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INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Daniella Franzon¹

Tutor externo: Paulo Sérgio Leite1

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI; Licenciatura em Pedagogia (PED 3687) Estágio II. 03/12/2021

 

 

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade apresentar quais instrumentos de avaliação podem ser utilizados para a realização do processo avaliativo nos anos iniciais do ensino fundamental. Demonstrando como esses métodos podem ser utilizados e quais benefícios finais eles trazem para os alunos e o professor.

 

Palavras-chave: Avaliação. Ensino Fundamental. Anos Iniciais. BNCC.

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

A avaliação no ambiente escolar deve ser vista pelo professor como uma estratégia de complementar a etapa de ensino-aprendizagem dos alunos, pois será através dela que poderá ser identificado possíveis dificuldades que o aluno pode estar enfrentando em relação a adquirir os conhecimentos que estão sendo passados a ele.

Neste trabalho será abordado como a avaliação é descrita na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a importância de se avaliar, quais métodos podem ser utilizados para avaliar o aluno, quais táticas o professor pode estar utilizando para se aproximar desse aluno e a importância da autoavaliação do aluno.

 

 

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

 

A avaliação pode ser uma etapa complexa na rotina escolar, pois compreende diferentes aspectos e dimensões referentes ao aprendizado dos estudantes, onde torna-se fundamental acompanhar e avaliar individualmente as etapas e avanços dos alunos no decorrer de sua vida escolar. Porém elas não devem ser encaradas como apenas mais uma fase a ser cumprida, o professor deve trata-la como um meio de complementar o processo de ensino e aprendizagem, para isso podem contar com a Base Nacional Comum Curricular, onde consta todas as diretrizes para a educação básica.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, ou seja, é um documento que estabelece regras, diretrizes e características para determinadas atividades e seus possíveis resultados, a mesma começou a ser elaborada ainda no ano de 2015, sendo formulada por 116 especialistas de diversas regiões do país, ela define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos, tanto de escolas públicas como de escolas particulares, devem desenvolver ao longo das modalidades e etapas referentes a Educação Básica. Isso torna a BNCC – juntamente com as Diretrizes Curriculares Nacionais - um dos principais documentos que rege as diretrizes que devem ser seguidas referentes a educação, dentre elas o processo avaliativo. Segundo a BNCC a avaliação escolar tem o objetivo de fazer uma análise global e integral do estudante.

 

 

O processo avaliativo não deve estar centrado no entendimento imediato pelo aluno das noções em estudo, ou no entendimento de todos em tempos equivalentes. Essencialmente, por que não há paradas ou retrocesso nos caminhos da aprendizagem. Todos os aprendizes estão sempre evoluindo, mas em diferentes ritmos e por caminhos singulares e únicos. O olhar do professor precisará abranger a diversidade de traçados, provocando-os a progredir sempre (HOFFMANN, 2001, p. 47)

 

O propósito da avaliação escolar não deve ser pautado apenas em avaliar o conhecimento que foi adquirido pelo aluno, mas também perceber a qualidade desse conhecimento que foi obtido. De acordo com Rabelo (2004), a avaliação exercida apenas com a função de classificar alunos, não dá ênfase ao desenvolvimento e em pouco, ou em quase nada, auxilia no crescimento deles na aprendizagem.

Uma das principais condutas que o professor pode ter dentro da sala de aula é criar um bom relacionamento com seus alunos, tentar conhecer a realidade vivida por cada um, suas qualidades e suas dificuldades, assim o processo de avaliação será facilitado e realizado com melhor precisão.

 

 

... construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos. (BNCC, 2018, pág. 17).

 

O Ensino Fundamental tem duração de 9 anos, sendo portando a etapa mais longa da Educação Básica, e atende alunos de 6 a 14 anos de idade. Nessa etapa da BNCC, o foco está voltado para o desenvolvimento de competências que estão organizadas em cinco áreas de conhecimento, sendo elas: Linguagens (Língua Portuguesa, Arte Educação Física e Língua Inglesa, esta última sendo obrigatória a partir do 6° ano), Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas (História e Geografia) e Ensino Religioso. A BNCC não especifica formatos de avaliação que podem ser aplicados, apenas quais objetivos e habilidades devem ser compreendidos em cada área, porém no contexto escolar alguns métodos de avaliação podem ser utilizados na rotina escolar, dentre elas podem-se destacar as produções orais, listas de exercícios, trabalhos coletivos, observação de desempenho, relatórios, dentre outros. De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) Essas atividades podem ser utilizadas também como instrumentos de avaliação, para assim apresentar os produtos finais exigidos por elas, o estudante então precisa voltar sua atenção ao que já sabia e ao que aprendeu ao longo de seu ano escolar.
Algo que é considerado importante em se tratando de avaliação, é que o professor dê ao aluno a oportunidade de acesso ao seu rendimento em sala de aula, para que eles saibam de seus erros e acertos e então realizar uma autoavaliação de seu desempenho, o professor pode estar fazendo anotações nas avaliações, que podem guiar o aluno em ver onde e o que precisa ser melhorado, contribuindo assim para seu crescimento e melhor rendimento no ambiente escolar.

 

 

 

3 VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO

 

Devido a atual pandemia do COVID-19 e por estarmos ainda em aulas remotas, neste semestre não foi possível a realização do estágio de forma presencial e observatório em sala de aula. Levando em consideração esse contexto foram utilizadas ferramentas tecnológicas para a realização deste trabalho, através de pesquisas em sites, vídeos e artigos. Para a realização do ´projeto de estágio foram utilizados os mesmos recursos. O projeto de estágio escolhido foi a trilha pedagógica, com o seguinte tema: Práticas Pedagógicas na Educação Básica em tempos de Ensino a Distância.

 

 

4 IMPRESSÕES DO ESTÁGIO (CONSIDERAÇÕES FINAIS)

 

Em decorrência da pandemia de Covid-19 não foi possível a realização da vivência deste estágio de forma presencial, sendo então realizada uma trilha pedagógica, apresentando algumas práticas pedagógicas que podem ser utilizadas na Educação Básica durante o Ensino a Distância.
Nas pesquisas realizadas, pudemos nos aprofundar mais acerca do tema referente a avaliação no ensino fundamental, conhecendo métodos e meios que podem ocorrer essas avaliações, qual a importância de uma boa avaliação e do professor manter uma boa proximidade com seus alunos, podendo assim conhecer mais sobre a realidade de cada um, tentando entender então quais dificuldades cada um pode apresentar. Pudemos estudar acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e algumas de suas competências para o Ensino Fundamental, entendendo assim como funciona esse documento.

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

________. NBR 6024: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro, 2003.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: artigo em publicação em periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

 

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. São Paulo: Ed. Pearson, 2006.

 

Elisabeth Penzlien; SILVA, Everaldo da. Metodologia do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Indaial: Grupo UNIASSELVI, 2013.

 

FERREIRA, Gonzaga. Redação científica: como entender e escrever com facilidade. São Paulo: Atlas, v. 5, 2011.

 

MÜLLER, Antônio José (Org.). et al. Metodologia científica. Indaial: Uniasselvi, 2013.

 

Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7172-3-8-avaliacao-escolas-ensino-alda-junqueira/file#:~:text=A%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20um%20processo,%2C%20estados%2C%20regi%C3%B5es%20e%20pa%C3%ADses>. Acesso em: 08 Nov. 2021.

 

Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base>. Acesso em: 08 Nov. 2021.

 

Disponível em: <https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/BNCC/o-que-e-BNCC.html>. Acesso em: 14 Nov. 2021.

 

Disponível em: <https://educacao.imaginie.com.br/avaliacao-escolar-de-acordo-com-a-bncc/#:~:text=A%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20escolar%20de%20acordo%20com%20a%20BNCC%20tem%20o,melhorar%20o%20desempenho%20escolar%20etc>. Acesso em: 17 Nov. 2021.

 

Disponível em: <https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/anaisevinci/article/view/1653>. Acesso em: 25 Nov. 2021.

 

Disponível em: <https://www.sistemamaxi.com.br/bncc-e-a-avaliacao-no-ensino-fundamental/>. Acesso em: 30 Nov. 2021.

 

Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edur/a/G8jSCxDmCMRDnZcY67m5x4m/?lang=pt>. Acesso em: 30 Nov. 2021.

11 Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia; PED/3687. Estágio II, Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E-mail: ............................................................

² Tutor Externo do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Polo COLÍDER-MT; E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..