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METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Walquiria Vicente Coutinho
Jogianne Vieira Santos
Lucilene Bernardes da Silva Costa
Vania dos Santos Silva

 

 

RESUMO

O presente Paper tem como enfoque principal o Estágio Supervisionado II – Anos inicias do ensino fundamental, aonde, o desenvolvimento deste trabalho se ampliará através da área de concentração escolhida, aonde optei pela “Metodologias de Ensino” em que abordaremos o tema: A importância da elaboração do plano de aula, neste mesmo desenvolvimento elenquamos alguns objetivos sendo eles, compreender qual a importância da elaboração do plano de aula, verificar como é o planejamento do professor e o que ele propícia de melhoria dentro da sala de aula, relatar o que a falta de planejamento podem ocasionar em sala de aula. O Planejamento é imaginar a aula antes mesmo que ela aconteça. Ele deve incluir atividades didáticas que serão desenvolvidas dentro ou fora da sala de aula durante o ano letivo, quando os professores fazem o plano de aula, eles devem levar em consideração os objetivos a serem alcançados, o conteúdo que será ministrado, as características e o nível de desenvolvimento da turma em sala de aula. O planejamento do professor deve estar alicerçado as novas metodologias, onde se trabalhará de forma inovadora e prazerosas com seus alunos. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes, o uso de improvisação dos conteúdos em sua aula podem trazer consequências ao educando no processo de ensino e aprendizagem do mesmo.

 

Palavras-chave: Aluno. Metodologia. Planejamento.

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

O presente paper tem como enfoque principal o Estágio Supervisionado II – Anos iniciais do ensino fundamental, tendo como área de concentração escolhida a “Metodologias de Ensino” em que iremos abordar o tema: A importância da elaboração do plano de aula.

O planejamento de aula é de fundamental importância para que se alcance um excelente desenvolvimento e uma melhor aprendizagem para os alunos em sala. A sua falta pode causar consequência.

O tema a importância da elaboração do plano de aula, descreverá no decorrer deste trabalho a forma de planejamento, o porquê do plano de aula, o que ele contribui no processo de ensino aprendizagem para o discente, e a falta de planejamento o que podem ocasionar.

No processo de realização do Estágio Supervisionado II – Anos iniciais do ensino fundamental, optamos pela Escola Municipal Atalaia, onde está localizada, na rua Copacabana, Nº 38 setor Leste, Bairro Centro, município de Colíder-MT. A Escola atende famílias de classe média e baixa, ela trouxe mais vida para a comunidade proporcionando educação as crianças e aos adolescentes, e tranquilidade as famílias que precisam da escola. Além das famílias do próprio bairro a escola atende também crianças dos bairros de entorno do centro da cidade e da zona rural.

 

 

2 FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

 

É interessante destacar para tudo o que se vai fazer na vida é necessário de ser feito um planejamento antes, começando deste a vida pessoal, trabalho e negócios é preciso planejar para tentar garantir o sucesso que foi traçado anteriormente. E, portanto, na educação também não pode ser diferente o planejamento é essencial para que se possa alcançar no final os objetivos propostos no processo de ensino-aprendizagem.

O Planejamento é imaginar a aula antes mesmo que ela aconteça. Ele deve incluir atividades didáticas que serão desenvolvidas dentro da sala de aula durante o ano letivo, quando os professores fazem o plano de aula, eles devem levar em consideração os objetivos a serem alcançados, o conteúdo que será ministrado, as características e o nível de desenvolvimento da turma em sala de aula.

O planejamento do professor deve estar alicerçado as novas metodologias, onde se trabalhará de forma inovadora e prazerosas com seus alunos. O planejamento é de suma importância em sala de aula, tanto para o professor como para o aluno, através dele se alicerça tudo que foi trabalhado em sala de aula, atividades recreativas, datas comemorativas, tudo para um melhor desenvolvimento dos alunos.

Quando o profissional da área de Educação deixa de elaborar seu plano de aula, seus objetivos perdem o sentido, desta forma o docente não tem domínio a respeito do que se pretende com sua aula. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.

O processo de planejamento anual é de suma importância, no início de cada ano letivo, para esta elaboração se faz uso de leituras, análise, troca de ideias e após esta interação separam em grupos os profissionais por fases para escrituração, levando em consideração as faixas etárias dos educandos e a realidade da comunidade escolar, como também é feito planejamento semanal, com temas geradores e projetos desenvolvidos na escola.

Ao realizar o planejamento se tem um olhar todo especial para com a Proposta Pedagógica da Educação Infantil visando sempre à rotina e os Eixos Norteadores.

O principal objetivo do educador, ao trabalhar na Educação Infantil, é transformar suas atividades em momentos dinâmicos, buscando sempre inovar e trazer novas metodologias de ensino para sala de aula, os eixos norteadores auxiliam nesta etapa, facilitando também na elaboração do planejamento do professor, dentre os eixos os que se fazem mais importante para a educação infantil são: linguagem corporal, linguagem musical, linguagem artísticas, linguagem oral e escrita, linguagem da matematica e linguagem da natureza e sociedade.

A linguagem corporal, trabalha o movimento com o corpo ou área específica do corpo, temos como exemplo, recortar, colar, perfurar, manusear, encaixar, pular, saltar, correr, brincar, subir/descer, contar, separar/juntar, rolar, gesticular, sentar/levantar, repassar, pintar, enfileirar entre outros.

A linguagem musical, trabalha com a área do celebro da criança, onde irá estimular e beneficiar a linguagem, seus conteudos são diversificados, dentro da liguagem musical se trabalha instrumentos musicais, gêneros musicais, ritmos, duração, intensidade e velocidade, jogos e brincadeiras que envolvam danças e ou improvisação, interpretação e coreografia de músicas e canções diversas, cantar com gestos, dançar, bater palmas e pés entre outros conteúdos.

A linguagem artística, trabalha com cores, recorte, modelagem, pintura, experiências sensíveis, ampliação do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes objetos e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo, tinta a base de anilina e trigo, etc., atividades com desenho e pinturas realizadas com marcas gráficas em diferentes superfícies permitindo variadas possibilidades de impressão, inclusive no próprio corpo, entre outras atividades.

A linguagem oral e escrita, trabalha a coordenação motora e viso motora rabiscar, pintar, recortar, colar, fazer bolinhas, ligar, fantoche, deboche, caixa surpresa, manusear livrinhos, revistas, e outros, historinhas infantis, bíblicas etc., interpretação de leituras variadas, expressão e comunicação verbal e não verbal, produção livre e direcionada (produzir desenhos); vogais, noção do alfabeto, observação e manuseio de materiais impressos como livros, jornais, revistas, etc.

A linguagem matemática, trabalha a utilização de contagem oral de números em músicas, comunicação, manipulação e exploração de quantidades numéricas utilizando a linguagem oral, observação de escritas numéricas nos diferentes contextos em que se encontram, noção da relação dos conceitos matemáticos entre objeto e quantidade, formas geométricas, noções de quantidades, noções de grandeza: (longe/perto, liso/áspero, dentro/fora, embaixo/em cima, igual/diferente), entre outras atividades.

A linguagem da natureza e sociedade, tem como principal conteudo desenvolver atividades sobre cultura, exploração e manipulação do ambiente natural (contato com plantas, animais, areia, etc.), interação com adultos e crianças de idades diferenciadas em brincadeiras, exploração de espaços, contato com a natureza, identificação de perigos que oferecem higiene ao tocá-los, atividades que constituam experiências com as plantas, seu cultivo, cuidados, preservação, refletir sobre seu meio social e sua ação na sociedade e na natureza entre outra atividades.

Estas linguagens são de grande auxílio para o desenvolvimento do plano de aula do professor, elas são compostas por diversas atividades, que o professor pode utilizar para trabalhar dentro da sala de aula com os alunos, facilitando assim, suas atividades, o desenvolvendo de novas metodologias de ensino e promovendo uma melhor aprendizagem dos alunos.

 

 

3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO

 

3.1 ATIVIDADES DE ESTÁGIO

 

No processo de realização do Estágio Supervisionado II – Anos iniciais do ensino fundamental, para a elaboração do projeto foi feito de início uma observação na Escola Municipal Atalaia, onde está localizada em Colider-MT, está situada no Centro de Colíder-MT

No primeiro momento iremos entregar todos os documentos requeridos para o Estágio II que são: Termo de Compromisso (03 cópias) Carta de Apresentação (01 cópia) e Ficha de Registro (01 cópia).

No segundo momento, faremos a observação, no interior da escola, fazendo um levantamento dos dados da Instituição para conhecer melhor o espaço em que iremos exercer o estágio e fazer regência na sala de aula, reconhecer a metodologia exercida pelo professor regente com foco na importância do plano de aula na prática docente do dia.

A professora regente nos acolheu muito bem, juntamente com sua TDI, a nossa observação foi com a turma do 2º ano A no período matutino, aonde realizamos 12 horas de observação, em seguida demos inicio ao estágio, aonde tivemos o auxílio da professora que nos disponibilizou o seu caderno de planejamento e os livros didaticos, juntamente com o cronograma da tuma, o estágio foi concluido em 20 horas sendo 5 dias, com grande exito.

 

3.2 PRÁTICAS DA REGÊNCIA

 

No primeiro dia a aula começará com a oração, após será escrito o texto O coelho Leleco, aonde depois eles estaram fazendo a interpretação do texto através de perguntas relacionadas ao texto. Ao termino desta atividade será entregue atividades impressas sobre a separação de silabas da ortogafria lh, em seguida será realizado o ditado estourado.

No segundo dia a aula começará com a oração, em seguida foi trabalhado o livro de matemática da pagina 30 à 33, aonde foi trabalhado as dezenas e a unidades no qual foi utilizado o ábaco, atividade calculando desenvolvida com o dado, foi trabalhado o sinal de maior e menor, e os números de ordem crescente e decrescente. No livro de português foi trabalhado atividades da página 38 ao 40, onde foi trabalhado a interpretação do texto O livro da escrita, depois foi desenvolvidas atividades do livro referente ao texto, atividades de ortografias corretas com as silabas CV, V, CVC, CCV e atividade calculando desenvolvida com o dado.

No terceiro dia a aula começará com a oração, após nos dirigiremos ao laboratório de informatica, aonde os alunos trabalharam os jogos de separar silabas, em seguida retomaremos o livro de português na pagina 42 e 43, aonde trabalharemos o recitar do alfabeto na ordem das letras, as segmentações das palavras em silabas e remover e substituir silabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras. Na aula de matemática retomaremos na pagina 32, aonde trabalharemos a compreenção de caracteristicas do sistema de numeração decimal, em seguida na pagina 33 trabalharemos as medidas e os pesos, aonde será desenvolvida uma atividade com os pesos e alturas de cada aluno.

 

No quarto dia a aula começará com a oração, em seguida iremos trabalhar a pagina 25 do livro de geografia/história, aonde trabalharemos sobre localização e trajeto de acordo com o livro, em seguida será feita a atividade da pagina 26 e 27 e atividade impressa sobre trajeto, logo após será desenvolvida a aula de educação fisica, aonde trabalharemos brincadeiras e cantigas de rodas.

 

No quinto dia a aula começará com a oração, em seguida trabalharemos o livro de ciência na pagina 27, aonde trabalharemos a investigação dos elementos de um ambiente cotidiano, representado em desenho, contribuindo para o desenvolvimento da copetencia geral segundo a BNCC, trabalharemos também sobre as plantas terrestres, aquaticas e aéreas e sobre outros seres vivos, ao termino da aula de ciências contaremos a história da Ratinha cor de rosa do rabinho azul escuro.

 

3.3 CARACTERIZAÇÃO DO (A) PROFESSOR (A) REGENTE

 

A professora regente é formada licenciada em pedagogia com habilitação em Supervisão Educacional e Educação Infantil e pós-graduada em Psicopedagogia, a mesma atua há 15 anos nas redes de ensino.

 

 

4 IMPRESSÕES DO ESTÁGIO

 

Pudemos perceber como futuras profissionais da àrea de pedagogia, a importância de um bom planejamento de aula, pois é através dele que temos total segurança e confiança ao ministrar uma aula, ou seja, ter uma direção exata do que fazer, pudemos perceber também que é durante a realização do estágio que percebemos as dificuldades e os desafios que vamos encontrar durante está caminhada, por isso temos que nos preparar para sermos melhores a cada dia.

Um planejamento bem elaborado facilita bastante o trabalho do professor, pois nele está elencado os obejetivos de cada aula, cada passo a ser seguido durante o período trabalhado, como por exemplos as datas comemorativas, o planejamento é também de suma importância para um desempenho maior dos alunos, também é importante resaltar, que para cada turma á um planejamento diferente, ele é elababorado de acordo com a faixa etária de cada turma.

No estágio compreendemos a suma importância de elaborar uma aula bem planejada, com obejetivos e conteúdo a serem seguidos, a falta dele pode acarretar em aulas monótonas, desgastantes, sem objetivos e sem um rumo fixo a ser seguido.

Sendo assim, o docente precisa fazer sim uma organização de seu conteúdo a ser trabalhado, só desta forma ele de fato vai poder ter êxodo em sua disciplina. A falta do planejamento e o uso da improvisação dos conteúdos em sua aula podem trazer consequências ao educando no processo de ensino e aprendizagem do mesmo.

 

 

REFERÊNCIAS

 

CERQUEIRA, Wagner; FRANCISCO. A importância do Plano de Aula. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-importancia-plano-aula.htm. Acessado em: 27 de março de 2019.

 

BLOG Homelab. Plano de Aula: A Importância do Planejamento para o Ano Letivo. Disponível em:http://blog.homelab.com.br/plano-de-aula-importancia-do-planejamento-para-o-ano-letivo/. Acessado em: 27 de março de 2019.