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EDUCAÇÃO INFANTIL

Dalila Ceriaco Fernandes

Rosalia Rodrigues Martins Santos Chiotti

Tatiane Aparecida Moreira Provasi

 

 

RESUMO

O presente trabalho é abordar a importância da atividade lúdica, consiste no embasamento teórico que teve como método a pesquisa bibliográfica realizada através de artigos online, se documentar sobre atividades lúdicas na educação infantil, teve como objetivo destacar o processo de ensino-aprendizagem dentro de salas de aula, qualquer movimento que tenha como objetivo promover um desenvolvimento das habilidades básicas. Esse trabalho tem como finalidade de compreender e incluir crianças nas atividades lúdicas.

 

Palavra-chave: Aprendizagem. Lúdico. Sala de aula.

 

 

1 INTRODUÇÃO.

 

O presente trabalho estará abordando sobre o assunto de educação infantil, as crianças são estimuladas através de atividades lúdicas, brincadeiras e jogos, são exercitados as suas capacidades e potencialidades emocionais, sociais, físicas, motoras, mentais e a fazer exploração, experimentação e descobertas.

Este trabalho visa conceituar o lúdico, mostrar sua relevância para o desenvolvimento da criança, mostrando sua importância metodológica para dar mais significado ao ato de educar.

Os argumentos, sobre esses aspectos é necessário destacar, principalmente no Brasil, venho analisar os pontos positivos e negativos.

 

 

2. OBJETIVO GERAL.

 

Esclarecer as atividades lúdicas e demonstrar a existência na educação infantil, podem contribuir na aprendizagem, no desenvolvimento cognitivo, motoro, físico, social afetivo da criança.

 

 

2.1 OBJETIVO ESPECÍFICO.

 

  • Mostrar teorias sobre o tema, aumentar a prática de atividades lúdicas em sala de aula.

  • Desenvolver o gosto de brincadeiras e jogos.

  • Mostrar o desenvolvimento e a aprendizagem.

  • Contribuir para o desenvolvimento e a criatividade.

 

 

3 . DESENVOLVIMENTO

 

3 .1 O INÍCIO DAS ATIVIDADES LÚDICAS.

 

Os jogos surgiram no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, com um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência, os jogos foram vistos como ofensivos, imorais.

Logo após o Renascimento (iniciou-se em 1453 durante a Idade Média no século XIV com a queda de Constantinopla e terminou em 1789 com a Revolução Francesa), o jogo foi privado dessa visão de censura e entrou no cotidiano de todas as crianças, jovens, e até adultos como diversão, passatempo, distração, sendo um facilitador do estudo que favorece o desenvolvimento da inteligência.

Rousseau (1712-1778) foi um filósofo, Suas ideias influenciaram a Revolução Francesa, que houvesse uma mudança profunda na imagem de criança e de natureza, para que se pudesse associar uma visão positiva às suas atividades espontâneas”.

As marcas arqueológicas e as pinturas rupestres deixam claro que, na antiguidade, já existiam alguns jogos que os gregos e romanos jogavam, como por exemplo, o pião contemporâneo. As primeiras bonecas foram encontradas no século IX a.C em túmulos de crianças. Nas ruínas Incas do Peru, arqueólogos encontraram vários brinquedos infantis.

Grécia e Oriente brincavam de amarelinha, de empinar papagaios, jogar pedrinhas e até hoje as crianças o fazem quase da mesma forma. Esses jogos foram transmitidos de geração em geração por meio de conhecimentos empíricos e permanecem na memória infantil”.

Os jogos e brincadeiras presentes na cultura portuguesa, africana e indígena acabaram difundindo na cultura lúdica brasileira. Esta cultura lúdica é formada, por jogos geracionais e costumes lúdicos.

 

3.2 A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA SALA DE AULA.

 

Ao inserir atividades lúdicas, nota-se nos alunos um entusiasmo maior em relação ao conteúdo que está sendo trabalhado por haver uma motivação dos educandos em expressar-se livremente, de agir e interagir em sala de aula. Quando o professor inova em metodologias e abandona os métodos e técnicas tradicionais, descobre que o lúdico é eficaz como estratégia do desenvolvimento na sala de aula.

Uma vida sem alegria se torna chata, monótona, triste; com a educação não é diferente. Educação sem ludicidade é desinteressante, é desestimulante, é ruim para o professor e pior ainda para a criança. É de fundamental importância o uso de jogos e brincadeiras ao longo do processo pedagógico porque os conteúdos podem ser ministrados de forma agradável e cativante.

 

DICA: As aulas lúdicas devem ser bem elaboradas com orientações definidas e objetivos específicos.

 

A criança é um ser em criação. Cada ato é para ela uma ocasião de explorar e de tomar posse de si mesma, ou, para melhor dizer, a cada extensão a ampliação de si mesma. E esta operação, executa-a com veemência, com fé: um jogo contínuo. A importância decorre de conquista em conquista, uma vibração incessante”. MONTESSORI MARIA (redecaminhodosaber)

 

Nas suas muitas definições, o lúdico quer dizer divertimento, passatempo, distração, movimento satisfatório e espontâneo. O lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano. De modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo e suas implicações das necessidades lúdicas extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo.

O lúdico está em suas diversas modalidades, como brinquedos, brincadeiras, jogos acompanhando nossa trajetória de vida, do nascimento à terceira idade, contribuindo para a nossa saúde física e mental de forma integrada. Os jogos e suas brincadeiras trazem em geral benefícios, conhecimento e diversão para todas as idades, além de oportunizar o aperfeiçoamento de nossas qualidades e a superação de nossas dificuldades.

A atividade lúdica tem o objetivo de produzir prazer e diversão. Quem pratica esta atividade percebe que ela vem acompanhada de inúmeras brincadeiras para enriquecer nossos conhecimentos de forma prazerosa na educação. Nos jogos e brincadeiras as crianças desenvolvem a coordenação, a atenção, a imitação introduz-se às regras, imaginação e memória. Por isso, a importância de nós professores trabalharmos o lúdico, com as crianças no ensino.

 

 

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.

 

É de suma importância trabalhar as atividades lúdicas em sala de aula, trabalhando o lúdico a criança desenvolve o português, matemática, ciências e artes dentro de sala ou fora em sua vida cotidiana, além de provocar o raciocínio logico do aluno.

O lúdico são brincadeiras e jogos, para ensinar os alunos a interagir.

Analisar as ideias sobre o tema lúdico na educação infantil e levando em conta a importância das brincadeiras para as crianças, nessa fase da vida.

 

 

5 . REFERENCIAS

 

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/origem-dos-jogos-e-brincadeiras/32269

 

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/a-importancia-do-ludico-na/30066

 

http://www.redecaminhodosaber.com.br/blog/atividades-ludicas/

 

https://www.tempojunto.com/2015/02/08/10-brincadeiras-para-bebes-de-0-a-6-meses/

 

https://www.monografias.com/pt/trabalhos3/ludico-educacao-infantil/ludico-educacao-infantil.shtml