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OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR

Maria de Fatima Furtado

 

 

Todos têm o direito a uma educação de qualidade de modo igualitário sem distinção aos indivíduos que vivem em uma determinada sociedade, de etnia, raça, credo, gênero, condição social ou quaisquer outras formas de discriminação. De acordo com o dicionário, inclusão é o substantivo feminino, ato ou efeito de incluir(-se), acrescentar, ou seja, adicionar coisas ou pessoas em grupos e núcleos que antes não faziam parte.

Durante um longo período, a educação especial foi desenvolvida em instituições privadas com o apoio do governo, a partir da promulgação do artigo 208 de Constituição Federal de 1988 diz que é dever do Estado garantir "atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino". O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também assegura esse direito de todos os jovens.

De acordo com Brasil (2008), em 1999 foi relatado o Decreto de n° 3.298, que
regulamentou a Lei n° 7.853 de 1989, que tratava da Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, onde definiu a educação especial como uma modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino, reforçando a atuação complementar da educação especial ao ensino regular. Com as transformações ao longo dos anos as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, pela Resolução CNE/CEB n° 2/2001, determina em seu artigo 2° que os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, pois os mesmos têm o direito de participar das várias dimensões de seu ambiente, sem sofrer qualquer tipo de discriminação e preconceito.

As escolas têm a responsabilidade e o dever de receber a todos os alunos e assegurar as condições necessárias para que seja ofertada uma educação de qualidade a todos.


Sendo assim podemos perceber que o processo de efetivação da educação inclusiva no Brasil foi lenta, no entanto, a preocupação governamental foi fundamental para que os avanços fossem mais eficazes, a inclusão deve ser agregada a educação , pois é na escola que se constrói a cidadania, a socialização e aprendizagem de todos com a parceria entre família/escola/profissionais da educação de modo a oferecer a sociedade valores que fomentem o respeito a diversidade e a participação de todos os sujeitos com as mesmas oportunidades. A educação tem como finalidade formar indivíduos capazes de viver em sociedade de forma pacífica e colaborativa com o bem comum.

Mesmo havendo uma legislação vigente que garanta aos alunos especiais um pleno desenvolvimento em uma escola regular, isso nem sempre acontece, ou pode acontecer de maneira precária, pois quando chegam a escola os docentes muita das vezes não tem capacitação para o atendimento das mesmas, desse modo os mesmos estão em constantes buscas e aprimoramento para o melhor atendimento e garantia ao ensino aprendizagem de qualidade a todos sem distinção e de maneira igualitária. Deste modo percebemos diversos desafios que precisam ser superados para que a educação inclusiva seja de qualidade e realmente desenvolva os estudantes da maneira mais plena possível, sejam esses alunos especiais ou não. A falta de capacitação de docentes e demais colaboradores escolares é um grande desafio no cotidiano da escola regular, sendo assim é necessário implementação de vagas e cursos para o aperfeiçoamento dos profissionais da educação para melhor atendimento e desenvolvimento de alunos com necessidades especiais, com apoio e investimentos para que esteja alinhado as exigências que possam ser capazes de intervir ,elaborar e desenvolver atividades que considerem suas necessidades específicas criando e oportunizando condições para a permanência de todos dentro do sistema educacional e a promoção de seu desenvolvimento e aprendizagem.

Sabemos que todos tem seu tempo e seus desafios para uma aprendizagem significativa, uns mais cedo outros nem tanto, mas é na escola que acontece a socialização, diálogo, interação de todos e a vivência com o mundo a qual todos fazem parte.

É necessário também um ambiente acolhedor, suporte tecnológico apropriado e recursos que atendam às necessidades e demandas dos estudantes para um bom desenvolvimento educacional, diversos materiais didáticos e de tecnologia educacional em sala de aula, para que possa trazer benefícios significativos à aprendizagem e ajuda principalmente no desempenho do aluno, tecnologia esta que infelizmente as escolas são carentes.

Para superar os desafios é necessário partilhar experiência, muito diálogo, debates, planejamento, com o apoio de toda a comunidade escolar :diretores, pais, alunos sem necessidades especiais, alunos com necessidades especiais, educadores e coordenadores para que possa desenvolver projetos e metodologias realmente inclusivas.

O processo de inclusão é gradual, interativo e culturalmente determinado, requerendo a participação do próprio aluno na construção do ambiente escolar Garantindo a todas as crianças o acesso a uma educação de qualidade, tornando-as aptas a serem cidadãos conscientes e socialmente aceitos.

 

 

REFERÊNCIAS

 

DINIZ, Yasmine. Conheça os desafios da inclusão escolar no cotidiano da escola regular. Imagine Educação. 2020. Disponível em:

ttps://educacao.imaginie.com.br/os-desafios-da-inclusao-escolar-no-cotidiano-da-escola-regular/

 

GIL, Marta. A legislação federal brasileira e a educação de alunos com deficiência. Diversa. 2017. Disponível em: A legislação federal brasileira e a educação de alunos com deficiência

 

MENEZES, Pedro. O que é Inclusão Escolar: conceito e desafios. Toda Matéria. S.d. Disponívl em: https://www.todamateria.com.br/inclusao-escolar-conceito-desafios/

 

PAIVA, Thais. Tecnologia na Educação: como ela pode favorecer a aprendizagem? Nova Escola. 2023. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/21760/uso-pedagogico-tecnologia-na-educacao