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RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO EM PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO II - 2º SEMESTRE ESCOLA MUNICIPAL FÁBIO RIBEIRO DA CRUZ

Edna Adriana da Silva

 

 

INTRODUÇÃO

 

É importante ressaltar que o papel da educação é preparar cidadãos para conviver numa sociedade em constantes transformações, com isso cada vez mais se exige que as pessoas estejam sempre se capacitando, pois são várias as dificuldades encontradas em sala de aula.

Neste sentido o presente estudo tem como objetivo apresentar uma pesquisa de campo realizada na escola Municipal Fábio Ribeiro da Cruz do município de Colíder-mt, onde se levantou dados que mostraram a realidade da escola sobre os aspectos educacionais referentes às dificuldades encontradas quando se trata metodologias de ensino para alunos com necessidades especiais como também as dificuldades que tais alunos possuem em aprender.

Além disso, se faz importante destacar que com a construção do trabalho pode-se adquirir o conhecimento abalizado no cotidiano da escola visto que, a formação continuada dos professores é indispensável para auxiliar esses educandos, pois se sabe que o papel da escola é formar cidadãos para habituar-se em uma sociedade habita mudança constantemente respeitando seus costumes e crenças.

Também teve como objetivo realizar uma analise de dados com intuito de propor aos docentes que atuam na escola de prima a quinta série, oficinas pedagógicas que possam servir como material de apoio para estarem usufruindo em sala de aula e melhorando a sua metodologia de ensino, beneficiando os alunos.

 

 

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

1.1 A Escola Inclusiva

 

Atualmente nota-se que um aumento significativo no número de alunos com necessidades especiais que frequentam as escolas, no entanto para auxiliar a educação de tais alunos, devem-se oferecer diferentes metodologias existentes com objetivo de ajudar e facilitar a inclusão destes nas salas de aulas.

Desta forma Paula e Costa, (2006 p. 10) relata que, a educação inclusiva educa os estudantes a conviverem, com tal fato as “crianças com deficiência aprendem a conviver e a lidar com a deficiência em um ambiente novo, fora do círculo familiar ao qual estão acostumadas”. Deste modo a escola conduz os alunos para um amanhã relacionado com a sociedade da forma que ela é representada na contemporaneidade.

Neste sentido, Brasil (2008, p. 32), argumenta que a educação especial definida Como:

 

Uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

 

Como se observa sem dúvidas a inclusão da pessoa com deficiência na escola é um grande desafio, pois envolvem no contexto educacional todos os profissionais de educação, contando também com apoio da família para uma aprendizagem produtiva. Visto que a escola é a fonte de conhecimento que conecta o ser humano com o mundo, desta maneira deve favorecer na ampliação de possibilidades, e na compreensão das informações apontadas pela humanidade e aproveita-las no exercício essencial para a cidadania (Brasil 2008).

Conforme Aranha, (2004, p.08), está definido no Artigo 2º da Lei de Diretrizes Nacionais da Educação Especial. Resolução Nº 2, de 15 de agosto de 2001 que:

 

Os sistemas de ensino devem constituir e fazer funcionar um setor responsável pela educação especial, dotado de recursos humanos, materiais e financeiros que viabilizem e dêem sustentação ao processo de construção da educação inclusiva.

 

Para a questão Paula e Costa, (2006, p.10), também enfatizam que:

 

Uma escola inclusiva se caracteriza por aceitar, respeitar e valorizar alunos com diferentes características (...). É uma escola construída sob o princípio da educação como direito de todos os cidadãos. É um objetivo a ser alcançado pela luta por uma escola pública gratuita e de qualidade

 

Sendo assim, as escolas devem estar abitas para receber e preencher as precisões de cada aluno que apresentar cuidados exclusivos, oferecendo apoio para sua educação e ampará-lo no proceder de seu desenvolvimento, promovendo assim, um ensino qualificado.

 

1.2 Formação Continuada dos Profissionais

 

Atualmente a escola para por diversas transformações e cada vez mais a prática docente deve se adequar as mundas e se preparar-se para conduzir o ensino de forma rica e inovadora.

Como se sabe a sociedade é constituída por uma sucessão de pessoas distintas, onde cada indivíduo tem suas particularidades individuais, tais como, crenças, culturas e valores.

No contexto escolar não deve ser diferente, pois seria anormal a escola realizar um trabalho com igualdade, visto que precisa estar de portar abertas para receber todos os alunos respeitando seu conhecimento adquirido com os primitivos de suas famílias, como também os indivíduos que apresentam necessidades especiais etc. (SILVA & ARRUDA, 2013).

Sabe-se que para o professor ensinar é preciso que tenha condições para entender e ter segurança da importância dos desafios que encontrará no processo de ensino-aprendizagem e dos princípios que assegura seu caráter docente Tardif (2012).

Diante da circunstancia se faz necessário entender que ensinar exige sabedoria e autenticidade para conduzir o ensino de forma que os educadores tenham entrosamento com os educandos, assim a aprendizagem se torna prazerosa. Freire (1996, p, 12), também fala que, “[...] não docência sem discência”, pois, “[...] quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.

Dessa forma, entende-se que ensinar exige que o educador, em todas as circunstâncias, tenha respeito com os saberes que os discentes trazem da sua realidade e que o professor aprenda a escutar para ter um pensamento certo que o possibilite agir com coerência, fazendo com que possa despertar no educando autonomia para desenvolver o próprio conhecimento.

No entanto, Moraes, 2003 (p.51, apud, SILVA & ARRUDA, 2013, p.4) assinala que:

 

[...] afirma o conhecimento humano é adquirido pelo indivíduo por meio da estruturação por meio da transmissão estruturadora do processo ensino- aprendizagem, e o sujeito tem um papel insignificante em sua aquisição e em sua elaboração. A educação, na maioria das vezes, é compreendida como instrução e está circunscrita à ação da escola. A ênfase é dada às situações de sala de aula, nas quais os alunos são instruídos pelo professor.

 

Contudo a capacitação de um profissional é fundamental para prepara-lo com objetivo de aplicar seus conhecimentos adquiridos em diferentes modos da aprendizagem, como também a vincular suas agilidades principais, características etc. além de estudar especificamente uma definida área, a pessoa deverá ser estimulada a exercitar suas capacidades básicas, que se trata de sua apresentação pessoal, aparência, autoestima, comunicação. A ideia é desenvolver a autonomia, criar autoconfiança e promover o desenvolvimento da pessoa, como relata Martins (1999).

Diante disso, entende-se que a formação continuada é indispensável para os profissionais que atuam na educação, pois é necessário buscar o conhecimento para trabalhar os diferentes níveis de aprendizagem.

Visto que educar não é apenas encher a lousa de conteúdos e falar mecanicamente, para educar, é necessário um envolvimento maior por parte do professor com os educandos e vice- versa. Sendo assim, cabe aos educadores direcionar caminhos aos educandos e que através desses, a aprendizagem possa ocorrer e contribuir para a formação pessoal e profissional (FREIRE, 1996). A partir dessas considerações entende-se que a formação continuada beneficia a qualificação do profissional, pois ele estará em processo continuado de aprendizagem,comdiferentes contextos relacionados ao mundo.

 

 

2. RELATÓRIO DA FASE DE OBSERVAÇÃO

 

2.1. Descrição do local onde foi realizada a pesquisa

 

Neste sentido realizou se uma pesquisa de campo que tem por “objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese que se queira comprovar, ou ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles” (MARCONI & LAKATOS, 2011, p. 69).

Os dados da pesquisa foram coletados através de observação, esse método de pesquisa faz com que o investigador tenha um contato mais direto com a realidade, esta técnica é chamada observação assistemática, onde o pesquisador busca aproximar se dos fatos e da realidade sem a utilização de recursos técnicos especiais, ou seja, sem idealização oucontrole (MARCONI & LAKATOS, 2011).

Esta pesquisa foi realizada na escola Municipal Fábio Ribeiro da Cruz do Município de Colíder-Mt, com intuito de observar e relatar sobre os como também Aspectos específicos complementares referentes à prática pedagógica.

Para obter os dados primeiramente foi feita uma visita à escola onde fomos recebidas pela diretora e a mesma nos direcionou aos ambientes desejados, assim foi possível fazer as observações necessárias, sendo que ocorreram nos períodos matutino e vespertino.

Desta forma, seguindo os questionamentos apontados pode se participar da realidade da escola e descrever as observações cuja finalidade é apresentar em seminário como conclusão das disciplinas Introdução à Educação a Distância, Metodologia Científica, Informática e Tecnologias na Educação e Produção de Texto e Leitura, do curso de Licenciatura em Pedagogia 2014/02.

A Escola Municipal Fábio Ribeiro Da Cruz esta em funcionamento desde o dia Dez de Maio de Dois Mil, está situada na Travessa Dos Bandeirantes n° 25, Setor Leste, Bairro Centro. Esta unidade escolar oferece dois níveis de ensino, sendo eles Educação Infantil e Ensino Fundamental, nos turnos Matutino e Vespertino.

A escola conta com aproximadamente cinquenta funcionários dentre eles trinta e oito são professores, atende novecentos e dezessete alunos, seus níveis de ensino são do Pré I e II, e ensino fundamental I e II, além disso, possui vários projetos, entre eles estão, Projeto Mais Educação e Projeto Vara da Cidadania.

A escola Fábio Ribeiro é formada por vinte salas dispõe de Sala de Apoio, Sala de diretoria, Brinquedoteca, Sala de professores, Laboratório de informática, Sala de recursos multifuncionais para Atendimento, Educacional especializado, Cozinha, Biblioteca, Parque infantil, Banheiro dentro do prédio, com chuveiros e adequados a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Sala de secretaria, Refeitório, Despensa, Almoxarifado e Área verde. Esta possui TV, DVD, Copiadora, Impressora, Aparelho de som, Projetor multimídia (data show) e Câmera fotográfica/filmadora.

 

 

2.2. Relato da observação em sala de aula

 

A pesquisa realizada em meados do mês de maio de dois mil e quinze, teve como objetivo analisar o comportamento dos alunos e as dificuldades que os professores encontram em sala de aula para trabalhar com alunos de diversas necessidades.

Primeiramente foi feito uma visita a escola onde a gestão nos recebeu e forneceu as instruções necessárias para o andamento do trabalho. Em seguida foi organizado o rodizio de observações pelas pesquisadoras, esse rodizio se deu em uma semana nos períodos vespertino e matutino, sendo que foram analisadas sete salas, contando com o primeiro ano, segundo ano, terceiro ano, quinto ano, sala de apoio e sala de recursos.

Diante das observações foi possível perceber que os professores trabalham com uma grande quantidade de alunos, quando questionados sobre as dificuldades a maioria disse que o maior problema é a quantidade excessiva de alunos, além disso, a indisciplina prejudica a aprendizagem, afetando até o desempenho dos educandos especiais, pois às vezes é preciso parar o conteúdo programado para dar atenção aos discentes que necessitam de atenção exclusiva, como também a falta de estímulo da família a qual muitas vezes os pais não têm conhecimento adequado para transmitir ao filho, deixando apenas para a escola, quanto aos alunos, não foi possível detectar as dificuldades devido ao apoio que eles recebem quando estão com baixo desempenho, visto que a escola oferece sala de apoio e sala de recursos com profissionais capacitados para conduzirem na aprendizagem.

 

 

2.3. Sistematização dos dados da entrevista realizada com os professores

 

Atualmente a escola passa por diversas transformações, onde devem aderir profissionais capacitados para lidar com inúmeros problemas, pois a partir da educação inclusiva o professor deve buscar formação continuada para conduzir tais situações, além disso, adaptar-se com o conhecimento cognitivo do aluno. Como Freire (1999 p. 52) menciona: “ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria construção”.

Desta forma o primeiro questionamento aos professores da escola Fábio Ribeiro da Cruz buscou saber dos profissionais quais são as maiores dificuldades encontrada em sala de aula durante o processo de ensino aprendizagem. Como se observa no gráfico 43% dos entrevistados respondeu que a maior dificuldade é a indisciplina dos alunos, 29% disseram que a quantidade de alunos em sala de aula prejudica no processo de ensino aprendizagem, 14% responderam que trabalhar ao mesmo tempo com alunos de diversos níveis de aprendizagem, sendo que 14% não opinaram.

 

 

Gráfico 1- Na sua opinião quais são as maiores dificuldades encontradas em sala de aula durante o processo de ensino aprendizagem?

 

Como pode se observar a maioria dos professores encontram dificuldades em trabalhar com alunos indisciplinados. Acredita-se que falta maior compreensão por parte da família quando o assunto é indisciplina.

A segunda pergunta procurou saber se os professores atendem alunos com limitações/necessidades especiais. Dentre as respostas foi possível destacar que todos trabalham com alunos que possuem dificuldades na aprendizagem, além disso, também alguns assinalaram que conduzem alunos hiperativos, autistas, dislexia e surdo. Esta questão chama atenção, pois em uma sala de aula que possuem alunos com necessidades especiais requer muito a atenção do professor, lembrando que nas salas de primeiro ano e segundo ano os profissionais contam com uma auxiliar de sala.

Logo quando perguntados se os professores recebem apoio para trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais. Como se analisa no gráfico 80% dos entrevistados respondeu que sim, 20% responderam que às vezes e nenhum respondeu que não recebe nenhum tipo de apoio da unidade escolar.

 

Gráfico 2- Você recebe apoio na unidade escolar para trabalhar com estes alunos?

 

Diante da questão pode-se perceber que a escola disponibiliza aos professores recursos que auxiliam, nos diferentes modos de aprendizagem ressaltando que a escola possui sala de recurso e sala de apoio.

No questionário também foi perguntado como a família se posiciona em relação ao processo de ensino aprendizagem destes alunos. Dentre as respostas notou-se que às vezes a família tem acompanhado o processo de aprendizagem. Como relata um professor, “A família é muito importante no processo de aprendizagem do aluno, pois esse acompanhamento que tem em casa e na escola. Ultimamente os pais estão deixando esse acompanhamento de lado, pois falam que não tem tempo para o seu filho. A escola que tem que promover esse papel dos pais”.

Como observado à resposta do professor destacar que os pais muitas vezes não ajudam seus filhos nos afazeres de escolares de casa deixando apenas por conta da escola sendo que essa junção da escola e família é de suma importância para a formação da criança.

Ainda foram interrogados sobre o que facilitaria o seu trabalho com estes alunos. As respostas se deram em: o atendimento individualizado poderia ajudar auxiliares em sala de aula, pais presentes e podendo destacar o questionamento do entrevistado que: “Mas apoio e funcionários qualificados para o acompanhamento dos mesmos”.

Diante do exposto percebe-se que até mesmo os funcionários tem consciência de que a qualificação para trabalhar com alunos especiais é indispensável no ambiente escolar.

Pensando na problemática da escola última pergunta se deu em investigar se no, intuito de colaborar com esta unidade escolar estaremos realizando oficinas pedagógicas para confecção demateriais que auxiliem no processo de ensino aprendizagem. Qual tema é de seu interesse. As repostas podem ser observadas no gráfico 3.

 

Gráfico 3- No intuito de colaborar com esta unidade escolar estaremos realizando oficinas pedagógicas para confecção de materiais que auxiliem no processo de ensino aprendizagem. Qual tema é de seu interesse?

 

Com base na proposta analisou-se que 40% tem interesse em oficinas que auxiliam na alfabetização e também na educação ambiental e reciclagem e 20% interessou-se por receber apoio pedagógico em matemática.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A presente pesquisa se deu em observar e relatar os aspectos educacionais relacionados às dificuldades encontradas em trabalhar com crianças que precisam de atenção especial, na Escola Municipal Fábio Ribeiro da Cruz de Colíder-MT.

Com a realização da pesquisa de campo pode se perceber que a qualificação da prática pedagógica é de suma importância em relação às diferentes metodologias educacionais como amparo do processo de ensino aprendizagem da educação inclusiva.

Outro ponto relevante da pesquisa se deu em analisar que tipo de material pode beneficiar o auxilio dos professores, pois este terá intuito de oferecer a unidade escolar oficinas que possam contribuir com o seu planejamento do cotidiano.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ARANHA, M. S. F. Educação inclusiva: v. 3: a escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2004.

 

BRASIL. Saberes e praticas da inclusão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Especial, 2005.

 

FREIRE. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Ed. Paz e Terra, São Paulo, 1996.

 

MARTINS, C.C. (1999): Os actuais modelos de formação de professores: Reflexos, In III Congresso Internacional sobre Formação de Professores nos Países de Língua e Expressões Portuguesa, pp. 27- 44, Teorias e Práticas Educativas na Formação de Professores – Desafios para o Século XXI (2003), Para, Instituto Superior de Educação.

 

PAULA, A. R.; COSTA, C. M.. A hora e a vez da família em uma sociedade inclusiva. São Paulo: SORRI-BRASIL, 2006.

 

SILVA, A. P. M.; ARRUDA, A. L. M. M. O Papel do Professor Diante da Inclusão Escolar. Disponível em: <www.uninove.br/marketing/fac/publicacoes_pdf/.../Ana_Paula.pdf>. Acesso em 15 de Jun. 2019