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Incentivando a leitura com o boneco Zeca

Daniela Aparecida Batista Titon

Meury Aparecida dos Santos

Michely Aparecida dos Santos

Nilson Carolino dos Santos

 

DOI: 10.5281/zenodo.12583073

 

 

Este projeto contém informações que irão auxiliar os professores da Educação infantil, que se deparam diariamente com dificuldades ou duvidas de como incerir seus alunos para o mundo da leitura.

A função do educador nesse processo de incentivo ao mundo da imaginação é despertar nas crianças o desejo pela leitura desde a infância, para que eles vejam na literatura uma forma de aprender a ler, escrever e adquirir o abito e interesse pelos estudos desde pequenos.

O ato de ler, não é apenas conhecer as letras do alfabeto, mas é a interação entre o leitor e o contexto que engloba esse mundo da leitura, e a base para o desenvolvimento das crianças, portanto, a escola tem como principal objetivo formar pessoas que sejam capazes de estudar a leitura do mundo e compreender que está se faz necessária para construir o conhecimento e agir na sociedade de forma crítica e criativa, nas diferentes realidades emocionais, culturais, econômicas e sociais, além de desenvolver suas potencialidades.

O principal objetivo deste projeto foi o de incentivar os alunos da Educação Infantil a gostar e sentir prazer pela leitura e também desenvolver a responsabilidade do cuidar.

Os principais autores utilizados foram buscados nas teorias de autores que analisam a leitura na fase inicial do ingresso escolar, que são elas, Emília Ferreiro e Ana Teberoski.

O boneco Zeca foi confeccionado por uma artesã da cidade de Matupá. Na sala de aula ele é um aluno, todos os dias cada criança da turma leva o Zeca para casa, ele vai com uma mochila contendo um livro de leitura e um pijama, a criança que levar o Zeca para sua casa terá responsabilidade de cuidar pessoalmente dele, à noite a criança terá que vestir o pijama do Zeca e quando for dormir contar à historinha que estiver na mochila do boneco.

No dia seguinte a criança contará sua experiência e também a historinha que contou para o Zeca, e outra criança o levará para casa.

Com este projeto obtivemos resultados positivos, pois ele vem sendo realizado á três anos e a cada ano o envolvimento e o interesse pela leitura vem crescendo cada vez mais pelos alunos envolvidos e o sucesso é notável.

A leitura é um processo que acontece na Educação Infantil, porém o primeiro contato com livros muitas vezes acontece em casa, e para formar cidadãos leitores é necessário que o início da leitura aconteça de forma agradável e prazerosa, pois assim adquirimos o gosto e o hábito pela leitura.

Encerramos esse assunto com as palavras de Martins (1994) e Bambuger (1975), onde falam que o sucesso ou insucesso dos alunos nas questões de leitura está direcionada á prática do professor e ainda afirmam que o professor seja o mediador de situações para que atinja sua aprendizagem de forma mais ampla.

 

 

Referências

 

BBC NEWS MUNDO.O que é a leitura profunda e por que ela faz bem para o cérebro. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-59121175

 

PLENAE. Ler para crescer: o que muda quando a leitura começa na infância?. 2022. Disponível em:https://plenae.com/para-inspirar/ler-para-crescer-o-que-muda-quando-a-leitura-comeca-na-infancia/

 

RODRIGUES, Suzana Machado. A DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO INCENTIVO NA FORMAÇÃO DE FUTUROS LEITORES. UNEMAT. 2015. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/download/9653/5831/28925.