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Organização da informação e do conhecimento

Iraci Zottis1

 

DOI: 10.5281/zenodo.12614109

 

 

RESUMO

O conhecimento é fundamental para a organização das informações onde, constitui a base para diversas atividades que são desenvolvidas no espaço. O uso da informação transforma o conhecimento da sociedade, assim este estudo apresenta a organização da informação e do conhecimento. O registro de informações é necessário, pois o ser humano tem limitações para conhecimentos e armazenamento de informações, assim a eficácia de fazer o conhecimento ser registrado para acessá-lo e transmiti-lo, não sendo apreciado só por quem tem mais acesso, mas por todos que tem interesse sobre o assunto. A tecnologia está avançando muito rápido, cada vez mais as informações vêm sendo armazenadas, acessadas e publicadas através dos meios tecnológicos, podendo também ser consideradas como forma de prevenção dessas memórias. Este artigo tem como objetivo colocar questões que vão ajudar nas questões relativas à Organização da Informação e do Conhecimento, onde se baseiam as competências essenciais concluindo que as informações devem proporcionar aos indivíduos experiências que possam ser compartilhadas.

 

Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Informação. Conhecimento.

 

 

Introdução

 

A organização da informação e do conhecimento são técnicas e estratégias atribuídas a identificar e otimizar necessidades informacionais, estruturando os fluxos formais da informação em diferentes ambientes.

A gestão da informação deve ter como guias: a missão, objetivos institucionais e visão de futuro aos quais a organizações devem obedecer. As informações devem resultar em serviços que atendam às necessidades dos cidadãos, conquistem a confiança e a credibilidade aumentando a produtividade.

Davenport e Prusak (2003) acrescentam que o conhecimento é uma mistura fluida de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações.

 

O conhecimento é o conjunto total que inclui cognição e habilidades que os indivíduos utilizam para resolver problemas. O conhecimento se baseia em dados e informação, mas, ao contrário deles, está sempre ligado a pessoas. O gerenciamento de dados, informações e conhecimento deve, portanto, estar sempre coordenado. (PROBST ET AL, 2002, p. 30)

 

De acordo com Marchand & Davenport (2004), grande parte do que se faz passar por Gestão do Conhecimento é na verdade Gestão da Informação, a Gestão de Conhecimento vai além da Gestão da Informação, pois incorpora preocupações como a criação e o uso do conhecimento nas organizações.

Os investimentos em tecnologias da informação são muito grandes, mas de acordo com Davenport (2002), todos os computadores do mundo de nada servirão se seus usuários não estiverem interessados no tipo de informação que esses computadores podem gerar.

A organização da informação e do conhecimento é básico para qualquer atividade humana e se torna indispensável para a tomada de decisões no ambiente ao qual ela está inserida. Sobre o papel da informação nas organizações, Beuren (2000, p. 43 apud FREIRE, LIMA, SILVA, ANDRADE, SILVA, 2012, p. 3) coloca que:

 

A informação é fundamental no apoio às estratégias e processos de tomada de decisão, bem como no controle das operações empresariais. Sua utilização representa uma intervenção no processo de gestão, podendo, inclusive, provocar mudança organizacional, à medida que afeta os diversos elementos que compõem o sistema de gestão. Esse recurso vital da organização, quando devidamente estruturado, integra as funções das várias unidades da empresa, por meio dos diversos sistemas organizacionais.

 

O sistema de organização do conhecimento tem um percurso teórico comum quanto a construção de sistemas de classificação, tesauros, taxonomias e ontologias de acordo com Carlan (2010, p. 134). Com o passar do tempo as reflexões sobre o tema e outros sistemas foram sendo incorporadas no Sistemas de Organização do Conhecimento, como os tesauros, taxonomias, dicionários e glossários.

Soergel(1999), Brascher e Café (2008, p. 8), dizem que, entre os objetivos dos Sistemas de Organização do Conhecimento estão:

 

(...) prover uma mapa semântico para domínios individuais para os relacionamentos entre domínios, fornecendo orientação e servindo como um instrumento de referência; melhorar a comunicação e o ensino; prover uma base conceitual para a boa execução da pesquisa e implementação; prover classificação para a ação, isto é, o uso prático dos SOC em diferentes atividades profissionais, tais como a classificação de doenças para diagnósticos médicos e de mercadorias para o comércio; apoiar a recuperação da informação; prover uma base conceitual para sistemas baseados em conhecimento e para a definição de elementos de dados e hierarquias de objetos na engenharia de software, servir como um dicionário mono, bi ou multilíngue para uso pelo homem ou por sistemas automáticos de processamento da linguagem natural.

 

Para que se tenha um panorama das possibilidades de definições de Organização da Informação e Organização do Conhecimento é preciso recorrer a alguns autores. Sendo assim, Brascher e Café (2008, p. 5, grifo do autor) dizem que:

 

A organização da informação é, portanto, um processo que envolve a descrição física e de conteúdo dos objetos informacionais. O produto desse processo descritivo é a representação da informação, entendida como um conjunto de elementos descritivos que representam os atributos de um objeto informacional específico. Alguns tipos de representação da informação são construídos por meio de linguagens elaboradas especificamente para os objetivos da OI. Essas linguagens, segundo Svenonius (2000) subdividem-se em linguagens que descrevem a informação e linguagens que descrevem o documento (suporte físico).

 

 

Referencial Teórico

 

A Organização da Informação e do Conhecimento são fatores chave obtenção e criação de valor. Além de ajudar a detectar novas oportunidades e criar vantagens competitivas, elas defendem de ameaças.

A informação e o conhecimento é uma necessidade para qualquer setor da atividade e é indispensável.

 

Conforme Drucker (2002), “informação é o principal capital intelectual do executivo e é ele quem deve decidir que informação precisa e como usá-la”; dessa forma, onde a informação é um insumo essencial e estratégico para as instituições exercerem suas atividades, é igualmente importante saber administrar essa informação, transformando-a em diferencial estratégico.

 

Revisão da Literatura

 

Como citado na introdução deste trabalho, a organização da informação e do conhecimento foi analisada pelos autores de renome na área. A apresentação das teorias respectivamente.

 

 

Justificativa

 

A Organização da Informação e do Conhecimento de modo objetivo e não permitir que este se desenvolva ao acaso. Segundo Davenport e Prusak (2003) o conhecimento não é puro nem simples: é uma mistura de elementos variados; é fluido como também formalmente estruturado; acrescentam ainda que o conhecimento é intuitivo e, portanto, difícil de colocar em palavras ou de ser plenamente entendido em termos lógicos. O conhecimento está nas pessoas, assim o estudo é relevante permitindo que se aprofunde em abordagens sobre o tema a Gestão do Conhecimento.

 

 

Objetivos

 

O objetivo deste estudo é verificar o processo da organização da Informação e do Conhecimento na perspectiva dos autores selecionados. Para o alcance desse objetivo, tem-se como objetivos específicos:

Relatar conceitualmente Organização da Informação e do Conhecimento;

Descrever os modelos de Gestão do Conhecimento propostos pelos autores;

Traçar uma síntese das melhores ações estratégicas apontadas pelos modelos;

 

 

Metodologia

 

A pesquisa é uma motivação em compreender como ocorre o processo de Organização da Informação e do Conhecimento, uma vez as organizações em conhecimento estão crescendo de forma significante no mundo, o que leva a reconhecer a importância fundamental do conhecimento das informações.

 

 

Considerações finais

 

De acordo com esse trabalho foi possível entender que a organização da informação e do conhecimento é o insumo básico para qualquer atividade, sendo pessoal ou em organizações. Ela é indispensável para a tomada de decisões e consequentemente para o posicionamento no ambiente ao qual ela está inserida.

As mudanças ocorridas com as informações na sociedade, economia, tem como objetivo identificar informações nas organizações, visando administrar o conhecimento que é adquirido por seus colaboradores nas suas atividades. Com o avanço a organização da informação e conhecimento passa a contar com mais ferramentas, assim vai facilitando o acesso à informação.

A informação é um recurso para auxiliar na decisão e o gerenciamento da informação proporcionando o planejamento, conhecer sua missão, tendo uma visão no ambiente onde estão inseridos. Assim, a organização de informação e conhecimento deve ter: objetivos, visão para o futuro e missão aos quais devem obedecer.

 

 

Referências:

 

BRASCHER, Marisa; CAFÉ, Ligia. Organização da Informação ou Organização do Conhecimento? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9, 2008. São Paulo, Anais... São Paulo, USP, 2008.Disponível em:<http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/ixenancib/paper/viewFile/3016/2142>. Acesso em: 14 jun. 2023.

 

CARLAN, Eliana. Sistema de organização do conhecimento: uma reflexão no contexto da Ciencia da Informação. 2010. 100f. Dissertação(Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciencia da Informação, UnB, Brasilia, 2010.

 

DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento Empressarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 12ª reimpr. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003

 

FREITAS, L. S. de. Entre o público e o privado: trajetos temático-discursivos da área de informação. Informação & Sociedade, v. 14, n. 1, p. 11-44, jan./jun. 2004.

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