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Semana da pátria na Educação Infantil: Brasil mostra tua cara!

Silvia Cassia da Costa[1]

Juliana Macedo da Silva[2]

Mariely Iracema Ribeiro Queiroz[3]

Rosiane Artiaga[4]

 

DOI: 10.5281/zenodo.13775015

 

 

Introdução

 

A democracia é uma das maiores conquistas do povo brasileiro, e o exercício da cidadania é essencial para mantê-la viva. O dia 7 de setembro é uma data marcante, especialmente em um momento de eleição, quando o Brasil, após vivenciar um regime de ditadura militar, hoje desfruta da liberdade de expressão – um direito que começou a se consolidar com a Independência. Por isso, é fundamental trabalhar nos alunos essa conscientização e o amor à Pátria. A Semana da Pátria é uma ocasião de grande emoção e reflexão, pois simboliza o início de nossa trajetória como nação independente, fruto de uma longa luta que perdura até os dias atuais.

Homenagear a Pátria Amada significa valorizar seu céu, sua terra, seu povo, sua cultura, sua consciência coletiva, e também as raízes familiares, o legado dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade. Todos nós fazemos parte dessa Pátria. É responsabilidade da escola aproximar os alunos do verdadeiro significado dessa data, refletindo sobre as atividades e suas intenções pedagógicas. É importante que a criança compreenda que ela faz parte do Brasil. Demonstramos nosso amor ao país cuidando de suas belezas naturais, protegendo as florestas, os pássaros, o ar que respiramos...

O amor à Pátria se manifesta na solidariedade, no respeito a quem nos cerca e na preservação de nossa terra, natureza, população e símbolos.

 

Justificativa

 

Para BNCC (2018) é preciso compreender o significado do dia da Independência do Brasil- Conhecer símbolos nacionais como a bandeira, o hino e o brasão – Promover atividades que incentivem a valorização da cultura e história brasileiras. – Estimular a expressão artística e a criatividade por meio de trabalhos manuais. É preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômico e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, em como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil. Um pais que respeita a sua diversidade cultural e patrimonial, que mostra a cara do seu povo nas mais diversas camadas da sociedade promovendo o acesso social, patrimonial e fisiológico aos seus cidadãos.

 

 

3-Objetivo geral

 

Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;

 

Objetivo específico

 

  • Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
  • Incentivar o amor à Pátria
  • Cantar e interpretar o Hino Nacional
  • Conhecer a diversidade cultural dos estados brasileiros;
  • Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil;
  • Desenvolver atividades plásticas com recortes, pintura e colagem;
  • Participar da passeata de bicicleta

 

Metodologia

 

O Presente Projeto será realizado do dia 01 a 07 de setembro, na semana da Pátria, com atividades diversas durante os cinco dias. No primeiro dia, antes do início das aulas haverá o hasteamento da Bandeiras do Brasil, Estado e Município, neste momento a Direção dará início as atividades da semana. Após a fala da direção os alunos respeitosamente no primeiro dia ouvirão a história da independência do Brasil. No segundo dia cantarão o hino nacional juntamente com a professora. No terceiro dias os alunos desenvolverão, em sala atividades referentes ao tema PÁTRIA, estas poderão ser desenhos, cartazes. No quarto farão bandeiras. No quinto dias os alunos participarão de uma passeata de bicicleta com saída da escola na Avenida Tancredo Neves rumo ao aeroporto juntamente com aparato policial, os seus pais, professores e recepcionados com lanche e hino para finalizar o evento.

 

 

Avaliação

 

Será de forma contínua durante a semana observando a participação e o empenho de todos os envolvidos no projeto.

 

 

Referências

 

BRASIL,Ministério da Educação.BNCC:Base Nacional Comum Curricular,2018.

 

BRASÍLIA: MEC/SEF, Volume 1: Introdução; volume 2: Formação pessoal e social; volume 3: Conhecimento de mundo. 1. Ed. 1998.

 

BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura Corporal da Dança. 3ª ed. São Paulo: Ícone, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

 

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