Buscar artigo ou registro:

 

 

PSICOMOTRICIDADE NA PRIMEIRA FASE DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO SE DEVE DESENVOLVER O MOVIMENTO

Ana Paula Liesenfeld

 

 

Resumo

A pesquisa desenvolvida é de campo com o seguinte tema: como desenvolver a psicomotricidade na primeira fase do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, a importância no desenvolvimento da criança, o movimento em andamento nesta fase tão essencial para a criança, é aonde ela desenvolve seu lado social, aprende a se expressar com mais facilidade, transformando suas dificuldades em obstáculos quebráveis. Através dos objetivos discutir e analisar as respostas para obter resultados, qual é a importância que a psicomotricidade exerce para o desenvolvimento da criança? E o professor conhece realmente o que é e como usa-la a benefício da criança? Através de esses questionários responderem com os gráficos se os professores estão por dentro do mundo da criança. Para que isso aconteça devemos conhecer o mundo em que a criança vive, como ela se relaciona no dia a dia e o histórico da psicomotricidade. Com este projeto adquiri grandes conquistas, em relação as práticas pedagógicas, e o impressionante mundo que a psicomotricidade traz a qualquer profissional e até mesmo quem não atua em áreas escolares.

 

Palavras-chave: Educação. Psicomotricidade. Coordenação Motora. Professor.

 

 

1. Introdução

 

Este projeto contém métodos de ensino pedagógicos para a psicomotricidade na primeira fase do primeiro ciclo do fundamental, como devemos trabalhar o movimento na fase inicial da criança? Os professores têm que saber as informações básicas sobre o movimento em si, como trabalhar com o aluno de uma forma que ele desenvolva mesmo que aos poucos uma coordenação motora e cognitiva. O pedagogo deve conhecer o seu aluno para que desenvolva um projeto adequado para ser trabalhado em sala de aula, baseando-se sempre na realidade do aluno.

Psicomotricidade na primeira fase do primeiro ciclo do fundamental - Como se deve desenvolver o Movimento, pois os professores devem sempre estar atentos na atualização de métodos de aprendizagem, onde percebesse o grande desafio no ensino aprendizagem do movimento, ou seja, o psicomotor da criança nesta fase. Através das fases de desenvolvimento da criança citada por Piaget, podemos verificar como ocorre o processo de aprendizagem da criança desde o nascer até os anos iniciais do ensino fundamental. Outro fato importante de se relatar é o processo de ensino aprendizagem diferenciado, pois em cada criança este processo ocorre de forma diferente, assim analisamos como ocorre esse processo e como o profissional da educação pode ajudar, influenciar neste processo e também como pode traumatizar seu aluno em atividades corporais forçadas.

É através do trabalhado direcionado e bem posicionado que o professor consegue alcançar seu objetivo educacional, tanto no motor quanto no intelecto. O profissional da educação deve saber sobre o tema em que está trabalhando, isso inclui todas as áreas não somente a área psicomotora, se ele saber o que está trabalhando poderá elevar o seu nível de profissionalismo, e juntamente elevar o nível de aprendizagem de seus alunos.

Você leitor poderá entrar em um mundo onde nunca imaginou que pudesse existir para a criança, onde ler e escrever passa a estar vinculado diretamente ao nível de coordenação motora em que a criança se encontra, e através de alguns passos poder vê-los desenvolvendo, interagindo, brincando, lendo e aprendendo como nunca antes.

Mas antes de tudo começar o que você precisa saber é sobre o histórico desse ensino surpreendente que a psicomotricidade, transformando a sua visão do correr, saltar ou exercícios de perca de tempo, em exercícios focados, com objetivos, proporcionando um maior aproveitamento de cada atividade, fazendo com que a criança demostre seu desenvolvimento através de cada atividade que o professor realizar.

 

 

2. Lócus da pesquisa e esclarecimentos metodológicos

 

Segundo Tobias (2005, p.17) “A metodologia, como o nome indica é a ciência que trata do método, o qual, por sua vez, sendo parte da Lógica Material, é o Caminho seguido pela razão humana para aquisição da verdade”.

A metodologia cientifica desenvolve um plano em que o aluno aprende a planejar seu trabalho, onde se desenvolve gráficos que vão ser representantes dos objetivos. Onde é seguida conforme o trabalho escolhido, a partir do tema desenvolve a metodologia.

Pesquisa de campo com o tema como desenvolver a psicomotricidade na primeira fase do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, a importância no desenvolvimento na criança, o movimento em andamento nesta fase tão essencial para a criança, é aonde ela desenvolve seu lado social, aprende a se expressar com mais facilidade, transformando suas dificuldades em obstáculos quebráveis. O método utilizado é o de análise, a partir das respostas, foi analisado as respostas dos profissionais, para assim serem elaborados os gráficos. Com um questionário com 10 perguntas sendo 8 fechadas e duas abertas, sobre o tema em questão, onde cada qual pesquisado, responderam os questionários com as experiências vividas durante anos de serviço. Não irei distinguir os entrevistados com letras ou números, pois como são 12 que responderam sem se identificar, fica mais difícil encontrar quem respondeu qual, porem irei trabalhar com porcentagem. A partir dessas questões foi realizado a coleta de dados, e o transformado em gráfico. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Mundo Encantado da Criança, que está localizada na Avenida Herminio Ometto, Nº. 2285 Bairros: Jardim das Flores, Matupá - MT / CEP: 78525-000. Possuem duas modalidades de ensino, Educação Infantil e Ensino fundamental até 4º Ano, atuando nós dois períodos matutino e vespertino. Com a permissão da equipe de direção e coordenação da instituição, elaborei a entrevista com os profissionais da área do Ensino Fundamental, tanto os que trabalham esse ano, quanto os que já trabalharam nos anos anteriores. É através das análises e discussões que podemos compreender melhor como se revelou a pesquisa em si. Com a elaboração de gráficos, exemplo faz uma ampla avaliação de nossas respostas.

Para MARCONI, LAKATOS (1996, p.31). Uma vez manipulados os dados e obtidos os resultados, o passo seguinte é a análise e interpretação dos mesmos, constituindo-se ambas no núcleo central da pesquisa. É aonde colocamos as ideias contidas dentro de cada questão se ela foi interpretada, se foi respondida, ou se foi meramente ignorada. Analisaremos aqui 10 questões, com 8 perguntas fechadas e 2 abertas, onde foi feita com 12 profissionais da área da educação da primeira fase do primeiro ciclo do Ensino Fundamental.

Este projeto vem a favorecer o desenvolvimento da motricidade da criança, onde o pedagogo que é o instrutor dessas pequenas sementes em desenvolvimento, onde aprendem a analisar e a desenvolverem projetos, onde se faça com que o aluno desperte de maneira criativa do “querer aprender”. Colocando em analise as formas de ensino pedagógico que se é ensinado para alunos nesta fase de desenvolvimento, “considerando a psicomotricidade como chave para solucionar problemas de trauma ou até criar traumas, se não for ensinado e aplicado de forma correta e lúdica, para que haja prazer em aprender.”.

 

 

3. PSICOMOTRICIDADE NA PRIMEIRA FASE DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO SE DEVE DESENVOLVER O MOVIMENTO

 

Os métodos desenvolvidos na primeira fase do primeiro ciclo do fundamental dentro da motricidade, são pouco comentados, são meios de ensino que devem ser sempre atualizados, para que o professor mantenha sua formação continuada.

O professor deve elaborar conteúdos que desenvolvam a aprendizagem dos alunos. É importante ressaltar que o movimento nesta fase da criança é de suma responsabilidade do professor regente, que lhe deve ensinar com completo domínio sobre o ensino aprendizagem do motor, onde não está somente ligada a atividades de exercício físico. Quando falamos em psicomotricidade já imaginamos que é só correr, e aqueles métodos metódicos de exercícios físicos, e se for isso que está querendo encontrar neste texto pare agora, porque o que você vai ler a partir de agora vai mudar completamente o seu conceito sobre Movimento e Educação Física para o desenvolvimento da criança.

 

3.1 O que é Psicomotricidade?

Como o próprio nome nos sugere Psico, vem de mente, e motricidade de movimento, dando-se ênfase ao movimento do corpo e da mente. Mas para que serve a psicomotricidade? Quem na verdade pode utilizar dela? Podemos defini-la não como um objeto, pois não se pode pega-la, mas ao contrário disso se analisarmos podemos observa-la em ação, vendo a constante alteração que ela promove na criança com suas atividades motoras.

Psicomotricidade: é a educação humana do homem pelo movimento. Etimologicamente teríamos psique: Mente. Motricidade é a propriedade que possuem certas cédulas nervosas de determinar a contração muscular. A psicomotricidade é o desenvolvimento do “comportamento da criança”. O mundo é unânime em afirmar que o exercício físico é muito necessário para o desenvolvimento mental, corporal e emocional do ser humano e em especial da criança. MÜTSCHELE. 1988, p.32

Sendo esse desenvolvimento um englobamento da mente e do corpo, os dois trabalhando juntos para que haja maior aproveitamento nesta fase. A criança aprende o lado cognitivo usando suas habilidades da mente e juntamente suas habilidades físicas o seu lado motor. Técnica usada pelos professores para fazer esta junção são de atividades direcionadas, transformando as atividades com o intelecto e o motor junto.

Exemplo disso uma atividade de pular corda, além de se trabalhar o físico e o motor da criança, se o professor que está aplicando, colocar certas regras, como fichas de leitura,

respostas das adições durante o processo do pular da criança estará trabalhando os dois ao mesmo tempo, e criando uma resistência para seu aluno.

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. (Associação Brasileira de Psicomotricidade. O que é Psicomotricidade, 1980 / 2016).

A Psicomotricidade é uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos, mental, afetivo-emocional e sociocultural, buscando estar sempre condizente com a realidade dos educandos. (EUCACIONAL, 2016)

Através de atividades motoras e cognitivas envolvemos a psicomotricidade até mesmo sem perceber, conforme o desenvolver das atividades realizadas que percebemos o quanto é importante para o desenvolvimento da criança e até mesmo do adulto.

Segundo Le Bouche (1969), a Psicomotricidade se dá através de ações educativas de movimentos espontâneos e atitudes corporais da criança, proporcionando-lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação. (EUCACIONAL, 2016).

É através das atividades de interação que a criança aprende com mais facilidade, são atividades corporais como atividade do espelho, gestos, dança, faz com que a criança explore-se brincando, tornando-se assim um membro da sociedade, e uma cidadã crítica, responsável e reflexiva sobre qualquer ocasião que se passe ao seu redor.

Podemos citar a psicomotricidade em duas fases a psicomotricidade ampla e psicomotricidade fina. Para SCHETTERT, 1987, (p.21) Psicomotricidade ampla: coordenação ao realizar movimentos que envolvam o desenvolvimento dos grandes músculos. Através de atividades como andar, correr, saltar, saltitar, correr em ziguezague, movimentar o corpo em direção, movimentar o corpo em lateralidade, que desenvolvam movimentos maiores desenvolvendo assim músculos grandes do nosso corpo.

Para SCHETTERT, 1987, (p.21,22) Psicomotricidade fina: coordenação ao realizar pequenos movimentos que envolvam o desenvolvimento das extremidades dos membros superiores mãos e dedos. Essa fase da motricidade a criança utiliza os órgãos pequenos do corpo como as mãos os dedos, onde o professor deve realizar atividades que trabalhem esses membros como, cortar, fazer bolinhas de papel, desenhar, modelar.

Segundo MELCHERTS,1991, p.91. É considerado psicomotor, todo movimento humano observável que pertence ao domínio da aprendizagem. Refere-se a todo o movimento

 

3.2 Psicomotricidade na Primeira Fase do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental.

Através das atividades, realizadas em aula, podemos observar mudanças comportamentais que os alunos apresentam durante o decorrer dos dias, além das mudanças comportamentais também as mudanças cognitivas interligadas a coordenação do aluno, podendo haver várias hipóteses para tais comportamentos.

Do ponto de vista cognitivo, destacamos a necessidade de levar sempre em consideração o fato que a criança conhece e constrói as noções e os conceitos à medida que age, observa e relaciona os objetos do mundo físico. É no decorrer das atividades que realizam que as crianças incorporam dados e relações, e é enfrentando desafios e trocando informações umas com as outras e com os adultos que elas desenvolvem seu pensamento. KRAMER, 1997, (p. 20-21)

É através dessas interações, jogos e brincadeiras, atividades do dia-a-dia que a criança aprende, e conquista seu processo de desenvolvimento corporal e intelectual, assim colocando em vista o processo de ensino aprendizagem através das atividades durante o período escolar, podendo elevar cada vez mais o nível de coordenação motora e o lado cognitivo-intelectual do aluno.

Dentro da escola o aluno, está sujeito a diferentes tipos de obstáculos, onde cada um vai torna-lo cada vez mais preparado e desenvolvido para que quando chegue à hora de elevar seu nível de ensino aprendizagem a criança esteja pronto e não fique para trás em sua classe. Assim o desenvolvimento motor pode possibilitar a criança uma forma pratica e gostosa de desenvolver a coordenação que ela precisa na hora certa.

Como princípios básicos da escola nova destacam-se: a valorização dos interesses e necessidades da criança; a defesa da ideia do desenvolvimento natural; a ênfase no caráter lúdico das atividades infantis; a crítica à escola tradicional, porque os objetivos desta estão calcados na aquisição de conteúdo; a consequente prioridade dada pelas escolas novistas ao processo de aprendizagem. KRAMER, (1997, p.25)

É necessário que o professor valorize o que a criança trás de casa para que o ensino torne ao mesmo tempo em que produtivo agradável de desenvolver, por exemplo, trabalharmos com brinquedos, jogos esportivos ou até mesmo fazer um bolo. A grade curricular poderá ser a mesma, mas a maneira com que o profissional o aborda deve ser voltada para a realidade de seu aluno, sofrendo alterações de aluno para aluno.

Dentro da educação física no ensino fundamental especificamente, todas as atividades geradas, além das já mencionadas, também estarão aperfeiçoando a coordenação motora geral (sensorial, psíquica), a destreza, a socialização, o raciocínio, as resistências (aeróbicas, anaeróbicas), a força, a flexibilidade, o equilíbrio. Todas essas capacidades são intrínsecas a cada pessoa e irão sendo trabalhadas e desenvolvidas, mas nunca de forma especifica (não é aconselhável realizar programas para desenvolvê-las). BATISTA. (2003, p. 12)

E assim aos poucos vamos conseguindo aperfeiçoar cada vez mais a coordenação motora de nossos alunos, com programas de coordenação motoras ajustados ao dia-a-dia em sala de aula conseguiremos ampliar esse conhecimento. O profissional deverá trabalhar atividades dinâmicas e expressivas para facilitar a comunicação de seus alunos, atividades como mímica, gestos na frente do espelho, teatro, estão englobadas dentro da motricidade da criança e a faz aprender de forma prazerosa.

Especificando um pouco mais, os campos que estarão sendo abordados pela educação física dentro do ensino fundamental são: COORDENAÇÃO. Desenvolver as atividades de forma global, trabalhando todos os segmentos do corpo, simultânea ou separadamente, em todas as direções. BATISTA. (2003, p.12)

Trabalhar com tudo o desenvolvimento coletivo e individual de cada aluno, através de atividades de coordenação motora desde a mais simples até a mais composta, estando ligadas atividades como jogos e desde o pegar em um lápis para escrever. De forma que todos possam participar da mesma atividade, independentemente de físico, ou intelecto, de forma a incentivar e instigar seus alunos a querem participar das brincadeiras os instigando com competições, mas sem esquecer de que o importante é participar.

 

EXEMPLO- NA 1ª SÉRIE É NECESSARIA UMA ORIENTAÇÃO MAIOR, POIS MUITOS ALUNOS NÃO TÊM COM UMA COORDENAÇÃO MANUAL SATISFATÓRIA (QUEM NÃO FREQÜENTOU UMA PRÉ-ESCOLA). DISTRIBUI-SE, ENTÃO, O MATERIAL (UM LÁPIS E PAPEL), O PROFESSOR DEVERÁ COLOCAR UM DESENHO (PODE SER GEOMÉTRICO) NA LOUSA E, A PARTIR DESSE PONTO, OS ALUNOS DESENHARÃO O QUE IMAGINAREM, SENDO QUE O PROFESSOR PODERÁ DAR UMAS “DICAS”. BATISTA. (2003, p. 21)

 

O que podemos observar aqui é a grande participação e ação do professor nesta fase, pois é de suma importância não deixar passar qualquer situação-problema que possa lhe traumatizar futuramente, é nesta fase que a criança acaba se traumatizando por não saber, não conseguir fazer, desde um ato simples em escrever, ler, resolver problemas, até em realizar exercícios como em correr, saltar, geralmente alunos (as) com mais peso do que os outros acabam sofrendo em realizar alguns exercícios.

 

 

4. Considerações finais

 

Com este projeto adquiri grandes conquistas, em relação as práticas pedagógicas, e o impressionante mundo que a psicomotricidade traz a qualquer profissional e até mesmo quem não atua em áreas escolares. O desenvolver da motricidade da criança é a partir do nascimento é onde ela ainda está inata e pode ser modelada, aos poucos desenvolvemos atividades de reflexos, até chegar em atividades mais complexas com exercícios e até mesmo o pegar de um lápis e objetos.

A alfabetização é uma das grandes fases que a criança passa, que várias e várias vezes pode traumatiza-la, pois, como a criança não consegue pegar em um lápis ou ler, ela não está nem corporalmente e nem psicologicamente pronto para encarar esta fase, porem a humanidade defini a idade com que ela deve passar por essa fase, mas esquecem de como se deve trabalhar nesta fase para que ela alcance o objetivo esperado.

Preparar a motricidade da criança nesta fase d fundamental, é essencial para que ela desenvolva seu lado motor e cognitivo sem trauma, facilitando assim seu desenvolvimento e evolução em todas as áreas educacionais.

É preciso se adequar as mudanças e fazer o possível quando o tema relacionado nó permite novas maneiras de ensino-aprendizagem que possibilitam o aprendizado com mais facilidade e de forma prazerosa. Nós profissionais da educação tanto quanto infantil e fundamental, devemos nos atentar as dificuldades que apresentam nossos alunos, fazer e criar recriar e adaptar-nos e adaptá-los a metodologias que consigam suprir essas necessidades que eles apresentam.

Este projeto científico, me fez ter contato com o mundo fascinante que é o da psicomotricidade, como base de tudo, para o desenvolvimento que a criança necessita para conseguir alcançar suas habilidades. Com as metodologias de vários teóricos que abordam esse tema, posso ver plenamente o que nos educadores devemos saber e fazer para que isso aconteça e se desenvolva naturalmente em nossos alunos, na hora certa, na fase certa, do jeito correto, e sem traumas.

 

 

REFERÊNCIAS

 

BATISTA, Luiz Carlos da Cruz. Educação Física no Ensino Fundamental. Rio de Janeiro:2ª edição, Sprint, 2003.

 

KRAMER Sonia, CARVALHO Ana Beatriz Pereira, MAGALHÃES Maria Luiza Bastos Oswald, ASSIS Regina de.COM A PRÉ-ESCOLA NAS MÃOS: Uma Alternativa Curricular para a Educação. 10ªEd.São Paulo-SP: Editora Ática, 1997.

 

MARCONE, Maria de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica. 6ªed. São Paulo: Atlas, 2007.

 

SCHETTERT, Lenir Santos. Alfabetização: Vivendo e Construindo a Vida. 3º/2ºed.ljuí: liv.UNIJUÌ, ed.1987

 

TOBIAS, José Antônio. Como Fazer sua Pesquisa. 6ªed. São Paulo: Editora Ave -Maria, 2005.

 

http://psicomotricidade.com.br/historico-da psicomotricidade/dia03dejunhode2016ás9:13

http://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/dia03dejunhode2016ás9:33

http://pessoal.educacional.com.br/up/4380001/1946284/t202.aspdia03dejunhode2016às9:42