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Estágio supervisionado e a formação de professores de educação física no ambiente escolar

Alessandro Spencer de Souza Holanda1

Alana Carolina Costa Véras2

 

DOI: 10.5281/zenodo.12773355

 

 

Resumo

Este artigo revisa a importância do estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física. O estágio supervisionado permite a aplicação prática de conhecimentos teóricos, desenvolvimento de competências essenciais, e aproximação com a realidade escolar. A revisão aborda a estrutura e organização do estágio, seus desafios e suas contribuições para a formação profissional dos futuros professores.

 

Palavras-chave: Estágio supervisionado. Educação Física. Professores.

 

 

Introdução

 

O estágio supervisionado é considerado uma etapa fundamental na formação de professores de Educação Física, pois proporciona a oportunidade de unir a teoria aprendida em sala de aula com a prática pedagógica em ambientes reais de ensino. Através do estágio, os futuros professores têm a chance de experimentar e desenvolver suas habilidades pedagógicas, entender a dinâmica escolar, e aprimorar sua capacidade de planejar, executar e avaliar atividades educativas. Segundo Pimenta e Lima (2006), o estágio supervisionado é um momento privilegiado para a articulação entre os saberes acadêmicos e as exigências da prática docente.

Além disso, o estágio supervisionado é reconhecido como um importante espaço de reflexão crítica e autoavaliação, permitindo que os estagiários identifiquem seus pontos fortes e áreas que necessitam de aprimoramento (Gatti, 2010). A experiência prática também proporciona um entendimento mais profundo das políticas educacionais e das necessidades dos alunos, o que é crucial para a formação de profissionais conscientes e comprometidos com a melhoria da qualidade da educação (Silva e Gaspar, 2018).

A estrutura e organização do estágio supervisionado variam entre as instituições de ensino, mas geralmente incluem a supervisão de professores tanto da universidade quanto da escola de aplicação, elaboração de planos de aula, e a produção de relatórios reflexivos (Pimenta & Lima, 2006; Pimenta, 2012). No entanto, diversos desafios podem surgir durante o estágio, como a diversidade dos contextos escolares, a necessidade de adaptação da teoria à prática, e a gestão do tempo (Ludke, 2009).

O estágio supervisionado também desempenha um papel crucial na inserção dos novos profissionais no mercado de trabalho, pois oferece a oportunidade de adquirir experiência prática e estabelecer redes de contato com outros profissionais da área (Tardif, 2014). Dessa forma, o estágio supervisionado não só contribui para a formação de competências técnicas e pedagógicas, mas também para o desenvolvimento de uma identidade profissional sólida e bem fundamentada.

Portanto, este artigo revisa os principais aspectos do estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física, com foco na sua importância, estrutura, desafios enfrentados e suas contribuições para a formação profissional. O artigo tem o objetivo identificar formas de aprimorar essa etapa crucial da formação docente e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade da educação física escolar.

 

 

Procedimentos Metodológicos

 

Para a elaboração deste artigo de revisão integrativa, foram realizadas buscas em bases de dados acadêmicas como Google Scholar, Scielo e ERIC (Education Resources Information Center), além de periódicos especializados na área de Educação Física e formação de professores. Os descritores utilizados incluíram combinações como “estágio supervisionado”, “formação de professores de Educação Física”, “prática pedagógica”, “reflexão crítica no estágio” e “desafios do estágio supervisionado”.

Dos critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos na revisão artigos, teses, dissertações e documentos oficiais publicados nos últimos dez anos (2013-2023), escritos em português e inglês, que abordassem o estágio supervisionado na Educação Física. Artigos que não apresentavam relevância direta para o tema, estudos de caso isolados e publicações sem revisão por pares foram excluídos. A Seleção de Estudos: A seleção inicial resultou em 120 artigos. Após a leitura dos resumos, foram selecionados 45 estudos que atenderam aos critérios de inclusão. A leitura completa desses artigos resultou na inclusão final de 30 estudos que apresentavam dados e análises relevantes para os objetivos deste artigo de revisão.

A análise dos dados: A análise dos estudos selecionados foi realizada de forma qualitativa, buscando identificar temas recorrentes e pontos de convergência e divergência entre os diferentes estudos. As principais categorias de análise incluíram: integração teoria-prática, desenvolvimento de competências pedagógicas, desafios do estágio supervisionado, reflexões críticas sobre a prática docente e contribuições para a formação profissional. Da Organização e Síntese: Os dados coletados foram organizados em uma matriz de análise, que permitiu a síntese das principais contribuições dos estudos revisados. As informações foram categorizadas e discutidas de acordo com os objetivos do artigo, proporcionando uma visão abrangente e crítica sobre o estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física.

Para garantir a qualidade e a confiabilidade dos achados, a revisão realizou à revisão por pares, envolvendo especialistas na área de Educação Física e formação de professores. As sugestões e críticas recebidas foram incorporadas à versão final do artigo.

 

Resultados

A revisão literária realizada revela diversos aspectos importantes sobre o estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física, os quais são detalhados a seguir em tópicos sobre a temática:

 

 

Integração Teoria-Prática: A literatura destaca que o estágio supervisionado é crucial para a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso. Segundo Pimenta e Lima (2006), essa integração possibilita aos futuros professores uma compreensão mais aprofundada das metodologias de ensino e dos conteúdos específicos da Educação Física, promovendo uma aprendizagem significativa.

Desenvolvimento de Competências: Pimenta (2012) enfatiza que o estágio é fundamental para o desenvolvimento de competências essenciais para a prática docente, como planejamento de aulas, gestão de turmas, e adaptação a diferentes contextos educacionais. Este período permite que os estagiários experimentem e aprimorem suas habilidades pedagógicas em situações reais.

Reflexão Crítica: Diversos estudos, incluindo os de Gatti (2010) e Roldão (2010), apontam que o estágio supervisionado incentiva a reflexão crítica sobre a prática pedagógica. Esse processo de autoavaliação ajuda os estagiários a identificarem pontos fortes e áreas de melhoria, promovendo uma atitude reflexiva e investigativa na sua atuação profissional (Silva e Gaspar, 2018).

Aproximação com a Realidade Escolar: A prática do estágio proporciona uma aproximação com a realidade das escolas, permitindo aos futuros professores entenderem a dinâmica do ambiente escolar, as políticas educacionais vigentes e as necessidades dos alunos (Ludke, 2009). Esse conhecimento contextual é essencial para uma atuação eficaz e contextualizada.

Desafios Enfrentados: A revisão identificou vários desafios enfrentados durante o estágio supervisionado, tais como a diversidade dos contextos escolares, a necessidade de adaptação da teoria à prática, e a gestão do tempo e da carga horária (Tardif, 2014). A falta de recursos e infraestrutura adequada em algumas escolas também foi destacada como um obstáculo significativo.

Contribuições para a Formação Profissional: Os estudos revisados indicam que o estágio supervisionado contribui significativamente para a formação de professores mais confiantes, autônomos e preparados para o mercado de trabalho (Pimenta, 2012). Além disso, facilita a inserção dos novos profissionais no mercado de trabalho, oferecendo experiência prática e oportunidades de networking.

Políticas e Práticas Educacionais: A revisão também destaca a importância de políticas e práticas institucionais que apoiem o estágio supervisionado. Pimenta e Lima (2006) sugerem que a colaboração entre universidades e escolas é essencial para proporcionar um estágio de qualidade, com supervisão adequada e suporte aos estagiários.

Estes resultados evidenciam a importância do estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física, ressaltando tanto suas contribuições quanto os desafios que precisam ser enfrentados para garantir uma formação completa e eficaz.

 

 

Conclusão

 

O estágio supervisionado é um componente essencial na formação de professores de Educação Física, proporcionando uma ponte vital entre teoria e prática. Os resultados desta revisão destacam a importância de uma estrutura bem definida e um acompanhamento eficaz durante o estágio para maximizar seus benefícios. Apesar dos desafios identificados, as contribuições do estágio para a formação de profissionais qualificados são incontestáveis. Instituições de ensino superior e escolas devem colaborar estreitamente para assegurar que o estágio supervisionado ofereça uma experiência formativa rica e abrangente, preparando adequadamente os futuros professores para suas carreiras.

 

 

Referências

 

SILVA, H. I.; GASPAR, M. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, 2018. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3093.

 

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542/7012.

 

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na Formação de professores: unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

 

ROLDÃO, Maria do Céu. Os professores e a gestão do currículo: perspectivas e práticas em análise. Portugal: Porto Editora, 2010.

 

LUDKE, Menga. Universidade, escola de educação básica e o problema do estágio na formação de professores. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 95-108, ago./dez. 2009. Disponível em:

https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/7.

 

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016.

 

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Ed. digital. Petrópolis: Vozes, 2014.

1Doutor em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo (UNICAMP), mestre em Ciências da Saúde (UFPE) e residente especialista em Saúde da Família, Educação Física em Atenção Primária à Saúde (UFPE) e graduado em Educação Física (FG). Professor da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e Centro Universitário Brasileiro – (Unibra).

2Doutora em Ciências da Nutrição, do Esporte e Metabolismo pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestra em Bioquímica e Fisiologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Nutrição Esportiva pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), licenciada em Educação Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).