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ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E O DESENVOLVIMENTO DO SER SOCIAL

Eliene Oliveira de Sousa
Edneia Aparecida de Oliveira Banin
Gislaine Lima Palhoto
Aparecida Gomes de Oliveira
Vanessa Cristina Saran de Souza

 

 

RESUMO

Pesquisa voltada para a aplicação de atividades e práticas lúdicas no ensino do estudo científico e Social, uma vez que visa o bom desenvolvimento cognitivo e afetivo de alunos da educação infantil e anos iniciais, a pesquisa consiste em um levantamento bibliográfico e estudo que analisa o referencial teórico do tema principal voltado a Oficinas Pedagógicas. Verifica-se que essas atividades contribuem para o letramento e desenvolvimento social em sentido afetivo, mostrando seus resultados em salas de aulas por meio da avaliação dos professores e visto também na sociedade, demonstrando haver várias práticas disponíveis de realização de atividades que trazem o conhecimento de forma que este possa estar de acordo com a realidade de cada indivíduo. Essas práticas ocorrem de forma experimenta, uma vez que as atividades ocorrem por meio de sensações e emoções que podem ser vivenciadas e trazem o conhecimento de uma forma descontraída e pedagógica ao mesmo tempo. São atividades executadas em instituições educacionais, desenvolvidas pelos profissionais da educação e todo sistema de gestão da mesma, uma vez que para desenvolver tais atividades todos os profissionais da instituição desenvolvem seu papel de contribuição no espaço de ensino aprendizagem, desde o espaço físico á execução de tarefas. Estas atividades têm mostrado resultados satisfatórios, mostrando que o lúdico é uma forma de ensinar com carinho e criatividade. Os resultados desta pesquisa mostram que os autores que defendem o ensino na educação infantil por meio de carinho, visando o desenvolvimento afetivo, continuam com opiniões certeiras nos dias atuais, por mais que a sociedade evoluiu muito com o sistema de informação, a afetividade e o amor continua sendo a base para uma educação que seja persistente e única, jamais esquecida por indivíduos que vivam tais experiências, com profissionais dedicados a seu crescimento social.

 

Palavras-chave: Criatividade. Preparação. Socialização.

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

Com o objetivo de esclarecer o que são as oficinas pedagógicas e a sua eficácia no ensino-aprendizagem do Ensino Infantil e anos iniciais, este trabalho desenvolveu uma pesquisa baseada em entrevistas com profissionais da área da Educação que realizam atividades que possibilitem experiências, trazendo para dentro do ensino aprendizado da atualidade novos métodos de realizar atividades que contribuem para o bem comum da sociedade e ensine as crianças a conviver em sociedade, fazendo com que o ensino seja realizado de forma alegre e trazendo para dentro das salas de aulas experiência onde o ensino tem além do sentido cientifico o sentido de vivência em sociedade ampliando assim a capacidade sócio-cognitiva.

 

O processo de literatura apresenta-se como uma atividade que possibilita a participação do homem na vida em sociedade, em termos de compreensão de presente e passado e em termos de possibilidade de transformação cultural futura. E, por ser um instrumento de transformação de conhecimento, a leitura se eleva a efeito crítico e reflexivamente levanta-se como um trabalho de combater a alienação capaz de facilitar ao gênero humano a realização de sua plenitude. (SILVA, 1998, p.22).

 

Para que o objetivo fosse alcançado, inicialmente foi realizado uma pesquisa bibliográfica onde pudessem ser reconhecidas todas as formas que as oficinas podem trabalhar para superar as dificuldades dos alunos de forma descontraída e prazerosa, reconhecendo o estudo como a forma de aprender a ser buscada e não algo que cobra e o torna prisioneiro de um estudo mecânico e desencontrado da forma de estudos da atualidade.

Segundo Antunes (2011), as oficinas pedagógicas implicam que o acesso ao conhecimento seja construído através da instauração de metodologias que instiguem: a participação, o interesse, a autonomia, a criatividade, o desejo em conhecer e o prazer de aprender. Ao longo da história da educação muitas formas de ensinar, métodos e criatividade foram relatados por autores em suas diversas obras, sempre buscando formas não só de ensinar, mas de fazer com que o aluno sinta prazer e busque pelo conhecimento, alguns autores famosos citados nesse artigo, tivera suas técnicas executadas pelos profissionais da educação eu se utilizam delas até hoje obtendo sucesso em suas aulas.

As oficinas Pedagógicas oferecem aos alunos a possibilidade de estudarem sua realidade sem fugir do conteúdo do currículo escolar, esse intercâmbio possibilita ao aluno aprender e ensinar, com sua cultura, seus conhecimentos, suas fantasias, os alunos são os responsáveis pela construção da preparação de uma atividade idealizada pelo professor, que passa a ser uma realidade com experiências, alegria, conhecimento e por fim a avaliação do professor que consegue por meio dessas atividades conhecer as habilidades e capacidade de conviver em sociedade de cada aluno. A oportunidade de avaliação do profissional por meio das Oficinas, ocorre de forma gradativa e diária, não há outra forma de avaliar uma criança que não envolva respeito com seus limites e uma observação diária em atividades realizadas.

Para a definição da importância do espaço que deve-se às Oficinas Pedagógicas, afirma Mutschele e Gonsales Filho: “Implantar um espaço na escola onde o professor possa debater, refletir, propor, discutir, receber informações/conhecimentos de diferentes práticas didáticas e metodológicas na sua área de atuação”. (MUTSCHELE; GONSALES, 1998, p.13).

A criatividade na hora da preparação das atividades educacionais faz-se necessária no ambiente escolar no que tange á objetivos a serem alcançados pelos profissionais, pois todas as atividades desenvolvidas têm seu objetivo a ser alcançado é nesse ponto que entra a prática e desenvolvimento de Oficinas Pedagógicas, buscando o letramento a educação gramatical, cálculos, seguimento de regras, respeito a culturas, novos esportes e extraindo assim dessas atividades o bom comportamento social, satisfação pessoas, equilíbrio psíquico e afetivo. Algo importante é o letramento de alunos dos anos iniciais, no período de letramento e alfabetização os alunos passam por muitas fases nas quais é preciso utilizar-se de formas de inserirem no meio educacional de segmento de regras, de uma forma agradável, assim conseguem associar as regras ao envolvimento da vontade de aprender. Com objetivo de associar as atividades pedagógicas ao desenvolvimento social do indivíduo esse artigo apresenta a importância e a necessidade de cada detalhe na hora da preparação das atividades propostas nas salas de aula do ensino infantil, onde as primeiras experiências acontecem e o conhecimento é a parte chamada de descoberta.

 

 

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

O objetivo da escola é aprimorar as potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos estudantes, esta instituição social responsável pelos processos de ensino aprendizagem desenvolve muitos métodos e meios que possam alcançar as expectativas e oferecer um ensino que além de conhecimentos científicos tragam conhecimentos sociais e forme indivíduos sociais capazes de construir sua própria noção de mundo e tenha empatia ao ouvir opiniões diferentes e conhecimentos diferentes, sendo assim o respeito é o principal tema a ser trabalhado e exercido dentro do ambiente escolar e praticado na sociedade.

Um dos métodos desenvolvidos no ambiente escolar são as oficinas pedagógicas, onde os professores utilizam de instrumentos que proporcione vivenciar experiências e a partir delas construir o conhecimento. Esse método possibilita que os alunos realizem atividades em grupo e a partir delas aprendam a conviver em sociedade realizando suas descobertas em grupos, assim o professor pode acompanhar o desenvolvimento do aluno, trazer diversão e alegria para as aulas além da incrível experiência de trabalhar juntos e entender o quanto o outro pode acrescentar durante o processo de ensino aprendizagem, fazendo com que seja perceptível o quanto precisa-se do outro para atividades do dia a dia e processos que possibilitam obter sucesso com a ajuda e conhecimento do outro.

Segundo os autores Libâneo, Oliveira e Toschi (2005, p. 117):

 

Devemos inferir, portanto, que a educação de qualidade é aquela mediante a qual a escola promove, para todos, domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos.

 

Ao longo da história da educação muitos autores destacam a importância de uma educação que enfoque na construção social do indivíduo, sendo assim, experiências em grupo proporciona além de um melhor desenvolvimento social cognitivo e especialmente afetivo. A proposta pedagógica de Freire (1997), denominada escola problematizadora, encontra fundamentação na concretude da existência humana, e entende que “cada homem é um ser no mundo, com o mundo, e com os outros” (FREIRE, 1997, p.26).

Rossini (2001, p. 9) afirma que “[...] a afetividade acompanha o ser humano desde o nascimento até a morte. Ela ‘está’ em nós como uma fonte geradora de potência de energia”.

 

FIGURA 1: ATIVIDADE EM COMUNIDADE QUILOMBOLA

FONTE: Disponível em: < https://doctum.edu.br/>. Acesso em: 27 Set. 2021.

 

A criança pode aprender e ao mesmo tempo ensinar, com o grande avanço da tecnologia a informação chega mais rápido e a capacidade de compreensão também se orna rápido, pois a mente é treinada a aprender com agilidade, por esse motivo o ensino deve estar relacionado com a realidade que a criança vive, sendo as atividades relacionadas com a temática que o ensino científico propõe, não deixando de proporcionar prazer durante o aprendizado.

A grande questão é oferecer às crianças diferentes possibilidades de comunicação, expressão e aprendizagem, com todas as especificidades, criando novos conceitos ou até mesmo recriando ou ressignificando conceitos já existentes.

 

A oficina se caracteriza como uma estratégia do fazer pedagógico onde o espaço de construção e reconstrução do conhecimento são as principais ênfases. É o lugar de pensar, descobrir, reinventar, cria e recriar, favorecido pela forma horizontal na qual a relação humana se dá. Pode-se lançar mão de músicas, textos, observações diretas, vídeos, pesquisa de campo, experiências práticas, enfim vivenciar ideias, sentimentos experiências, num movimento de reconstrução individual e coletiva. (ANASTASIOU; LOPES 2009, p.96).

 

Durante o processo de ensino aprendizagem é importante a criança ter experiências que lhes apresentem sensações, ao ler uma história e imaginar os personagens os lugares, é importante que elas possam tocar e experimentar aquilo que imaginam para então construir seu conhecimento sobre sua imaginação, sendo assim deixa de ser fantasia e passa a ser conhecimento. Essas experiências proporcionam uma visão de mundo real e ao mesmo tempo divertida, interessante e convidativa para novas descobertas, trazendo a importância de se viver em sociedade respeitando a opinião do outro e a necessidade de compartilhar experiências em grupo, com pessoas diferentes de lugares diferentes com realidades diferentes. A infância é o momento que forma o ser humano a ser um indivíduo social e por isso é nesse momento que essas experiências formam a o cidadão social do futuro.

 

FIGURA 2: EXPERIÊNCIAS EM GRUPO

FONTE: Diponível em: <https://campinas.com.br/>. Acesso em: 27 Set. 2021.

De acordo com Rossini (2001, p. 9):

 

Alguém já viu uma criança feliz ir mal na escola? Por que existem crianças que, de uma série para outra, passam a gostar mais ou menos de uma determinada disciplina, modificando até seu desempenho? Tudo indica que é a troca de professor, e não do conteúdo da disciplina, modificando até seu desempenho? Tudo indica que é a troca de professor, e não do conteúdo da disciplina, a responsável pela mudança. Portanto, aprender deve estar ligado ao ato afetivo: deve ser gostoso, prazeroso [...].

 

Com o objetivo de estudo e reflexão sobre o ensino da escrita e leitura, as oficinas pedagógicas proporcionam aos professores e coordenadores pedagógicos organizar e coordenar grupos para que seja trabalhada a leitura, reflexão, interpretação, imaginação e por fim desenvolva a capacidade de pensar. Ao compreender a leitura e desenvolver atividades que possibilitam o conhecimento das letras e palavras os alunos conseguem desenvolver a escrita e assim compreender o ensino científico de forma dinâmica e prazerosa.

 

[...] Julgam todos os fatores que permitam avaliar a personalidade do aluno, quais sejam: o trabalho escrito, a aplicação, a forma, a fantasia, a riqueza de pensamentos, a estrutura lógica, o estilo, a ortografia e, além disso, obviamente os conhecimentos reais. Mas o julgamento geral sobre o aluno levará em conta o esforço real que ele fez (ou não fez) para alcançar tal resultado, se comportamento, seu espírito social. (LANZ, 1998, p.105).

 

 

FIGURA 3: LEITURA E DIVERSÃO

FONTE: Disponível em: <https://br.pinterest.com/>. Acesso em: 27 Set. 2021.

 

O professor da educação infantil deve ter metas e objetivos para que através de sua postura pedagógica possa alcançar o resultado esperado de suas metas educativas, sendo assim é decisivo a forma como é trabalhado o ensino aprendizado na sala de aula. Ainda que o processo de aprendizado não aconteça somente na escola, este ambiente é a garantia que a criança tem de um ensino científico eficaz em sua vida social e decisivo em suas atitudes e decisões.

A leitura é o primeiro contato que o indivíduo tem com o conhecimento científico, desde a tentativa da descoberta do que diz a placa do trânsito, interpretação de uma história de fantasia até o conhecimento de letras e formação de palavras a criança já desperta a curiosidade de entender o mundo através das letras e dos livros. Por isso é importante o desenvolvimento de atividades seja incrementado a leitura de uma forma dinâmica para que ela não seja algo cansativo e sim prazeroso.

Defendendo essa ideia e lembrando a importância da leitura na vida social do indivíduo, Santos-Théo (2003, p. 2) diz sobre a leitura:

 

[...] tende a formar pessoas abertas ao intercâmbio direcionadas ao futuro, dispostas a valorizar o planejamento e aceitar princípios técnicos e científicos. Esse tipo de pessoa é o que permite um maior e mais eficaz desenvolvimento social. São abertas ás iniciativas comunitárias de progresso e melhoria social.

 

A leitura faz com que o ser humano possa criar dentro de si suas próprias perspectivas e suas fantasias, através dela pode-se construir um relacionamento social saudável e que defende suas decisões, sua forma de ver o mundo. [...] “A leitura deve ser considerada uma atividade de construção dos sentidos de um discurso do “eu” com o “outro”, mediatizados pelo mundo. [...]. A sua compreensão está ligada a significações e á força que elas assumem no uso comunicativo”. Santos-Théo (2003, p. 3).

A forma como o conhecimento adquirido é expressado deve ser observado a fim de que o aluno seja incentivado a buscar novos conhecimentos, pois cada indivíduo expressa-se e se expõe de uma forma individual e única, os gestos, palavras, atitudes são formas de utilizar-se da linguagem para se socializar. A linguagem constitui-se na representação social, “a palavra está sempre carregada de um conteúdo ou de um sentido ideológico ou vivencial”. (BAKHTIN, 1981, p. 95). Dar-se á importância de métodos que incentivem a leitura na educação social, advinda desde a educação infantil.

A educação infantil tem uma grande importância na vida do ser humano e por isso os profissionais que a ela forem confiados a responsabilidade de conduzir o caminho do conhecimento deve estar preparado e antemão de todos os métodos que podem ser utilizados para que durante esse processo o ensino seja proveitoso e prazeroso tornando eficaz e gratificante de ser trabalhado. Os alunos precisam aprender desde o conhecimento científico á conduzir e controlar suas emoções, seu psíquico, sua afetividade, para assim ter um bom relacionamento social, tornando a vida social o melhor lugar para compartilhar as vitórias obtidas, ao mesmo tempo em que a própria sociedade contribui para o profissional, o ser humano, o cidadão que será no futuro.

 

 

3 METODOLOGIA

 

Para o desenvolvimento deste trabalho fez-se necessário o uso de todas as facilidades tecnológicas que permitiram que esta pesquisa tivesse o fundamento de realidades vividas nos dias atuais dos profissionais da educação. Utilizou-se leituras de materiais desenvolvidos por trabalhos executados e entrevistas com os profissionais da área. utilizando-se de sites, livros, revistas e muita dedicação além das experiências vividas e dúvidas tiradas, com o enfoque do tema, localizando as experiências vividas pelas oficinas pedagógicas e colhendo seus resultados, analisando os alunos em salas de aulas se apropriando do ensino fazendo-se uso das atividades propostas pelas oficinas pedagógicas onde os alunos têm o contato físico com o saber, o ensino e a educação social.

A tecnologia que facilita muito o trabalho também foi essencial para que tivesse por fim uma pesquisa finalizada com as dúvidas tiradas e um ensino-aprendizagem tanto para profissionais quanto para os discentes. Durante o desenvolvimento dessa pesquisa pode-se conhecer a real atualidade do profissional na sala de aula, reconhecendo sua dedicação e o essencial a criatividade dos mesmos para o desenvolvimento de tarefas usando e baseando-se nas oficinas pedagógicas que são atividades envolvidas com o lúdico onde as crianças trabalham suas fantasias e suas emoções desenvolvendo assim o respeito e a interação social, trazendo para o mundo lúdico conhecimentos questionadores, podendo assim ensinar também por meio de suas simplicidades e técnicas na hora de realizar as atividades que exigem estratégias e forma de pensamento lógico, conhecendo assim sua capacidade.

O profissional que se dispõe a trabalhar com o ensino infantil e anos iniciais, tem por fim a necessidade de dispor-se de criatividade bom humor e muita dedicação em tarefas que possam envolver todos os alunos ali presentes de forma que todos tenham acesso ao ensino aprendizagem e possa desenvolver suas atividades de forma social conjuntas, respeitando as regras e opiniões com as diferentes formas de agir e alcançando o mesmo resultado.

 

 

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

 

Compartilhar o conhecimento é imprescindível, visando sanar as dúvidas frequentes no que diz respeito aos métodos de ensino das instituições educacionais, esta pesquisa buscou proporcionar a inovação e contribuir para o conhecimento organizacional das atividades realizadas nas salas de aulas do sistema de ensino aprendizagem brasileiro; Foram realizados estudos com o objetivo de conhecer e entender o uso de atividades lúdicas que visam o desenvolvimento do ensino pedagógico na educação infantil e anos iniciais. Considerou-se que numa instituição escolar as oficinas pedagógicas devem possuir projetos que desenvolvam o aprendizado científico e social dos indivíduos, uma vez que a escola não está apenas para repassar um estudo pronto e sistematizado, mas que possa construir e desenvolver habilidades e conhecimentos, desta forma a utilização de práticas experimentais que possuam ludicidade e criatividade torna-se essencial para garantir a aprendizagem dos alunos.

O estudo realizado teve o propósito de conhecer a importância das práticas de Oficinas Pedagógicas desenvolvidas e mostrar os resultados que as mesmas apresentam na sociedade tratando de desenvolvimento cognitivo e afetivo dos indivíduos em formação e constante desenvolvimento social, respeitando suas culturas e apresentando a importância de apreciar as opiniões adversar de forma respeitosa e olhar crítico construindo assim suas próprias opiniões a fim de cooperar para a democracia. Pela análise dos resultados, percebe-se que mesmo sendo de fundamental importância o uso da ludicidade e Oficinas pedagógicas no ensino aprendizagem, os projetos e preparação de aulas nesse sentido, exige muita criatividade para que não seja sempre os mesmos métodos a serem utilizados, uma vez que a sociedade está em constante desenvolvimento e as atividades precisam estar voltadas para a realidade vivida por cada um. Pela análise geral desta pesquisa, pode-se confirmar resultados positivos sem pontos negativos quando as atividades de Oficinas Pedagógicas são bem trabalhadas em sala de aula, pois as mesmas contribuem para o aprendizado dos alunos em todos os sentidos, do que diz respeito a construção do ser humano em desenvolvimento.

 

 

5. CONCLUSÃO

 

Com o estudo desta pesquisa conclui-se então, que as oficinas pedagógicas são a forma criativa de os profissionais da educação inserirem os alunos ao ensino e educação social e por meio do aprendizado lúdico adquirem o conhecimento científico. Os profissionais utilizam-se de meios que possam facilitar o ensino e possibilitar os alunos ao acesso de um ensino por meio do uso de alguns materiais que possam ser utilizados para facilitar este estudo. Por meio das oficinas pedagógicas os alunos são inseridos a um ensino que pode ser vivenciado de forma real e estas experiências jamais serão esquecidas, pois com elas o ensino pode ser tocado e esses alunos podem com suas experiências desenvolver suas habilidades e adquirir novos conhecimentos.

Os alunos do Ensino Infantil ou anos iniciais são os alunos que estão adquirindo suas primeiras experiências e tendo seus meios próprios de formar opiniões, a partir deste momento começa-se a construção do eu próprio e conhecimento de mundo, assim os alunos podem desenvolver seu conhecimento de uma forma experiente e agradável onde o mundo transforma-se em fantasias, cores e muitas alegrias pois as oficinas pedagógicas são uma forma de fantasiar o mundo com alegria e respeito.

Através desta pesquisa e de conversas com profissionais que utilizam das oficinas pedagógicas para o ensino aprendizado de seus discentes, podemos entender que as oficinas são a melhor forma de ensino pois as crianças conseguem se colocar ao nível de igualdade e se comportar de uma forma social, respeitando as diferentes culturas os diferentes meios de aprendizado e as diferentes formas de se expressar obedecendo as regras de uma forma alegre e transmitindo suas opiniões de uma forma respeitosa, pois essas oficinas são meios de transformar o eu egocêntrico para um eu social onde todos têm sua vez, suas oportunidades e suas qualidades.

 

 

REFERÊNCIAS

 

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FERREIRA, Gonzaga. Redação científica: como entender e escrever com facilidade. São Paulo: Atlas, v. 5, 2011.

 

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MÜLLER, Antônio José (Org.). et al. Metodologia científica. Indaial: Uniasselvi, 2013.

 

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