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Prática pedagógica dos esportes alternativos nas aulas de educação física escolar

Alessandro Spencer de Souza Holanda1

 

DOI: 10.5281/zenodo.12785390

 

 

Resumo

A educação física escolar desempenha um papel crucial na formação integral dos alunos, os esportes alternativos no contexto da educação física escolar, exploram modalidades que podem contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes. A inclusão de esportes alternativos nas práticas pedagógicas, promovem diversificação nas experiências esportivas dos alunos e atender aos caminhos e possibilidades de práticas pedagógicos. Este artigo tem o objetivo de discutir a importância dos esportes alternativos na educação física escolar. Abordaremos as o que são os esportes alternativos, suas características dos esportes alternativos, suas vantagens educacionais e os desafios na implementação dessas práticas nas escolas. Além disso, destacamos a relevância da diversidade esportiva no currículo escolar, promovendo inclusão e engajamento dos alunos nas aulas de educação física.

 

Palavras-chave: Esportes alternativos. Educação Física. Escola.

 

 

Introdução

 

A educação física escolar desempenha um papel crucial na formação integral dos alunos, promovendo o desenvolvimento físico, emocional e social. Tradicionalmente, o currículo de educação física tem sido centrado em esportes convencionais como futebol, basquete e vôlei. Contudo, recentemente, houve uma crescente valorização e inclusão de esportes alternativos nas práticas pedagógicas, com o objetivo de diversificar as experiências esportivas dos alunos e atender às suas variadas habilidades e interesses.

Os esportes alternativos são modalidades não convencionais, frequentemente menos conhecidas e praticadas em comparação aos esportes tradicionais. Estas modalidades se distinguem por suas regras simplificadas, menor complexidade técnica e pela possibilidade de adaptação a diferentes contextos e recursos disponíveis nas escolas (BRASIL, 2018). Essas características tornam os esportes alternativos uma opção viável para enriquecer o currículo escolar e proporcionar novas experiências aos estudantes.

A incorporação de esportes alternativos nas aulas de educação física pode oferecer benefícios educacionais substanciais. Primeiramente, esses esportes proporcionam aos alunos a oportunidade de enfrentar novos desafios e ampliar seus repertórios motores e cognitivos. Além disso, promovem a inclusão social ao oferecer atividades acessíveis a um maior número de estudantes, independentemente de suas habilidades atléticas anteriores (FERMINO & FERMINO, 2018).

A diversificação das atividades esportivas na escola também contribui para um ambiente educacional mais inclusivo e democrático, onde todos os alunos se sentem valorizados e engajados nas aulas de educação física. Essa abordagem atende melhor às necessidades individuais dos alunos e estimula o trabalho em equipe, a cooperação e o respeito mútuo entre os colegas (BRANDL et al., 2010; LIMA & SILVEIRA, 2007).

No entanto, a implementação dos esportes alternativos enfrenta desafios significativos, como a resistência à mudança por parte de educadores e gestores escolares, a falta de recursos adequados e o conhecimento limitado sobre essas modalidades. Superar esses obstáculos exige um compromisso contínuo com a formação docente, o desenvolvimento de materiais educativos apropriados e o apoio institucional para promover práticas inovadoras em educação física (MARINHO et al., 2001).

Este artigo tem como objetivo discutir a importância dos esportes alternativos na educação física escolar. Destacando evidências empíricas e práticas recomendadas para maximizar os benefícios educacionais dessas modalidades.

 

 

Procedimentos Metodológicos

 

Este artigo trata-se de uma revisão de escopo, sobre esportes alternativos na escola. Foram delimitados os tipos de esportes alternativos a serem incluídos na revisão, considerando sua relevância para a prática educacional, impacto na aprendizagem dos alunos e inclusão nas políticas educacionais.

Referente a busca e Seleção de Fontes de Informação, foi realizada uma busca sistemática em diversas fontes de informação, incluindo bases de dados acadêmicas como Scopus, ERIC e Google Scholar, além de bibliotecas digitais e repositórios institucionais. Os termos de busca incluíram palavras-chave como "esportes alternativos", "educação física escolar", "modalidades esportivas não convencionais", entre outros relevantes.

Foram estabelecidos critérios claros para a inclusão e exclusão dos estudos identificados durante a busca, baseados em aspectos como relevância para o tema, tipo de estudo (pesquisa empírica, revisão, relato de caso), idioma (preferencialmente inglês e português), ano de publicação (últimos 10 anos, salvo estudos clássicos relevantes) e acesso ao texto completo.

Os dados relevantes dos estudos selecionados foram extraídos de forma sistemática, incluindo informações sobre autores, ano de publicação, objetivo do estudo, metodologia utilizada, principais resultados e conclusões. Esses dados foram organizados em tabelas ou quadros comparativos para facilitar a análise e a síntese dos resultados.

Foi realizada uma análise crítica dos estudos incluídos, avaliando a qualidade metodológica, consistência dos resultados e contribuições para o campo dos esportes alternativos na educação física escolar. A síntese dos estudos foi apresentada de forma clara e objetiva, destacando tendências, lacunas de pesquisa identificadas e recomendações para práticas educacionais futuras.

Os resultados foram discutidos à luz dos objetivos da revisão, comparando e contrastando as evidências encontradas na literatura. Foram exploradas as implicações práticas e teóricas dos esportes alternativos na promoção da aprendizagem, inclusão social, desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos, além de considerar o papel dos educadores e gestores escolares na implementação dessas modalidades. As recomendações práticas foram formuladas para professores de educação física que buscam promover a integração dos esportes alternativos no currículo de educação física escolar.

 

 

RESULTADOS

 

O que são esportes alternativos?

 

Os esportes alternativos são modalidades esportivas não convencionais que se distinguem dos esportes tradicionais, como futebol, basquete e vôlei, por suas regras adaptadas e implementos específicos (BRASIL, 2018). Esses esportes surgem como alternativas criativas, oferecendo novas experiências aos praticantes. Em contraste com os esportes mais populares, os esportes alternativos costumam ser menos complexos em termos técnicos e mais flexíveis em suas regras, o que facilita sua adaptação a diferentes contextos educacionais e grupos de alunos (FERMINO & FERMINO, 2018). Muitas vezes, esses esportes incluem modalidades como o tchoukball, beach tennis e corfebol, que oferecem dinâmicas únicas e inovadoras. A inclusão de esportes alternativos no currículo escolar permite que os alunos experimentem atividades que talvez não encontrariam fora do ambiente escolar, enriquecendo suas experiências e habilidades motoras (SILVA & VERONEZ, 2015). Alguns exemplos de esportes alternativos são apresentados na tabela 1, abaixo.

 

Tabela 1. Esportes alternativos

Esporte

Origem

Objetivo

Implementos

Benefícios

Squash

Inglaterra

Rebater a bola de maneira que o adversário não consiga rebatê-la

Raquete, bola específica

Fortalece músculos, melhora atenção e concentração

Corfebol

Holanda

Marcar pontos colocando a bola em uma cesta como no basquete

Bola redonda, postes de corfebol

Bem-estar, redução de estresse, ansiedade e depressão

Frescobol

Rio de Janeiro, 1950

Jogar a bola entre os jogadores sem deixá-la cair

Taco de madeira, bola específica

Força, resistência, cooperação

Beach Tennis

Itália, 1987

Passar a bola sobre a rede com um toque sem deixá-la cair

Raquete, rede, bola específica

Amplia cultura corporal, trabalha movimentos diferenciados

Tchoukball

Suíça, 1960

Passar a bola sobre um quadro de remissão após três passes

Dois quadros de remissão, bola estilo handebol

Desenvolvimento psicológico, habilidades sem contato físico

Kin-Ball

Canadá, 1986

Jogar uma bola gigante entre três equipes formando uma base

Bola de 1,2 metros

Concentração, cooperação em equipe

Punhobol

Grécia Antiga, Alemanha século 19

Rebater a bola com o punho, evitando erros

Bola, rede

Desenvolvimento motor, cognitivo e social

 

 

 

 

 

Manbol

Pará, Brasil, 2004

Fazer a bola tocar na quadra adversária abaixo da linha do ombro

Duas bolas com formato de fruta manga, rede

Melhora habilidades motoras, flexibilidade, estimula sinapses neurais

 

 

 

 

 

Scorebol

Peru, 2018

Fazer a bola (medicine ball) tocar a área adversária

Medicine ball, rede

Melhora força, potência, agilidade e resistência muscular

 

A tabela 1, resume os principais aspectos do7s esportes alternativos discutidos, destacando suas origens, objetivos, implementos utilizados e os benefícios associados à prática dessas modalidades no ambiente escolar.

 

 

O esporte alternativo nas aulas de Educação Física Escolar

 

Na Educação Física Escolar, a introdução de esportes alternativos desempenha um papel crucial no enriquecimento do currículo e na promoção de uma educação física mais inclusiva e diversificada. Incorporar essas modalidades oferece aos professores a oportunidade de expandir o repertório esportivo dos alunos e de promover valores como cooperação, respeito mútuo e responsabilidade (BRANDL et al., 2010). Os esportes alternativos estimulam a criatividade dos estudantes e proporcionam um ambiente de aprendizagem que valoriza tanto as habilidades individuais quanto coletivas, independentemente do nível de habilidade atlética de cada aluno. Além disso, a prática de esportes alternativos pode reduzir a monotonia das atividades físicas tradicionais e engajar mais os alunos, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico e interessante (UVINHA, 2001). Isso contribui para uma experiência educacional mais rica e adaptada às diversas capacidades e interesses dos alunos, promovendo um ambiente mais democrático e acolhedor nas aulas de educação física (LIMA & SILVEIRA, 2007).

 

 

A importância dos esportes alternativos nas aulas de Educação Física Escolar

 

A inclusão de esportes alternativos no currículo de Educação Física é fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos. Essas modalidades ampliam o repertório motor dos estudantes e oferecem benefícios cognitivos e sociais significativos. Estudos indicam que os esportes alternativos melhoram habilidades como coordenação, agilidade e estratégia, além de incentivar um estilo de vida ativo desde a infância (MARINHO et al., 2001). A prática desses esportes é essencial para criar um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor, onde todos os alunos se sintam motivados a participar e contribuir para as atividades físicas. A diversidade esportiva nas aulas de educação física ajuda a atender melhor às necessidades individuais dos alunos e promove um ambiente de aprendizado mais rico e envolvente, essencial para o desenvolvimento pleno dos estudantes (FERMINO & FERMINO, 2018). No entanto, a implementação de esportes alternativos pode enfrentar desafios, como a resistência de professores e a falta de recursos adequados. A superação desses obstáculos exige um compromisso contínuo com a formação docente e o desenvolvimento de materiais educativos específicos, além de um suporte institucional robusto (SILVA & VERONEZ, 2015).

 

 

Conclusão

 

A inclusão de esportes alternativos nas aulas de educação física escolar é essencial para promover um ambiente educacional mais inclusivo e diversificado. Ao diversificar as atividades esportivas oferecidas, as escolas podem não apenas atender melhor às necessidades individuais dos alunos, mas também promover o desenvolvimento de habilidades interpessoais e a inclusão social. Apesar dos desafios na implementação, como a resistência de alguns educadores e a falta de recursos, os esportes alternativos têm o potencial de enriquecer a experiência educativa do aluno em sala de aula.

A valorização e a incorporação dos esportes alternativos na Educação Física escolar são passos importantes para a criação de um currículo mais inclusivo e adaptado às realidades e potencialidades dos estudantes. A experiência adquirida com a prática desses esportes pode contribuir para a formação de alunos mais completos e preparados para enfrentar os desafios tanto no contexto escolar quanto na vida cotidiana.

 

 

Referências

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

 

BRANDL, C. E. H.; NISTA-PICCOLO, V. L.; BRANDL NETO, I. Situações problema: possibilidades significativas para as práticas pedagógicas na Educação Física Escolar. Anais do V Congresso Sul Brasileiro de Ciência do Esporte. Itajaí/SC, 2010.

 

FERMINO, P. H. D.; FERMINO, R. S. A inclusão do tema esportes alternativos em aulas de Educação Física na rede pública de ensino do estado de São Paulo. In: Anais VII Seminário de Metodologia de Ensino da Educação Física. USP. Jul/2018.

 

LIMA, D. F.; SILVEIRA, D. C. Esportes alternativos: uma abordagem crítico emancipatória no contexto escolar. In: IV Congresso Científico Latino-Americano da FIEP. FiepBulletin 2007; v. 77.

 

MARINHO, A.; SCHWARTZ, G. M.; LETIZIO, J. B. Atividades de Aventura no contexto acadêmico. Anais do II Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e VIII Simpósio Paulista de Educação Física. Motriz Revista de Educação Física UNESP Rio Claro (SP), nov. 2001.

 

SILVA, L. F.; VERONEZ, L. F. C. Obstáculos para o desenvolvimento de esportes alternativos na opinião de professores da cidade de Pelotas. R. n. 207, Ago. 2015.

UVINHA, R. R. Juventude, lazer e esportes radicais. São Paulo: Manole, 2001.

1 Doutor em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo (UNICAMP), mestre em Ciências da Saúde (UFPE) e residente especialista em Saúde da Família, Educação Física em Atenção Primária à Saúde (UFPE) e graduado em Educação Física (FG). Professor da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e Centro Universitário Brasileiro – (Unibra).