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DIVERSIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL: PROMOVENDO A IGUALDADE NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA

Jokassia Pelegrini Bognar
Mônica Pegoraro
Sandra Pegoraro dos Santos

 

 

RESUMO

A diversidade está cada vez mais presente no âmbito escolar, sendo assim é necessário orientar as crianças sobre a importância do respeito à diversidade no contexto educacional, irrigando para os demais campos da sociedade, apresentando o respeito e a inclusão, duas ações que caminham juntas, ambas somando práticas educativas e éticas, valorizando o próximo independente de suas características, construindo conceitos como valores éticos e morais. Este artigo nos convida a uma reflexão na questão de nossas atitudes e ações, analisando à reflexão sobre a diversidade, que a mesma seja o rumo para a caminhada de transformações educacional, garantindo o acesso à educação para todos, através de aprendizagens efetivas, promovendo o acesso à educação de qualidade de forma inclusiva a todos que necessita dela.

 

Palavras-chave: Respeito; Diversidade; Inclusão; Aprendizagem; Valores.

 

 

INTRODUÇÃO

 

Como sabemos a diversidade se faz presente por onde passamos, pensando nisso, o artigo visa mostrar a importância de trabalhar esse tema com maior ênfase no espaço escolar, levando aos educandos uma visão consciente e uma prática inclusiva, livre de qualquer tipo de ofensa, na perspectiva de uma sociedade mais humana e justa. O espaço escolar ´ideal para orientar e conscientizar as crianças sobre as inúmeras diversidades encontradas no decorrer de nossas vidas, ensinado através de conceitos simples e diários. É necessário o reconhecimento de que somos todos iguais, independentes de nossa diversidade cultural, social e étnico- racial.

O tema abordado no artigo tem como propósito apresentar os direitos da criança, que deverão ser cumpridos e respeitados, sendo assim a instituição de ensino deve apresentar a possibilidade de mudar a situação de discriminação praticada contra grupo social de representações culturais diversas, visto ainda que a escola tem por objetivo ser formadora de indivíduos que saibam respeitar todas as diversidades. Por isso, este trabalho tem como objetivo abordar o tema diversidade no contexto educacional, bem como sua importância, a fim de contribuir na formação da mentalidade do aluno, iniciando desde cedo na vida da criança.

O presente artigo visar problematizar situações que precisam ser repensadas, buscando estratégias para obtenção de novos resultados e consequências positivas, apresentando formas com bastante clareza, pensando que a escola não é um único lugar de aprendizagem com o qual convivemos, pois além dos muros escolares aprendemos as lições da vida, lembrando que toda vivência produz aprendizado, dentro ou fora da sala de aula.

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

A escola é um espaço educacional primordial, onde acontece diariamente a socialização e troca de experiências na vida da criança. Desde cedo inicia uma relação de afetividade entre elas, através do contato e vivência, onde na maioria das vezes se constrói uma família dentro do ambiente educativo, através de uma relação diária de afeto e respeito. Na escola, o aluno vivencia e aprende situações de respeito, valorizando todas as diversidades presentes ao seu redor, trabalhando a diversidade e a inclusão no espaço escolar, aliada com a efetividade. Segundo Mantoan (2003, p. 25):

 

O que significa educação para todos? O que implicaria a igualdade e oportunidade? Quais as demandas que emergem no processo ensino-aprendizagem? Como a escola tem se organizado para responder essa demanda? Como se dá na prática pedagógica à diversidade em que pais, alunos, comunidade estão participando do projeto político-pedagógico da escola? Enfim, a escola está caminhando para a inclusão social, ou está maquiando uma realidade apenas com objetivo de fugir do fenômeno da exclusão social?

 

Atualmente, discutem-se essas questões com mais relevância ao respeito à diversidade entre os seres humanos, seja na classe social, na linguística, no gênero e na étnica. Mas também em determinados momentos enfrentam situações em que se negam e desrespeitam os direitos dos seres humanos, onde o preconceito e a violência dominam. Para viver democraticamente em uma sociedade mista é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade é formada não só por diferentes etnias, como também imigrantes de diferentes países, se queremos um mundo realmente mais humano, temos que educar para a diversidade, aprendendo a lidar com as pessoas do jeito que elas são.

Vale ressaltar que as ações que direcionam o trabalho do professor, faz uma diferença significativa na vida do aluno, pois são as práticas exitosas que direcionam as aprendizagens, conscientizando e levando o educando a perceber a importância dos valores humanos. Uma vez que a escola é a grande responsável por trabalhar de maneira que promova a inclusão e a cidadania de todo educando, buscando eliminar todo e qualquer tipo de discriminação e injustiça, olhando para o ser humano, valorizando sua capacidade, e além de tudo respeitando enquanto ser humano. Bulgarelli (2004, p. 07) afirma que:

 

A diversidade como valor fortalece e se fortalece com movimento de responsabilidade social corporativa porque, além de tudo, está identificada com os interesses legítimos da sociedade e contribui para a superação de desigualdades intoleráveis geradas pela discriminação arbitrária, sem justificativa, injustas...

 

Trabalhar com a diversidade implica estar preparado para desenvolver diversas atitudes sendo elas, tolerar, perdoar, respeitar, colocar-se no lugar do outro, e convenhamos que não seja uma tarefa fácil. Falar sobre as diferenças é perceber que está ligada em tudo que fazemos e vivemos em sociedade, as diferenças sociais existem desde que existe a vida em sociedade.

Ao nascer, os indivíduos não possuem conhecimento das regras adotadas, por causa disso eles são treinados a agir, pensar e sentir segundo as expectativas sociais, a família é a primeira instituição que orienta e controla o indivíduo, tendo está uma importante contribuição na educação das crianças. Após a família vem a escola, com um papel fundamental importantíssimo de conscientizar as crianças sobre a importância dos valores humano e das regras de conduta, levando o aluno a reflexão de suas ações, fazendo com que se coloquem no lugar e situações do outro, assim sendo, teremos uma sociedade mais justa e humana, livre de preconceitos e maldades.

 

 

CONCLUSÃO

 

É possível perceber a grande responsabilidade da escola, que é proporcionar oportunidades de inclusão a todos no âmbito escolar. Não é uma tarefa fácil, mas é a garantia do direito ao acesso de todas as crianças sendo necessário que aconteça com sucesso, contribuindo no processo de ensino aprendizado.

A diversidade sempre irá existir, mas enquanto educadores podemos amenizar as situações vivenciadas seja em qual espaço for buscando sempre orientar, aconselhar, despertar no aluno possibilidade de respeito com o próximo. Precisamos ser bastante otimistas para que o sonho de sociedade justa e livre de todo tipo de preconceito aconteça na prática.

Sendo assim, se faz necessário desenvolver estudos e práticas que envolvam a diversidade no contexto educacional gerando contribuições na formação da criança, buscando igualdade de direitos. Para tanto, a educação escolar se constitui num espaço propício para aprendizagens importantes para a vida dos cidadãos. Daí a necessidade de um currículo eficaz na prática escolar desde os anos iniciais do ensino fundamental.

 

 

REFERÊNCIAS

 

BULGARELLI, Reinaldo S. A diversidade e a experiência de fazer juntos. 2004.

 

MANTOAM, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. (Col. Cotidiano Escolar).