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Projeto Pequenos Leitores

Camila Oliveira De Marchi

Frádia Cícera de Castro Tsukamott

Lucinete do Carmo Viana de Campos

Roselene de Jesus Motta da Silva

Thelma Pires Geronimo Motta

 

DOI: 10.5281/zenodo.12735062

 

 

Apresentação

 

Este projeto será desenvolvido com os alunos do 1º ano “A, B e C e sala de recurso” da Escola Municipal Vitória Régia. E tem como proposta estimular, incentivar os alunos a leitura e escrita em todos os seus aspectos e criar condições para que as atividades propostas se desenvolvam de maneira lúdica e prazerosa.

 

 

Justificativa

 

Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito da leitura nas crianças, considera-se importante a realização desse projeto. Através da contação de histórias, o aluno entra em um mundo de magia, brincando com palavras, expressando seus sentimentos. O objetivo é desenvolver a leitura mediante metodologias diferenciadas de vários autores como estratégia no gosto pela leitura.

A história representa um vasto campo dentro de uma escola, desenvolve a linguagem, cria possibilidades, estimula a criatividade do aluno. Toda história transmite algo a mais no desenvolvimento da criança, de uma forma criativa e reflexiva. A arte de contar e recontar história amplia o universo literário, desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação

O ato de contar e ouvir histórias surge como uma possibilidade de aprendizagem e como uma atividade de suma importância na construção do conhecimento, desenvolvimento ético e significativo da criança enquanto ser humano. Em geral as crianças têm muito interesse por histórias. Narrar uma história será sempre um exercício de renovação da vida, um encontro com a possibilidade, com o imaginário e o desafio de em todo tempo e em todas as circunstâncias, construir um final da maneira de cada leitor e ouvinte, atuando no desenvolvimento comunicativo que leva a criança a dialogar com seus colegas ouvintes e recontar a história para seus amigos.

A inserção de um projeto de leitura através das histórias na rotina escolar pode trazer para as atividades e para o espaço da sala de aula, a ludicidade e a interatividade que fazem parte do campo de desejos dos alunos. Neste sentido a escolha deste projeto cria um contexto de estudo, organização e pesquisa muito envolvente para elas, contribuindo, assim, para que se esforcem e se dediquem em todas as etapas do projeto e também na construção do produto final. Além disso, este projeto permite que as crianças conheçam diversas histórias, estratégias e recursos necessários ao fazer o reconto. Torna possível também a reescrita de várias histórias, aprimorando o conhecimento sobre a estrutura do texto. Os alunos vão trabalhar com diversos tipos de textos, imagens e outras fontes de pesquisa, para a obtenção de informações sobre como contar histórias e recursos que podem utilizar para melhorar a comunicação, atenção, iniciativa e principalmente, a segurança.

 

 

Competências

 

  • Estimular a arte de contar histórias, incentivando o hábito da leitura e despertando a imaginação.

 

 

Habilidades

 

  • (EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

  • (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

  • (EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

  • (EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

  • (EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

  • (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

  • (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

  • (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

  • (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando- se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

  • (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

  • (EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

  • (EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

 

  • (EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas(incluindo contorno e de polígonos utilizando unidades de medida não padronizadas, metro, centímetro, e milímetro e instrumentos adequados)

 

  • (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre plantas, o ambiente e os demais seres vivos.

 

 

Fundamentação Teorica

 

A contação de histórias é um instrumento muito importante no estímulo à criatividade, pois desenvolve a Linguagem, seja ela qual for; é um passaporte para despertar o senso crítico e principalmente fazer sonhar. As histórias têm a função de transmitir conhecimento, educar, instruir, preparar e também promover a inclusão. Dentro desse estímulo do desenvolvimento encontra-se principalmente o estímulo à imaginação, uma vez que, tanto ao assistir quanto ao reproduzir uma história, a imaginação é a principal ferramenta condutora. O contador transfere para o público todas as possibilidades gestuais e de expressão para demonstrar aquilo que é contado; utiliza-se do desenvolvimento do imaginário para ajudar a quem presencia a construção verdadeira.

Segundo Abramovich (1997, p. 17): ‘é ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário’. Nesta perspectiva, a prática de contação de histórias pode contribuir no processo ensino/aprendizagem, bem como, no processo de inclusão, pois ao utilizar se de diferentes recursos didáticos, como ler as histórias juntos, de formas variadas e representá-las por meio da oralidade, leitura e escrita de textos, desenhos, ilustrações, dramatização com fantoches, histórias em sequências, músicas, o aluno aproxima-se da leitura de forma prazerosa.

Com essa proposta, busca-se incentivar os alunos a desenvolver suas habilidades de expressão oral, leitura e escrita por meio da contação de histórias, desperta na criança o lado lúdico, característica muito importante para seu desenvolvimento, as quais contribuirão para a formação de um leitor crítico, autônomo e consciente.

Ao ouvir histórias o aluno sente emoções importantes com os personagens, bem como conhece lugares e outros tempos que não são os seus. Isso porque a contação conduz os alunos a fazerem uma leitura por meio da escuta, levando-os a pensar e a verem com olhos da imaginação. Por isso, destacamos a importância do contador, pois esse deverá utilizar medidas que chamem a atenção dos ouvintes e provoque o gosto pela atividade proposta, a qual deverá ser sinônimo da alegria, prazer e descontração.

Torna-se interessante que essa arte, esteja presente em sala de aula, nas horas de leitura de literatura, para que o professor possa se aproximar e interagir com os alunos. A contação de histórias contribui ativamente para a formação do leitor, pois possibilita o contato e a familiaridade com a leitura daqueles que ainda não dominam textos escritos. Assim, incentiva o gosto pela leitura e mostra a necessidade de aprender a ler. A arte de contar histórias também estimula a leitura dos que leem textos escritos, pois, serve como ponte de incentivo para se ler as histórias que ouviu. Sabemos a importância que a leitura desempenha em nossas vidas, não só a leitura de textos escritos, mas também a leitura do mundo, dos desenhos, das imagens.

Ler abre caminho para desenvolver o processo de imaginação e adquirir conhecimentos. Vale destacar que a contação de histórias contribui para o desenvolvimento da oralidade do aluno em sala de aula, também amplia o ato de saber ouvir, reter informações para posteriormente refletir e socializar com os colegas, Girardello (2006, p.134) narra que "através das rodas de histórias as crianças encontram na escola a valorização de uma de suas formas de expressão mais importantes". Logo, depreende-se que o estudante passa a cultivar valores da solidariedade, da amizade, e, do respeito às diferenças.

Nesse contexto, cabe ao professor enquanto mediador que conduz o aluno ao texto e a aprendizagem. Esse deverá utilizar diferentes estratégias de contação de histórias e atividades com vistas à formação do leitor. Lembrando que o mestre será exemplo para o aprendiz, por isso, deverá ser leitor assíduo e amante da literatura.

 

 

Metodologia

 

  • Será feita uma seleção mensal das histórias literárias a serem trabalhadas;

  • Leitura das histórias literárias;

  • Utilização do caderno de produção para desenvolver sequencia didática atividades relacionadas as histórias selecionadas;

  • Conto, reconto, interpretação, o que acontece depois do final já conhecido e fazer ilustração do que mais gostou da história;

  • Acontecerá roda para que cada dia um aluno reconte a história literária juntamente com a ilustração e conte como produziu o que acontece depois do final já conhecido;

  • Contação de histórias utilizando fantoches, varal, mural, avental e dramatização;

  • Visita a biblioteca da escola e a biblioteca municipal;

  • Apreciar filme no Cine Xin;

  • Realizar piquenique literário;

  • Finalizar o projeto com dramatização de uma história, iremos escolher uma história onde os alunos irão apresentar a escola e aos pais.

 

 

Histórias:

 

  • O coelhinho que não era da Páscoa (Ruth Rocha) (ABRIL);

  • A formiguinha e a neve (João de Barro) (MAIO), (prof.: Lucinete para dramatização);

  • Chapeuzinho vermelho (Charles Perrault) (JUNHO), (prof.: Rose para dramatização);

  • Cáceres: Nossa história, nossa cultura! (Lenda da ponte branca); (AGOSTO E SETEMBRO);

  • Bom-dia, todas as cores! (Ruth Rocha) (OUTUBRO), (Prof.: Camila e Prof.: Fradia para dramatização);

  • Sujeito a alteração.

 

 

Conteúdos a serem abordados

 

  • Linguagem oral e escrita;

  • Práticas de leitura e escrita;

  • Produção textual: reconto e o que acontece depois do final já conhecido;

  • Interpretação de texto;

  • Dramatização;

  • Expressão oral e corporal;

  • Expressividade;

  • Pintura, ilustração da história, recorte e colagem;

  • Valores;

  • Família;

  • Movimento;

  • Fazer artístico;

  • Dentre outros.

 

 

Avaliação

 

A avaliação acontecerá mediante observação de alguns aspectos: reconto de histórias com as características próximas a original, interatividades, iniciativa, trabalhos individuais, equipe ou coletivo e o desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita. E a participação em todas as atividades propostas.

 

 

Recursos didáticos

 

  • Livros literários diversos;

  • Atividades xerocopiadas;

  • Cartazes com imagens ou textos;

  • Papeis variados;

  • Fantoches;

  • Caneta de quadro branco;

  • Quadro branco;

  • Lápis de cor;

  • Tinta Guache;

  • Pincel;

  • Caixa de papelão;

  • Folha sulfite;

  • Barbante;

  • Tesoura;

  • Cola;

  • Cartolina;

  • EVA;

  • Cola quente;

  • Tnt;

  • Tecido de algodão cru;

  • Lápis preto;

  • Borracha;

  • Apontador;

  • Régua;

  • Canetinhas hidrocor;

  • DVD;

  • Data show;

  • Pen drive;

  • Caixa de som;

  • Celular;

  • Notebook;

  • Grampeador;

  • Grampo;

  • Pistola de cola quente;

  • Dentre outros, etc.

 

 

Referências bibliográficas

 

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

 

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº. 5, de 17 de dezembro de 2009. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF. Publicado no D.O.U de 18 dez. 2009, Seção 1, p. 18.

 

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº. 20, de 11 de novembro de 2009. Brasília- DF. Publicado no D.O.U. de 9/12/2009, Seção 1, Pág. 14

 

GIRARDELLO Gilka. Baús e Chaves da Narração de Histórias.3º ed, Florianópolis: Editora Coleção Mil bocas, 2010.

 

KLEIMAN, Ângela B. Oficina de Leitura – Teoria e Pratica. Campinas, SP: Pontes, 2004.

 

MERMELSTEIN, Mirian. Sobre o gosto de leitura na escola. Centro de referências em Educação. 2004

 

TERZI, Sylvia Bueno. A construção da leitura: uma experiência com crianças de meios iletrados. 3ª Ed. Campinas/SP: Pontes, 2002.

 

 

Cronograma do Projeto: Pequenos leitores

ATIVIDADES

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

Definição do tema

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Levantamento e realização...

 

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X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leitura necessária a pesquisa

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Seleção de livros

 

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Elaboração do projeto

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Entrega do projeto a secretaria

 

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Apresentação do projeto aos alunos

 

 

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Aplicação do projeto

 

 

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Visita a biblioteca da escola

 

 

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Visita a biblioteca Municipal

 

 

 

12/05

 

 

 

 

 

 

 

Visita ao cine xin

 

 

 

 

 

 

 

 

11/10

 

 

Piquenique literário SICMATUR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

24/11

 

Encerramento do projeto Culminância.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Avaliação do projeto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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TURMAS: 2º ano A, B, C e sala de recurso. TOTAL: 80 alunos.

OBS: Cronograma sujeito a alterações.