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Novos horizontes na Educação Pública tendo como aliada as tecnologias digitais no impacto social

Odete Ramos Dias da Silva1

Alice Anete Siqueira

 

DOI: 10.5281/zenodo.13171226

 

 

RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo investigar e retratar a importância dos novos horizontes na escola pública tendo como aliada as tecnologias digitais no impacto social sendo aplicada na educação, e também como isto pode influenciar e alterar os parâmetros metodológicas do ensino, mostrando também qual o papel do docente em meio essa transição, e como este também pode se transformar ao ponto em que se adentra neste ambiente digital. O trabalho visa apresentar os novos métodos de aprendizagem criados a partir do avanço tecnológico e da digitalização global, estes modificando a estrutura educacional. Nosso trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica que nos proporcionou entender que quando as Tecnologias digitais em Comunicação são utilizadas de modo a considerar o interesse e as necessidades dos educandos, ou melhor, para beneficiar e favorecer a integração dos estudantes de forma livre e responsável no processo de construção do conhecimento podem legitimar ao mesmo tempo os ideais da democracia nos contextos escolares. Faz-se referência como o professor pode agir no sentido de aliar as novas tecnologias às metodologias utilizadas em sala de aula, como forma de melhorar os processos de ensino e de aprendizagem. Mostrar aos alunos também como era as tecnologias nas décadas anteriores e enfocando o fato dos alunos do hoje já crescerem informatizados, o que torna imprescindível para educação que os professores e demais profissionais se qualifiquem quanto ao processo de inserir a Tecnologias digitais e ao processo de ensino.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Aprendizagem. Tecnologia na educação.

 

 

ABSTRACT:

This research aims to investigate and portray the importance of new horizons in public schools, having as an ally digital technologies in the social impact being applied in education, and also how this can influence and change the methodological parameters of teaching, also showing what role of teachers in the midst of this transition, and how they can also transform to the point where they enter this digital environment. The work aims to present new learning methods created from technological advances and global digitalization, which modify the educational structure. . Our work is a bibliographical research that allowed us to understand that when digital Technologies in Communication are used in order to consider the interests and needs of students, or better, to benefit and favor the integration of students in a free and responsible way in the process of knowledge construction, they can at the same time legitimize the ideals of democracy in school contexts. Reference is made to how teachers can act to combine new technologies with methodologies used in the classroom, as a way of improving teaching and learning processes. Also show students what technologies were like in previous decades and focusing on the fact that today's students have already grown up computerized, which makes it essential for education that teachers and other professionals are qualified in the process of incorporating digital technologies and the teaching process.

 

Keywords: Teaching. Learning. Technology in education.

 

 

Apresentação

 

A tecnologia nas escolas tem sido cada vez mais incorporada como uma ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem, tornando mais acessível, interativa e envolvente a maneira como os alunos aprendem e os professores ensinam. Nesse contexto, realizamos uma pesquisa de mercado com o objetivo de orientar empreendedores a identificar oportunidades de negócio com base nos desafios enfrentados pelos principais educadores de escolas e instituições privadas e em especial a escola prof.ª Elizabet Evangelista Pereira do município de Rosário Oeste -MT. É evidente que desafios precisam ser superados com relação ao uso de tecnologias na educação brasileira. Embora a Revolução Industrial represente o início do avanço digital, o Brasil ainda carece de progressos nesse quesito, pois apesar desta ciência ser benéfica no processo de ensino-aprendizagem, ela não é amplamente utilizada pela desigualdade de acesso à internet existente no país. A consequência disso é o baixo interesse por parte dos estudantes, o que provoca a evasão escolar em massa. Primeiramente é fundamental destacar que o acesso aos recursos digitais não é um benefício experimentado por todos. De acordo com o IBGE, um em cada quatro brasileiros não estão inseridos na internet; isto representa um impasse com relação ao uso de tecnologias no contexto educacional do país. Embora a Constituição Federal garanta como direito social o acesso à educação, ela não é oferecida de forma adequada, visto que ocorre negligência por parte do Governo no âmbito educacional pela redução frequente de verbas destinadas às escolas e ao ensino, o que confirma a desigualdade existente no país. Deve-se ressaltar também que o cenário arcaico das escolas brasileiras acaba por incentivar a evasão escolar no país. Atualmente, a organização escolar tende a ser desinteressante para o aluno; em muitos casos se a tecnologia fosse usada no contexto de aprendizado isso não aconteceria. Paulo Freire, patrono da educação no Brasil, afirma que "Ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si mediados pelo mundo". Dessa forma, torna-se vital o uso das tecnologias nessa conjuntura, pois esse recurso pode ser usado como mecanismo capaz de tornar o ensino mais leve e atrativo e auxiliar os professores em sala de aula. Logo, medidas são necessárias para resolver o problema discutido. O Ministério da Educação deve oferecer capacitação online para os professores nos finais de semana por meio de vídeos, materiais de apoio e tarefas para que eles se sintam preparados para inserir a tecnologia no ensino e enfrentarem os possíveis desafios que surgirem. Dessa maneira, o ensino brasileiro se tornará mais atrativo aos adolescentes e poderá impedir o problema da evasão escolar. Urge também que o Ministério da Educação invista em tecnologia através de verbas públicas para tornar menos desigual a educação. Assim, o ensino será mais justo e igualitário para que todos desfrutem dos benefícios tecnológicos originados na Revolução Industrial. A tecnologia ajuda a trazer novas possibilidades para a sala de aula. Além de aproximar estudantes de outras fontes de informação, permite que professores explorem diferentes recursos para transmitir conhecimento. Quem também ganha com isso são as instituições, que passam a oferecer educação de maior qualidade. Acima de tudo, precisamos estabelecer um compromisso ético com a educação que queremos oferecer. Assim, a tecnologia e a inovação vão ser aliadas na construção de um país mais igualitário e orgulhoso da sua diversidade. Apesar desse conjunto de fatores de risco, os momentos de crise também trazem oportunidades. Sobretudo para pensar esta que é a questão orientadora de todas as demais: a educação. Enquanto ela não for prioridade para o debate público, não avançaremos em campos estruturantes da nossa sociedade é evidente que desafios precisam ser superados com relação ao uso de tecnologias na educação brasileira. Embora a Revolução Industrial represente o início do avanço digital, o Brasil ainda carece de progressos nesse quesito, pois apesar desta ciência ser benéfica no processo de ensino-aprendizagem, ela não é amplamente utilizada pela desigualdade de acesso à internet existente no país. A consequência disso é o baixo interesse por parte dos estudantes, o que provoca a evasão escolar em massa. Primeiramente é fundamental destacar que o acesso aos recursos digitais não é um benefício experimentado por todos. De acordo com o IBGE, um em cada quatro brasileiros não estão inseridos na internet; isto representa um impasse com relação ao uso de tecnologias no contexto educacional do país. Embora a Constituição Federal garanta como direito social o acesso à educação, ela não é oferecida de forma adequada, visto que ocorre negligência por parte do Governo no âmbito educacional pela redução frequente de verbas destinadas às escolas e ao ensino, o que confirma a desigualdade existente no país. Deve-se ressaltar também que o cenário arcaico das escolas brasileiras acaba por incentivar a evasão escolar no país. Atualmente, a organização escolar tende a ser desinteressante para o aluno; em muitos casos se a tecnologia fosse usada no contexto de aprendizado isso não aconteceria. Paulo Freire, patrono da educação no Brasil, afirma que "Ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si mediados pelo mundo". Dessa forma, torna-se vital o uso das tecnologias nessa conjuntura, pois esse recurso pode ser usado como mecanismo capaz de tornar o ensino mais leve e atrativo e auxiliar os professores em sala de aula. Logo, medidas são necessárias para resolver o problema discutido. O Ministério da Educação deve oferecer capacitação online para os professores nos finais de semana por meio de vídeos, materiais de apoio e tarefas para que eles se sintam preparados para inserir a tecnologia no ensino e enfrentarem os possíveis desafios que surgirem. Dessa forma, o ensino brasileiro se tornará mais atrativo aos adolescentes e poderá impedir o problema da evasão escolar. É necessário também que o Ministério da Educação invista em tecnologia através de verbas públicas para tornar menos desigual a educação. Assim, o ensino será mais justo e igualitário para que todos desfrutem dos benefícios tecnológicos originados na Revolução Industrial. Destacando alguns pontos, os governantes em especial do Estado de Mato Grosso o atual Mauro Mendes está fazendo um trabalho investindo Tecnologia na educação, porém o desinteresse está nos estudantes

 

 

Introdução

 

 

A tecnologia é importante na educação devido a sua capacidade de proporcionar oportunidades de aprendizagem inovadoras e acessíveis. Assim, ela permite que os educadores criem ambientes de ensino mais dinâmicos, interativos e personalizados. Ao incorporar a tecnologia na educação, amplia-se o potencial de transformar o processo de aprendizagem, tornando-o mais envolvente, acessível e adaptado às necessidades individuais dos alunos. No entanto, nem tudo são flores, e o uso de sistemas digitais impõe alguns desafios aos alunos e profissionais da educação. A importância desse recurso na educação é importante pois a sua capacidade de proporcionar oportunidades de aprendizagem inovadoras e acessíveis. Assim, ela permite que os professores produzam um espaço de ensino com evolução, interativos e personalizados. Ao incorporar esse mecanismo na educação, amplia-se o potencial de transformar o processo de aprendizagem, tornando-o mais envolvente, acessibilidade e adaptável às necessidades individuais dos alunos. A instituição educacional EE PROFESSORA ELIZABET EVANGELISTA PEREIRA está situada na região Centro-Oeste e localiza-se no município de Rosário Oeste, seu endereço é RUA C, 43 COHAB VELHA. 78480-000 Rosário Oeste – MT. e pode ser contatada pelo número de telefone/celular (65) 33561859. É um centro educativo do Brasil pertencente à categoria administrativa pública de Tempo Integral desde 2018, uma instituição educativa Urbana, sua dependência administrativa é estadual e está regulado pelo Conselho de Educação. Esse centro educacional tem diferentes etapas e modalidades de ensino, como Ensino Médio, e tem Entre 180 e 210 matrículas de escolarização. As escolas do Brasil em Rosário Oeste são o palco onde sonhos são desenhados e realidades são forjadas; um lugar onde cada lição é um passo em direção a um amanhã mais brilhante e promissor. A escola mantém um calendário acadêmico estruturado para garantir a educação pontual e eficaz de todos os alunos brasileiros, promove uma comunicação constante entre os professores, alunos e pais, melhorando assim o processo educacional, dedica-se a oferecer uma experiência educacional de qualidade, focada nas necessidades de cada aluno do Brasil, orgulha-se de ter uma equipe de profissionais totalmente qualificados e com vasta experiência na entrega de uma educação abrangente, compromete-se a atingir os objetivos de aprendizagem estabelecidos, garantindo que todos O uso das tecnologias é de grande valor junto ao contexto educacional, agregando dentro do processo ensino aprendizagem, haja vistas, que em pleno século XXI, já não é mais novidade para quase ninguém, ainda que lamentavelmente, muitos ainda não podem ter acessos, devido condições sociais e faltas de certas políticas públicas que abrigue a esses. Nos últimos anos, a da tecnologia no setor educacional tornou-se um fenômeno global e inegável. Se outrora o quadro negro, o giz e o livro didático eram os pilares da educação, hoje, dispositivos digitais, plataformas interativas e recursos online constituem ferramentas essenciais para o aprendizado moderno. No entanto, enquanto a tecnologia abre portas para inúmeras oportunidades, também apresenta desafios que precisam ser enfrentados para garantir uma educação equitativa e eficaz para todos. A era digital trouxe consigo uma série de benefícios para o campo educacional. A possibilidade de acessar informações de qualquer lugar do mundo, quase instantaneamente, democratizou o conhecimento de maneiras antes inimagináveis. Além disso, softwares educativos personalizam o aprendizado, adaptando-se ao ritmo de cada aluno e potencializando o processo pedagógico. Para os educadores, plataformas online de gestão e planejamento, como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), transformaram o modo de preparar e ministrar aulas, tornando-as mais interessante, no entanto, nem todos os aspectos da inserção tecnológica na educação são positivos. O abismo digital, que separa aqueles que têm acesso às novas tecnologias daqueles que não têm, ameaça ampliar ainda mais as desigualdades educacionais já existentes. Em regiões mais carentes ou em situações de vulnerabilidade social, a falta de infraestrutura e recursos tecnológicos dificulta o acesso a uma educação de qualidade. Assim, para maximizar os benefícios da tecnologia na educação, é fundamental que políticas públicas sejam implementadas. Investimentos em infraestrutura, como internet de alta velocidade e dispositivos acessíveis, são essenciais. Além disso, a capacitação de educadores para o uso eficaz das ferramentas digitais é uma etapa crucial para garantir que a tecnologia seja uma aliada, e não um obstáculo, no processo educativo. Em suma, a tecnologia, quando bem utilizada, tem o potencial de revolucionar a educação, tornando-a mais inclusiva, personalizada e engajadora. Contudo, é essencial que se reconheça e combata os desafios que ela apresenta. Afinal, o objetivo final da educação é formar cidadãos críticos, ativos e preparados para os desafios do século XXI, e a tecnologia deve ser uma aliada ferramenta para alcançar essa meta.

os alunos atinjam seu potencial máximo e promove práticas ecológicas e sustentabilidade em sua comunidade educacional, incentivando a consciência ambiental entre os alunos.

 

 

Objetivo

 

A presente pesquisa tem como objetivo retratar a Novos Horizontes na Educação Pública tendo como aliada as Tecnologias Digitais no Impacto Social, e também como isto pode influenciar e alterar os parâmetros das metodológicas do ensino.

 

 

Referencial Teórico

A importância da Tecnologia na escola

 

Nos tempos atuais, pessoas que vivem às margens da sociedade informatizada têm maior dificuldade, ou até mesmo sentem-se impedidas para executar algumas tarefas tornadas mais simples pelo uso de serviços baseados em novas tecnologias. Numa época como a que vivemos, a exclusão digital tem grande impacto na vida destas pessoas, que por inúmeros motivos não utilizam tais tecnologias. Pode-se citar como exemplo um fato simples e corriqueiro que ocorre quando se tenta obter uma colocação profissional e é exigido um conhecimento mínimo em informática. A impossibilidade da utilização da Internet priva algumas comunidades da obtenção de maior conhecimento e troca de informações, o que as enriqueceria cultural, social e economicamente (ARAS, 2004). A tecnologia na educação, quando usada da forma correta, torna-se uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes. Por meio dela, os alunos podem acessar conteúdos relevantes, mergulhar em um universo de novos conhecimentos e manter uma proximidade muito maior com os educadores. A tecnologia também facilita o aprendizado, que passa a ser personalizado, e ajuda professores e professoras a criar seus planos de aula. As restrições da pandemia da COVID-19 mostraram quão importante é o papel da tecnologia na educação, uma vez que as aulas só foram possíveis por causa dos recursos tecnológicos. Por exemplo, a tecnologia pode ajudar a personalizar a aprendizagem, permitindo que os alunos aprendam no seu próprio ritmo e de acordo com suas necessidades individuais. Ela também pode aumentar o engajamento dos alunos, tornando a aprendizagem mais interessante e relevante para eles. Assim, o objetivo do componente Tecnologia e Inovação é compreender como articular as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, Letramento digital e Pensamento Computacional para ampliar perspectivas de ensino e aprendizagem relacionando a tecnologia e inovação aos demais componentes curriculares. Além de trazer leveza às aulas, no ensino complementar, a tecnologia melhora o aprendizado e estimula a criatividade e a expressão de crianças e adolescentes. Há outros complementos tecnológicos que permitem uma maior interatividade dos estudantes, assim como garantem um alinhamento de acordo com cada perfil. O objetivo principal tanto da tecnologia quanto da inovação é articular recursos e ideias para melhorar substancialmente um processo ou produto. Além disso, buscar o aperfeiçoamento e valorização do capital humano e financeiro de uma companhia. Acesso amplo à informação. A tecnologia também é responsável por trazer novos conteúdos e informações como nenhuma outra geração teve acesso. Isso permite que as crianças possam explorar novas áreas de conhecimento para começar a identificar quais delas apresentam mais ou menos interesse. O avanço das tecnologias de informação possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, o que permite maior disponibilidade de informação e recursos para o educando, tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador. A inserção de tecnologias digitais no ambiente educacional possibilitou a criação de um espaço de aprendizado mais dinâmico e interativo. Plataformas de aprendizagem online, softwares educacionais, realidade virtual e aumentada, e recursos multimídia, tornaram-se ferramentas fundamentais para o ensino. Informações da sala de aula integrada aos processos de gestão; Redução da evasão escolar; Fidelização dos alunos; Otimização da experiência do aluno. Dentro da escola, a inovação tecnológica transforma a maneira de ensinar e aprender, além de facilitar os processos gerenciais, dando suporte para gestão escolar eficiente com dados integrados e que auxiliam na tomada de decisão estratégica. Tecnologia e inovação proporcionam melhores condições para aperfeiçoar os processos e ampliar a qualidade em todos os sentidos. Além disso, reduzir custos, potencializar o desempenho das equipes e alavancar a competitividade A dispor de tecnologia em sala de aula em sala de aula, propõe uma aula mais dinamica e como ferramenta, tais como: exibir um vídeo; aplicar um questionário online; passar um game educativo; acompanhar a leitura de um e-book; montar um robô com os estudantes; supervisionar a resolução de exercícios em uma plataforma digital de aprendizagem; na plataforma plural resolver atividades proposta e pedir para os alunos pesquisarem sobre um tema. “A contribuição da tecnologia é possibilitar ao professor conhecer melhor cada aluno e ser capaz de oferecer, mesmo trabalhando com grupos grandes, experiências de aprendizagem que atendam diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem”. (REVISTA EDUCAÇÃO, 2020). A tecnologia é um conjunto de técnicas, habilidades e instrumentos para transformar materialmente o meio ambiente. Ou seja, ela é um meio. A inovação é a criação de algo novo, uma nova solução para um velho problema. Você pode melhorar processos e produtos com e sem a tecnologia. O uso da tecnologia na educação, com recursos em sala de aula, pode estimular a criatividade, o raciocínio lógico, a colaboração, a capacidade de pesquisa e outras competências importantes para o mundo contemporâneo, para entender as tendências e desenvolver as habilidades para o futuro. A tecnologia na educação, quando usada da forma correta, torna-se uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes. Por meio dela, os alunos podem acessar conteúdos relevantes, mergulhar em um universo de novos conhecimentos e manter uma proximidade muito maior com os educadoresO papel da tecnologia no processo de aprendizagem é ampliar o acesso ao conhecimento e disponibilizar recursos interativos e personalizados, tornando o aprendizado um processo ativo, no qual o aluno é o próprio responsável pela aquisição de conhecimento. Ela facilita a aquisição de conhecimento é e possível inovar na forma de passar o conteúdo, e também em aplicar metodologias ativas. Assim, é possível sair do padrão de simplesmente passar um conteúdo no quadro ou enviar um texto para que os alunos leiam e apresentem algo.

 

Novos horizontes na escola com a tecnologia:

Abrindo portas para o futuro e transformando a sociedade

 

A educação se encontra em um momento crucial de transformação, impulsionada pelo poder da tecnologia. Essa aliança estratégica abre um leque de oportunidades para reimaginar o ensino e a aprendizagem, expandindo horizontes e promovendo um impacto social positivo e duradouro. Ampliando o Acesso à Educação: A tecnologia derruba barreiras físicas e democratiza o acesso ao conhecimento. Através de plataformas online, cursos à distância e ferramentas interativas, alunos de diferentes origens, localizações e realidades socioeconômicas podem ter acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas circunstâncias. Essa inclusão digital promove a equidade e garante que todos tenham as mesmas chances de sucesso; personalizando a Aprendizagem: A tecnologia permite personalizar o aprendizado, atendendo às necessidades e estilos de aprendizagem individuais de cada aluno. Através de ferramentas de inteligência artificial e análise de dados, é possível identificar pontos fortes e fracos, adaptar o ritmo das aulas e oferecer conteúdo personalizados. Essa abordagem garante um aprendizado mais significativo e engajador, respeitando o ritmo único de cada estudante; Estimulando a Criatividade e a Inovação: A tecnologia abre um mundo de possibilidades para estimular a criatividade e a inovação nas escolas. Ferramentas digitais como softwares de design, realidade virtual e gamificação permitem que os alunos explorem sua criatividade, resolvam problemas de forma inovadora e desenvolvam habilidades essenciais para o século XXI. Essa abordagem prepara os jovens para os desafios e oportunidades do mercado de trabalho em constante mutação; promovendo a Colaboração e o Trabalho em Equipe: A tecnologia facilita a colaboração e o trabalho em equipe entre alunos, professores e a comunidade escolar. Plataformas online e ferramentas de comunicação permitem que os alunos trabalhem juntos em projetos, compartilhem ideias e aprendam uns com os outros. Essa interação promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como comunicação, empatia e trabalho em equipe, essenciais para o sucesso na vida pessoal e profissional; conectando a Escola com a Comunidade: A tecnologia conecta a escola com a comunidade, abrindo um canal de comunicação bidirecional. Através de redes sociais, plataformas online e eventos virtuais, pais, responsáveis e membros da comunidade podem se manter informados sobre as atividades escolares, participar de eventos e contribuir para o processo de aprendizagem. Essa conexão fortalece o senso de comunidade e colaboração entre a escola e o seu entorno; preparando para o Futuro: A educação do século XXI precisa preparar os alunos para os desafios e oportunidades de um mundo em constante transformação. A tecnologia, nesse contexto, é uma ferramenta essencial para desenvolver as habilidades necessárias para o sucesso na vida: pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação, colaboração, criatividade e adaptabilidade. Ao integrar a tecnologia de forma estratégica no ensino, as escolas garantem que seus alunos estejam preparados para enfrentar os desafios do futuro e contribuir para uma sociedade mais justa, próspera e sustentável. A aliança entre tecnologia e educação abre um universo de possibilidades para transformar a forma como ensinamos e aprendemos. Ao utilizarmos a tecnologia de forma estratégica e responsável, podemos ampliar o acesso à educação, personalizar a aprendizagem, estimular a criatividade, promover a colaboração, conectar a escola com a comunidade e preparar os alunos para o futuro. Essa união é fundamental para construir uma sociedade mais justa, equitativa e próspera, onde todos tenham as mesmas oportunidades de alcançar seus sonhos.

 

 

Tecnologias digitais: Aliadas na Educação Escolar

 

Na educação do século XXI, a revolução digital trouxe consigo uma transformação significativa na maneira como aprendemos e ensinamos. Nesse contexto, os e-books emergem como ferramentas versáteis, oferecendo uma experiência na educação que está em constante evolução e à medida que o uso da tecnologia na escola se torna uma parte cada vez mais integrada na vida de alunos e professores. A educação está em constante evolução e à medida que o uso da tecnologia na escola se torna uma parte cada vez mais integrada na vida de alunos e professores, sua influência no ambiente educacional também cresce.  A educação já utiliza ferramentas digitais de diversas maneiras, mas essa evolução está ganhando novos contornos. Portanto, é crucial estar atento às tendências que moldarão o cenário educacional em 2024. Como gestor escolar ou educador, é essencial acompanhar de perto essas tendências, pois elas não apenas transformam como ensinamos e aprendemos, mas também abrem novas possibilidades para o desenvolvimento dos estudantesPor isso, neste artigo, exploraremos as principais tendências de tecnologia na escola que merecem a sua atenção em 2024. Começaremos com a aprendizagem interativa e a gamificação, uma combinação inovadora que engaja os alunos de maneira envolvente e divertida. As tecnologias digitais estão transformando rapidamente o cenário educacional, oferecendo novas ferramentas e recursos para o ensino e a aprendizagem. Quando integradas de forma eficaz à prática pedagógica, as tecnologias digitais podem, trazer benefícios para os alunos com uma aprendizagem Ativa e Interativa através de jogos educativos, simulações e vídeos podem tornar as aulas mais dinâmicas e envolventes, estimulando a participação e o interesse dos alunos. As ferramentas digitais permitem que os alunos explorem conceitos de forma autônoma e personalizada, promovendo a aprendizagem ativa além disso tendo acesso à informação, podendo afirmar que a internet oferece uma vasta gama de recursos educacionais, como artigos, vídeos, livros digitais e plataformas de aprendizagem online. Os alunos podem acessar essas informações de forma rápida e fácil, ampliando seu conhecimento além dos limites do currículo tradicional. A individualidade do aprendizado nas tecnologias digitais possibilita a criação de planos de ensino personalizados, atendendo às necessidades e estilos de aprendizagem individuais e os alunos podem progredir em seu próprio ritmo e receber feedback imediato sobre seu desempenho. A evolução de habilidades digitais com o uso das tecnologias digitais na escola prepara os alunos para o futuro, desenvolvendo habilidades essenciais para a sociedade atual, como: pensamento crítico e resolução de problemas, comunicação e colaboração online e criatividade e inovação e visando benefícios para professores no planejamento e organização e sendo como ferramentas digitais que podem auxiliar nas de aulas, gerenciamento de tarefas e comunicação com os alunos e pais. Nas Plataformas online permitem a criação e compartilhamento de materiais didáticos, facilitando a colaboração entre professores. As tecnologias digitais oferecem recursos para avaliar o progresso dos alunos de forma mais abrangente e personalizada. O feedback pode ser fornecido de forma imediata e interativa, permitindo que os alunos identifiquem suas áreas de melhoria. Contribui para o desenvolvimento profissional e com o Projeto de Vida Diversos e também nos cursos e treinamentos online estão disponíveis para auxiliar os professores a integrarem as tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas e comunidades online de educadores permitem a troca de experiências e boas práticas. Sendo assim, ao integrar as tecnologias digitais de forma consciente e estratégica, as escolas podem promover uma educação mais dinâmica, engajadora e eficaz, preparando os alunos para os desafios do século XXI. Podemos estabelecer uma integração estratégica das Tecnologias Digitais para que alcancem seu pleno potencial na educação, é fundamental que sua integração seja realizada de forma estratégica, considerando: Capacitação de Professores: É essencial oferecer treinamento adequado aos professores para que se sintam confortáveis e preparados para utilizar as tecnologias digitais em sala de aula .Infraestrutura Adequada: As escolas precisam ter acesso à internet banda larga e dispositivos digitais em quantidade suficiente para atender às necessidades dos alunos e professores. Planejamento Pedagógico Integrado: As tecnologias digitais devem ser utilizadas em conjunto com métodos tradicionais de ensino, como aulas expositivas, debates e atividades em grupo. Avaliação e Monitoramento: É importante avaliar o impacto das tecnologias digitais na aprendizagem dos alunos e fazer ajustes contínuos na sua implementação. Ao integrar as tecnologias digitais de forma consciente e estratégica, as escolas podem promover uma educação mais dinâmica, engajadora e eficaz, preparando os alunos para os desafios do século XXI Esta pesquisa visa explorar os novos horizontes da educação pública es pesquisa visa explorar os novos horizontes da educação pública com o apoio das tecnologias digitais e seu impacto social. também analisaremos como isso pode influenciar e alterar as metodologias de ensino. com o apoio das tecnologias digitais e seu impacto social, também analisaremos como isso pode influenciar e alterar as metodologias de ensino.

 

 

Da pedra ao silício

 

  

 

 

  

 

Ferramentas que inspiram

Projetores

Permitem apresentar conteúdo de forma interativa e visual, enriquecendo as aulas.

Tablets e Laptops

Facilitam o acesso a recursos digitais e a colaboração entre alunos e professores.

Realidade Virtual

Transporta os estudantes para ambientes simulados, amplificando a experiência de aprendizagem.

 

Tecnologia e Engajamento

 

 

 

 

 Abrindo caminhos para um futuro brilhante na tecnologia da informação

 

 

 

A tecnologia educacional se consolida como uma aliada poderosa na jornada do conhecimento, abrindo portas para um futuro promissor na educação. Através da integração estratégica de ferramentas digitais, o aprendizado se transforma em uma experiência mais dinâmica, personalizada e engajadora, preparando os alunos para os desafios e oportunidades do mundo em constante transformação. Criamos um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, como pensamento crítico, criatividade, colaboração e resolução de problemas. Empoderamos os alunos para que se tornem protagonistas de sua própria aprendizagem, construindo seu conhecimento de forma autônoma e significativa. Pelo contrário, ela o complementa e o torna um facilitador do processo de aprendizagem. Cabe ao professor mediar o uso das ferramentas digitais, garantir a qualidade dos conteúdos e criar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor. É fundamental que governos, instituições de ensino, professores, pais e alunos trabalhem juntos para construir um futuro educacional mais promissor, onde a tecnologia seja utilizada de forma responsável e ética, sempre em prol do desenvolvimento humano integral. Adotar uma visão estratégica alinhada com as metas institucionais é fundamental para orientar a integração da tecnologia na educação. O investimento contínuo em infraestrutura, capacitação docente e recursos digitais é essencial para manter a relevância e a eficácia da tecnologia no processo educacional. A constante adaptação às tendências e inovações tecnológicas, aliada a uma mentalidade aberta à mudança, permitirá que a escola acompanhe as necessidades dos alunos e prepare-os para o futuro. Os alunos devem ser capacitados a utilizar diversas ferramentas e plataformas digitais, desenvolvendo habilidades essenciais para a vida e o trabalho no século 21. Sistemas adaptativos e agentes virtuais personalizarão ainda mais a experiência de aprendizagem. Ambientes de simulação imersivos transformarão a forma como os alunos exploram novos conceitos. Plataformas online permitirão uma educação de qualidade, acessível a estudantes de qualquer lugar.

 

 

Sobre os desafios da desigualdade digital no acesso à tecnologia na escola

 

A desigualdade digital representa um dos maiores desafios para a implementação da tecnologia na educação. A falta de acesso a computadores, tablets e internet de qualidade em muitas escolas e domicílios impede que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizado. Essa disparidade agrava as diferenças sociais e dificulta a inclusão de todos os estudantes no processo educacional, exigindo políticas públicas e investimentos em infraestrutura tecnológica para garantir o acesso equitativo à educação digital. A integração da tecnologia na educação, embora promissora, revela um desafio crucial a disparidade no acesso a recursos tecnológicos entre diferentes grupos sociais impacta significativamente a qualidade da educação e as oportunidades de aprendizado. Tendo como principais desafios o acesso desigual a dispositivos que nem todos os estudantes possuem computadores, tablets ou smartphones em casa, limitando seu acesso a plataformas de ensino online e recursos digitais; a falta de acesso à internet de qualidade em muitas regiões e domicílios impede que os alunos participem de atividades online e realizem pesquisas; mesmo com acesso a dispositivos e internet, muitos estudantes e professores não possuem as habilidades digitais necessárias para utilizar as ferramentas tecnológicas de forma eficaz; a aquisição e manutenção de equipamentos e softwares podem ser um custo elevado para as escolas, especialmente as públicas, dificultando a implementação de projetos tecnológicos e muitas escolas não possuem a infraestrutura adequada para o uso de tecnologias digitais, como laboratórios de informática equipados e conexão à internet estável.

 

 

Consequências da desigualdade digital

 

A internet e as tecnologias digitais têm papel fundamental na vida das pessoas, seja para comunicação, trabalho, lazer, educação, entre outras atividades. No entanto, a dependência digital pode levar a depressão, ansiedade, sedentarismo, isolamento social, problemas posturais e de autoestima.

E la traz inúmeras vantagens, como a facilidade na comunicação, melhoria na qualidade de vida e aumento da produtividade. No entanto, também pode ter um impacto negativo, como o aumento da dependência digital, a disseminação de informações falsas e a ameaça a privacidade dos indivíduos. Atualmente, as conseqüências da exclusão social acentuam a desigualdade tecnológica e dificultam o acesso ao conhecimento, aumentando o abismo entre ricos e pobres. Isso se deve, em grande parte, ao fator renda (SPAGNOLO, 2003). O retrato da exclusão digital na sociedade brasileira A exclusão digital vem ganhando destaque nos últimos anos. As atenções começam a se voltar para este assunto, que já é visto como causa e consequência da exclusão em nossa sociedade. O Brasil é palco de desigualdades que criam uma demanda por políticas de transferência e geração de renda. Porém, não basta disponibilizar os meios; é importante mostrar às pessoas como as tecnologias podem contribuir para suas tarefas e atividades, trazendo conhecimento e novas oportunidades. Este trabalho, baseado em pesquisa bibliográfica reflexiva e qualitativa, aborda aspectos que estão normalmente associados com a exclusão digital, como a exclusão social, a sociedade do conhecimento, o e-gov e a economia contemporânea, dentre outros, além de fatores que devem ser levados em consideração para elaboração de políticas de combate à exclusão digital. Como resultado desta reflexão, identificam-se algumas das reais consequências e o significado da exclusão digital na sociedade brasileira. O fator motivador deste trabalho foi a observação dos impactos que a tecnologia da informação exerce sobre o trabalho e a vida dos cidadãos brasileiros. Podendo observar que essa facilidade gera benefícios imediatos, como a agilidade nas comunicações e um maior acesso à informação. Além disso, há também o aumento na movimentação da economia e nos hábitos de consumo, com produtos digitais a preços mais acessíveis e maior variedade de ofertas. As TIC (Tecnologias da Informação e a Comunicação) oferecem inúmeras vantagens: mais acesso à informação, redução de custos no setor trabalhista, mais conectividade entre as pessoas, etc. Porém, a digitalização não está acontecendo de forma igualitária em todo o mundo. Também existe um desequilíbrio e o nome para isto é exclusão digital. O estudo aponta que o abismo digital no Brasil pode ter consequências graves para o futuro do país. A falta de acesso à internet pode limitar o desenvolvimento econômico e social do país, além de aumentar as desigualdades sociais. Para superar a desigualdade digital na educação, é necessário um esforço conjunto de governos, escolas, empresas e sociedade civil. Algumas medidas que podem ser adotadas incluem: Expansão do acesso à internet: Investimento em infraestrutura para levar a internet a todas as escolas e comunidades. Doação de equipamentos: Campanhas de doação de computadores e tablets para escolas e estudantes carentes. Programas de formação: Oferecimento de cursos de formação para professores e estudantes, visando desenvolver habilidades digitais. Criação de políticas públicas: Implementação de políticas públicas que incentivem o uso da tecnologia na educação e garantam o acesso equitativo a todos os estudantes. Parcerias com empresas: Estabelecimento de parcerias com empresas de tecnologia para o desenvolvimento de soluções educacionais acessíveis e eficazes. Ao enfrentar os desafios da desigualdade digital, é possível garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade e as mesmas oportunidades de desenvolvimento.

 

 

Consequências da exclusão digital

 

A discriminação tecnológica constitui uma forma de pobreza e exclusão social ao privar uma parte da população de recursos essenciais para se desenvolver e gerar riqueza. Pudemos ver isso com frequência durante a pandemia da COVID-19. Muitos estudantes e trabalhadores tiveram dificuldades para trabalhar remotamente e seguir suas aulas online. Barreira ao estudo e ao conhecimento. A crise do coronavírus mostrou os efeitos da exclusão digital na educação: professores e alunos à margem por não terem acesso à tecnologia e às competências digitais suficientes. Também aumenta a ignorância ao limitar o acesso ao conhecimento. Ampliação das desigualdades sociais: A falta de acesso à tecnologia agrava as desigualdades sociais existentes, limitando as oportunidades de aprendizado e dificultando a ascensão social dos estudantes de baixa renda; Dificuldade em acompanhar o ritmo das aulas: Os estudantes sem acesso à tecnologia em casa podem ter dificuldades em acompanhar o conteúdo das aulas, realizar atividades online e interagir com os colegas e professores. Desigualdade de oportunidades: A falta de acesso à tecnologia limita as oportunidades de os estudantes desenvolverem habilidades digitais essenciais para o mercado de trabalho. Dificuldade em encontrar empregos: A falta de habilidades digitais pode dificultar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, que cada vez mais demanda profissionais com competências tecnológicas.

 

 

Superando os desafios:

 

A dinâmica de ensino e aprendizado nas escolas mudou muito, conforme as ferramentas digitais foram incorporadas no dia a dia da sala de aula. E como qualquer novidade, essa mudança trouxe também os desafios do uso da tecnologia na educação. A evolução da tecnologia, dos serviços de internet e dos dispositivos móveis (smartphones, notebook e tablets) nos aproximou da transformação digital, que vem modificando nossas relações e interações com diversos setores. Na educação, as novas ferramentas permitiram melhorar a dinâmica de ensino em sala de aula, a participação dos alunos, os trabalhos em equipe, as habilidades técnicas e pedagógicas dos professores e muito mais. Dar atenção a esses pontos permite superá-los, encontrando ferramentas que ajudem a eliminar essas brechas, mantendo toda comunidade escolar alinhada com o propósito de aprender, mas se por um lado existem todos esses benefícios, por outro, os desafios do uso da tecnologia na educação colocam os métodos pedagógicos em teste. Mesmo com a tecnologia ganhando espaço nas escolas, existem uma série de fatores que devem ser considerados na sua implementação como custo, facilidade de uso, contratação de suporte, uso adequado etc. Os desafios mais comuns que as instituições vivenciam no uso das novas tecnologias da educação sendo que no momento, educadores inovadores se debruçam para eleger soluções que permitam atividades diferentes on-line e contorne o mau uso da tecnologia. Eles buscam complementar o ensino e simultaneamente oferecem informações relevantes sobre o aprendizado do aluno. A sala de aula hoje é qualquer lugar, ou seja, quando está conectado nos momentos de estudo ou quando está realizando tarefas de aprendizagem, o aluno também está tendo aula. Aula não é mais apenas quando o professor está transmitindo conteúdo. Não se trata de colocar em prática todas as tecnologias, mas sim da tecnologia mais adequada ao momento de cada aluno e turma. Não se trata de reproduzir a sala de aula através da tela do computador, mas sim de reproduzir experiências de aprendizagem por meio de softwares, plataformas e soluções em que o aluno realiza tarefas de escrita e leitura, por exemplo, complementa seu aprendizado e gera informações relevantes para o professor. Um dos primeiros desafios do uso da tecnologia na educação é o mau uso das ferramentas pelos alunos. Ver os computadores e smartphones como meios de aprendizado e não de entretenimento é um desafio comum nos momentos iniciais de introdução da tecnologia. A implantação de um ambiente ou plataforma de comunicação e aprendizagem é uma solução, pois possuem recursos que bloqueiam as distrações. Um exemplo de dispositivo que auxilia a contornar esse desafio é o Chromebook. O aparelho é um computador voltado para uso educacional, que pode ser conectado ao sistema Google for Education (serviço pago do Google). O device integra os alunos com os professores e com o sistema de gestão escolar digital da instituição. Assim, os alunos só conseguem fazer uso dos recursos permitido pelo administrador do sistema. O professor também tem acesso a bloqueios temporários, para limitar o acesso dos alunos durante as aulas, trazendo o foco para o conteúdo.

 

 

Instigar e oportunizar a aprendizagem contemporânea

 

Nos últimos anos, a inclusão da tecnologia no âmbito educacional tornou-se um fenômeno mundial e inegável. Se antigamente o quadro negro, o giz e o livro didático eram os pilares da educação, hoje, mecanismo digitais, plataformas interativas e recursos online constituem ferramentas importantes para o aprendizado no tempo atual. Apesar, da tecnologia abrir as portas para inúmeras oportunidades, também apresenta obstáculos que precisam ser resistentes para garantir uma educação igualitária e eficaz para todos. No mundo digital trouxe consigo uma série de benefícios para o ramo educacional. A possibilidade de conectar informações de qualquer lugar do mundo, quase instantaneamente, popularizou o conhecimento de maneiras inéditas. Além disso, softwares educativos personalizam o aprendizado, adaptando-se ao ritmo de cada estudantes e aprimorando o processo pedagógico. Para os educadores, plataformas online de gestão e planejamento, como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), modificando o modo de preparar e ministrar aulas, tornando-as mais interativas e engajadoras. A educação contemporânea é formada por diferentes abordagens de ensino adaptadas às transformações sociais, tecnológicas e culturais atuais e levar a realidade — tanto a tecnologia quanto os desafios — para dentro das aulas. Abordar os temas que fazem parte da vida dos alunos e ajudá-los a se desenvolver nesse mundo. Ou seja: é quebrar o muro imaginário entre os mundos “lá fora” e “aqui dentro”. Baseada na participação ativa dos alunos, essa abordagem promove uma aprendizagem significativa, colaborativa, crítica e personalizada. De modo que, nem todos as particularidades da implantação tecnológica na educação são otimistas. O abismo digital, que separa aqueles que têm acesso às novas tecnologias daqueles que não têm, ameaça ampliar ainda mais as desigualdades educacionais já existentes. Em regiões mais carentes ou em situações de vulnerabilidade social, a falta de infraestrutura e recursos tecnológicos dificulta o acesso a uma educação de qualidade. Outrossim, a dependência da tecnologia pode implicar as habilidades primordiais, como a capacidade de concentração e a interação humana. Sendo assim, para maximizar os benefícios da tecnologia na educação, é fundamental que políticas públicas sejam implementadas. Investimentos em infraestrutura, como internet de alta velocidade e dispositivos acessíveis, são essenciais. Além disso, a capacitação de educadores para o uso eficaz das ferramentas digitais é uma etapa fundamental para garantir que a tecnologia seja uma aliada, e não um obstáculo, no processo educativo. Enfim, a tecnologia, quando bem aplicada, tem o potencial de revolucionar a educação, tornando-a mais interativa, individualizada e comprometida. Todavia, é importante que se identifica e combata os desafios que ela apresenta. Por fim, o objetivo final da educação é formar cidadãos críticos, ativos e preparados para os desafios do século XXI, e a tecnologia deve ser uma ferramenta para alcançar essa meta. Na educação do século XXI, a revolução digital trouxe consigo uma transformação significativa na maneira como aprendemos e ensinamos. Nesse contexto, os e-books emergem como ferramentas versáteis, oferecendo uma experiência…educação está em constante evolução e à medida que o uso da tecnologia na escola se torna uma parte cada vez mais integrada na vida de alunos e professores. A educação está em constante evolução e à medida que o uso da tecnologia na escola se torna uma parte cada vez mais integrada na vida de alunos e professores, sua influência no ambiente educacional também cresce.  A educação já utiliza ferramentas digitais de diversas maneiras, mas essa evolução está ganhando novos contornos. Portanto, é crucial estar atento às tendências que moldarão o cenário educacional em 2024. Como gestor escolar ou educador, é essencial acompanhar de perto essas tendências, pois elas não apenas transformam como ensinamos e aprendemos, mas também abrem novas possibilidades para o desenvolvimento dos estudantesPor isso, neste artigo, exploraremos as principais tendências de tecnologia na escola que merecem a sua atenção em 2024. Começaremos com a aprendizagem interativa e a gamificação, uma combinação inovadora que engaja os alunos de maneira envolvente e divertida.  As tendências em tecnologia educacional promovem um maior engajamento, personalização e imersão para os alunos, por isso, devem ser acompanhadas no próximo ano letivo.

 

 

Sobre o papel do professo como mediador tecnológico

 

O professor desempenha um papel fundamental como mediador tecnológico, orientando os alunos na utilização das ferramentas digitais e garantindo que a tecnologia seja utilizada de forma eficaz para o aprendizado. Além de dominar as ferramentas digitais, o professor precisa ser capaz de criar atividades pedagógicas inovadoras que integrem a tecnologia ao currículo escolar. A formação continuada dos professores é essencial para que eles possam acompanhar as constantes mudanças tecnológicas e desenvolver as competências necessárias para atuar como mediadores pedagógicos nesse novo contexto. Para o professor é um papel essencial na educação contemporânea: Com a crescente integração da tecnologia nas escolas, o papel do professor evoluiu significativamente. Ele deixou de ser apenas o transmissor de conhecimento para se tornar um mediador tecnológico, guiando os alunos na navegação pelo mundo digital e auxiliando-os a desenvolver as habilidades necessárias para o século XXI. O professor atua como facilitador, promovendo a autonomia dos alunos na busca por conhecimento e incentivando a aprendizagem ativa. Ele auxilia na escolha das ferramentas digitais mais adequadas para cada atividade, ensinando os alunos a utilizá-las de forma eficiente e eficaz; O professor orienta os alunos na utilização das diversas plataformas e recursos digitais, esclarece dúvidas e oferece suporte técnico quando necessário. Ele também ensina os discentes a buscar informações de forma crítica e a avaliar a confiabilidade das fontes; O docente estimula a colaboração entre os alunos através de atividades online, fóruns de discussão e projetos em grupo, promovendo a troca de ideias e o desenvolvimento de habilidades sociais; O educador serve como modelo para os estudantes , demonstrando o uso das tecnologias digitais em sala de aula e incentivando a utilização dessas ferramentas em outras áreas da vida; O mediador cria atividades pedagógicas inovadoras que integram a tecnologia ao currículo escolar, tornando o aprendizado mais engajador e relevante para os alunos. A formação continuada de professores é um processo fundamental para a melhoria da qualidade do ensino e para a adaptação dos educadores às constantes mudanças do mundo contemporâneo, especialmente no que diz respeito à tecnologia e às novas demandas da sociedade. O mundo está em constante evolução, e a educação precisa acompanhar essa dinâmica. A formação continuada permite que os professores se atualizem sobre as novas tendências pedagógicas, as tecnologias educacionais e os conteúdos mais relevantes para os alunos. Ao participar de cursos e workshops, boas práticas promovidas pela SEDUC-MT os professores podem adquirir novas habilidades e estratégias de ensino, tornando suas aulas mais dinâmicas, engajadoras e eficazes. A digital está cada vez mais presente nas escolas, e os professores precisam estar preparados para utilizá-la como ferramenta de ensino. A formação continuada oferece a oportunidade de aprender a utilizar as diversas ferramentas digitais disponíveis. A formação continuada contribui para o desenvolvimento profissional dos professores, estimulando a reflexão sobre a prática pedagógica e o aprimoramento de suas competências. Os cursos oferecidos pelo Estado de Mato Grosso para professores na Plataforma do AVADEP para contribuir com o conhecimento, evolução tecnológico e adquirir experiencias. As necessidades dos alunos estão em constante mudança. A formação permite que os professores se adaptem a essas necessidades, oferecendo um ensino mais personalizado e relevante. Os benefícios do aperfeiçoamento para os alunos têm uma aprendizagem mais significativa, os discentes adquirem umas novas estratégias para tornar o aprendizado mais significativo e prazeroso para os estudantes. A utilização de novas tecnologias e metodologias de ensino torna as aulas mais interessantes e engajadoras, aumentando o interesse dos alunos. A formação continuada prepara os professores para desenvolver nas crianças e adolescentes as habilidades necessárias para o século XXI, como o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas. Ao aprender com professores mais bem preparados, os alunos tendem a ter um melhor desempenho acadêmico. Com todas essas formações e informações temos que superar os desafios, tais como: A falta de tempo é um dos principais desafios para a formação continuada dos professores, que já possuem uma carga horária intensa; A oferta de cursos de formação continuada de qualidade e acessíveis pode ser limitada em algumas regiões; alguns professores podem ser resistentes a mudanças e ter dificuldades em adaptar suas práticas pedagógicas. Mas como superar esses desafios? Ter flexibilidade a oferecer cursos de formação continuada em diferentes formatos (presenciais, online, híbridos) e horários, para atender às necessidades dos professores; Estabelecer parcerias com universidades, instituições de pesquisa e empresas para oferecer cursos de qualidade e gratuitos ou a baixo custo; Oferecer incentivos financeiros ou outros tipos de reconhecimento aos professores que participam de atividades de formação continuada; Promover uma cultura de valorização da formação continuada nas escolas, incentivando os professores a buscarem o desenvolvimento profissional constante. Resumindo, a formação continuada de professores é um investimento fundamental para a melhoria da qualidade da educação. Ao proporcionar aos professores as ferramentas e o conhecimento necessários para se adaptarem às mudanças do mundo contemporâneo, a formação continuada contribui para o desenvolvimento de uma educação mais relevante, eficaz e equitativa.

 

 

Como as tecnologias estão sendo utilizadas na escola

 

Sabemos que as tecnologias são de fundamental importância no nosso cotidiano principalmente nos dias de hoje, onde a necessidade de facilidade e conforto de forma prática e dinâmica é umas das características da nossa sociedade moderna dessa forma saber utilizá-la bem se torna uma necessidade. A educação, assim como a tecnologia é algo construído pelo ser humano e também muito necessário, por isso tentamos ao máximo ligá-las, só que a tecnologia é usada como meio para se construir e adquirir educação. No caso da sala de aula o professor mediador usaria suportes tecnológicos para atrair mais atenção do aluno e instruir de forma lúdica, nessa instrução é dado ao professor um poder enorme, pois ele ganha a autoridade e influência sobre toda uma turma. Assim já dizia Kenski (2007):

A educação é um mecanismo de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. Desde pequena, a criança é educada em um determinado meio cultural familiar, onde adquire conhecimentos, hábitos, atitudes, habilidades e valores que definem a sua identidade social. A forma como se expressa oralmente, como se alimenta e se veste, como se comporta dentro e fora de casa são resultado do poder em relação aos conhecimentos e ao uso das tecnologias que farão a mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem aprendidos.” (KENSKI, 2007. P.18)

A linguagem possibilita a comunicação, entretenimento e informação assim como muitas máquinas. Só que pelo uso contínuo os seres humanos esquecem que ela também é uma tecnologia criada pelo homem. A cada dia que passa as máquinas e inúmeras tecnologias estão sendo usadas nos ambientes escolares. Sabemos que a dificuldade lhe dar com esse novo método de ensino e aprendizagem pode trazer uma série de dificuldades tanto para o professor quanto para o aluno, mas utilizar a tecnologia para educação além de facilitar a aprendizagem de forma dinâmica contribuindo assim para participação desse aluno no meio em que vive, onde a tecnologia tem espaço. Para que serve então uma educação tecnológica? [...] para formar o indivíduo na sua qualidade de pessoa humana, mais crítica e consciente para fazer a história do seu tempo com possibilidades de construir novas tecnologias, fazer uso da crítica e da reflexão sobre a utilização de forma mais precisa e humana, e ter as condições de, convivendo com o outro, participando da sociedade em que vive, transformar essa sociedade em termos mais justos e humanos (GRINSPUN,2001, p. 29).

As tecnologias não resolvem todos os problemas da educação, mas auxiliam nas aulas passando o conteúdo de forma atraente e dinâmica e sociabilizando esse conhecimento. Todavia isso só acontece se forem utilizadas corretamente. Não é a tecnologia que vai resolver ou solucionar o problema educacional no Brasil. Poderá colaborar, no entanto, se for usada adequadamente, para o desenvolvimento educacional de nossos alunos. (MASETTO, 2000, p.139) Isso cabe ao professor mediador desse conhecimento sistematizá-lo e passá-lo de forma pedagogicamente correta, conforme afirma Moran (2000): As tecnologias podem trazer, hoje, dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente. O papel do professor – o papel principal – é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los. (MORAN, 2000, p.29) Porém ainda existem professores que não sabem o real sentido do uso das tecnologias da comunicação e da informação, pensam que estas servem apenas para distrair a turma, usando esses aparatos tecnológicos para cumprir uma aula mal planejada, não exploram as tecnologias de forma positiva, as tornando uma brincadeira, e não de forma pedagógica, de forma que o aluno venha a aprender. Tendo isso em vista vem à mente à seguinte indagação será que a tecnologia tem sido usada de forma correta? Será que este uso tem ajudado suficientemente as aulas na escola?

 

 

Tecnologias antigas: Relembrando as tecnologias do passado e seu impacto na evolução da sociedade

 

 A importância de relembrar as tecnologias do passado

O mundo está em constante evolução tecnológica e, muitas vezes, é fácil esquecer as tecnologias que possibilitaram a construção do presente. As tecnologias antigas foram responsáveis por revolucionar a forma como a humanidade vive e trabalha. Relembrar essas tecnologias é importante para entender o impacto que tiveram na sociedade e para perceber a importância da inovação no processo de evolução tecnológica. A influência das tecnologias antigas na evolução da humanidade as tecnologias antigas tiveram um papel crucial na evolução da humanidade. Desde a roda, uma das primeiras invenções da história, até a máquina a vapor, as tecnologias do passado possibilitaram o avanço de diversas áreas, como a agricultura, a indústria e o transporte. Além disso, essas tecnologias foram responsáveis por criar novas demandas e ampliar a capacidade produtiva da sociedade. A tecnologia da escrita, por exemplo, possibilitou a criação de registros históricos e a preservação do conhecimento, permitindo que a humanidade aprendesse com os erros e evoluísse. Já a tecnologia da imprensa possibilitou a difusão de informações e ideias, contribuindo para a criação de uma sociedade mais informada e crítica. A roda foi uma das primeiras invenções da história e teve um impacto significativo na forma como a humanidade se desloca e transporta objetos. A tecnologia do arado possibilitou a produção em larga escala de alimentos, permitindo que as sociedades crescessem e se desenvolvessem. A máquina a vapor foi responsável pelo surgimento da Revolução Industrial, mudando a forma como as indústrias funcionam e aumentando a produção de bens. Outros exemplos de tecnologias antigas são a tecnologia da escrita, que permitiu a preservação do conhecimento e a criação de registros históricos, e a tecnologia da imprensa, que possibilitou a difusão de informações e ideias. Essas tecnologias tiveram um impacto significativo na sociedade e contribuíram para o desenvolvimento humano. Relembrar as tecnologias do passado é importante para entender como a sociedade evoluiu e como as inovações tecnológicas foram fundamentais para esse processo. Além disso, a compreensão do impacto dessas tecnologias pode ajudar a criar soluções tecnológicas mais eficientes e sustentáveis no futuro. Aprendendo com o passado, podemos criar um futuro melhor.

 

 

Consequências da desigualdade digital

 

A internet e as tecnologias digitais têm papel fundamental na vida das pessoas, seja para comunicação, trabalho, lazer, educação, entre outras atividades. No entanto, a dependência digital pode levar a depressão, ansiedade, sedentarismo, isolamento social, problemas posturais e de autoestima. Ela traz inúmeras vantagens, como a facilidade na comunicação, melhoria na qualidade de vida e aumento da produtividade. No entanto, também pode ter um impacto negativo, como o aumento da dependência digital, a disseminação de informações falsas e a ameaça a privacidade dos indivíduos. Atualmente, as conseqüências da exclusão social acentuam a desigualdade tecnológica e dificultam o acesso ao conhecimento, aumentando o abismo entre ricos e pobres. Isso se deve, em grande parte, ao fator renda (SPAGNOLO, 2003). O retrato da exclusão digital na sociedade brasileira A exclusão digital vem ganhando destaque nos últimos anos. As atenções começam a se voltar para este assunto, que já é visto como causa e consequência da exclusão em nossa sociedade. O Brasil é palco de desigualdades que criam uma demanda por políticas de transferência e geração de renda. Porém, não basta disponibilizar os meios; é importante mostrar às pessoas como as tecnologias podem contribuir para suas tarefas e atividades, trazendo conhecimento e novas oportunidades. Este trabalho, baseado em pesquisa bibliográfica reflexiva e qualitativa, aborda aspectos que estão normalmente associados com a exclusão digital, como a exclusão social, a sociedade do conhecimento, o e-gov e a economia contemporânea, dentre outros, além de fatores que devem ser levados em consideração para elaboração de políticas de combate à exclusão digital. Como resultado desta reflexão, identificam-se algumas das reais consequências e o significado da exclusão digital na sociedade brasileira. O fator motivador deste trabalho foi a observação dos impactos que a tecnologia da informação exerce sobre o trabalho e a vida dos cidadãos brasileiros. Podendo observar que essa facilidade gera benefícios imediatos, como a agilidade nas comunicações e um maior acesso à informação. Além disso, há também o aumento na movimentação da economia e nos hábitos de consumo, com produtos digitais a preços mais acessíveis e maior variedade de ofertas. As TIC (Tecnologias da Informação e a Comunicação) oferecem inúmeras vantagens: mais acesso à informação, redução de custos no setor trabalhista, mais conectividade entre as pessoas, etc. Porém, a digitalização não está acontecendo de forma igualitária em todo o mundo. Também existe um desequilíbrio e o nome para isto é exclusão digital. O estudo aponta que o abismo digital no Brasil pode ter consequências graves para o futuro do país. A falta de acesso à internet pode limitar o desenvolvimento econômico e social do país, além de aumentar as desigualdades sociais. Para superar a desigualdade digital na educação, é necessário um esforço conjunto de governos, escolas, empresas e sociedade civil. Algumas medidas que podem ser adotadas incluem: Expansão do acesso à internet: Investimento em infraestrutura para levar a internet a todas as escolas e comunidades. Doação de equipamentos: Campanhas de doação de computadores e tablets para escolas e estudantes carentes. Programas de formação: Oferecimento de cursos de formação para professores e estudantes, visando desenvolver habilidades digitais. Criação de políticas públicas: Implementação de políticas públicas que incentivem o uso da tecnologia na educação e garantam o acesso equitativo a todos os estudantes. Parcerias com empresas: Estabelecimento de parcerias com empresas de tecnologia para o desenvolvimento de soluções educacionais acessíveis e eficazes. Ao enfrentar os desafios da desigualdade digital, é possível garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade e as mesmas oportunidades de desenvolvimento.

 

 

Consequências da exclusão digital

A discriminação tecnológica constitui uma forma de pobreza e exclusão social ao privar uma parte da população de recursos essenciais para se desenvolver e gerar riqueza. Pudemos ver isso com frequência durante a pandemia da COVID-19. Muitos estudantes e trabalhadores tiveram dificuldades para trabalhar remotamente e seguir suas aulas online. Barreira ao estudo e ao conhecimento. A crise do coronavírus mostrou os efeitos da exclusão digital na educação: professores e alunos à margem por não terem acesso à tecnologia e às competências digitais suficientes. Também aumenta a ignorância ao limitar o acesso ao conhecimento. Ampliação das desigualdades sociais: A falta de acesso à tecnologia agrava as desigualdades sociais existentes, limitando as oportunidades de aprendizado e dificultando a ascensão social dos estudantes de baixa renda; Dificuldade em acompanhar o ritmo das aulas: Os estudantes sem acesso à tecnologia em casa podem ter dificuldades em acompanhar o conteúdo das aulas, realizar atividades online e interagir com os colegas e professores. Desigualdade de oportunidades: A falta de acesso à tecnologia limita as oportunidades de os estudantes desenvolverem habilidades digitais essenciais para o mercado de trabalho. Dificuldade em encontrar empregos: A falta de habilidades digitais pode dificultar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, que cada vez mais demanda profissionais com competências tecnológicas.

 

 

Falta de conhecimento dos professores sobre tecnologia

 

Assim como na comunicação, o uso da tecnologia digital na educação é um caminho sem volta. A conectividade aumenta as possibilidades de pesquisa e transforma o aprendizado em uma atividade mais lúdica do que já foi quando o professor tinha apenas a lousa e o giz como recurso. A boa notícia é que as escolas estão mais conectadas do que na época pré-pandemia, mas ainda há desafios a serem vencidos. Um deles tem a ver com a falta de preparo dos professores da rede de ensino Fundamental e Médio no mundo digital. Para a maior parte do corpo docente (75%), falta um curso específico que viabilize conhecimentos de ferramentas digitais que possam ser usadas em classe. Sem o preparo dos professores, mesmo que as escolas estejam mais aptas, a tecnologia acaba não sendo usada como poderia e ser utilizada. A falta de conhecimento dos professores sobre como usar ferramenta digitais também é um dos desafios do uso da tecnologia na educação. Muitas escolas ainda não alinharam seus processos para integrar a tecnologia de forma prática, capacitando os professores para que eles possam se familiarizar e entender as possibilidades dos novos recursos. Como a realidade profissional de cada professor é diferente, ainda mais em um país grande como o Brasil, os próprios profissionais se empenham em adquirir conhecimento. Além da iniciativa pessoal, soma-se o serviço de suporte que os sistemas de gestão escolar oferecem para os professores, ajudando a tirar dúvidas, alterar configurações e assim conhecer melhor as novas ferramentas.

 

 

Custo de aquisição de novas tecnologias

 

O Custo de Aquisição de Tecnologia, também conhecido como CAC (Cost of Acquisition), é um indicador utilizado pelas empresas para mensurar o valor gasto na obtenção de novas tecnologias. é o valor médio gasto para adquirir um novo comprador. Ou seja, trata-se do valor médio investido em todas as etapas da jornada de compra para gerar um lead e conquistar um cliente. O custo de aquisição talvez seja um dos desafios do uso da tecnologia na educação que mais impactam as instituições de ensino. Adquirir licenças, equipamentos e ter um profissional de TI para monitorar a rede da escola geram a necessidade de se investir. Mas mesmo com esse desafio, é possível contorná-lo, usando ferramentas gratuitas para aproximar alunos e professores da tecnologia. Alguns exemplos são: criar um blog da turma em uma plataforma gratuita, para os alunos desenvolverem atividades; incluir conteúdos digitais nas aulas como vídeos, podcasts, apresentações, animações, etc. Fazer uma agenda online para compartilhar com a turma os prazos de trabalhos, datas de provas, entregas de trabalho, avisos para os pais, entre outros; usar a versão gratuita de plataformas de educação (o Google for Education tem uma versão gratuita).

 

 

Acompanhar a evolução tecnológica

 

A evolução tecnológica tem transformado rapidamente a forma como vivemos, trabalhamos e aprendemos. No entanto, muitas vezes a educação não acompanha essa evolução e fica defasada em relação às demandas do mundo contemporâneo. É fundamental que a educação seja capaz de acompanhar as mudanças tecnológicas e a velocidade com que as informações acontecem, para preparar os estudantes para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e da sociedade em geral. A importância de uma educação conectada com a evolução tecnológica e a velocidade com que as informações acontecem é essencial para que os alunos possam enfrentar os desafios do mundo atual e para que estejam preparados para o futuro. É preciso investir em uma educação que promova o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao mundo digital, para formar cidadãos críticos, inovadores e capacitados para as demandas do mercado. Diante desse cenário, é preciso que as instituições de ensino atualizem os seus currículos e metodologias, incorporando novas tecnologias e recursos digitais. Os professores também precisam estar preparados, sendo capacitados para ensinar e utilizar essas ferramentas. As soluções e ferramentas mudam e evoluem bastante em uma velocidade que não é fácil e nem barato de acompanhar. Para contornar esse desafio do uso da tecnologia na educação, é importante escolher um sistema e ferramentas que incluam atualizações automáticas. Se a escola não tem as habilidades de um profissional de TI a disposição para fazer a gestão das ferramentas, usar um serviço que já oferece updates gratuitos ajuda bastante. Assim, é possível equilibrar os gastos de aquisição e manutenção que as tecnologias precisam ter naturalmente. 

 

 

Tecnologia digital: Uma nova aliada na educação

A tecnologia digital está transformando a forma como os estudantes aprendem e os educadores ensinam. Com uma ampla gama de ferramentas e recursos, a tecnologia se torna uma aliada poderosa para uma educação mais envolvente e eficaz. Aplicativos de realidade aumentada trazem os conteúdos didáticos para a vida, permitindo que os alunos interajam com modelos 3D e visualizem conceitos de forma imersiva. Jogos digitais tornam a aprendizagem mais envolvente, estimulando a curiosidade e a motivação dos estudantes ao mesmo tempo em que consolidam habilidades. Ferramentas de Colaboração Plataformas de colaboração online permitem que os alunos trabalhem em grupo, compartilhem ideias e recebam feedback em tempo real, promovendo um aprendizado mais ativo e participativo. A tecnologia está redefinindo a forma como aprendemos e ensinamos. Uma vez vista como uma distração, ela se tornou uma ferramenta indispensável para enriquecer o processo educacional. Cada aluno tem seu próprio ritmo e estilo de aprendizado. As ferramentas digitais permitem criar experiências de aprendizado personalizadas, adaptando-se às necessidades individuais. A internet coloca uma vasta quantidade de informação ao alcance de todos, permitindo que os alunos explorem temas de interesse e aprofundem seus conhecimentos. Plataformas online facilitam a colaboração entre alunos e professores, promovendo a troca de ideias e o trabalho em equipe. Jogos educativos, simulações e outras ferramentas interativas tornam o aprendizado mais divertido e envolvente. A tecnologia permite que os alunos aprendam a qualquer hora e em qualquer lugar, oferecendo maior flexibilidade. Ferramentas como Google Classroom, Moodle e Canvas permitem a criação de cursos online, a realização de atividades e a comunicação entre alunos e professores. Existem diversos aplicativos para dispositivos móveis que ensinam matemática, línguas, história e outras disciplinas de forma divertida e interativa. Essas tecnologias imersivas oferecem novas possibilidades para a visualização de conceitos complexos e a realização de experiências práticas. Algoritmos de IA podem personalizar o aprendizado, identificar dificuldades dos alunos e oferecer suporte individualizado. Apesar dos benefícios e oportunidades, a integração da tecnologia na educação também apresenta desafios: Nem todos os alunos têm acesso à internet e a dispositivos digitais de qualidade. Muitos professores precisam de treinamento para utilizar as ferramentas digitais de forma eficaz. O uso excessivo de dispositivos pode levar à distração e à perda de foco.

Para superar esses desafios e aproveitar ao máximo o potencial da tecnologia na educação, é fundamental: Investir em infraestrutura - Garantir acesso à internet e dispositivos digitais para todos os alunos. Oferecer formação contínua aos professores - Capacitar os professores para utilizar as ferramentas digitais de forma pedagógica. Desenvolver projetos colaborativos - Envolver alunos, professores e comunidade em projetos que integrem a tecnologia ao currículo escolar.

 

 

Engajamento Interativo

 

A tecnologia, quando integrada de forma estratégica à educação, tem o poder de transformar a forma como os alunos aprendem e os professores ensinam. Um dos aspectos mais relevantes dessa transformação é o engajamento interativo. Ao oferecer experiências dinâmicas e personalizadas, a tecnologia permite que os alunos se tornem protagonistas de sua própria aprendizagem, tornando o processo mais eficaz e prazeroso. É a criação de ambientes de aprendizagem nos quais os alunos são ativamente envolvidos em atividades que exigem interação, colaboração e resolução de problemas. Através de ferramentas digitais, os alunos podem explorar conteúdos de forma autônoma, experimentar conceitos de maneira prática e interagir com seus colegas e professores em tempo real. Ao tornar o aprendizado mais divertido e desafiador, a tecnologia aumenta a motivação dos alunos, tornando-os mais dispostos a se dedicar aos estudos. A interação com o conteúdo permite que os alunos construam seu próprio conhecimento de forma mais profunda e significativa. O trabalho em equipe, a resolução de problemas e a comunicação são habilidades cruciais para o século XXI, e a tecnologia oferece um ambiente propício para o desenvolvimento dessas competências. Através de plataformas adaptativas, é possível oferecer atividades e conteúdo personalizados para cada aluno, respeitando seus ritmos e estilos de aprendizagem. A aplicação de elementos de jogos em atividades educativas torna o aprendizado mais divertido e desafiador. Essas tecnologias permitem que os alunos vivenciem experiências imersivas, explorando ambientes e conceitos de forma mais realista. Existem diversos aplicativos que oferecem atividades interativas e jogos educativos para diferentes áreas do conhecimento. É importante promover a colaboração entre alunos e professores, incentivando a troca de ideias e a construção do conhecimento em conjunto. É preciso avaliar o impacto das atividades interativas na aprendizagem dos alunos e ajustar as estratégias conforme necessário. O engajamento interativo na tecnologia escolar é uma tendência que veio para ficar. Ao oferecer experiências de aprendizagem mais dinâmicas e personalizadas, a tecnologia tem o potencial de transformar a educação, preparando os alunos para os desafios do futuro.

 

 

 

 

Personalização do Ensino

 

 

 

Amplificando Habilidades

 

 

 

 

 

 

Equidade e Inclusão

 

 

Implementação Eficaz

 

A evolução das tecnologias digitais das tecnologias digitais no Panorama completo

 

O desenvolvimento das tecnologias digitais no Brasil tem uma história fascinante, marcada por avanços, desafios e inovações que moldaram a transformação digital do país. A transformação digital no Brasil tem sido notável nas últimas décadas, impactando profundamente diversos setores da sociedade e da economia. Desde a popularização da internet até o surgimento de tecnologias disruptivas como a inteligência artificial, o país tem acompanhado de perto essa evolução, apresentando avanços significativos desafios a serem superados. A transformação digital no Brasil tem sido notável nas últimas décadas, impactando profundamente diversos setores da sociedade e da economia. Desde a popularização da internet até o surgimento de tecnologias disruptivas como a inteligência artificial, o país tem acompanhado de perto essa evolução, apresentando avanços significativos e desafios a serem superados. Fatores que Impulsionaram a Evolução Digital no Brasil Popularização da Internet: O acesso à internet se tornou cada vez mais democrático, impulsionado pela expansão da infraestrutura de telecomunicações e pela queda dos preços dos dispositivos; Aumento do Poder de Compra: O crescimento da classe média e o aumento do poder de compra da população brasileira fomentaram a demanda por produtos e serviços digitais; Incentivos Governamentais: Programas governamentais como o Minha Casa, Minha Vida e o Brasil Conectado contribuíram para a expansão do acesso à internet em áreas remotas e de baixa renda; Empreendedorismo Digital: O surgimento de startups e empresas digitais inovadoras impulsionou a criação de novas soluções e modelos de negócios; Pandemia de COVID-19: A pandemia acelerou a digitalização de diversos setores, impulsionando o trabalho remoto, o e-commerce e os serviços digitais. Um panorama das Principais Tendências e Impactos podendo citar: E-commerce - O comércio eletrônico cresceu exponencialmente, oferecendo maior comodidade e variedade de produtos aos consumidores; Fintechs - Empresas de tecnologia financeira revolucionaram o setor bancário, oferecendo serviços mais personalizados e eficientes; Internet das Coisas (IoT) - A IoT está transformando a forma como interagimos com os objetos ao nosso redor, com aplicações em diversas áreas, como indústria, saúde e agricultura; Inteligência Artificial - A IA está sendo aplicada em diversas áreas, como diagnóstico médico, atendimento ao cliente e automação de processos; Realidade Virtual e Aumentada - Essas tecnologias estão sendo utilizadas em diversas áreas, como educação, entretenimento e treinamento profissional. A evolução gera Desafios e Oportunidades, tais como: Desigualdade Digital: A desigualdade digital ainda é um grande desafio, com diferenças significativas no acesso à internet e à tecnologia entre as diferentes regiões do país; Segurança Cibernética: Com o aumento da digitalização, os riscos de ataques cibernéticos também cresceram, exigindo investimentos em segurança da informação; Educação: É fundamental investir em educação para preparar a força de trabalho para os desafios da era digital; Inovação: O Brasil precisa fomentar a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias para se manter competitivo no cenário global. O futuro da tecnologia digital no Brasil é promissor, com diversas oportunidades para o crescimento econômico e o desenvolvimento social. A contínua expansão da infraestrutura de telecomunicações, o aumento dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento e a crescente demanda por soluções digitais são fatores que impulsionarão essa evolução. O Brasil está se consolidando como um player global na economia digital, com um ecossistema de inovação cada vez mais robusto e promissor.

 

ANOS 1970 E 1980: PRIMEIROS PASSOS

 

  

Anos 1990: Conectando o Brasil

 

 

 

Anos 2000: Boom da Internet e Inovação

 

 

Anos 2010: Economia Digital e Disrupção

 

 

Desafios Atuais e Futuros

 

 Liderando a Transformação Digital

 

 

Rumo a um Futuro Digital Brilhante

 

 

A Evolução da Tecnologia na Educação

 

A o pensarmos em tecnologia em sala de aula, nossa mente imediatamente se volta para computadores, tablets e softwares educacionais. No entanto, o século XIX nos apresenta um cenário bem diferente, mas igualmente fascinante. A maioria, era mecânica e manual. As ferramentas utilizadas nas escolas eram simples, mas desempenhavam um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem. A principal ferramenta de um professor, utilizado para escrever eram giz e quadro-negro utilizado para apresentar lições, fazer cálculos e desenhar diagramas revolucionavam o ensino, é importante ressaltar que a tecnologia educacional do século variava muito de acordo com o país, a região e a classe social. Em algumas escolas, os recursos eram escassos e os alunos tinham pouco acesso a materiais didáticos. Em outras, as escolas eram bem equipadas e os alunos tinham a oportunidade de aprender com os melhores professores. A evolução da tecnologia educacional tem sido exponencial. A invenção da eletricidade, o desenvolvimento de novos materiais e a criação de dispositivos eletrônicos transformaram completamente a forma como ensinamos e aprendemos. No entanto, as ferramentas básicas do ensino, como o quadro-negro e o livro, continuam sendo utilizadas até hoje. Década de 1980 computadores pessoais chegam às salas de aula. A década de 80 marcou um ponto de inflexão na história da educação, com a introdução dos computadores pessoais nas salas de aula. Essa mudança radical transformou a maneira como os alunos aprendiam e os professores ensinavam, abrindo portas para um futuro tecnológico na educação. Os primeiros computadores a chegar às escolas eram grandes, pesados e bem mais caros do que os modelos modernos. Marcas como Apple e IBM dominavam o mercado, com modelos como o Apple II e o IBM PC. Os programas disponíveis para uso educacional eram limitados, com foco em jogos educativos, planilhas eletrônicas simples e processadores de texto. Nem todas as escolas tinham recursos para adquirir computadores, e muitas vezes havia apenas um ou dois equipamentos disponíveis para toda a turma. Apesar das limitações, os computadores abriram novas possibilidades para o ensino. Os alunos podiam aprender a digitar, criar apresentações, realizar cálculos e explorar o mundo digital. A chegada dos computadores pessoais nas salas de aula foi o primeiro passo para a construção de um futuro onde a tecnologia seria uma ferramenta fundamental para o ensino e a aprendizagem. Hoje um novo rumo para o aprendizado A chegada dos tablets, smartphones e plataformas digitais revolucionou completamente a forma como ensinamos e aprendemos. Se nos anos 80 os computadores de mesa eram uma novidade nas escolas, hoje a tecnologia está presente no dia a dia de alunos e professores, transformando a educação de maneira profunda. Tablets, smartphones, Chromebook e plataformas digitais oferecem novos caminhos para o aprendizado. Cada aluno possui um ritmo e estilo de aprendizado único. As plataformas digitais permitem personalizar as atividades, adaptando-as às necessidades e interesses de cada estudante. A internet coloca uma vasta quantidade de informações a um clique de distância. Os alunos podem pesquisar, aprofundar seus conhecimentos e desenvolver habilidades de pesquisa de forma autônoma. Ferramentas como Google Classroom, Microsoft Teams e plataformas de videoconferência facilitam a colaboração entre alunos e professores, promovendo a troca de ideias e o trabalho em equipe. A gamificação utiliza elementos de jogos para tornar o aprendizado mais divertido e engajador. Plataformas com desafios, recompensas e rankings motivam os alunos a alcançarem seus objetivos. Essas tecnologias imersivas proporcionam experiências de aprendizado mais ricas e interativas, permitindo que os alunos explorem ambientes virtuais e visualizem conceitos de forma mais concreta. A IA estar sendo utilizada para personalizar o aprendizado, oferecer feedback instantâneo aos alunos e automatizar tarefas administrativas, liberando mais tempo para que os professores se dediquem ao acompanhamento individual dos alunos. Resumindo, a tecnologia está transformando a educação, oferecendo novas oportunidades para o aprendizado e preparando os alunos para um futuro cada vez mais digital. No entanto, é fundamental que a tecnologia seja utilizada de forma consciente e pedagógica, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral dos alunos

  

Aprendizagem interativa e gamificação

 

A  aprendizagem interativa é uma tendência que está moldando o cenário educacional nos últimos anos e é esperado que continue a evoluir em 2024. A gamificação desempenha um papel significativo nesse contexto, por ser uma ferramenta importante para promover a interatividade e o engajamento dos alunos. Ao incorporar elementos de jogos, como desafios, recompensas e competições, o educador torna a aprendizagem mais envolvente e motivadora. Ela permite que os alunos assumam o controle de seu próprio processo de aprendizagem, definindo metas e acompanhando seu progresso, tudo isso de maneira lúdica. A competição saudável com colegas cria um ambiente de aprendizagem estimulante e interativo, incentivando os alunos a se esforçarem mais e a se sentirem realizados quando alcançam seus objetivos. De maneira geral, com a aprendizagem interativa os estudantes podem aplicar o que aprenderam em contextos práticos. Isso é importante em disciplinas que requerem habilidades práticas, como ciências e matemática. Por meio de simulações interativas e ambientes virtuais, os alunos podem praticar suas habilidades e enfrentar desafios reais de uma forma segura e controlada.

Por meio da tecnologia, os professores também têm acesso a dados importantes para acompanhar o desenvolvimento dos alunos e aplicar a melhor intervenção pedagógica. A aprendizagem interativa é uma abordagem educacional que coloca o aluno no centro do processo, incentivando a participação ativa e a construção do conhecimento. Ao invés de um modelo passivo, onde o aluno apenas recebe informações, a aprendizagem interativa promove a experimentação, a resolução de problemas e a colaboração. A gamificação consiste em aplicar elementos de jogos a contextos não-lúdicos, como a educação. Ao incorporar mecânicas de jogos, como pontos, níveis, desafios e recompensas, a gamificação torna o processo de aprendizagem mais envolvente e motivador. A combinação da aprendizagem interativa com a gamificação cria um ambiente de aprendizado ainda mais eficaz e atrativo. Ao tornar o processo de aprendizagem mais lúdico e desafiador, a gamificação aumenta o engajamento dos alunos e a retenção do conhecimento. Mostrando os benefícios da combinação tais como: aumento do engajamento- gamificação torna o aprendizado mais divertido e desafiador, incentivando os alunos a participarem ativamente das atividades; melhora da motivação - a obtenção de recompensas e a progressão em níveis aumentam a sensação de realização e motivam os alunos a continuar aprendendo; desenvolvimento de habilidades - A resolução de desafios e a colaboração em equipe promovem o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe; aprendizagem mais significativa - Ao aplicar os conhecimentos adquiridos em situações práticas, os alunos constroem um aprendizado mais significativo e duradouro. Aplicação da Gamificação na Aprendizagem Interativa dos discentes se propõe de forma adequada para o ensino. Sendo assim, Defina objetivos claros: Determine os conhecimentos e habilidades que você deseja que os alunos desenvolvam; Crie desafios e missões: Proponha atividades que simulem situações reais e exijam a aplicação dos conhecimentos; Utilize sistemas de recompensa: Ofereça recompensas virtuais ou reais para motivar os alunos; Incorpore elementos de competição: Crie atividades em grupo ou individuais que estimulem a competição saudável; Forneça feedback constante: Ofereça feedback construtivo para ajudar os alunos a progredir. Podemos exemplificar as aplicações através de: Cursos online - Crie plataformas de aprendizado com elementos de jogos, como avatares personalizáveis, progressão em níveis e rankings; Salas de aula: Utilize jogos de tabuleiro, simulações e aplicativos para tornar as aulas mais dinâmicas e interativas; Treinamento corporativo: Crie programas de treinamento com desafios gamificados para aumentar o engajamento dos funcionários. A combinação da aprendizagem interativa com a gamificação representa uma poderosa ferramenta para transformar a educação. Ao tornar o aprendizado mais divertido e desafiador, essa abordagem aumenta o engajamento dos alunos, melhora a retenção do conhecimento e promove o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI.

 

 Inteligência Artificial (IA)  

A inteligência artificial (IA) é um campo de estudo fascinante que vem ganhando cada vez mais relevância no mundo contemporâneo. Essa tecnologia avançada possui um grande potencial de transformação nos mais diversos setores, incluindo a educação. Nesta série de conteúdo, abordaremos os principais desafios e oportunidades da IA para docentes e discentes, explorando como essa ferramenta pode impactar o ensino e a aprendizagem. É um campo da ciência da computação voltada para o desenvolvimento de sistemas e algoritmos capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. Isso inclui a capacidade de aprender, raciocinar, resolver problemas e tomar decisões autônomas. A inteligência artificial já vem sendo aplicada em diversos aspectos da educação, desde a personalização do ensino até a automatização de tarefas administrativas. Essa tecnologia tem o potencial de revolucionar a forma como os conteúdos são apresentados e as habilidades são desenvolvidas em sala de aula. Docentes podem se beneficiar de recursos de IA para melhor compreender as necessidades e estilos de aprendizagem de seus alunos, adaptando suas metodologias de ensino de maneira mais eficaz. Por outro lado, os discentes também podem usufruir de ferramentas de IA que os auxiliem no processo de aprendizagem, como tutores virtuais, sistemas de recomendação de conteúdo e aplicativos de práticas e revisões. Essa interação entre alunos e IA pode potencializar a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências fundamentais para o século XXI.

 

 

Desafios para Docentes no Uso da IA

 

 

Embora a inteligência artificial ofereça muitas oportunidades na educação, sua adoção também apresenta alguns desafios para os docentes. Um dos principais desafios é a necessidade de capacitação e atualização constante dos professores para que possam compreender e utilizar as ferramentas de IA de maneira eficaz. Outro desafio é a integração da IA com as metodologias de ensino já estabelecidas, de modo a garantir uma transição suave e a manutenção da qualidade do ensino. Docentes precisarão repensar suas práticas pedagógicas, adaptando-as à nova realidade tecnológica sem perder de vista os princípios educacionais fundamentais.

 

 

Oportunidades da IA para Discentes

 

Para os discentes, a inteligência artificial também traz diversas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Com o uso de ferramentas de IA, os alunos podem se beneficiar de um processo de ensino mais personalizado, recebendo conteúdo e atividades adaptados às suas necessidades individuais. Além disso, a IA pode oferecer recursos de apoio à aprendizagem, como assistentes virtuais, tutores digitais e sistemas de recomendação, que auxiliam os alunos no estudo e na resolução de problemas. Essas ferramentas têm o potencial de tornar a experiência de aprendizagem mais engajadora, interativa e eficaz.

 

 

Ética e Privacidade na Aplicação da IA

Embora a inteligência artificial ofereça diversas oportunidades na educação, é fundamental que seu uso seja pautado por princípios éticos e de proteção de dados. Docentes e instituições de ensino devem estar atentas aos desafios relacionados à privacidade e à transparência dos algoritmos utilizados. É importante estabelecer políticas claras sobre a coleta, armazenamento e utilização de dados dos alunos, garantindo que estes sejam tratados de forma ética e segura. Além disso, é necessário que os processos de IA sejam transparentes e compreensíveis, de modo que docentes e discentes possam entender como as decisões são tomadas e os resultados são gerados.

 

Adaptação do currículo e metodologia de ensino

 A adoção da inteligência artificial na educação requer uma adaptação dos currículos e das metodologias de ensino. Docentes precisarão repensar a forma como os conteúdos são estruturados e apresentados, buscando integrar de maneira harmoniosa as ferramentas de IA com as práticas pedagógicas já consolidadas. Essa adaptação envolve não apenas a familiarização com as tecnologias de IA, mas também a revisão dos objetivos de aprendizagem, das atividades propostas e das estratégias de avaliação. É fundamental que essa transição seja guiada por uma perspectiva holística, visando o desenvolvimento integral dos alunos e a manutenção da qualidade do ensino. Se tratando do uso de tecnologia na escola, a IA tem um potencial significativo. Isso porque pode ser usada para criar sistemas de aprendizado personalizado, adaptando o conteúdo e o ritmo de ensino conforme as necessidades de cada aluno. Além disso, a IA pode automatizar tarefas administrativas em escolas, economizando tempo e recursos, permitindo que os professores se concentrem em outras tarefas essenciais para um ensino-aprendizagem de qualidade. A constante evolução da IA promete revolucionar como a educação é entregue, tornando-a mais eficaz e personalizada.

 

Desenvolvimento de habilidades complementares às IA

Embora a inteligência artificial traga diversas oportunidades para a educação, é fundamental que docentes e discentes desenvolvam habilidades complementares que não podem ser automatizadas pela IA. Essas habilidades envolvem competências como criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas complexos e inteligência emocional. Ao lado do domínio de ferramentas de IA, é essencial que os alunos sejam estimulados a desenvolver essas habilidades fundamentais para o sucesso no século XXI. Dessa forma, eles estarão preparados não apenas para interagir com a tecnologia, mas também para enfrentar desafios complexos e inovar em um mundo em constante transformação.

 

 Perspectivas futuras

 

A inteligência artificial apresenta tanto desafios quanto oportunidades significativas para docentes e discentes no campo da educação. Embora a adoção dessa tecnologia exija adaptações no currículo, nas metodologias de ensino e no desenvolvimento de habilidades complementares, sua aplicação pode trazer benefícios valiosos, como a personalização do aprendizado e a otimização de tarefas. À medida que a IA continua a evoluir, é essencial que educadores e instituições de ensino mantenham-se atualizados e adotem uma abordagem ética e responsável em relação ao uso dessa tecnologia. Ao equilibrar a integração da IA com práticas pedagógicas sólidas e o desenvolvimento de competências essenciais, docentes e discentes estarão preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades trazidas pela inteligência artificial no campo da educação.

 

 

A Tecnologia como ferramenta transformadora na educação

 

A tecnologia vem revolucionando o sistema educacional, oferecendo uma gama de ferramentas que ampliam as possibilidades de aprendizado e tornam as aulas mais dinâmicas e envolventes. Essa transformação tem impactado positivamente a forma como professores e alunos interagem e constroem o conhecimento. A Tecnologia como Ferramenta Transformadora na Educação: Um Futuro Mais Brilhante A tecnologia está redefinindo a maneira como aprendemos e ensinamos. Uma vez vista como uma distração, ela se tornou uma ferramenta indispensável para enriquecer o processo educacional. Cada aluno tem seu próprio ritmo e estilo de aprendizado. As ferramentas digitais permitem criar experiências de aprendizado personalizadas, adaptando-se às necessidades individuais A internet coloca uma vasta quantidade de informação ao alcance de todos, permitindo que os alunos explorem temas de interesse e aprofundem seus conhecimentos. Plataformas online facilitam a colaboração entre alunos e professores, promovendo a troca de ideias e o trabalho em equipe. Engajamento: Jogos educativos, simulações e outras ferramentas interativas tornam o aprendizado mais divertido e envolvente. Flexibilidade: A tecnologia permite que os alunos aprendam a qualquer hora e em qualquer lugar, oferecendo maior flexibilidade. Sabe-se que, a tecnologia é uma poderosa aliada na educação, capaz de transformar a forma como aprendemos e ensinamos. Ao superar os desafios e aproveitar as oportunidades, podemos construir um futuro educacional mais inovador, inclusivo e eficaz. Vivemos em uma era de transformação digital, onde cada setor está sendo reinventado, e a educação não é diferente. As práticas inovadoras de aprendizagem digital estão se tornando essenciais para atender às novas demandas do mercado e às necessidades dos alunos, preparando-os para um mundo cada vez mais conectado. Institutos e fundações educacionais têm uma oportunidade incrível de liderar essa mudança, promovendo projetos educacionais que desenvolvem no público as competências digitais necessárias para o futuro e fazendo, de fato, a diferença na vida de seus alunos. No entanto, implementar essas práticas não é apenas uma questão de adotar novas tecnologias. É preciso entender as metodologias pedagógicas que melhor se adequam a esses recursos e como elas podem ser integradas de maneira eficaz no dia a dia das instituições. Desde a personalização do aprendizado até a gamificação e o uso de ambientes virtuais, as opções são vastas e repletas de potencial. No mundo contemporâneo, a digitalização está presente em quase todos os aspectos de nossas vidas. Desde o trabalho remoto até as transações financeiras e o entretenimento, a tecnologia digital é onipresente. Essa transformação exige que indivíduos possuam um conjunto de competências digitais para navegar e prosperar nesse novo cenário. Para as instituições educacionais, essa realidade representa um chamado urgente para atualizar e inovar suas abordagens pedagógicas.

 

Tecnologia na educação: Uma aliada poderosa

 

A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais vital na transformação do cenário educacional. Desde melhorar a eficiência do ensino até ampliar as oportunidades de aprendizagem, a integração da tecnologia na educação se mostra uma aliada poderosa e indispensável. Nesta apresentação, exploraremos a metodologia, as considerações finais e a conclusão sobre como a tecnologia pode impulsionar a educação rumo a um futuro mais dinâmico e engajador. A afirmação "Tecnologia na Educação: Uma Aliada Poderosa" é cada vez mais evidente no cenário educacional contemporâneo. A integração de ferramentas e recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas tem transformado a forma como ensinamos e aprendemos, oferecendo um leque de possibilidades para personalizar a educação, estimular a criatividade e promover o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI. Através de plataformas online e aplicativos educacionais, é possível adaptar o conteúdo e o ritmo de aprendizagem às necessidades individuais de cada aluno, tornando o processo mais eficaz e motivador. A internet oferece um vasto acervo de informações e recursos didáticos, permitindo que os alunos explorem temas de interesse e aprofundem seus conhecimentos de forma autônoma. O uso de ferramentas digitais desde cedo prepara os alunos para o mercado de trabalho, que cada vez mais demanda profissionais com habilidades como programação, design digital e resolução de problemas. Plataformas online facilitam a colaboração entre alunos e professores, promovendo a troca de ideias, a construção do conhecimento em conjunto e o desenvolvimento de habilidades sociais. A utilização de elementos de jogos em atividades educativas torna o aprendizado mais divertido e engajador, aumentando a motivação dos alunos e a retenção de conteúdo. Apesar dos benefícios, a integração da tecnologia na educação também apresenta desafios: O acesso à tecnologia e à internet ainda é desigual, o que pode gerar um gap digital entre os alunos. O uso excessivo de dispositivos eletrônicos pode levar à distração e prejudicar a concentração dos alunos. É fundamental que os professores sejam capacitados para utilizar as ferramentas tecnológicas de forma eficaz e pedagógica. A aquisição e manutenção de equipamentos e softwares podem representar um custo elevado para as instituições de ensino. Para aproveitar ao máximo o potencial da tecnologia na educação, é importante: A tecnologia deve ser utilizada de forma intencional e integrada ao currículo escolar. É fundamental investir na formação continuada dos professores para que eles possam utilizar as ferramentas tecnológicas de forma eficaz. Os alunos devem ser orientados a utilizar a tecnologia de forma crítica, avaliando a confiabilidade das informações e desenvolvendo habilidades de pesquisa. A tecnologia pode ser utilizada para promover a colaboração entre alunos e professores, incentivando a troca de ideias e a construção do conhecimento em conjunto. Como se vê, no entanto, é preciso superar os desafios e utilizar a tecnologia de forma consciente e pedagógica para garantir que ela seja uma aliada no processo de ensino e aprendizagem.

 

Integrando a Tecnologia

 

 

Metodologias

 

A metodologia desta pesquisa é qualitativa descritiva, e a técnica utilizada foi a análise de conteúdo de documentos. A análise documental nos permitiu o estudo de motivações, atitudes, valores e tendências relacionadas com a exclusão digital e social, visando a interpretação baseada na inferência e na dedução, com rigor de objetividade (BARDIN, 1997). É fundamental adotar metodologias que explorem o potencial das ferramentas digitais e promovam um aprendizado mais eficaz e engajador. No intento de vislumbrar como são viabilizados a inserção e os usos da tecnologia no âmbito escolar, através do mapeamento das ações do projeto Conectados optamos por realizar a pesquisa qualitativa. Enfrentando o impacto da tecnologia como ferramenta de ensino e descobrindo novas formas de ensinar, aprendemos a nos manter pertos, mesmo de longe, neste contexto. A metodologia desta pesquisa é qualitativa descritiva, e a técnica utilizada foi a análise de conteúdo de documentos. A análise documental nos permitiu o estudo de motivações, atitudes, valores e tendências relacionadas com a exclusão digital e social, visando a interpretação baseada na inferência e na dedução, com rigor de objetividade (BARDIN, 1997). É fundamental adotar metodologias que explorem o potencial das ferramentas digitais e promovam um aprendizado mais eficaz e engajador. No intento de vislumbrar como são viabilizados a inserção e os usos da tecnologia no âmbito escolar, através do mapeamento das ações do projeto Conectados optamos por realizar a pesquisa exploratória. Segundo esta perspectiva, um fenômeno pode ser melhor compreende o contexto em que ocorre e do qual é parte, devendo ser analisado numa perspectiva integrada. Para tanto, o pesquisador vai a campo buscando perspectiva integrada. Para tanto, o pesquisador vai a campo “captar” o fenômeno em estudo a partir de da perspectiva das pessoas nele envolvidas, considerando todos os pontos de vista relevantes (GODOY, 1995, p. 21).Esses materiais foram lidos e deles se destacaram as ações realizadas no projeto, a participação e percepção de profissionais da área de educação principalmente professor, bem como a visão do aluno acerca dos processos efetivados, respondendo o questionamento inicial sobre a exequibilidade do acesso à tecnologia no âmbito escolar. Aproximamos a pesquisa documental a aspectos do estudo de caso, pois essa metodologia permite analisar profundamente um objeto, discutindo detalhadamente uma situação particular (GODOY, 1995). Dessa forma, nos propomos a mapear e analisar todos os documentos do projeto Conectados disponíveis ao público, compreendendo que essa fonte é uma possibilidade de análise selecionada. Com isso sugerimos ferramentas de ensino aprendizado para o público alunado, onde irão acessar suas aulas, documentos e atividades, para o enaltecimento dos seus próprios conhecimentos adquiridos de maneira remota. Taís ferramentas separamos quatro dentre elas estão o Google Classroom, Google forms e Google meet. Ferramentas que já estão sendo usadas por grande parte das instituições que adotaram o o Novo Ensino Médio em tempo Integral, assim como os equipamentos como Chromebook, Ultrabook para incentivar e melhorar a aprendizagem dos protagonistas. Ao concluir este Artigo com maestria a implementação da tecnologia como aliada na educação exige uma abordagem abrangente e estratégica. Para tanto, proponho uma metodologia estruturada em cinco etapas essenciais: Iniciar com um diagnóstico profundo da realidade educacional da instituição, mapeando os recursos tecnológicos disponíveis, a infraestrutura, a conectividade, o nível de conhecimento dos professores e alunos em relação à tecnologia e as práticas pedagógicas vigentes. Levantar os principais desafios e oportunidades relacionados à integração da tecnologia, considerando fatores como a cultura organizacional, as necessidades dos alunos e as expectativas da comunidade. Estabelecer metas específicas e mensuráveis para a implementação da tecnologia, alinhadas com o projeto pedagógico da instituição e com as necessidades identificadas na etapa de diagnóstico. Capacitar os professores para utilizar as ferramentas digitais de forma eficaz e pedagógica, promovendo a integração da tecnologia ao currículo escolar. Orientar os alunos sobre o uso responsável e ético das ferramentas digitais, promovendo a cidadania digital e o desenvolvimento de habilidades críticas. Monitorar de perto o processo de implementação, avaliando continuamente o impacto da tecnologia na aprendizagem dos alunos e no desempenho dos professores, realizando ajustes no plano de ação quando necessário. Cultivar uma cultura de inovação na instituição, incentivando a experimentação de novas tecnologias e metodologias de ensino. Coletar feedback de alunos, professores, pais e demais stakeholders para identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria na implementação da tecnologia. Manter-se atualizado sobre as últimas tendências em tecnologia educacional e buscar novas ferramentas e recursos que possam contribuir para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem; incentivar a colaboração entre professores, compartilhando experiências e boas práticas na utilização da tecnologia em sala de aula. Estabelecer parcerias com outras instituições de ensino, empresas e especialistas em tecnologia educacional para promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências. Divulgar os resultados da implementação da tecnologia para a comunidade escolar e para a sociedade em geral, inspirando outras instituições a também integrarem a tecnologia como aliada na educação.

 

 

CONCLUSÃO

 

Desse modo, o uso das ferramentas tecnológicas que oferecem na aprendizagem citamos uma melhor retenção do conhecimento, o incentivo a aprendizagem individual e coletiva e o suporte que o professor tem no preparo das aulas para torná-las mais atrativas. A tecnologia na educação é uma realidade que veio para ficar. Ao aproveitar seus benefícios e superar os desafios, podemos criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico, eficiente e equitativo para todos os alunos; é uma ferramenta poderosa, mas não substitui o papel do professor como mediador do aprendizado. O sucesso da implementação da tecnologia na educação depende da combinação de um bom planejamento, da capacitação dos professores e do engajamento dos alunos. Nesse sentido, do uso que as ferramentas tecnológicas oferecem na aprendizagem citamos uma melhor retenção do conhecimento, o incentivo a aprendizagem individual e coletiva e o suporte que o professor tem no preparo das aulas para torná-las mais motivadas. A aliança entre tecnologia e educação abre um universo de possibilidades para transformar a forma como ensinamos e aprendemos. Ao utilizarmos essa ferramenta de forma estratégica e responsável, podemos ampliar o acesso à educação, personalizar a aprendizagem, estimular a criatividade, promover a colaboração, conectar a escola com a comunidade e preparar os alunos para o futuro. Essa união é fundamental para construir uma sociedade mais justa, equitativa e próspera, onde todos tenham as mesmas oportunidades de alcançar seus sonhos. A dimensão atingida pela exclusão digital no Brasil tem aspectos diferentes da dimensão percebida em outros países. Em nosso país a exclusão digital está associada às desigualdades socioeconômicas e culturais. Talvez em outros países a exclusão digital pudesse ser abordada de forma separada da exclusão social, mas é impossível falar da exclusão digital sem mencionar os outros problemas existentes na sociedade brasileira, como o analfabetismo, desemprego, baixa renda e educação. A exclusão social e a exclusão digital são mutuamente causa e consequência. Os fatores da exclusão social aprofundam a exclusão digital e a exclusão digital contribui para o aumento da exclusão social. Até então, o governo brasileiro tinha direcionado suas políticas de inclusão digital para disponibilizar seus serviços de forma on-line, como Previdência, Receita Federal, entre outros. Só agora é que vem adotando políticas que tratam as características educadoras do e-gov, tornando-o inclusivo, e não exclusivo como vinha se mostrando. A tecnologia da informação passa então a ser uma ferramenta que pode contribuir para a prática de conceitos importantes como transparência, prestação de contas, controle social e participação popular, ajudando o brasileiro a exercer a sua cidadania. A inclusão digital vem no sentido de estar aproximando comunidades e desenvolvendo mecanismos de inteligência coletiva que possibilitem a elas acharem as soluções adequadas aos seus problemas e enriquecer, social, cultural e economicamente. A informática e a internet são importantíssimas para a educação, visto que facilitam as pesquisas e apoiam o desenvolvimento de trabalhos. Soluções como criação de telecentros e doação de computadores não resolvem o problema da exclusão digital. É necessário mostrar as pessoas que as tecnologias podem ajudá-las no seu dia a dia, contribuindo para o desenvolvimento do capital intelectual e facilitando a realização de suas atividades. Não se pode obrigar as pessoas a utilizarem as tecnologias disponibilizadas. Elas têm que desenvolver seu interesse em aprender e utilizá-las. Em decorrência de sua amplitude, o tema "exclusão digital" faz-se digno de detalhamentos, investigações e pesquisas futuras. Os impactos causados principalmente dentro da sociedade brasileira, com suas diversidades econômica, social e cultural, são objetos ricos em nuances sociais e terreno fértil para buscar-se caminhos que levem o Brasil a ser um país melhor. Como consequência de sucessivos estudos, espera-se que programas governamentais e particulares possam surgir fundamentados nas informações que os pesquisadores gerem, levando o Brasil a um estado de excelência na iniciativa de aprimorar a educação e trabalho no país. Consideráveis resultados obtidos, pois não somente construímos conhecimentos, mas, sobretudo, fizemos com que eles despertassem o desejo de buscar melhorar a cada dia. A tecnologia não é um recurso como solução para atrair o interesse dos alunos para o desenvolvimento na vida escolar e interesse pelos estudos e conhecimentos, mas sim um método facilitador e que auxiliará os estudantes em seu desenvolvimento para o aprendizado, e busca pelo conhecimento. Paulo Freire (2010) “Não existe tal coisa como um processo de educação neutra. Educação ou funciona como um instrumento que é usado para facilitar a integração das gerações na lógica do atual sistema e trazer conformidade com ele, ou ela se torna a “prática da liberdade”, o meio pelo qual homens e mulheres lidam de forma crítica com a realidade e descobrem como participar na transformação do seu mundo. “Freire acreditava que o homem precisa lidar com realidade e o meio a qual ele está inserido. Em tempos de pandemia causada pelo Covid-19, professores e educadores estavam sendo desafiados por este novo modelo de ensino remoto como alternativa de levar o conhecimento através do uso da tecnologia. Diante do que foi aplicado e vivenciado, tivemos uma experiência diferente, como o próprio Paulo Freire (2005, p.68) disse “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” A educação vem nos mostrando que realmente precisamos uns dos outros para que tudo isso possa ir crescendo cada vez mais. Sendo assim, o Projeto visa busca sempre e colocar a educação de forma inovadora e continuada, sempre caracterizando uma prática assegurada pela parte teórica do ensino e aprendizagem. Como a educação muda o mundo. A educação é uma arma poderosa. Atividades remotas, hibrida e nas presenciais da forma que está conduzida a educação após a crucial pandemia causada pela COVID-19 deixando experiencia a educação, sala de aula, nos ambientes e novas formas de organização do ensino, apoio da família no processo educacional, entre outros. Através da educação, um cidadão se torna um ser mais questionador, tem mais oportunidades no mercado de trabalho e melhoria na sua própria qualidade de vida. A importância de aprender para si mesmo é compartilhar os conhecimentos com os outros. A utilização de equipamentos como computadores conectados à internet e as diversas ferramentas disponíveis que os aplicativos de acesso às aulas trazem, como textos, vídeos e imagens, tudo hiper conectado em único lugar, é uma ótima opção para prender a atenção dos alunos e para aperfeiçoar no manuseio ao acesso por parte dos discentes em suas aulas, atividades e nas elaborações de documentos, tais como Word e powerpoint. Ferramentas também de grande apoio para os discentes em seus trabalhos acadêmicos, trazem grande importância para a vida acadêmica dos mesmos. Diante do que foi aplicado e vivenciado, tivemos uma experiência diferente, como o próprio Paulo Freire (2005, p.68) disse “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” A educação vem nos mostrando que realmente precisamos uns dos outros para que tudo isso possa ir crescendo cada vez mais. Sendo assim, o Projeto busca sempre colocar a educação de forma inovadora e continuada, sempre caracterizando uma pratica assegurada pela parte teórica do ensino e aprendizagem aproximamos a pesquisa documental a aspectos do estudo de caso, pois essa metodologia permite analisar profundamente um objeto, discutindo detalhadamente uma situação particular (GODOY, 1995). Dessa forma, nos propomos a mapear e analisar todos os documentos do projeto Conectados disponíveis ao público, compreendendo que essa fonte é uma possibilidade de análise selecionada. Benefícios da Tecnologia destacam-se: a integração da tecnologia na educação traz inúmeros benefícios, como: maior engajamento dos alunos, acesso a recursos educacionais digitais, personalização do ensino, desenvolvimento de habilidades tecnológicas essenciais e melhoria na comunicação e colaboração entre alunos e professores; apesar dos benefícios, existem desafios a serem superados, como a necessidade de infraestrutura adequada, investimento em capacitação docente, adaptação de currículos e a garantia de inclusão digital para todos os estudantes e o papel da liderança escolar é fundamental para o sucesso da integração da tecnologia na educação. Eles devem alinhar a visão, fornecer recursos e apoiar os professores e alunos durante todo o processo de transformação.

 

 

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1 Professora Licenciada em Estudos Sociais pela Faculdades Integradas de Tupã e em Matemática pela UNEMAT. PÓS-GRADUAÇÃO Psicopedagogia e Gestão Escolar – Instituto Cuiabano de Educação – ICE. Cidade Rosário Oeste – MT; Mestrando em Matemática – ainda não concluído. ESCRITORA - Livros e Artigos.