Presépio de Natal: um louvor ao Menino Jesus
Roselene de Jesus Motta da Silva
Rosivane Santana Faria Silva
Thelma Pires Geronimo Motta
Izabel Cristina de Souza Saturnino da Silva
DOI: 10.5281/zenodo.13652592
Objetivo geral
Despertar nos alunos o verdadeiro sentido do Natal através do resgate da cultura de presépios e da participação de atividades alegres e espontâneas, enfatizando um ambiente festivo, perceptivo. a solidariedade e amor ao próximo.
Objetivo específico.
-
Incentivar a criança compreender o significado do Natal;
-
Identificar os símbolos do Natal;
-
Promover a socialização;
-
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o Natal;
-
Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
-
Estimular a linguagem oral;
-
Ampliar as relações sociais;
-
Estimular a afetividade entre as crianças e educadores,
-
Desenvolver atenção e a criatividade;
-
Decorar o ambiente.
Justificativa
O Natal é uma data muito importante do nosso calendário, que infelizmente foi se tornando pouco a pouco apenas um dia comercial, com estímulo a compra de roupas, calçados e presentes. Com isto, o verdadeiro sentido foi sendo, pouco a pouco, perdido, deixado de lado e era aí, exatamente que residia a beleza da festa, o espírito natalino.
Natal é o nascimento de Jesus Cristo, e ele nasceu numa humilde manjedoura, apesar de ser o filho de Deus. É preciso resgatar, portanto, as origens reais desta data, conversando com os pequenos sobre perdão, amor ao próximo, fraternidade e humildade, dentre outros valores que vem sendo esquecidos.
Dar e receber presentes, festejar é muito bom, porém, sem esquecer o real sentido da festa. A partir deste Projeto é possível proporcionar ao aluno uma série de atividades que resgatem o real significado do Natal e facilitem a construção de conhecimentos das tradições da festa de forma participativa, descontraída, buscando integrar diversas áreas e permitindo a livre criação, a interação e o diálogo, respeitando, porém, as diferenças individuais.
Metodologia
Esse projeto foi idealizado pelas professoras do Pré II- A e B matutino, da EMEI Pequeno Sábio, no ano de 2021, mais precisamente no mês de novembro e dezembro, de forma fazer resgatar a cultura do Natal na escola. Trata-se do Projeto que esse ano contempla o Presépio Natalino, com atividades voltadas aos alunos da educação infantil e suas famílias.
O primeiro passo é apresentar o projeto à diretoria da escola que autoriza que as atividades sejam realizadas com as crianças como; participar da montagem do projeto/presépio. Os próprios professores, de posse do projeto, fazem um momento de partilha com os alunos acerca da origem, história e significados de cada parte do presépio. Em seguida, convidamos as famílias a visitar o presépio na escola. vai até a escola. Depois de pronto, os alunos realizam uma exposição.
Além disso, cada professor poderá desenvolver com sua turma diversas atividades a partir do Tema proposto Natal, levando sempre em consideração que é preciso respeitar as diferenças e o pensamento de cada um, proporcionando momentos em que se possa ler e assistir vídeos a respeito, conversar, trocar ideias sobre o tema e desenvolver atividades diversas que sejam prazerosas e criativas. Uma caixa de correio pode ficar disponível para os cartões, bilhetes e cartinhas não somente para o Papai Noel, mas para que troquem entre si mensagens diversas.
Assim em meados mês de novembro e, ao longo do mês de dezembro, já será possível contemplar o visual do projeto. as crianças serão convidadas a visitar o projeto com as suas professoras, uma vez por semana as idealizadoras do projeto apresentarão cada parte do mesmo para as crianças, incentivado e demonstrando a verdadeira importância do Natal.
Atividades desenvolvidas
-
Conversa informal sobre a história do Natal e seus símbolos;
-
Apresentação e atividades com os símbolos do Natal (Sino, Guirlanda, Presépio, Papai Noel, Bota, Estrela, Bolas, Renas, Anjos);
-
Enfeitar a sala com motivos natalinos;
-
Construção de um Presépio para sala;
-
Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação;
-
Confecção de um cartão para o amigo oculto;
-
Amigo secreto;
-
Grafismo (atividades: de ligar e traçar);
-
Pinturas e recortes;
-
Músicas natalinas: Bate o Sino, Noite Feliz, Natal das Crianças, Bom Natal, Bom Velhinho;
-
Brincadeiras e ensaio de um coral com a música Natal das Crianças para apresentação;
-
Confraternização – festa de Natal.
Recursos/materiais
-
Sucatas como papelão, garrafas pete
-
tesoura.
-
cola quente,
-
luzes de Natal;
-
tinta guache
-
bolas de Natal
-
TNT
-
folhas secas
-
capim
-
papel pardo
-
pincel
-
lápis
-
borracha
Culminância
Será feita através da festa de encerramento das atividades escolares, com a chegada de Papai Noel, onde as crianças apresentarão números musicais e outras apresentações culturais.
Avaliação
A avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho das atividades desenvolvidas no projeto, no relacionamento com os colegas e com as professoras e colaboradores.
Custo
O projeto será a base de sucatas e doações, portanto, não terá custo.
CRONOGRAMA
Atividades |
Novembro |
Dezembro |
Montagem do presépio |
x |
|
Apreciação/visita ao presépio |
x |
x |
Término do projeto |
|
x |
Fonte: Proponentes do projeto/Ano 2021.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LEI 9.394/1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: editora 34, 2011.
REDIN, Euclides. Infâncias: cidades e escolas amigas das crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007.
RCNEI – Referencial Curricular Nacional para a educação infantil, Conhecimento de Mundo, Ministério da educação e do Desporto, Secretaria de educação Fundamental – Volume III, Brasil, Brasília – DF, MEC/SEF, 1998.