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Aprendizado em pares

Tatiane Alves Lucchetti[1]

Luciene Lécia Lucchetti

 

DOI: 10.5281/zenodo.13773298

 

 

RESUMO

A educação contemporânea precisa acompanhar as transformações ocorridas na sociedade nos aspectos econômico, social e cultural e principalmente avaliar o crescente desenvolvimento tecnológico que impactam diretamente no ensino aprendizagem. A proposta do artigo é discutir como as pessoas mudaram a forma de ler o mundo com os diferentes recursos tecnológicos digitais e como o aprendizado em pares tem sido importante nas aulas presencial e online e como estão sendo utilizados em nosso cotidiano, diante da facilidade com que as informações chegam até nós. O presente paper foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, através do levantamento e análise de diferentes ideias trazidas por artigos, livros e sites que tratam da temática apresentada. Restou claro que o aprendizado em pares e a metodologia presencial e online se torna relevante quando aliada à educação, promove a produção de saberes, valores, crenças e paradigmas dos autores envolvidos neste processo, de modo colaborativo democratiza o acesso à informação e ao conhecimento e potencializa a emancipação social.

 

Palavras-chave: Aprendizado. Aulas. Pares. Presencial e Online.

 

 

ABSTRACT

Contemporary education needs to monitor the transformations occurring in society in economic, social and cultural aspects and mainly evaluate the growing technological development that directly impacts teaching and learning. The purpose of the article is to discuss how people have changed the way they read the world with different digital technological resources and how learning in pairs has been important in face-to-face and online classes and how they are being used in our daily lives, given the ease with which information reaches us. This paper was carried out through bibliographical research, through the survey and analysis of different ideas brought by articles and books and websites that deal with the topic presented. It remains clear that peer learning and face-to-face and online methodology become relevant when combined with education, it promotes the production of knowledge, values, beliefs and paradigms of the authors involved in this process, in a collaborative way it democratizes access to information and knowledge and enhances social emancipation.

 

Keywords: Apprenticeship. Classes. Pairs. In person and online.

 

 

Introdução

 

O momento em que vivemos vem sendo marcado por uma verdadeira revolução tecnológica. Essa realidade desafia o professor, pois a cada dia surgem novas possibilidades de aprendizagens, nos aspectos social, cultural, econômico. Diante disso, faz-se necessário que o professor construa novas habilidades, adaptando os recursos digitais à sua prática pedagógica onde, alunos e professores estarão diante de uma nova forma de ensinar e aprender, criando espaços de aprendizagem. Este paper pretende contribuir com a reflexão da prática pedagógica através da integração da atividade em pares, a apropriação dos recursos digitais no processo de ensino aprendizagem. Pretende se ainda verificar como ocorre o uso dos recursos tecnológicos no cotidiano presencial e online nas instituições de ensino. Diante do interesse dos educadores e educandos pela melhoria da qualidade de ensino e consequentemente a gama de informações que estão disponíveis nos meios de comunicação e informação, a educação precisa acompanhar a modernização em seus mais amplos aspectos, mesmo que de forma moderada, avaliando os impactos e resultados obtidos no decorrer do processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre a aprendizagem em pares em relação a educação e sua relação com os recursos tecnológicos no universo da sala de aula, presencial e online, consolidando os conceitos de tecnologia apresentados na primeira seção deste artigo e o uso dos recursos tecnológicos digitais no cotidiano escolar, contrapondo-se com a interpretação que os diversos pesquisadores têm observado a respeito do tema e as sugestões apresentadas para que professores, alunos e instituição possam produzir novas expectativas para o futuro.

 

 

Aprendizado entre pares

 

Normalmente quando tratamos de um assunto como tecnologia, logo pensamos em aparelhos digitais, porém a tecnologia vai muito além desse conceito. Não podemos nos abster em pensar em tecnologia somente o que é novo ou digital, a tecnologia começou a ser implantada ao longo da nossa evolução. Diante das necessidades básicas de sobrevivência, o homem vinha adaptando ferramentas e utensílios para seu uso diário, um bom exemplo disso, foi a descoberta do fogo, quando ele necessitou de cozinhar os alimentos para consumo. Portanto, toda nova tecnologia é fruto das necessidades de uma nova sociedade.

Segundo Karasinski, 2013 com tantas abordagens sobre o assunto, vale destacar as diferentes áreas do conhecimento; para os que trabalham com computadores, a tecnologia envolve o desenvolvimento de aparelhos que lidam com a distribuição da informação de forma cada vez mais veloz, envolvendo um grande número de pessoas e realizando recursos cada vez mais avançados; já para um biólogo, por exemplo, a tecnologia envolve a criação de ferramentas que facilitem o estudo das células e da evolução animal e vegetal. Contudo, se pensarmos em um arqueólogo, este poderá conceituar a tecnologia sobre a evolução das ferramentas que permitem o estudo de elementos históricos.

A instrução entre pares, também conhecida como aprendizado entre pares, é uma abordagem educacional na qual os alunos colaboram entre si para alcançar objetivos de aprendizado comuns. Em vez de depender apenas do professor como fonte de conhecimento, os alunos trabalham juntos, muitas vezes em pequenos grupos, para compartilhar informações, discutir conceitos, resolver problemas e ensinar uns aos outros. Heppner (2007), assim como Stanley e Porter (2002), propõem soluções de auxílio aos professores para trabalhar em grandes classes: dividi-las em turmas menores e promover discussões entre grupos são ideias que proporcionam resultados satisfatórios.

Esse método promove a participação ativa dos alunos no processo de aprendizado, ajudando-os a desenvolver habilidades de pensamento crítico, comunicação e colaboração. Além disso, permite uma personalização do aprendizado, pois os alunos podem receber feedback imediato de seus colegas e adaptar suas abordagens de aprendizado conforme necessário.

A instrução entre pares é comumente utilizada em uma variedade de contextos educacionais, desde salas de aula tradicionais até ambientes de aprendizado online, e pode ser implementada em uma variedade de disciplinas e níveis de ensino.

Para se ter uma boa aprendizagem entre pares o primeiro passo do docente é estar realizando o planejamento da tarefa, é nessa etapa que o objetivo esperado com a atividade proposta é definido, em seguida, o docente pode estar apresentando leituras prévias para que sejam feitas pela turma, esse estudo prévio pode ser feito incluindo os conteúdos de multimídia, enriquecendo o aprendizado. César et al (2017) enfatizam que a utilização dessas metodologias motiva os alunos a obterem seu próprio processo de aprendizagem, favorecendo a busca de informações para a resolução de problemas profissionais do dia a dia além de mudanças no modo de agir e pensar.  Na de preparação, o professor pode testar o conhecimento que os alunos já possuem e entrega feedbacks com solução de dúvidas acerca do tema estudado, lembrando que os testes aplicados devem ser individuais e em grupos.  Mitre et al (2008) corroboram ao afirmar que a educação não é o resultado de um depósito de conhecimento, mas uma troca em que deve-se valorizar a participação coletiva, a reflexão, a criticidade, o reconhecimento do contexto. Assim pode ser apontado pelo professor situações reais e relevantes relacionadas ao conteúdo estudado. Em seguida, a turma é dividida entre pares (ou times) e as equipes devem discutir entre si a situação proposta, com posterior apresentação dos registros levantados.

 

 

Metodologia em aulas online e presencial

 

Diante das mudanças tecnológicas que vem ocorrendo as atividades e ações improváveis e impensáveis, hoje se tornaram atividades corriqueiras que até a algum tempo não se faziam tão presentes no cotidiano das pessoas, porém com os recursos digitais essa realidade mudou significativamente o modo das pessoas pensar e relacionarem-se assim trazendo novos metodologias para a aprendizagem.

 A inserção da metodologia entre pares em aulas presenciais e online pode ser adaptada de diversas maneiras, atendendo necessidades específicas para cada ambiente.

Segundo Moran (2005): As redes, principalmente a Internet, estão começando a provocar mudanças profundas na educação presencial e a distância. Nas aulas presenciais são formados grupos pequenos que seria ideal de 3 a 5 membros, dependendo do tamanho da turma e da atividade, desenvolvendo tarefas colaborativas, que exijam colaboração entre os membros do grupo, assim promovendo discussões, resolução de problemas, projeção de grupo e simulação. O professor atua como mediador, monitorando o progresso de cada grupo, fornecendo orientação quando necessário podendo estimular a participação dos alunos fornecendo feedback construtivo uns aos outros sobre o trabalho realizado, podendo ser promovida uma cultura de aprendizado colaborativo, permitindo que os grupos apresentem trabalhos ou conclusões para a turma, promovendo a comunicação e a troca de ideias.

 Moran, (2005) faz uma interessante abordagem a respeito das tecnologias; as tecnologias digitais hoje são muitas, acessíveis, instantâneas e podem ser utilizadas para aprender em qualquer lugar, tempo e de múltiplas formas.

Nas aulas online são utilizadas ferramentas de comunicação e colaboração, como salas de bate-papo, fóruns de discussão, vídeo conferências e plataformas de compartilhamento de documentos, são organizados grupos virtuais usando recursos fornecidos pela plataforma de ensino online. Sobre esse aspecto, Bruner (2006) sugere que além do envolvimento e comprometimento dos alunos, se faz necessário que as metodologias ativas envolvam representações construídas sobre o mundo e estudadas também por meio de narrativas. Eles podem trabalhar juntos em tarefas designadas, trocar mensagens e compartilhar arquivos, realizando sessões de vídeo conferência onde os grupos possam se reunir virtualmente para discutir tarefas, resolver problemas e colaborar em tempo real. Além do feedback escrito, os alunos podem usar recursos como marcações em documentos compartilhados ou comentários em apresentações de slides para fornecer feedback visual, promovendo uma reflexão sobre a experiência de aprendizado colaborativo online, incentivando os alunos a discutirem o que aprenderam, quais foram os desafios enfrentados e como poderiam melhorar no futuro.

 

 

Considerações finais

 

A presente pesquisa buscou demonstrar a questão cerca do que é a instrução entre pares e como utilizar a metodologia entre os pares em aulas presenciais e online, uso dos recursos digitais tecnológicos na educação, visto que os educandos e toda comunidade escolar estão inseridos numa larga gama de recursos tecnológicos, isto faz com que o professor saia da área de conforto e transcenda as barreiras do aprendizado, extraindo do ambiente desfavorável e das circunstâncias, caminhos para mudanças efetivas. Para que o fazer pedagógico alcance um patamar relevante na aprendizagem é necessário que esteja acompanhado do saber fazer, visto que é uma exigência deste processo ressignificar valores, crenças e paradigmas dos atores envolvidos.

Deste modo, pode-se concluir que mudanças são necessárias, e que o uso dos recursos tecnológicos entre pares em aulas presenciais e online em meios digitais, associados ao saber fazer se apresentam comprovadamente relevante para a construção de uma aprendizagem significativa, devendo ser comprovados através da produção do conhecimento pelos envolvidos no processo, retroalimentando os acertos e as falhas, e replanejando os recursos sem ignorar as características individuais de cada indivíduo.

 

 

Referências

 

Bruner, J. Sobre a teoria da instrução. São Paulo: PH Editora, 2006.

 

César, C.P.H.A.R. et al. Active teaching methodologies in health area: Comparison between the oral and written speeches of college students. Bioscience Journal, v. 33, n. 1, p. 219-224, jan./fev. 2017.

 

Heppner, F. Teaching the large college class: A guidebook for instructors with multitudes. San Francisco: Jossey-Bass, 2007

 

Karasinki, Lucas. (2013) O que é tecnologia? (ON LINE). Disponível<https://www.tecmundo.com.br/tecnologia/42523-o-que-e-tecnologia-.htm,>. Acessado em 13 abr. 2024.

Mitre, S.M.; et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, supl. 2, p. 2133-2144, dez. 2008.

 

Moran, J. M. 2005. A integração das tecnologias na educação. Salto para o

Futuro, 204. – São Paulo. USP.BR. 

 

Stanley, C.; Porter, E. Engaging large classes: strategies and techniques for college faculty. Bolton, MA: Anker Publishing Company, 2002

 

[1] Pedagogia. Psicopedagogia. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.