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A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Luzinete da Silva Mussi1

Lúcio Mussi Júnior

 

 

RESUMO:

A leitura é uma habilidade essencial para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes. Por meio da leitura, os alunos ampliam seu vocabulário, melhoram sua compreensão de mundo, desenvolvem a criatividade e o pensamento crítico, e se tornam mais preparados para a vida adulta. Trata-se de um processo complexo que envolve a compreensão e a interpretação de um texto. Ela exige que os alunos usem suas habilidades cognitivas, como a atenção, a memória, o raciocínio e a compreensão. Deste modo, busca-se, neste trabalho, entender a importância da prática de leitura durante toda a Educação Básica, como requisito fundamental na formação de cidadãos. Para o cumprimento de tais objetivos, valeu-se da metodologia de revisão bibliográficas, por meio de pesquisas em trabalhos de teóricos como ADLER (2023), DANTAS e CARNEIRO (2022), KHANACADEMY (2022), entre outros. Por fim, ficou evidente a importância de haver um trabalho sério de leitura durante toda a formação escolar do indivíduo.

 

Palavras-chave: Formação de cidadãos. Importância da leitura. Trabalho docente. Leitura na escola.

 

 

INTRODUÇÃO

 

A leitura é um processo complexo que envolve a compreensão e a interpretação de um texto. É uma habilidade essencial para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes. Por meio da leitura, os alunos ampliam seu vocabulário, melhoram sua compreensão de mundo, desenvolvem a criatividade e o pensamento crítico, e se tornam mais preparados para a vida adulta.

A sociedade contemporânea se mostra cada vez mais dinâmica, necessitando de profissionais cada vez mais capazes de entenderem e acompanharem as inovações que ocorrem constantemente em todas as áreas da atividade humanas. Para tanto, a leitura (e a capacidade de entender o que foi lido) é uma habilidade imprescindível. Deste modo, trabalhar a leitura de forma mais intensa durante o período de escolarização formal é uma prática muito importante, sem a qual o sistema de ensino não forma cidadãos plenos, capazes de interagir satisfatoriamente na sociedade atual.

Contudo, este trabalho busca o entendimento acerca da importância da prática de leitura durante toda a Educação Básica, como requisito básico na formação do ser humano.

Visando cumprir com tais objetivos, valeu-se da metodologia de revisão bibliográficas, por meio de pesquisas em trabalhos de teóricos como ADLER (2023), DANTAS e CARNEIRO (2022), KHANACADEMY (2022), entre outros.

Ao final foi evidenciada a importância de haver um trabalho sério de leitura durante toda a formação escolar do indivíduo.

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

A leitura é uma habilidade essencial para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes. Por meio da leitura, os alunos ampliam seu vocabulário, melhoram sua compreensão de mundo, desenvolvem a criatividade e o pensamento crítico, e se tornam mais preparados para a vida adulta.

Adler (2023) acrescenta o seguinte:

 

O desenvolvimento de estudantes como pessoas é mais importante agora do que nunca. O ritmo de mudança social é cada vez mais rápido, e com ela surgem demandas crescentes por habilidades para a vida. Essa é uma educação que, se oferecida de forma eficiente, pode contribuir para o sucesso como indivíduo e como membro da sociedade ao longo da vida toda. (ADLER, 2023, s.p.)

 

Entre essas “habilidades para a vida”, mencionadas acima, a leitura (com interpretação) está entre as que se mostram fundamentais, visto que, além de sua importância para que o indivíduo seja capaz de interagir melhor com a sociedade que o rodeia, ainda é de suma importância para a aquisição de outras habilidades e competências.

Na Educação Infantil, a leitura contribui para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação. Por meio das histórias, as crianças aprendem novas palavras, expressões e estruturas gramaticais. Elas também desenvolvem a imaginação e a criatividade, e começam a formar sua própria identidade.

As crianças que são estimuladas à leitura desde cedo têm mais facilidade para aprender a ler e escrever. Elas também desenvolvem um vocabulário mais rico e uma compreensão mais profunda do mundo ao seu redor.

Na Educação Infantil, a leitura contribui para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação. Por meio das histórias, as crianças aprendem novas palavras, expressões e estruturas gramaticais. Elas também desenvolvem a imaginação e a criatividade, e começam a formar sua própria identidade.

 

Desenvolvimento da linguagem: A leitura de histórias estimula o vocabulário, a compreensão oral e a produção escrita das crianças.

 

Desenvolvimento da imaginação: As histórias despertam a imaginação das crianças e ajudam-nas a criar novas possibilidades de mundo.

 

Desenvolvimento da criatividade: As histórias estimulam a criatividade das crianças e ajudam-nas a expressar suas ideias e sentimentos de forma original.

 

Formação da identidade: As histórias ajudam as crianças a compreenderem quem são e a desenvolverem sua identidade.

No Ensino Fundamental, a leitura é essencial para o aprendizado de todas as disciplinas. Por meio da leitura, os alunos adquirem os conhecimentos necessários para compreender o mundo ao seu redor. Eles também desenvolvem a capacidade de interpretar textos, identificar informações importantes e formar argumentos.

A leitura é uma ferramenta essencial para o aprendizado de conteúdos curriculares. Por meio da leitura, os alunos podem aprender sobre diferentes assuntos, como história, geografia, ciências e matemática.

No Ensino Fundamental, a leitura é essencial para o aprendizado de todas as disciplinas. Por meio da leitura, os alunos adquirem os conhecimentos necessários para compreender o mundo ao seu redor. Eles também desenvolvem a capacidade de interpretar textos, identificar informações importantes e formar argumentos.

A leitura no Ensino Fundamental é importante para os seguintes motivos:

Aprendizagem de conteúdos curriculares: A leitura é uma ferramenta essencial para o aprendizado de conteúdos curriculares, como história, geografia, ciências e matemática.

Desenvolvimento do pensamento crítico: A leitura ajuda os alunos a desenvolverem o pensamento crítico, que é essencial para a tomada de decisões informadas.

Ampliação dos conhecimentos gerais: A leitura ajuda os alunos a ampliarem seus conhecimentos gerais, o que é importante para a compreensão do mundo ao seu redor.

No Ensino Médio, a leitura é fundamental para a preparação para o vestibular e para o mercado de trabalho. Por meio da leitura, os alunos ampliam seus conhecimentos gerais e adquirem habilidades de leitura crítica e argumentativa.

No Ensino Médio, a leitura é fundamental para a preparação para o vestibular e para o mercado de trabalho. Por meio da leitura, os alunos ampliam seus conhecimentos gerais e adquirem habilidades de leitura crítica e argumentativa.

A leitura no Ensino Médio é importante para os seguintes motivos:

Preparação para o vestibular: A leitura ajuda os alunos a se prepararem para o vestibular, pois permite que eles desenvolvam as habilidades necessárias para responder às questões de leitura e interpretação.

Preparação para o mercado de trabalho: A leitura ajuda os alunos a se prepararem para o mercado de trabalho, pois permite que eles desenvolvam as habilidades necessárias para compreender textos técnicos e argumentar de forma eficaz.

Desenvolvimento pessoal: A leitura ajuda os alunos a se desenvolverem como pessoas, pois permite que eles aprendam sobre diferentes culturas, perspectivas e formas de pensar.

 

 

BENEFÍCIOS ADICIONAIS DA LEITURA

 

Além dos benefícios mencionados acima, a leitura também pode:

 

Melhorar a concentração: e a atenção: A leitura exige que os alunos mantenham sua atenção por um longo período de tempo, o que pode ajudar a melhorar sua concentração e atenção.

Reduzir o estresse e a ansiedade: A leitura pode ser uma forma de relaxamento e de escape da realidade, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.

 

Expandir a visão de mundo: A leitura permite que os alunos conheçam diferentes culturas, perspectivas e formas de pensar, o que pode ajudar a expandir sua visão de mundo.

 

Desenvolver a empatia e a solidariedade: A leitura pode ajudar os alunos a compreenderem as perspectivas de outras pessoas, o que pode contribuir para o desenvolvimento da empatia e da solidariedade.

 

Promover a cidadania e a participação social: A leitura pode ajudar os alunos a compreenderem os problemas sociais e a desenvolverem um senso de cidadania, o que pode contribuir para a participação social.

 

Contudo, é preciso destacar que a família e a escola têm um papel fundamental no incentivo à leitura.

A família pode incentivar a leitura de diversas maneiras, como:

Lendo para os filhos desde bebês: A leitura para os filhos desde bebês ajuda a desenvolver o hábito da leitura e a estimular a imaginação.

Conversando sobre livros: Conversar sobre livros com os filhos ajuda a promover a compreensão e o interesse pela leitura.

Levando os filhos à biblioteca: Visitar a biblioteca com os filhos é uma forma de apresentar-lhes diferentes tipos de livros e de incentivar o hábito da leitura.

A escola pode incentivar a leitura de diversas maneiras, como:

Oferecendo uma variedade de textos: A escola deve oferecer uma variedade de textos de modo que independentemente do gosto ou faixa etária do estudante, existam à disposição livros capazes de atrair sua atenção.

Reservar tempo para a leitura livre e estimular esta prática.

Incluir a leitura em suas práticas pedagógicas rotineiras, seja por meio de fichas de leitura, contação de histórias, leituras em grupo, entre outras.

Contudo, Dantas e Carneiro (2022) destacam que:

 

Quando se fala em ensino ou trabalho com a leitura na escola, sabe-se que a tarefa é árdua e os estudantes precisam ser instigados a ler para que, desde cedo, tenham este contato a fim de tornarem-se leitores autônomos. Sabe-se que por apresentarem dificuldades neste exercício, muitos alunos acabam não lendo, por acharem o momento desgastante e enfadonho. Por isso, a relevância em se trabalhar na escola e fora dela com a leitura.

 

A leitura é uma ferramenta essencial para o sucesso acadêmico. Por meio da leitura, os alunos podem desenvolver as habilidades necessárias para se sair bem no vestibular e no mercado de trabalho.

A leitura também é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal. Por meio da leitura, os alunos podem aprender sobre diferentes culturas, perspectivas e formas de pensar. Eles também podem desenvolver a criatividade, a imaginação e a empatia.

 

 

Conclusão

 

A leitura é uma habilidade que deve ser estimulada desde a infância. A família e a escola têm um papel fundamental nesse processo, papel no qual obterão melhores resultados caso trabalhem de maneira conjunta.

Desde o início da escolarização, a criança precisar ser colocada em contato com os livros, também é importante que outras pessoas leiam para ela, contem histórias, chame atenção para as gravuras, enfim, faça uma aproximação da criança com os livros.

Um ponto em destaque está na necessidade de mostrar aos jovens leitores a importância de procurar sempre entender o que foi lido, tirar alguma informação da leitura. Neste contexto, também é preciso mostrar aos estudantes a importância e a utilização da leitura na vida cotidiana.

Contudo, sendo a leitura (e compreensão do texto lido) uma habilidade de grande importância para a aquisição de uma série de outras habilidades, além de ser indispensável para a adequada interação na sociedade contemporânea.

 

 

Referências

 

ADLER, Alejandro. As 10 habilidades para a vida que vale a pena desenvolver agora. Organização IADB. 2023. Disponível em: https://blogs.iadb.org/brasil/pt-br/as-10-habilidades-para-a-vida-que-vale-a-pena-desenvolver-agora/. Acesso: nov. 2023.

 

DANTAS, Ireny Bueno; CARNEIRO, Lindaura Rodrigues. A leitura no Ensino Fundamental: desafios e possibilidades. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 34, 13 de setembro de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/34/a-leitura-no-ensino-fundamental-desafios-e-possibilidades. Acesso: nov. 2023.

 

FUNDAÇÃO ABRINQ. Leitura: como a prática estimula o desenvolvimento das crianças e auxilia no estresse em meio à pandemia. Fundação ABRINQ. 2021. Disponível em: https://www.fadc.org.br/noticias/a-importancia-da-leitura-para-o-desenvolvimento-das-criancas. Acesso: nov. 2023.

 

INSTITUTO AYRTON SENNA. CRIATIVIDADE E PENSAMENTO CRÍTICO. 2022. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/o-que-defendemos/criatividade-e-pensamento-critico/. Acesso: nov. 2023.

 

KHANACADEMY. 7 tipos de abordagens pedagógicas para a aprendizagem. Khanacademy. 2022. Disponível em: https://blog.khanacademy.org/pt-br/abordagens-pedagogicas-para-processo-de-aprendizagem/. Acesso: nov. 2023.

 

PEDAGÓGICO PORTAL ÁRVORE. Como a leitura na escola ajuda o aluno? Portal Árvore. 2018. Disponível em: https://www.arvore.com.br/blog/leitura-na-escola-como-ela-ajuda-no-desenvolvimento-do-aluno. Acesso: nov. 2023.

 

PORTAL SAS. Incentivo à leitura: 6 dicas para o professor. SAS. 2021. Disponível em: https://blog.saseducacao.com.br/incentivo-a-leitura/. Acesso: nov. 2023.

1 Diretora do Instituto Saber de Ciências Integradas. Pedagoga. Licenciada em Educação Física. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Especialista em Sociologia e Filosofia e em Gestão Educacional. Mestra em Ciências da Educação. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.