Trabalhando trava-línguas no Ensino Fundamental I
Gabrielle Alves Moreschi
DOI: 10.5281/zenodo.11403773
Problema:
Como ensinar “Trava-línguas” para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I?
Objetivos:
Ensinar aos alunos sobre os trava-línguas, sobre os seus sons e seus objetivos.
Caracterização do espaço:
A Escola é uma instituição particular e oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Na área externa conta com parquinho, algumas árvores que fazem sombra em um espaço gramado utilizado para brincadeiras e quadra coberta. Possui também salinhas de aula com móveis compatíveis com a idade das crianças, sanitários, refeitório e espaço de leitura.
Esta atividade foi realizada dentro da sala de aula, com a presença da professora titular da turma.
Público-alvo:
O público-alvo deste trabalho foi a turma do 3º ano do Ensino Fundamental I.
Justificativa:
A escolha desse tema se deu pela importância, na Língua Portuguesa, da classe de sons que emitimos para falar um trava-língua, levando à necessidade de que o conteúdo seja bem trabalho nesta etapa de ensino, já que tal conhecimento servirá de base para o aprofundamento do estudo em anos posteriores.
Resultados:
Os alunos se divertiram bastante enquanto aprendiam sobre as travas línguas de forma prática e lúdica.
Percebeu-se, durante as atividades, que o conhecimento acerca do conteúdo trabalhado foi bem assimilado pelos estudantes e, por serem associados a momentos de diversão, certamente foram bem fixados.
PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE:
Tema da Aula: Trava língua, sons e letras.
Turma: 3º ano do Ensino Fundamental I
Objetivo da Aula: Construção do sistema alfabético e da ortografia.
Recursos Necessários: Caixas de sapatos enfeitadas e folhas impressas.
ATIVIDADES: Sorteio de travas língua.
Introdução: Inicia-se fazendo algumas perguntas à turma, com o intuito de identificar o conhecimento que eles já têm sobre o assunto.
Apresentação dos trava-língua: Iremos ler juntos os trava língua e depois vamos iniciar a nossa atividade.
Atividade Prática: Formaremos grupos com o máximo 05 crianças e ali entregaremos a nossa caixa para realizar o sorteio.
Encerramento: Ali juntamente com as crianças falaremos o que acharam da nossa atividade.
RESULTADOS OBTIDOS COM A PRÁTICA
O trabalho foi realizado com as crianças da turma de 3º ano (Fundamental), da Escola, da rede particular, que funciona aqui no município.
Buscou-se apresentar aos alunos, de forma bastante lúdica, os sons dos trava-língua, apresentando diversos exemplos que fazem parte do cotidiano.
Após a apresentação foram iniciadas as práticas, conforme o planejamento.
Os alunos se empolgaram com a “brincadeira” de tentar ler rápido o trava-língua que era sorteado.
Por fim, todos se divertiram e aprenderam bastante, ficando como ponto negativo apenas o fato de a aula ter acabado enquanto os estudantes estavam muito empolgados e querendo fazer mais atividades.
Considerações finais:
Conclui-se que ao se trabalho o conteúdo de forma lúdica, por meio de práticas atraentes e divertidas surte um feito positivo junto aos estudantes, facilitando o processo de ensino/aprendizagem e a fixação dos conceitos.
Referências:
FERNANDES, Márcia. Trava-línguas infantis. Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/trava-linguas-infantis-faceis-e-dificeis/