os alunos com necessidades especiais estão sendo promovidos de forma satisfatória. No entanto, segundo Vygotsky (1989) e Gomes (2020), a simples promoção não reflete necessariamente uma inclusão de qualidade. Para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo está intrinsecamente relacionado à mediação social e à qualidade das interações educativas, sendo fundamental avaliar a profundidade das aprendizagens e a eficácia das metodologias utilizadas nesse processo inclusivo.

Embora a reprovação tenha diminuído nos últimos anos, ela ainda representava 7% em 2023 no ensino fundamental, variando entre 5,5% no 2º ano e 7,0% no 5º ano. Segundo Freire (1970), a reprovação pode ser um reflexo de um sistema educacional que não acolhe a diversidade, reforçando ciclos de exclusão. A pedagogia freireana defende um ambiente educacional que valorize o desenvolvimento integral do aluno, fomentando sua autonomia e superando práticas que geram exclusão, como a reprovação. O aumento da reprovação nas séries finais do ensino fundamental sugere que as dificuldades se intensificam com o avanço dos anos escolares, devido à maior complexidade dos conteúdos e à insuficiência de adaptações pedagógicas adequadas.

Quanto ao abandono escolar, os dados mostram uma melhoria significativa. A taxa caiu de 3% em 2014 para apenas 0,7% em 2023, indicando que as políticas públicas têm, em parte, garantido a permanência desses alunos nas escolas. No entanto, conforme argumenta Almeida (2021), a permanência por si só não é suficiente. É imprescindível assegurar que o tempo escolar seja produtivo, com a oferta de adaptações que permitam aos alunos com deficiência aprender e progredir efetivamente.

Os desafios persistentes incluem a formação docente e a infraestrutura escolar. Almeida (2021) aponta uma lacuna significativa entre a formação inicial dos professores e a prática pedagógica inclusiva. Os dados do Censo Escolar indicam que muitos docentes ainda não possuem formação específica para atender às necessidades dos alunos com deficiência, o que pode explicar parte das reprovações. Além disso, a infraestrutura das escolas, principalmente em áreas rurais, continua inadequada para atender a esses alunos de maneira plena. As escolas urbanas concentram a maior parte das matrículas, refletindo uma desigualdade no acesso à educação inclusiva em regiões mais afastadas (Brasil, 2023).

Os dados indicam avanços em termos de inclusão, mas os desafios estruturais e pedagógicos ainda são significativos. A formação de professores e a adequação de recursos são fundamentais para garantir que a inclusão de alunos com deficiência seja qualitativa e promova seu pleno desenvolvimento. Vygotsky e Freire destacam que a verdadeira inclusão vai além da simples presença física na escola; ela deve transformar as interações e o ambiente educacional para assegurar o desenvolvimento integral e a participação ativa dos alunos com necessidades especiais (Vygotsky, 1989; Freire, 1970).

Em relação ao Plano Nacional de Educação (PNE), vigente desde 2014, um balanço realizado em 2023 indicou que cerca de 90% das metas não serão cumpridas até o final do plano em 2024. Entre essas metas, destaca-se a universalização do ensino infantil, fundamental e médio, além da erradicação do analfabetismo e da oferta de educação em tempo integral (Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2023). No contexto da educação especial, a não realização dessas metas implica diretamente na necessidade de melhorias no acesso e na permanência de alunos com deficiência nas escolas regulares.

Embora tenha havido progressos em termos de matrículas e redução de abandono, ainda persistem desafios, como a falta de infraestrutura adequada e a insuficiente formação docente. Além disso, a meta de valorização dos profissionais da educação, que envolve a formação continuada dos professores, também não foi alcançada, comprometendo a qualidade do atendimento aos alunos com necessidades especiais. Segundo o balanço de 2023, embora algumas metas tenham avançado, como a universalização do ensino fundamental, o ritmo de progresso foi insuficiente para atingir os objetivos propostos. Esse cenário é especialmente crítico na educação infantil e no ensino médio, onde persistem profundas desigualdades regionais e socioeconômicas, afetando particularmente as crianças com deficiência nas regiões Norte e Nordeste (Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2023).

Diante dessas dificuldades, um novo PNE está sendo elaborado, com o objetivo de ajustar as metas e enfrentar as falhas observadas nos últimos dez anos. Esse novo plano deve concentrar-se em ações práticas que promovam a inclusão efetiva, com maior investimento em políticas públicas voltadas à formação docente e à melhoria da infraestrutura escolar. Em setembro de 2024, o Senado Federal iniciou debates sobre o novo PNE, que cobrirá o período de 2024 a 2034. Esse plano traz 10 diretrizes, 18 objetivos e 58 metas, com 253 estratégias que visam promover uma educação mais equitativa e inclusiva no Brasil (Senado Federal, 2024).

Contudo, um dos principais desafios identificados pelos debatedores é a necessidade de aprovação do Sistema Nacional de Educação (SNE). O SNE é considerado crucial para garantir a articulação entre a União, os estados e os municípios, possibilitando a execução coordenada das metas do PNE e a definição clara das responsabilidades de cada ente federativo. Sem o SNE, existe o risco de desorganização na implementação das políticas educacionais, incluindo aquelas voltadas à educação especial (Senado Federal, 2024).

A partir da análise dos dados apresentados pelo Censo Escolar de 2023 e de uma revisão crítica da literatura especializada, é possível concluir que a educação especial no Brasil tem avançado, especialmente no que diz respeito ao aumento das taxas de aprovação e à redução do abandono escolar entre alunos com deficiência. No entanto, os desafios estruturais, como a falta de formação adequada dos professores e a insuficiência de recursos e infraestrutura nas escolas, continuam a comprometer a qualidade da inclusão.

O Plano Nacional de Educação (PNE), que visa nortear a educação inclusiva no Brasil, infelizmente, está longe de alcançar suas metas. Com 90% das metas não cumpridas, conforme apontam os últimos levantamentos, a inclusão plena de alunos com deficiência ainda enfrenta obstáculos significativos. As falhas na implementação de políticas públicas, aliadas à persistente falta de recursos, reforçam a necessidade de um maior compromisso com a formação docente e a adequação das infraestruturas escolares.

Vygotsky e Freire, teóricos que fundamentaram parte das discussões deste trabalho, ressaltam que a educação vai além do simples acesso à escola. A verdadeira inclusão deve transformar o ambiente escolar em um espaço de interações ricas e significativas, onde os alunos com deficiência possam desenvolver suas potencialidades de forma plena e em igualdade de condições. Portanto, a superação das dificuldades apontadas requer um esforço coordenado entre a União, estados e municípios, bem como o fortalecimento de políticas públicas como o Sistema Nacional de Educação (SNE), cujo papel na articulação entre os entes federativos será crucial para a execução eficaz das metas do novo PNE (2024-2034).

Finalizando, para que a inclusão seja de fato efetiva, é imprescindível que se avance na execução de políticas que garantam não só o acesso físico, mas também a permanência com qualidade e o pleno desenvolvimento dos alunos com deficiência, respeitando sua diversidade e proporcionando-lhes condições de aprendizado e desenvolvimento social.

 

 

Referências

 

ALMEIDA, M. R. A formação docente e a inclusão escolar: desafios e perspectivas. Educação e Sociedade, v. 32, n. 2, p. 123-137, 2021.

 

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 05 out. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 10 dez. 2023.

 

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 10 dez. 2023.

 

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 dez. 2023.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 10 dez. 2023.

 

CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Plano Nacional de Educação tem 90% das metas não cumpridas, aponta balanço do PNE 2023. Disponível em: https://campanha.org.br/noticias/2023/06/20/plano-nacional-de-educacao-tem-90-das-metas-nao-cumpridas-aponta-balanco-do-pne-2023. Acesso em: 10 dez. 2023.

 

DINIZ, Margareth. Formação docente para a diversidade e a inclusão. 2011.

 

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

 

GOMES, J. P. A educação inclusiva no Brasil: avanços e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 25, n. 3, p. 45-59, 2020.

 

GUSMÃO, Neusa M. Apresentação do dossiê formação docente para a diversidade: dilemas, desafios e perspectivas no diálogo entre Antropologia e Educação. Pro-Posições, v. 24, p. 17-25, 2013.

 

GUERCH, Cristiane Ambros. Formação docente para a diversidade: um saber plural. Holos, v. 6, p. 1-17, 2019.

 

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar da Educação Básica 2023: Resumo Técnico. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/mec-e-inep-divulgam-resultados-do-censo-escolar-2023. Acesso em: 10 dez. 2023.

 

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco et al. Formação docente no ensino fundamental: interfaces com a diversidade. Revista da FAEEBA Educação e Contemporaneidade, v. 29, 2021.

SAVIANI, Dermeval. Sociologia e história da educação: aspectos da trajetória de um cientista militante. Revista Contemporânea de Educação, v. 8, n. 16, 2013.

 

SENADO FEDERAL. Novo Plano Nacional de Educação deve suprir desigualdades educacionais. 2024. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/09/02/novo-pne-requer-aprovacao-do-sistema-nacional-de-educacao-dizem-debatedores. Acesso em: 10 dez. 2023.

 

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.