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Trabalhando trava-línguas no Ensino Fundamental I

Gabrielle Alves Moreschi

DOI: 10.5281/zenodo.11403773

 

 

 

Problema:

Como ensinar “Trava-línguas” para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I?

 

Objetivos:

Ensinar aos alunos sobre os trava-línguas, sobre os seus sons e seus objetivos.

 

Caracterização do espaço:

A Escola é uma instituição particular e oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Na área externa conta com parquinho, algumas árvores que fazem sombra em um espaço gramado utilizado para brincadeiras e quadra coberta. Possui também salinhas de aula com móveis compatíveis com a idade das crianças, sanitários, refeitório e espaço de leitura.

Esta atividade foi realizada dentro da sala de aula, com a presença da professora titular da turma.

 

Público-alvo:

O público-alvo deste trabalho foi a turma do 3º ano do Ensino Fundamental I.

 

Justificativa:

A escolha desse tema se deu pela importância, na Língua Portuguesa, da classe de sons que emitimos para falar um trava-língua, levando à necessidade de que o conteúdo seja bem trabalho nesta etapa de ensino, já que tal conhecimento servirá de base para o aprofundamento do estudo em anos posteriores.

 

Resultados:

Os alunos se divertiram bastante enquanto aprendiam sobre as travas línguas de forma prática e lúdica.

Percebeu-se, durante as atividades, que o conhecimento acerca do conteúdo trabalhado foi bem assimilado pelos estudantes e, por serem associados a momentos de diversão, certamente foram bem fixados.

 

 

PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE:

 

Tema da Aula: Trava língua, sons e letras.

Turma: 3º ano do Ensino Fundamental I

Objetivo da Aula: Construção do sistema alfabético e da ortografia.

Recursos Necessários: Caixas de sapatos enfeitadas e folhas impressas.

ATIVIDADES: Sorteio de travas língua.

Introdução: Inicia-se fazendo algumas perguntas à turma, com o intuito de identificar o conhecimento que eles já têm sobre o assunto.

Apresentação dos trava-língua: Iremos ler juntos os trava língua e depois vamos iniciar a nossa atividade.

Atividade Prática: Formaremos grupos com o máximo 05 crianças e ali entregaremos a nossa caixa para realizar o sorteio.

Encerramento: Ali juntamente com as crianças falaremos o que acharam da nossa atividade.

 

 

RESULTADOS OBTIDOS COM A PRÁTICA

 

O trabalho foi realizado com as crianças da turma de 3º ano (Fundamental), da Escola, da rede particular, que funciona aqui no município.

Buscou-se apresentar aos alunos, de forma bastante lúdica, os sons dos trava-língua, apresentando diversos exemplos que fazem parte do cotidiano.

Após a apresentação foram iniciadas as práticas, conforme o planejamento.

Os alunos se empolgaram com a “brincadeira” de tentar ler rápido o trava-língua que era sorteado.

Por fim, todos se divertiram e aprenderam bastante, ficando como ponto negativo apenas o fato de a aula ter acabado enquanto os estudantes estavam muito empolgados e querendo fazer mais atividades.

 

 

Considerações finais:

 

Conclui-se que ao se trabalho o conteúdo de forma lúdica, por meio de práticas atraentes e divertidas surte um feito positivo junto aos estudantes, facilitando o processo de ensino/aprendizagem e a fixação dos conceitos.

 

 

Referências:

 

FERNANDES, Márcia. Trava-línguas infantis. Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/trava-linguas-infantis-faceis-e-dificeis/