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DESAFIOS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Alessandro Spencer de Souza Holanda1

 

DOI: 10.5281/zenodo.12788761

 

 

RESUMO

Este artigo discute a importância da educação física na educação infantil, destacando seu papel no desenvolvimento integral das crianças. O objetivo deste artigo é discutir a educação física e os desafios dos professores na educação infantil. Foi realizada uma revisão narrativa através da análise de diversas fontes teóricas, para identificar o papel do professor de educação física, a relevância das atividades lúdicas, propostas pedagógicas e o planejamento alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação infantil. A pesquisa revela que a educação física é fundamental para o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças, promovendo um aprendizado significativo e inclusivo no ensino da educação infantil.

 

Palavras-chave: Educação física. Escola. Educação infantil.

 

 

INTRODUÇÃO

 

A educação física é um componente essencial no currículo da educação infantil, pois contribui significativamente para o desenvolvimento integral das crianças. Segundo Freire (1994), a educação física deve ser entendida como uma prática educativa que vai além do mero ensino de habilidades motoras, envolvendo também aspectos sociais, emocionais e cognitivos. Freire e Scaglia (2004) argumentam que a prática corporal na educação infantil permite que as crianças experimentem o mundo ao seu redor de forma mais completa e integrada.

A importância do movimento para o desenvolvimento infantil é amplamente reconhecida na literatura. Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) destacam que as atividades físicas contribuem para o desenvolvimento motor das crianças, aprimorando habilidades como coordenação, equilíbrio e controle motor. Além disso, essas atividades promovem o desenvolvimento cognitivo, pois envolvem processos de tomada de decisão, resolução de problemas e criatividade. Conforme afirmam Mattos e Neira (2008), a educação física deve ser vista como um campo de conhecimento que, ao integrar o lúdico e a prática pedagógica, facilita o aprendizado significativo.

No contexto da educação infantil, o lúdico desempenha um papel central. Baretta (2012) afirma que as brincadeiras e jogos são ferramentas pedagógicas eficazes, pois engajam as crianças de maneira natural e prazerosa, facilitando o aprendizado. As atividades lúdicas também promovem o desenvolvimento social, permitindo que as crianças aprendam a cooperar, respeitar regras e lidar com conflitos. Luckesi (2014) ressalta que a ludicidade é fundamental na formação do educador, pois transforma o ambiente educacional em um espaço de prazer e aprendizado contínuo.

O papel da educação física na educação infantil vai além do desenvolvimento motor. Freire e Scaglia (2004) destacam que a prática corporal contribui para a formação de valores e atitudes, como respeito, cooperação e disciplina. Esses valores são fundamentais para o convívio social e para o desenvolvimento de uma cidadania plena. Além disso, a educação física pode ser uma ferramenta poderosa para a inclusão, proporcionando a todas as crianças, independentemente de suas habilidades ou limitações, a oportunidade de participar e se desenvolver.

Nesse sentido, serão abordados o papel do professor de educação física, a importância das atividades lúdicas, propostas de ensino inovadoras e o planejamento curricular de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Espera-se que este estudo contribua para uma compreensão mais aprofundada da importância da educação física na formação integral das crianças e ofereça subsídios para a prática pedagógica dos educadores.

O objetivo deste artigo é discutir a educação física e os desafios dos professores na educação infantil.

 

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 

Este estudo trata-se de uma revisão da narrativa da literatura para investigar a importância da Educação Física na educação infantil. A pesquisa foi realizada em bases de dados acadêmicas como Scielo, Scopus, Google Scholar, Education Resources Information Center (ERIC) e nas bibliotecas digitais de instituições de ensino superior. Foram utilizados como palavras-chave: "educação física", "educação infantil", "desenvolvimento motor", "atividades lúdicas" e "BNCC".

A seleção dos estudos foi conduzida com base em critérios específicos de inclusão e exclusão. Os critérios de inclusão englobaram artigos científicos revisados por pares, teses, dissertações e relatórios de pesquisa publicados entre 2003 e 2023, que abordassem diretamente a Educação Física na educação infantil.

Os estudos selecionados foram avaliados quanto à sua qualidade metodológica, relevância e aplicabilidade. Foram incluídos artigos que apresentavam evidências empíricas, revisões sistemáticas e meta-análises. A análise envolveu a extração de dados sobre a metodologia empregada, os tipos de intervenções de Educação Física, os instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil e os resultados obtidos.

A revisão foi estruturada em três etapas principais. Primeiramente, foi realizada uma triagem inicial dos estudos para identificar aqueles que atendiam aos critérios de inclusão. Em seguida, os artigos selecionados foram lidos na íntegra e analisados para extrair informações relevantes sobre os efeitos da Educação Física na educação infantil. Por fim, os dados foram organizados e sintetizados para identificar o impacto da Educação Física no desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças, bem como a importância do lúdico no ensino e a relação com o planejamento pedagógico segundo a BNCC.

As informações extraídas dos estudos foram comparadas e contrastadas para identificar padrões e discrepâncias nos resultados. A protocolo seguido permitiu uma compreensão aprofundada dos diferentes aspectos da Educação Física na educação infantil, destacando o papel do professor, a importância das atividades lúdicas e as diretrizes da BNCC para o planejamento das atividades físicas.

 

 

DISCUSSÃO E RESULTADOS

 

O Papel do Professor de Educação Física

 

O professor de educação física na educação infantil tem a responsabilidade de criar um ambiente de aprendizado que estimule o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças. Freire (1994) destaca a importância de uma abordagem holística, onde o professor não apenas ensina movimentos, mas também promove o desenvolvimento social e emocional. Segundo o Coletivo de Autores (1992), o professor deve ser um facilitador do processo de aprendizagem, promovendo atividades que sejam significativas e desafiadoras para as crianças.

O papel do professor é ressaltado por Freire e Scaglia (2004) onde ressaltam que o ensino vai além de técnicas e habilidades motoras, englobando também a mediação de valores e atitudes. O professor deve ser capaz de integrar a prática corporal com os objetivos educativos mais amplos, promovendo o desenvolvimento integral das crianças. Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) enfatizam que a atuação do professor de educação física é crucial para o desenvolvimento motor adequado, pois ele é responsável por planejar e executar atividades que estimulem diferentes aspectos do movimento.

Além disso, o professor deve estar atento às necessidades individuais das crianças, adaptando as atividades para garantir a inclusão de todos os alunos, conforme destacado por Baretta (2012). A inclusão é um dos pilares da BNCC (2018), que orienta os professores a desenvolverem práticas pedagógicas que respeitem a diversidade e promovam a participação de todos (Brasil, 2018). Dessa forma, o professor de educação física deve ser um agente de transformação, proporcionando experiências educativas ricas e diversificadas.

 

A Importância do Lúdico no Ensino

 

O uso de atividades lúdicas é essencial na educação física infantil. Segundo Gallahue et al. (2013), jogos e brincadeiras ajudam as crianças a desenvolverem habilidades motoras de maneira divertida e envolvente. As atividades lúdicas não apenas promovem o desenvolvimento físico, mas também têm um impacto significativo no desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Mattos e Neira (2008) destacam que o lúdico é uma ferramenta poderosa para engajar as crianças e tornar o aprendizado mais significativo.

Bem como, Baretta (2012) reforça que o lúdico contribui para o desenvolvimento social, permitindo que as crianças aprendam a trabalhar em equipe e a respeitar regras. Freire e Scaglia (2004) enfatizam que a prática lúdica deve ser parte integrante do currículo de educação física, pois ela possibilita que as crianças explorem, experimentem e descubram o mundo ao seu redor de maneira prazerosa. Luckesi (2014) argumenta que a ludicidade transforma o ambiente educacional em um espaço de prazer e aprendizado contínuo, contribuindo para a formação de educadores e alunos.

Além disso, o lúdico favorece a criatividade e a imaginação, proporcionando oportunidades para que as crianças desenvolvam suas capacidades de resolução de problemas e tomada de decisões. Segundo Mattos e Neira (2008), as atividades lúdicas devem ser planejadas de forma a incentivar a participação ativa das crianças, permitindo que elas se tornem protagonistas do seu próprio aprendizado. Dessa forma, o lúdico não é apenas uma ferramenta de ensino, mas um elemento central na promoção de um desenvolvimento integral e harmonioso.

 

Proposta de Ensino

 

Uma proposta eficaz de ensino de educação física na educação infantil deve incluir atividades variadas que atendam às necessidades de desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças. De acordo com Mattos e Neira (2008), sugerem a integração de jogos, dança e atividades ao ar livre como formas de engajar as crianças e promover um aprendizado significativo. Freire e Scaglia (2004) enfatizam a importância de um currículo flexível que permita a adaptação das atividades às necessidades e interesses das crianças.

Ainda, Gallahue et al. (2013) destacam que um programa de educação física bem estruturado deve incluir atividades que promovam o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais, como correr, pular, lançar e agarrar. Essas habilidades são a base para a participação em atividades físicas mais complexas no futuro. Além disso, as atividades devem ser planejadas de forma a estimular o desenvolvimento cognitivo e social, integrando conteúdos de outras áreas do conhecimento e promovendo a cooperação e o trabalho em equipe.

Freire e Scaglia (2004) sugerem que a proposta de ensino deve ser centrada na criança, respeitando suas necessidades e interesses individuais. As atividades devem ser diversificadas e desafiadoras, proporcionando oportunidades para que as crianças explorem e experimentem diferentes formas de movimento. Baretta (2012) reforça a importância de um planejamento cuidadoso, que leve em conta a diversidade de habilidades e ritmos de aprendizagem das crianças, garantindo que todas tenham a oportunidade de participar e se desenvolver plenamente.

 

Planejamento e BNCC

 

O planejamento das aulas de educação física deve estar alinhado com a BNCC, que estabelece as diretrizes para a educação infantil no Brasil. A BNCC (2018) enfatiza a importância de proporcionar experiências de aprendizado que sejam inclusivas e que promovam o desenvolvimento integral das crianças (Brasil, 2018). O planejamento deve considerar a diversidade de habilidades e interesses das crianças, garantindo que todas tenham a oportunidade de participar e aprender. Bloemer et al. (2019) sugerem que o planejamento deve ser colaborativo, envolvendo professores, pais e a comunidade escolar para criar um ambiente de aprendizado enriquecedor.

O planejamento deve ser flexível e adaptável, permitindo ajustes conforme necessário para atender às necessidades específicas dos alunos (Freire e Scaglia, 2004). Um planejamento eficaz deve incluir uma variedade de atividades que promovam o desenvolvimento motor, cognitivo e social, integrando conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. Mattos e Neira (2008) reforçam que o planejamento deve ser centrado na criança, considerando suas necessidades, interesses e ritmos de aprendizagem.

A BNCC (2018) também enfatiza a importância da avaliação contínua e formativa, que deve ser utilizada para orientar o planejamento e a prática pedagógica (Brasil, 2018). Freire e Scaglia (2004) sugerem que a avaliação deve ser um processo contínuo, que permita aos professores monitorar o progresso das crianças e fazer ajustes conforme necessário. Além disso, a avaliação deve ser inclusiva e considerar a diversidade de habilidades e ritmos de aprendizagem das crianças, garantindo que todas tenham a oportunidade de se desenvolver plenamente (Brasil, 2018).

 

 

CONCLUSÃO

 

A educação física na educação infantil é crucial para o desenvolvimento integral das crianças. Professores de educação física bem preparados e um currículo que incorpora atividades lúdicas e variadas são essenciais para criar um ambiente de aprendizado efetivo. Alinhar o planejamento com a BNCC garante que as atividades de educação física promovam não apenas o desenvolvimento físico, mas também cognitivo e social, preparando as crianças para uma vida saudável e ativa.

 

 

REFERÊNCIAS

 

BARETTA, R. Educação Física na Educação Infantil: reflexões em torno dessa relação. Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Ciências da Educação - Núcleo de Desenvolvimento Infantil. Florianópolis, 2012.

 

BETTI, Mauro. O que a semiótica inspira ao ensino da educação física. Revista Discorpo, n. 03, p. 25-45, 1994.

 

BLOEMER, C. R.; AMORAS, E. G.; PEREIRA, J. S.; SANTOS, J. M. D.; SILVA, L.; SILVA, R. L.; GALVÃO, E. F. C. Educação Física Escolar: relato de experiência vivenciado a partir do Estágio Supervisionado I no Ensino Infantil e Fundamental. Revista Educação Pública, v. 19, n. 6, 26 de março de 2019.

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC - Ministério da Educação. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf.

 

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

 

FREIRE, J. B.; SCAGLIA, A. J. Educação como Prática Corporal. São Paulo: Scipione, 2004.

 

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1994.

 

GALLAHUE, D.; OZUM, J.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. Porto Alegre, RS: McGraw Hill Artmed, 2013.

 

LUCKESI, C. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, [S. l.], v. 3, n. 2, 2014. DOI: 10.9771/2317-1219rf.v3i2.9168. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/9168.

 

MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação Física Infantil: construindo o movimento na escola. 7. ed. São Paulo: Phorte, 2008.

 

SILVA, K. R. X.; SALGADO, S. S. Construindo culturas de inclusão nas aulas de educação física numa perspectiva humanista. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 45-53, jan./jun. 2005.

1 Doutor em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo (UNICAMP), mestre em Ciências da Saúde (UFPE) e residente especialista em Saúde da Família, Educação Física em Atenção Primária à Saúde (UFPE) e graduado em Educação Física (FG). Professor da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e Centro Universitário Brasileiro – (Unibra).