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O bibliotecário no processo de incentivo à leitura e a biblioteca

Iraci Zottis

 

DOI: 10.5281/zenodo.12611774

 

 

RESUMO

As bibliotecas são importantes no desenvolvimento da leitura, já que constituem um espaço para aprender e ter acesso a novos conhecimentos. Com as mudanças que ocorrem constantemente em nosso meio o bibliotecário deve unir esforços, agir em parceria com a sociedade e explorar os benefícios para a formação de novos leitores. Neste trabalho coloca-se que mesmo com as mudanças que o mundo vem nos trazendo e existem vários fatores negativos em relação a leitura, o bibliotecário junto com a sociedade em geral deve desenvolver projetos que incentive e contribuem para a formação de leitores. A biblioteca ainda e vista por muitos como um lugar onde deve ter silencio absoluto, mas isso já está bem ultrapassado e por isso o bibliotecário deve desenvolver projetos onde mostra que a biblioteca é um ambiente que oferece além de livros outros meios de interagir como internet, brinquedos lúdicos. A biblioteca deve ser um ambiente onde oferece conhecimentos, divertimento e que esteja inserida desde cedo na vida dos cidadãos. Conclui-se que, o profissional bibliotecário, a sociedade, a escola e a família devem explorar seus potenciais em parcerias para desenvolver um bom trabalho em benefícios de bons leitores, assim atendendo às necessidades por meio do desenvolvimento de ações em benefício da biblioteca, tornando-a um ambiente agradável para a leitura e pesquisas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Bibliotecário. Biblioteca. Incentivo à leitura. Leitura.

 

 

Introdução

 

O vida vem sendo modificada constantemente com o acelerado fluxo de informação. Portanto, faz-se necessário ter acesso à informação, sendo um destes meios a leitura. Assim é possível possibilitar a formação de cidadãos mais capazes e conscientes de seus deveres, direitos e com uma visão mais ampla do ser humano e do próprio mundo para compreender as constantes mudanças que ocorrem na sociedade moderna, onde está sobrecarregada de informações.

As mudanças vêm ocorrendo constantemente na sociedade e tem muita influência no comportamento social e cultural das pessoas, assim o indivíduo deve ter sempre uma evolução neste processo, assim contribuem para o crescimento e a dignidade garantindo a sobrevivência em um mundo competitivo.

O bibliotecário tem uma das principais funções, a de transmitir informações dentro da biblioteca, cabe, portanto, a este profissional atender as necessidades e demandas dos usuários e buscar, incentivar a leituras de lazer e informativa, assim contribuindo para a formação de leitores e pessoas mais hiptas ao exercício da cidadania.

Hillesheim e Fachin (2003/2004, p. 4) menciona que:

 

Desta forma, conquistando o leitor, as bibliotecas se transformam em um local onde a educação, o ensino e o lazer poderão encontrar-se, permitindo o acesso às informações a todos e contribuindo na formação de cidadãos. A biblioteca justifica sua própria existência no desempenho das atividades de ensino, cultura e lazer desenvolvido dentro do ambiente escolar.

 

O adulto é intermediário entre os livros e a criança, assim dentro do ambiente familiar os responsáveis possibilitam o primeiro contato com os livros, onde desperta o imaginário, a curiosidade por meio da prática de contação de histórias, assim quando a criança entrar na escola já tem uma assimilação com os livros onde facilitará o trabalho do bibliotecário e do docente que dará continuidade na formação de novos leitores. O processo de ensino/aprendizagem necessita da leitura, já que ela desenvolve o prazer pela busca do conhecimento e a construção do saber, sendo, portanto, de grande importante que desde a infância o indivíduo tenha contato com livros.

A leitura deve ser estimulada, assim conforme o tempo passa ela não se tornara uma obrigação e sim um momento de prazer. A escola tem papel fundamental neste processo, em que o professor na fase de alfabetização deve estar sempre em contato com os livros juntamente com as crianças, isto é, levar as crianças na biblioteca da escola onde elas mesmas conheçam e descubram o quanto encantador e um livro, assim a leitura tornasse um momento de prazer e não um simples cumprimento de tarefas, descobrindo o que o livro traz uma associação com a nossa realidade.

Sobre isto Hoffmann (1996, p.19) menciona que

 

Ensinar a gostar de ler deve ser a preocupação de todos os educadores que, em nossa sociedade se dão conta de que a alfabetização não pode ser uma atividade apenas mecânica e didática desligada do contexto cultural e das motivações mais profundas que o ato de ler pode despertar no eventual ou potencial leitor, em especial na criança.

 

A biblioteca é um ambiente que traz grande contribuição para formar bons leitores, assim é importante que tenha um acervo atualizado, aconchegante e que faça parte do currículo da escola, assim as crianças iram utilizar a biblioteca com mais frequência, pois é na escola que muitas crianças iram conhecer e ter o primeiro contato com uma biblioteca e livros.

De acordo com este trabalho, ele nos mostra a importância, na formação de leitores, apontando a importância no ato de ler mostrando o contexto da biblioteca para incentivo da leitura e a importância do bibliotecário nesta atividade, que para formar bons leitores é necessário incentivo à leitura. Assim possibilitou a seguinte questão: Como o bibliotecário e a biblioteca, influenciam na formação de leitores? Para essa resposta, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, sendo consultados livros, artigos e discussões sobre o tema. A leitura deve ser incentivada desse a infância, mas nunca e tarde para se tornar um leitor.

 

 

Desenvolvimento

 

A leitura não é um simples acesso a escrita, é um processo diferente para cada ser humano, atribuindo ou descartando informações obtidas.

Nesse contexto:

 

A leitura é prática social das mais importantes na aquisição da informação. Assim, é vista como ferramenta útil ao trabalho, ao desenvolvimento profissional e, portanto, ligada à questão econômica e à luta pela inserção social. Informação e conhecimento articulam-se, mas apresentam-se distintamente. (BARRETO, 2006, p. 55).

 

Assim percebe-se que a leitura a partir disso é um processo que deve ser colocado em todas as classes sociais para intensificar o conhecimento proporcionando o desenvolvimento. A biblioteca é um ambiente muito importante no apoio de projetos, assim como o bibliotecário é um profissional com habilidades para buscar e indicar material apropriado para o usuário, podendo participar e organizar as atividades.

Conforme Viapiana (2008):

 

É importante que o bibliotecário reflita sobre os desafios apresentados à frente: a necessidade de construir uma necessidade inclusiva, que priorize a justiça, a equidade e o acesso democrático à ciência e a tecnologia, com responsabilidade social.

 

A leitura é indispensável incentivar o aprendizado e a criatividade, ela é um fator permanente promovendo a interação entre pessoas, diálogo, troca de experiências e convivência social. É neste contexto que a biblioteca atinge o papel de intercessora tornando-se capaz de modificar o nosso cotidiano.

Neste sentido, Souza (1993, p.17), enfatiza que:

 

Diante desse fato, a leitura adquire um novo significado: é instrumento da autoeducação como forma de acompanhar o acelerado desenvolvimento da tecnologia na contemporaneidade e de propiciar a ação do homem sobre o mundo, transformando-o com o seu conhecimento (SOUZA, 1993, p.17).

 

Compreende-se, portanto, que a leitura é um processo utilizado a todo momento, assim proporcionando um meio de controle de sobrevivência na informação. A informação chega a todo momento, por isso, se faz preciso que a leitura seja praticada como um processo crítico, possibilitando a construção do indivíduo.

Conforme enfatiza Hoffmann (1996, p. 20)

 

A leitura faz com que o leitor entre num processo de participação dos valores culturais da humanidade! A pessoa que lê se torna mais consciente da realidade que a cerca, consequentemente se torna mais livre e tornando-se mais livre torna-se mais responsável e dentro de uma linha de evolução tornar-se-á mais feliz.

 

Para que o conhecimento se desenvolva é importante incentivar a leitura, esse incentivo deve ser no espaço familiar e na sala de aula.

Souza (1993, p.17) destaca que:

 

A leitura também contribui para a formação do ser humano, uma vez que oferece assuntos para reflexão e experiências que possibilitam o despertar de emoções e o estabelecimento de parâmetros, desencadeando a autocompreensão e a compreensão do mundo.

 

Hillesheim e Fachin destacam que (2003/2004, p.4)

 

[...] os serviços bibliotecários de incentivo à leitura, integrados ao processo de ensino–aprendizagem, favorecem o desenvolvimento e consolidação do hábito de leitura nas crianças e do senso crítico, pois é nesta fase inicial da vida escolar que se criam as raízes e o fortalecimento do ser humano como um ser consciente e crítico do espaço que ocupa.

 

O bibliotecário pode promover uma mudança na biblioteca, adequando o acervo presente na biblioteca, fazendo assim uma seleção das obras para cada perfil de usuários. Disponibilizar livros didáticos para a compreensão do conteúdo, livros voltados ao lazer ajudando a desenvolver o gosto pela leitura, assim desenvolvendo a capacidade intelectual, crítica e cultural do usuário. O bibliotecário pode trabalhar fora da biblioteca, beneficiando crianças e adultos.

 

 

Conclusão

Conforme este trabalho é possível ver a importância que a leitura nos traz, a com a dedicação de um conjunto que é a escola, família e a biblioteca, assim as dificuldades que forem surgindo serão facilmente resolvidas com resultados surpreendente, mudando os caminhos, mas isso se deve ao incentivo de escola, bibliotecários e família.

É com a ajuda da leitura que o ser humano desenvolve sua cultura e moral, assim, a biblioteca é um espaço aliada na educação, fornecendo a entrada livre para à informação, à cultura o pensamento e o conhecimento, fornecendo conteúdos importantes para a sociedade.

A leitura é fonte de prazer e informação, assim nas escolas ou em casa, a maneira como o processo de leitura vem sendo trabalhado, eventualmente não ocorre de maneira a propiciar que a criança sinta prazer em ler. A leitura deve ser espontânea para que o leitor crie suas próprias ideias e expectativas, mas essa não é uma tarefa fácil, exige dos professores, bibliotecários e familiares uma ação educativa para que se transforme um processo de lazer e aprendizagem

Embora em nosso país ainda falta muito para termos apoio constante à leitura se faz necessário que as bibliotecas em conjunto com as escolas e sociedade desenvolvam projetos e atividades que incentivem a leitura, propondo estratégias e práticas que fomentem a leitura principalmente nas bibliotecas das escolas.

A leitura forma cidadãos conscientes de seus deveres e direitos e críticos, assim sendo capaz de selecionar as informações relevantes, e para isso as bibliotecas exercem habilidades de leituras, estudos e pesquisas.

O bibliotecário é um profissional de suma importância para constituir um bom ambiente, pois ele implementa e revitaliza a biblioteca onde funcione como um espaço sociocultural. O bibliotecário deve valer-se de atitudes capazes de transformar a biblioteca na qual está atuando em centro cultural e educativo, dinâmico e agradável que a sociedade em geral comece a tomar gosto pela leitura.

A biblioteca não é um local onde só tem paredes ela tem livros, projetos de incentivo à leitura, interação familiar, social, formando cidadãos sociáveis, e com conhecimento cultural muito vasto.

 

 

Referências

 

BARRETO, Ângela Maria. Leitura: suas categorias de produção de sentidos nas novas e antigas formas de acesso à informação. In: CARVALHO, Kátia de; SCHWARZELMULLER, Anna Friedericka (Org.). O ideal de disseminar: novas perspectivas, outras percepções. Salvador: EDUFBA, 2006. p. 55-75.

 

HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN, Gleisy Regina Bories. Biblioteca Escolar: relato de experiência. Disponível em: Acesso em: 11 jun. 2023.

 

HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN, Gleisy Regina Bories. Biblioteca escolar e a leitura. Rev. ACB: biblioteconomia em Santa Catarina. Florianópolis, v.8/9, p.35-45, 2003/2004.

 

HOFFMANN, Rosemira da Silva. A aprendizagem da criança pela leitura. Florianópolis: UFSC, 1996.

 

MOORE, Nick. A sociedade da informação. In: INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. A informação: tendências para o novo milênio. Brasília, 1999. p.94-108.

 

SOUZA, Maria Salete Daros de. A conquista do jovem leitor: uma proposta alternativa. Florianópolis: Ed. UFSC, 1993. 17 -114 p.

 

VIAPIANA, Noeli. A contribuição do profissional bibliotecário nos desafios da inclusão social. 2008. Webartigos.com, 2008. Disponível em: Acesso em: 26 jun. 2023.