Biblioteca escolar como incentivo à leitura
Liliane Horas Alves
RESUMO
Este artigo tem por finalidade tratar sobre o assunto da importância da biblioteca na escola como incentivo a leitura. A biblioteca é considerada um recurso didático fundamental para incentivar o hábito da leitura nas escolas, pois através de um espaço atrativo que tenha contação de histórias, recreações, artes, músicas o (público) alunos irão gostar de frequentar a biblioteca e tomando gosto pela leitura e o hábito. Todo o grupo da escola de professores e o bibliotecário escolar poderão trabalhar em parceria realizando assim um projeto na biblioteca escolar para melhor incentivar o hábito pela leitura. Observar e constatar as atividades que são realizadas na biblioteca escolar que incentivam a leitura. Planejar aulas utilizando como recurso didático a biblioteca escolar para as atividades que trabalham a leitura. Ter uma rotina para os alunos frequentarem a biblioteca, que a biblioteca seja um lugar atrativo e de incentivo para a leitura do aluno. A leitura é de suma importância na formação do cidadão.
Palavras-chave: Biblioteca. Planejamento. Hábito. Leitura. Professor.
SUMMARY
This article aims to address the importance of the library in school as an incentive to read. The library is considered a fundamental didactic resource to encourage the habit of reading in schools, because through an attractive space that has storytelling, recreations, arts, music the (public) students will enjoy attending the library and enjoying reading and the habit. The entire school group of teachers and the school librarian will be able to work in partnership to carry out a project in the school library to better encourage reading habits. Observe and verify the activities that are performed in the school library that encourage reading. Plan classes using as a teaching resource the school library for reading activities. Have a routine for students to attend the library, make the library an attractive and encouraging place for student reading. Reading is of paramount importance in shaping the citizen.
Keywords: Library. Planning. Habit. Reading. Teacher
Introdução
Este artigo apresenta informações do tema a importância da biblioteca escolar na formação de leitores. Busca averiguar, de que forma a literatura é utilizada pelos educadores para despertar nas crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental o gosto pela leitura. A leitura assume um papel importantíssimo no desenvolvimento dos indivíduos no contexto escolar, profissionalmente ou lazer. O objetivo e interesse desta pesquisa é mostrar o quanto é importante a valorização do espaço dentro de uma escola que é a “biblioteca escolar” e ressaltar as vantagens de utilizar, de maneira mais frequente, realizado projetos para a mudança e utilização do espaço para que se possa despertar nas crianças o gosto pela leitura. O projeto terá como desenvolvimento pesquisas sobre a importância da biblioteca na escola para a formação de leitores, que os alunos usarão em sua vida inteira a leitura e ajudará na formação de cidadãos críticos. Objetivo específico mostrar a importância de ter uma biblioteca na escola, buscando formas de uma aproximação entre professor e o bibliotecário, organizando uma rotina na biblioteca que chame a atenção dos alunos, para estimular o gosto e o hábito pela leitura, ajudando na interpretação, produções de texto formação de frases. Explorando nos alunos a importância de cuidar dos livros que são utilizados na biblioteca.
Desenvolvimento
Esta pesquisa teve como proposta a utilização da biblioteca escolar de forma correta para a formação de leitores. Pois o hábito de ler é fundamental para a formação integral das crianças, jovens e adultos. Por meio da leitura o indivíduo aprende sobre assuntos diversos, aprimora a escrita, se torna mais crítico e consegue desbravar o mundo através de histórias que enriquecem o seu repertório cultural. O desafio é incentivar a leitura e promover o interesse dos alunos pelos livros e ampliar a procura nas bibliotecas escolares. Esses locais são espaços democráticos de acesso a informação, onde toda sociedade pode contribuir e compartilhar seus conhecimentos. Desenvolver ações que ajudam a aproximar o público da biblioteca e da leitura, pois, são fundamentais para que o Brasil consiga formar uma geração de leitores críticos e ativos. O incentivo à leitura deve começar desde os primeiros anos de vida da criança, ainda em casa os pais devem inserir o ato de ler na rotina do filho.
Os recursos que foram usados para a realização desse projeto, foram leituras e pesquisas em diversos livros embasados em teóricos, sites com materiais relacionados a biblioteca escolar. Entrevista na escola com os professores sobre como eles usam as bibliotecas nas escolas. Visita em bibliotecas. Na atividade proposta os materiais de trabalho foram: O espaço da biblioteca, e livros para a contação de histórias. Ao aplicar os conteúdos para potencializar o incentivo à leitura nas crianças, podemos começar com uma visita a biblioteca escolar para compreender melhor a magia dos livros. É fundamental que essa prática tenha um planejamento e que seja apresentada para o aluno de forma agradável, sem tantas cobranças no início. Esse primeiro contato com os livros na escola ajudará a formar o hábito da leitura, por isso, deve ser um momento prazeroso para a criança. O professor pode realizar a atividade de ler em voz alta “contação de história”, onde irá aguçar sua imaginação, criticidade e curiosidade para descobrir e ler os livros de história.
Livros que narram aventuras e magia costumam despertar o interesse dos alunos do Ensino Fundamental nos anos iniciais, além de estimular a imaginação e criticidade. Para que eles se aproximem da biblioteca, é interessante realizar as atividades de leitura neste ambiente, fazendo com que a biblioteca se torne extensão da sala de aula, sendo um local onde os alunos possam viajar no mundo da imaginação. O aluno que lê não terá dificuldades em expor suas ideias, produzir textos, organizar frases, desenvolverá a criticidade para o seu meio social, levando o que aprendeu para a sua vida inteira, o professor e o bibliotecário devem desenvolver e elaborar projetos para que os alunos tomem o gosto e o hábito pela leitura.
Conforme (Amato e Garcia 1989, p.13) o estereotipo de que a biblioteca é vista, muitas vezes como um lugar em que são armazenados livros para leitura, um lugar destinado a alunos considerados indisciplinados deve a alunos considerados indisciplinados deve ser modificado para que a ida a biblioteca por parte dos alunos seja agradável e não como algo repetitivo e forçado.
Assim, é necessária que se insira nas crianças a percepção da diversidade cultural existente nas prateleiras, e que a leitura desenvolve múltiplas capacidades cognitivas, como a escrita e a interpretação.
A biblioteca começa a ser pensada como um ambiente para todos, cuja finalidade, propõe o repasse de informações e não mais considerada como uma fonte de poder, sendo caracterizada como:
Um espaço de estudo e construção do conhecimento, coopera com a dinâmica da escola, desperta o interesse intelectual, favorece o enriquecimento cultural e incentiva a formação do hábito e da leitura (Corte, Bandeira, 2011, p.18).
Através de discursos relacionados a biblioteca escolar no Brasil, verificou-se que é necessário inicialmente sobre o problema de não ter apenas um acesso disponível na escola, ou seja, cabe a biblioteca escolar incentivar a leitura dos estudantes, aprimorando o uso das informações ali presentes e também de outros meios de comunicação, organizando atividades dinamizadas e integrados ao currículo escolar.
Além do acesso e seus suportes documentais, a biblioteca escolar deve atender a uma intencionalidade política e social. A intencionalidade política e social está representada na disponibilização de serviços de aprendizagem e nos livros e recursos que permitam aos membros da comunidade escolar tornarem-se pesadores críticos e utilizadores efetivos da informação em diferentes suportes e meios de comunicação. (UNESCO, 1999).
Na biblioteca escolar encontramos diversos livros, como romances, pesquisas, revista, contos, poesias, pois agrega várias áreas do conhecimento, e estes acervos sempre estão disponíveis aos alunos e a comunidade escolar, o que caracteriza as diferentes personalidades e necessidades dos indivíduos que enfrentam este espaço, carecendo de um acervo amplo e equilibrado a indivíduos de todas as idades.
De maneira que possa desenvolver a imaginação e a criatividade do pensamento humano e o interesse das crianças em ler um livro, para desenvolver objetivos e metas, a biblioteca escolar necessita que envolva a participação coletiva de todos os envolvidos. Para garantir um bom aproveitamento do acervo que é disponibilizado a comunidade escolar.
Para Macedo e Oliveira (2005, p.6) a biblioteca escolar deve ter recursos financeiros adequados e contínuos para uma equipe treinada e materiais, tecnologias, e instalações apropriadas, o acesso a estes serviços deve ser gratuito.
A biblioteca escolar deve ser um ambiente acolhedor aos alunos, por isso deve ter instalações físicas adequadas, recursos metodológicos que estimulem os alunos a realizarem a leitura de livros, organização que facilite a procura do mesmo, uma equipe capacitada que auxilie os leitores em suas dificuldades e criem projetos participativos.
Segundo as diretrizes do IFLA, a biblioteca escolar deve ser um ambiente estruturado e que promova uma trajetória de conquistas para os alunos, envolvendo a realidade destes e os objetivos da escola, de forma realizar a prosperarão de novos projetos para incentivar a leitura e aproveitamento da biblioteca escolar, seja considerado que sua missão é desenvolver propensões para a aprendizagem do educando, significa que:
“A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem-sucedidos na sociedade atual, baseada na informação e no conhecimento. A mesma desenvolve nas estudantes competências para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve a imaginação, permitindo-lhes tornar-se cidadãos responsáveis”
(MACEDO, OLIVEIR, 2005, p.4)
Conforme Amato e Garcia (1989, p.13) o estereotipo de que a biblioteca é vista, muitas vezes como um lugar em que são armazenados livros para leitura, um lugar destinado a alunos considerados indisciplinados deve a alunos considerados indisciplinados deve ser modificado para que a ida a biblioteca por parte dos alunos seja agradável e não como algo repetitivo e forçado. Assim, é necessária que se insira nas crianças a percepção da diversidade cultural existente nas prateleiras, e que a leitura desenvolve múltiplas capacidades cognitivas, como a escrita e a interpretação.
“A biblioteca escolar é um espaço de estudo e construção do conhecimento, coopera com a dinâmica da escola, desperta interesse intelectual, favorece o enriquecimento cultural e incentiva a formação da leitura (Corte; BANDEIRA, p.18).”
Se usado e planejado o espaço da biblioteca escolar irá ser um ótimo recurso pedagógico pois estará incentivando os alunos a tomarem o gosto pela leitura, ajudando também em sua criatividade no ambiente social e na produção e interpretações de textos, formas e frases.
Mas a biblioteca escolar não é a realidade de todas as escolas do Brasil, que influencia na aprendizagem das crianças, que mesmo não sabendo ler devem frequentar este ambiente para ter a socialização das letras e com o mundo da leitura, esse incentivo pode ser realizado por profissionais da educação e por meio de processos pedagógicos.
Segundo o MEC (Ministério da Educação) o PNBE sendo desenvolvido desde 1997, tem como objetivo primordial promover o acesso à leitura e o incentivo a mesma nos alunos e professores por meio de acervos e obras de literatura, de pesquisa e de referência, atendendo de forma universal e gratuita todas as escolas públicas de educação básica encontradas no censo escolar.
A distribuição dos livros tem como foco no desenvolvimento e incremento do código escrito, bem como as relações de interpretação e compreensão do mesmo, o que caracteriza que o projeto visa a diminuição e arrecadação do analfabetismo, de forma que a apropriação e o domínio do código escrito contribuem significativamente para o desenvolvimento das competências e habilidades importantes para que os indivíduos possam transmitir com autonomia a cultura letrada.
As leis propostas no Plano Nacional para a biblioteca escolar foram formalizadas para promover o desenvolvimento das bibliotecas escolares no âmbito da qualidade, tanto do acervo como nas propostas metodológicas que cabem aos bibliotecários e professores envolvidos, relacionar com o currículo escolar, ou seja, a biblioteca escolar possa ser mais que um depósito de livros e sim um aparato para a apropriação cultural.
Para garantir uma biblioteca de qualidade para os alunos, percebe-se que são necessárias mudanças em relação aos objetivos, ambiente, atividades, e professores, proporcionar um ambiente agradável e que chame a atenção das crianças.
Conclusão
O presente trabalho teve como finalidade a realização de pesquisas para proporcionar aos professores uma reflexão sobre o devido papel da biblioteca escolar que deve ocupar na instituição escolar para os anos Iniciais do Ensino Fundamental de faixa etária dos seis aos dez anos de idade.
No Brasil a biblioteca escolar tem um significado como espaço na construção de conhecimento, de apoio pedagógico, didático e cultural que envolve alunos e professores, vem desde 1549, com a chegada dos Jesuítas que inicialmente tinha perspectivas de cunho religioso, a biblioteca estava circunscrita aos colégios por eles fundados, ou seja, era para poucos.
Para a formação do aluno leitor nota-se avanços nas leis em prol da biblioteca na escola, mas ainda serão necessárias ações concretas para a efetivação da relação pedagógica entre processo de ensino e biblioteca escolar.
Referências
GIL, Antonio Carlos. Como delinear um levantamento? In: Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. Cap. 10, p. 111-128.
A função educativa da biblioteca escolar no Brasil: perspectivas para o seu aperfeiçoamento. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação da UFMG, n. 5, p. 1-29, 2003.
Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo horizonte: Autêntica Editora, 2009.