Buscar artigo ou registro:

 

 

 

Projeto: alimentando com saúde

Silvia Cassia da Costa[1]

Juliana Macedo da Silva[2]

Mariely Iracema Ribeiro Queiroz[3]

Rosiane Artiaga[4]

 

DOI: 10.5281/zenodo.13774812

 

 

Introdução

 

Após o período de adaptação, pôde-se perceber a necessidade da introdução de melhores hábitos alimentares no cotidiano dos alunos do Maternal 3 anos matutino, tanto a turma integral quanto a parcial da Escola de Educação Infantil Pequeno Sábio, vez que os alunos estavam acostumados a consumir alimentos de baixo valor nutritivo no seu dia a dia. Entendemos também que esta seria uma prática que deveria se estender à família, de modo que a mesma como parceira da escola e instituição inicial da vida do educando deveria estar em consonância com esse projeto, participando ativamente do mesmo.

O projeto tem o intuito de além de demostrar a necessidade da inserção de hábitos alimentares saudáveis, conscientizar também a importância da associação com práticas de exercícios físicos para um bom e saudável estilo de vida, tanto para os alunos, quanto para a família dos alunos.

 

 

Objetivo geral

 

Incentivar os bons hábitos alimentares associado a práticas de atividades físicas.

 

Objetivos específicos

 

 - Identificar as preferências alimentar dos alunos;
 - Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
 - Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;
 - Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos;
 - Identificar as frutas, legumes, raízes e a importância destes para a saúde;
 - Reconhecer os produtos industrializados como um alimento menos nutritivo e menos   necessário ao seu desenvolvimento;

 - Incentivar nos horários de alimentação da escola a comer todas as misturas como raízes, legumes e verduras diferentes do seu cotidiano alimentar;

 - Conhecer as principais frutas da nossa região, bem como saber diferenciá-las utilizando recursos divertidos juntamente com os sentidos: a visão, o tato, o olfato e o paladar;

 - Conscientizar-se dos benefícios da prática de atividades física para uma vida saudável, e seus benefícios para a vida toda.

 

 

Justificativa

 

Ter uma alimentação saudável é de grande importância para as famílias brasileiras, mas não é o que acontece nos dias de hoje, segundo estudos de nutricionistas a criança que não se alimenta de modo correto pode não crescer adequadamente, tendo dificuldades de concentração nas atividades e fraqueza para brincar. Preparamos um Projeto alimentação saudável para educação infantil, mais especificamente maternal 3 anos matutino e integral, para promover e incentivar nossos pequenos a mudar seus hábitos alimentares de modo a conscientizar também os pais, devemos nos atentar que alimentação saudável é comer bem e não comer demais. Promovendo o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de forma atraente, lúdica e educativa, em consonância com essa temática, será desenvolvida a conscientização com a prática de atividades físicas, como complemento da alimentação saudável, promovendo assim uma vida saudável.

 

 

Fundamentação teórica

 

É de comum acordo entre os pesquisadores da área, que uma boa alimentação, saudável, é de suma importância para o corpo humano, de modo que em cada idade seus benefícios se diferenciam, porém todos apontam para grandes essencialidades dessa prática. De acordo com CUNHA, 2014,desde a infância cada indivíduo já tem suas preferências alimentares, cabendo à família e à escola incentivarem que estes sejam os mais saudáveis possíveis”, de modo que nos baseamos nesta afirmativa para desenvolvermos este projeto, nos valendo do fato de que quanto mais cedo inserir esse pensamento nos educandos, melhores resultados terão para a vida dos mesmos, e além, das crianças se tornam excelentes mensageiras para seus familiares, vez que compartilham suas experiências com as mesmas.

 

Para essa conscientização sobre alimentação como fator de grande contribuição para melhor qualidade de vida, se faz necessário um incentivo a promoção da saúde por meio da educação nutricional se tornando, portanto, uma necessidade atual. A sociedade não precisa de modismos, e sim da verdadeira conscientização da importância dos hábitos alimentares corretos, isto é, fornecimento de alimentos necessários, nas quantidades adequadas, nos momentos certos, e por meio desta disciplina alimentar alcançar os benefícios satisfatórios para a saúde do corpo e, desta forma, contribuir para a aquisição de uma boa qualidade de vida. (AMARAL, 2008 apud CUNHA, 2014).

 

Apropriando-nos da fala de Cunha, o nosso objetivo macro, não é de modismo na escola, mas sim uma tentativa de auxiliar os alunos para que tenha esse hábito saudável em sua vida, de forma lúdica e prazerosa, tentando evitar também possíveis doenças e/ou carências nutricionais que é percebido em demasia na sociedade atual.

Valendo-nos dos conceitos acima citados, resolvemos unir ao tema a atividade de exercícios físicos, propondo atividades dinâmicas de movimento com os alunos e se estendendo para a instituição familiar. Nas últimas décadas a inatividade física tem contribuído para o aumento do sedentarismo e seus malefícios associados à saúde e ao bem-estar do indivíduo. Tudo isso, é consequência de um novo padrão de vida da sociedade moderna que com as mudanças de hábitos resultaram num ambiente propicio para a inatividade física e juntamente com alimentação excessiva e errônea para um estilo de vida incorreto, desse modo, os dois assuntos estão intimamente interligados, sendo difícil trabalhar os dois temas em separado.

 

A prática de atividade física regular e seus benefícios para a saúde é vista como importante aliada contra as consequências que parecem ser bastante claras, e sendo um dos fatores para terem maiores probabilidade de desenvolverem doenças crônicas degenerativas. Esses resultados são debatidos frequentemente entre os profissionais na área da saúde e amplamente documentados na literatura atual (FARIA JÚNIOR, 2009 apud, FILHO, 2014).

 

De acordo com as pesquisas de FARIA, vimos que muito se tem a beneficiar com a associação dessas duas práticas saudáveis de vida, inclusive evitando possíveis doenças que hoje são tão comuns na nossa sociedade, atingindo inclusive as crianças, em virtude talvez da correria do dia a dia dos pais dessas crianças, que por falta de tempo acaba recorrendo a alimentos industrializados que são de rápido preparo, inconscientemente os incentivando a hábitos não saudáveis de alimentação e de sedentarismo, ao oferecer distrações tecnológicas, apenas, como tabletes, celulares, TVs, computadores, etc.

Diante disso, vê-se neste projeto um caminho proposto a ser percorrido tanto pelos alunos quanto pelos pais dos alunos, no intuito de propor ferramentas que norteiam e apontam para uma melhor qualidade de vida para os mesmos.

 

 

Metodologia

 

  • Iniciar o projeto no mês de abril, encaminhando para cada família das turmas envolvidas, um informativo sobre o projeto, solicitando auxilio das mesma na execução do projeto, vez que família e escola devem trabalhar em consonância;
  • Fazer uma roda de conversa sobre a alimentação preferida das crianças, registrar os alimentos mais consumidos na família e identificar semelhanças entre hábitos alimentares na família, incentivando bons hábitos alimentares.
  • Às sextas-feiras serão realizados os momentos de integração entre as duas turmas do Maternal 3 anos matutino e integral, iniciando por saladas de frutas e consequentemente a inserção de outros alimentos como legumes, verduras e biscoitos integrais.
  • Esclarecer sempre que devemos ter alguns cuidados como: beber água filtrada, cortar as unhas, lavar sempre as mãos antes das refeições, escovar os dentes após as refeições, pois para ter uma boa saúde é necessário cuidar também da higiene pessoal;
  • Mostrar aos pequenos durante o desenvolvimento do Projeto, que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação, como por exemplo: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros;
  • Realizar uma vez por semana atividades de coordenação motora com os alunos na quadra da escola, como, circuitos, jogos dinâmicos, para serem explorada a coordenação motora, lateralidade, raciocínio lógico, memória, comando, regras e interação com os colegas.
  • Demonstrar aos alunos os nutrientes presente nos alimentos saudáveis propostos, através de atividades como: teatro com fantoches de frutas, vídeos, histórias, atividades de artes etc.;
  • Realizar de modo divertido um desfile no pátio da escola, cada aluno desfilará com uma figura de uma fruta, a professora o apresentará dizendo os seus benefícios para a saúde;
  • Algumas frutas serão apresentadas em sua forma in natura para os alunos, no dia do conto da história da Chapéuzinho Vermelho, que será realizado embaixo de uma árvore da escola, nesse momento será aproveitado para incentivar a oralidade e memória, após, todos sentarão ao redor da cesta da Chapéuzinho Vermelho para degustarem as frutas, serão dadas preferência para as frutas da época e da região;
  • Realizaremos uma visita aos pés de frutas que existe na escola, onde será demonstrado aos alunos como se dá o desenvolvimento delas, e os quesitos necessários para que ela cresça saudável e gere frutos;
  • Como culminância do projeto, montaremos uma mesa com frutas cortadas e expostas de maneira divertida e convidaremos a escola para degustar junto conosco levando consigo um selo de alimentação saudável.

 

 

Cronograma de atividades

 

 

1ª semana

 

- História: A galinha Ruiva.

- Conversa informal: A atitude dos amigos da galinha Ruiva e a importância dos alimentos para nossa vida, bem como sobre a alimentação preferida das crianças, registrar os alimentos mais consumidos na família e identificar semelhanças entre hábitos alimentares na família, incentivando bons hábitos alimentares.

- Lanche (conversar sobre os nutrientes do nosso café da manhã).

- Parque: Brincar de fazer comidinha com areia, água, sementes, folhas etc.

- Músicas: A galinha do vizinho bota ovo amarelinho...

- Pátio: brincar de Seu mestre mandou: pegar uma folha verdinha, uma folha amarela etc.

- Passeio no pátio da escola para investigação da presença de árvores frutíferas.

- Artes: relacionada à história e os numerais 1 ao 10. (a galinha do vizinho bota ovo amarelinho bota 1, bota 2.)

- Vídeo: Chico Bento no sítio.

- Inserir após o lanche ou almoço a escovação (falando sobre a importância dessa higienização, bem como lavar as mãozinhas antes das refeições).

- Observação:

2ª semana

 

- História: O grande rabanete.

- Parque;

- Música: Comer comer...

- Conversa informal sobre a importância dos legumes e vegetais na nossa alimentação. Esclarecer sempre que devemos ter alguns cuidados como: beber água filtrada, cortar as unhas, lavar sempre as mãos antes das refeições, escovar os dentes após as refeições, pois para ter uma boa saúde é necessário cuidar também da higiene pessoal;

- Artes: atividade relacionada a história.

- Vídeo: João e o pé de feijão.

- Construção de um painel sobre os legumes e vegetais mais importantes para a nossa alimentação saudável.
- Pátio: Brincadeiras e jogos com circuitos.
- Encaminhar para cada família das turmas envolvidas, um informativo sobre o projeto, solicitando auxílio das mesmas na execução do projeto (enviando toda sexta-feira uma quantidade pequena de frutas).

- Fazer uma salada de frutas na Sexta-feira com as frutas trazidas por eles.

- Observação:

 

 

3ª semana

 

- História: Chapeuzinho Vermelho.

- Conversa informal: Algumas frutas serão apresentadas em sua forma in natura para os alunos, no dia do reconto da história da Chapéuzinho Vermelho, que será realizado embaixo de uma árvore da escola, nesse momento será aproveitado para incentivar a oralidade e memória, após, todos se sentarão ao redor da cesta da Chapéuzinho Vermelho para degustarem as frutas, serão dadas preferência para as frutas da época e da região;

- Brincadeiras: Realização da atividade que trabalha o corpo, utilizando colchões dispostos a formar uma superfície instável, onde o aluno deverá: engatinhar, rolar o corpo lateralmente, andar, rastejar em decúbito ventral e dorsal e correr.

- Músicas: Pela estrada afora. (Chapeuzinho Vermelho)

- Artes: atividade relacionada a Páscoa;

- Vídeo: Bebê Mais – Alimentação.

- Rotina: oração, lanche, escovação e almoço;

- Momento alimentação saudável;

- Data comemorativa: Páscoa: falar sobre o tema em roda de conversa.

- Apresentação dos símbolos da Páscoa para a escola.

- Oferecer uma lembrancinha da Páscoa.

- Observação:

 

 

4ª semana

 

- História: O sanduíche da Maricota

- Conversa informal: Mostrar aos pequenos, que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação, como por exemplo: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.

- Parque;

- Músicas: Dançar, criando movimentos e coreografias de músicas;

- Artes: relacionadas à história;

- Vídeo: Turma da Monica (enfatizando a Magali)

- Rotina: oração, lanche, escovação e almoço;

- Momento alimentação saudável;

- Data comemorativa: Dia do Trabalho

- Roda de conversa: sobre o trabalho e as profissões dos pais, salientando a importância de cada um.

- Visitar as profissionais da cozinha da escola utilizando a toquinha para adentrar ao espaço delas.

- Pátio: Brincadeiras com elástico (passar por cima, por baixo, pular); emitir sons corporais (bater palmas, pés...).

 

- Observação:

5ª semana

 

- História;

 - Conversa informal: a importância da Mamãe.

- Parque;

- Pátio:

- Artes: atividade relacionada ao Dia das Mães.

- Vídeo e música: Mãe de todo tipo (turma do seu Lobato).

- Mostrar figuras grandes e coloridas de animais com seus filhotes;
- Brincar de mamãe.

- Rotina: oração, lanche, escovação e almoço;

- Momento alimentação saudável;

- Confecção de lembrancinhas do Dia das Mães.

- Observação:

 

 

6ª semana

 

- História;

- Conversa informal: Os nossos sentidos.

- Parque;

- Brincadeira: Identificar as frutas de maneira lúdica, verduras e legumes através do olfato, tato e paladar (caixa da curiosidade alimentar).

- Apresentação do fantoche das frutas.

- Músicas;

- Artes: Colagens com grãos.

- Pátio: Corrida do ovo ou limão na colher;

- Rotina: oração, lanche, escovação e almoço;

- Momento alimentação saudável;

- Observação:

 

 

7ª semana

 

- História;

- Conversa informal: A importância dos alimentos saudáveis;

- Parque;

- Artes: Recorte em revistas de frutas, verduras, legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável.

- Vídeo;

- Relacionar em um painel a lista do nome dos alunos às frutas de sua preferência;

- Rotina: oração, lanche, escovação e almoço;

- Momento alimentação saudável;

- Observação:

 

 

8ª semana

 

- História;

- Conversa informal: A importância dos alimentos saudáveis;

- Parque;

- Artes: Recorte em revistas de frutas, verduras, legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável.

- Vídeo;

- Pátio;

- Rotina: oração, lanche, escovação e almoço;

- Realizar de modo divertido um desfile no pátio da escola, cada aluno desfilará com uma figura de uma fruta, a professora o apresentará dizendo os seus benefícios para a saúde;

- Culminância do projeto: montaremos uma mesa com frutas cortadas e expostas de maneira divertida e convidaremos a escola para degustar junto conosco levando consigo um selo de alimentação saudável.

 

- Observação:

 

Conteúdo

 

  • Família;
  • Alimentação saudável;
  • Hábitos alimentares na família;
  • Confraternização;
  • Roda de conversas;
  • Brincadeiras;
  • Jogos;
  • Exercícios físicos;
  • Expressão corporal;
  • Dança;
  • Músicas;
  • Vídeos;
  • Painéis;
  • Higiene pessoal;
  • Alimentos prejudiciais à saúde;
  • Coordenação motora;
  • Circuitos;
  • Lateralidade;
  • Raciocínio lógico;
  • Memória;
  • Comando;
  • Regras;
  • Nutrientes dos alimentos;
  • Teatro com fantoches;
  • Vídeos;
  • Histórias conto e reconto;
  • Artes;
  • Colagens;
  • Pinturas;
  • Recortes;
  • Desfile;

Avaliação

 

Os alunos serão avaliados através de observações sobre seu envolvimento com as atividades propostas, bem como sua interação com os colegas de sala nos momentos de atividades coletivas.

 

 

 

Tempo de duração:

2 meses, porém, o incentivo a alimentação saudável ocorrerá o ano todo.

 

 

Referências

 

CUNHA, Luana Franciele da. A importância da Alimentação Adequada na Educação Infantil. Dísponivel em : http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3507/1/MD_ENSCIE_IV_2014_57.pdf. Acessado em: 01/04/2019.

 

FILHO, Isaias Batista. JESUS, Leonardo Leite de. ARAUJO, Lucinei Gomes da Silva de. Atividade física e seus benefícios à saúde. Dísponivel em : https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_31_1412869196.pdf . Acessado em 01/04/2019.

 

[1]     O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

[2]     O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

[3]     O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

[4]     O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.