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OFICINAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA

 

Renata Viviani Garcia

Cleber dos Santos Oliveira

Rafaelle Poliana Garcia De Oliveira  

Cristiane Rodrigues Reis

Greiciele Volpato de Santana

 

RESUMO

O presente estudo aborda o tema “Oficinas Pedagógicas de Matemática” que contempla os estudos e o desenvolvimento de um raciocínio lógico desde a educação infantil essenciais para estimular as competências intelectuais das crianças e para estimular o raciocínio lógico das crianças. Como objetivo, procuramos demonstrar como promover conhecimentos de Matemática através de uma forma lúdica, com atividades diferenciadas e dessa forma sanar as dificuldades dos alunos, conhecendo-o e identificando suas limitações para incentivá-lo a aprender cada vez mais e a tomar gosto pela disciplina de Matemática. A Matemática está em todos os momentos e é de extrema importância que saibamos solucionar problemas, que saibamos raciocinar. Para obter êxito do objetivo principal que aprender matemática fazendo uso de oficinas pedagógicas, buscamos desenvolver jogos e atividades mais dinâmicas para o ensino da Matemática fazendo uso de oficinas pedagógicas na prática da sala de aula; conhecer os desafios e diversidades existentes na sala aula e, analisar o que é uma oficina pedagógica e qual a sua importância.  Como metodologia optou-se pela revisão de literatura numa busca de informações, delineando um estudo que permitiu a construção do pensamento durante o processo e o trabalho a campo, onde tivemos a oportunidade de colocar em prática na Escola Municipal Atalaia, na cidade de Colíder – MT , fazendo uso de uma oficina pedagógica e analisando os seus resultados para a aprendizagem.

 

Palavras-chave: Matemática. Lúdico. Dinâmica.

 

 

  1. INTRODUÇÃO

  

O presente trabalho é parte integrante do seminário Interdisciplinar VII onde tem como tema geral Oficinas Pedagógicas, que vem reportar um relato da concepção e do desenvolvimento de uma experiência com oficinas de ensino tematizadas em alguns recursos didáticos, focando a estruturação de cada uma delas, bem como uma avaliação de sua contribuição na ótica dos participantes, dos organizadores e dos coordenadores, considerando como olhar teórico alguns pressupostos da pedagogia da autonomia (Freire (2009) apud Junior e Oliveira (2015).

Segundo o Dicionário Escolar de Língua Portuguesa, a palavra oficina designa um lugar onde se exerce um ofício, laboratório, lugar onde se dão grandes transformações. Segundo CORCIONE: “Quem pensa em oficina, lembra logo, por associação de ideias, de trocas, peças, trabalho, conserto, reparo, criatividade, transformação, processo, montagem... São todas as ideias que compõem o significado da oficina que se constitui num espaço privilegiado de criação e descoberta” (CORCIONE, 1994 Apud Portal da Educação, 2019)”.

Independentemente desse desafio, acredita-se que quanto maior for à vivência dos licenciandos com experiências didático-pedagógicas reais, maior é a possibilidade de se promover uma formação abrangente e que responda às necessidades e barreiras impostas pela carreira docente, a oficina pedagógica  transforma-se, assim num processo coletivo, onde se busca ir além de uma simples construção. 

Para obter êxito do objetivo principal que é aprender matemática fazendo uso de oficinas pedagógicas, buscamos desenvolver jogos e atividades mais dinâmicas para o ensino da Matemática fazendo uso de oficinas pedagógicas na prática da sala de aula que consistiam em: conhecer os desafios e as estratégias para o ensino da matemática na sala de aula; analisar o que é uma oficina pedagógica e qual a sua importância.  

Como metodologia optou-se pela revisão de literatura numa busca de informações, delineando um estudo que permitiu a construção do pensamento durante o processo e o trabalho a campo, onde tivemos a oportunidade de colocar em prática na Escola Municipal Atalaia, na cidade de Colíder – MT, com a turma do 5º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de 11 a 12 anos fazendo uso de uma oficina pedagógica voltada para a matemática e analisando os seus resultados para a aprendizagem.

 

2 OS DESAFIOS E DIVERSIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR

 

Acreditamos que as escolas têm um importante papel no desenvolvimento de estratégias que permitam os educandos a refletir, reinventar-se e propor o pensar criativo, sem imposições. Larrosa, afirma que

 

... um dispositivo pedagógico será, então qualquer lugar no qual se constitui ou se transforma a experiência de si. Sendo assim, a educação, além de um simples ambiente de possibilidades para o desenvolvimento da autoconfiança, pode produzir formas de experiência de si nas quais os indivíduos podem se tornar sujeitos de um modo particular. (LARROSA, 1994, p.57 apud MARTINS, FREITAS e FELDKERCHER, 2009)

 

Dentro deste contexto, procura-se associada ao espaço escolar e colocar em seus Projetos Políticos Pedagógicos e currículos, propostas de trabalho que devem contemplar modos de vida diferenciados, se contradiz ao selecionar de forma fechada, quais os saberes são necessários para a formação de seus alunos.

Tudo leva a crer que a criação individual e coletiva se encontraria em alta, pois, “[...] muitas são as cartografias de forças que pedem novas maneiras de viver, numerosos os recursos para criá-las e incontáveis os mundos possíveis” (ibidem).

Para Antunes (1998, p. 38), “[...] os jogos ou brinquedos pedagógicos são desenvolvidos com a intenção explícita de provocar uma aprendizagem significativa, estimular a construção de um novo conhecimento e, principalmente, despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória”.

            A prática de jogos proporciona algumas vantagens como recurso pedagógico:

Possui intenção educativa, além de lúdica;

  • Auxilia na resolução de problemas;
  • Possibilita contextualização prática de uma aprendizagem teórica;
  • Respeita o ritmo de cada criança em seu processo de ensino-aprendizagem;
  • Possibilita novas aprendizagens;
  • Fortalece as interações;
  • Contribui com a troca de experiências.

No contexto, coloca-se a oficina como além de um espaço autônomo de investigação para o pesquisador, uma maneira de levar para sala de aula, assuntos que comumente não são explorados dentro da escola, pensar a educação pelas oficinas pedagógicas é buscar referendar a ideia de que a educação baseia-se na linguagem como interação que é aquilo que assegura a participação, perguntas, respostas, esclarecimentos, estímulos durante o processo de ensino aprendizagem.

 

2.1 O QUE É UMA OFICINA PEDAGÓGICA E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

 

Desde cedo a criança deve ser estimulada para o desenvolvimento pleno e com êxito. Para isso, pais e educadores devem proporcionar momentos e atividades importantes que ajudem nesse processo.

De acordo com Gestão Pedagógica (2018 s/p. on line):

 

De modo geral, a oficina pedagógica pode ser definida como uma técnica de aprendizagem que incentiva a transmissão de conhecimentos e a troca de informações de uma maneira mais interativa, lúdica e dinâmica.

Por meio do uso de ferramentas educacionais complementares, como atividades extracurriculares, oficinas e jogos, é possível despertar a atenção dos alunos de diferentes formas, além de apresentar conceitos teóricos essenciais à sua formação.

Com foco em um tema específico, como a disciplina de matemática, essa proposta educacional tem como principais objetivos aprofundar conhecimentos e promover a interação entre os alunos por meio de exercícios que atraiam a sua atenção de forma lúdica, ampliando o saber e solucionando possíveis dúvidas.

 

A mesma deve ser muito bem elaborada, contemplando objetivos essenciais que proporcionem o reforço da aprendizagem. A disciplina de matemática é muito propícia para fazer uso de oficinas, pois a mesma de forma lúdica diversifica o modo tradicional de ensinar. “Tendo em vista a relevância do ensino da matemática durante todas as séries do período escolar, é essencial que os educadores promovam atividades diferenciadas para despertar a curiosidade dos alunos sobre o assunto e manter o seu interesse desde os primeiros anos” (WEB, 2017, s/p.).

Dessa forma:

 

... forma, se não houver um esforço intencional da instituição no sentido de promover a reflexão sobre a prática pedagógica, avaliar de fato seus resultados e utilizar os conhecimentos para gerar propostas inovadoras, a escola pode ficar estagnada.

Além dessa reflexão e inovação, como já falamos, as oficinas pedagógicas são uma estratégia muito eficiente para a formação continuada de educadores e atualização dos docentes. (ibid, 2017, n.p.)

 

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

 

A fim de conhecer aspectos sobre as Oficinas Pedagógicas, em especial da “Matemática”, foi realizada uma pesquisa que se utilizou como procedimento metodológico a pesquisa documental, que conduz o estudo a um exercício de análise utilizando diferentes procedimentos metodológicos, tais como: revisão bibliográfica e reflexões, possibilitando clarificar a construção do pensamento durante o processo, bem como o trabalho a campo.

Segundo Gil (2007, p.17), apud SLIDEPLAYER, (2018), a pesquisa é definida como: (...) procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa desenvolve-se por um processo constituído de várias fases, desde a formulação do problema até a apresentação e discussão de resultados.

Com o desejo de conhecer a modalidade da Oficina pedagógica, essa pesquisa tem como objetivo investigar, através de uma revisão da literatura, aprofundar conhecimentos e promover a interação entre os alunos por meio de exercícios que atraiam a sua atenção de forma lúdica.

 

4.1 RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

Nossa oficina teve por finalidade levar atividades de Matemática de forma diferenciada, dando ênfase nesse primeiro momento promover a reflexão sobre a vivencia com a matemática por parte dos alunos, permitindo ao professor perceber a visão deles em relação à disciplina por parte dos alunos e permitir ao professor perceber a visão deles em relação à disciplina, considerando-os no Planejamento Pedagógico. Tentamos através de uma atividade lúdica fazer com que os alunos do 5º ano tomassem gosto pela disciplina da Matemática, através de uma abordagem de maneira diferente.

 

4.2 DINÂMICA DA ÁRVORE DA MATEMÁTICA. DESCRIÇÃO DAS IMAGENS

 

                        

                             IMAGEM 1- Explicação Sobre o Assunto

FONTE: Própria Autoria

 

Na imagem 1 mostra as instruções de como a atividade seria desenvolvida.

 

 

                            IMAGEM 2 - Dando Início aos Recortes

FONTE: Própria Autoria    

 

Na Imagem 2 mostramos os alunos sentados fazendo desenhos que irão compor a árvore da matemática.

 

     IMAGEM 3 - Interação do Grupo

FONTE: Própria Autoria    

 

Nesta imagem 3, mostramos a interação dos alunos com o trabalho em grupo.

 

 

IMAGEM 4 - Dando forma ao trabalho

           

FONTE: Própria Autoria 

  

A imagem 4, mostra-se o uso de papéis de várias cores, cola, lápis de cor, tesoura e outros que contribuem para dar forma ao trabalho.

 

                                       IMAGEM 5 - Apresentação Dos Grupos

             

FONTE: Própria Autoria    

 

Aqui na imagem 5, apresentamos os trabalhos prontos e os grupos dando início as apresentações.

Para realizar os mesmos, necessitamos de:

Material: papel nas cores: verde claro, verde escuro, vermelho e marrom.

Desenvolvimento: nas folhas de cor verde claro descreveram o motivo pelo qual gostam de matemática. Nas folhas de cor verde escuro escreveram sugestões para que a matemática se torne mais agradável, nos frutos os alunos anotavam a importância da disciplina. Já os espinhos representam o que os incomodam na disciplina.

Proposta: A partir dessas percepções, buscar a superação dos entraves, fortalecer as atividades, construindo a função social do conhecimento matemático tão necessário à aprendizagem

significativa e consequente sucesso escolar.

 

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

 

Percebemos a importância de o professor avaliar sua prática, ser crítico em relação a ela, e a todo o momento abordar se o que se propõe em sala de aula, terá algum significado na vida do educando. Apesar das escolas terem um currículo a seguir, é indispensável que o educador destine um tempo para conversar sobre assuntos que frequentemente ficam de lado, pela preocupação em “vencer” os conteúdos do ano letivo.

 

Atuar nesta oficina foi uma experiência muito importante para a nossa formação, e muito gratificante ver o progresso dos alunos e como eles vivenciaram a Matemática. O registro da atividade aplicada teve a finalidade de observar de que forma o jogo os ajudariam na aprendizagem. Os alunos trabalharam com a concentração, foram motivados e entusiasmados a encontrar a resposta.

 

  1. CONCLUSÕES

 

Considerando que a Oficina Pedagógica tem papel essencial na aprendizagem, o presente estudo possibilitou refletir sobre o ensino, onde atuar nesta oficina foi uma experiência única e muito importante para a nossa formação, pois na faculdade nos está sendo passados conteúdos variados, mas não nos ensinam a prática de como ser professores, na verdade isso vamos aprendendo com nossas experiências, uma vez que estando em sala de aula como “professores” não estamos apenas transmitindo o que aprendemos como também estamos aprendendo e muito, pois cada aluno, mesmo que não perceba, nos ensina algo, o que muitas vezes serve para melhorarmos como pessoas e futuros profissionais. Nossos objetivos foram alcançados, pois não apenas transmitimos o que sabemos, mas como também aprendemos e muito, pois cada aluno, mesmo que não perceba, nos ensina algo, que serve para melhorarmos nosso ensino, mas outras tantas como lições de vida.

 

REFERÊNCIAS

 

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

 

Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/12502613. Acesso em: 12/06/2019.

 

Disponível em:  https:// portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/aprendendo-e-ensinando-com-oficinas-pedagogicas-caminhos-e-possibilidades/32772. Acesso em: 12/06/2019.

 

 

JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco e OLIVEIRA, Ana Carolina Garcia de Oficinas Pedagógicas: Uma Proposta para a Reflexão e a Formação de Professores. Publicado em 20015 . Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_2/09-RSA-50-13.pdf. Acesso em: 07/04/2019.

 

MARTINS, Francine Netto; FREITAS, Deisi Sangoi e FELDKERCHER, Nadiane de OFICINAS PEDAGÓGICAS: INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. Publicado em 2009. Disponível em: http://www. educere.pucpr.br. Acesso em: 07/04/2019.

 

PEDAGÓGICA, Gestão. AIX Sistemas. Veja como a oficina pedagógica de matemática favorece o aprendizado. Gestão Escolar. Publicado em: 21 mai. de 2018.  Disponível em: https://educacaoinfantil.aix.com.br/veja-como-a-oficina-pedagogica-de-matematica-favorece-o-aprendizado/. Acesso em: 05 jun. 2019.

 

WEB, Escola. Entenda a importância das oficinas pedagógicas e saiba como criá-las. Publicado em: 13 Jul. 2017. Disponível em: https://www.escolaweb.com.br/blog/coordenacao-pedagogica/entenda-a-importancia-das-oficinas-pedagogicas-e-saiba-como-cria-las/. Acesso em: 05 jun. 2019.