DIDÁTICA DOS PROFESSORE NO ENSINO SUPERIOR: DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES
Ana Paula Liesenfeld
Resumo
A pesquisa desenvolvida é de campo com o seguinte tema Didática Dos Professores No Ensino Superior - Dificuldades Encontradas Pelos Professores, pesquisa realizada com profissionais que atuam no ensino superior da região do mato grosso, contendo 10 profissionais os quais não quiseram se identificar dentro da pesquisa. É a partir desse tema que iremos debater o porquê as aulas do ensino superior se tornam cansativas e monótonas para seus alunos, quais são as Dificuldades que os professores têm em lidar com a prática em sala de aula, e subentende os seus alunos a um teórico maçante. Quais são as didáticas que os professores do ensino superior usam para incentivar o processo aprendizagem do seu aluno, mantendo-o participante das aulas apesar da carga horaria de cada um fora do âmbito escolar. Através dos objetivos discutir e analisar as respostas para obter resultados, qual é a dificuldade que o professor enfrenta em sala de aula? O que torna tão difícil aperfeiçoar suas metodologias e práticas pedagógicas para que assim aja mais facilidade na compreensão dos alunos. Para que isso aconteça devemos conhecer o mundo em que o professor vive, sua rotina e sua auto avaliação, conhecendo como ele elabora suas práticas e torna suas aulas, mas atrativas e explorativas, assim conseguiremos rever o contexto teórico e o contexto pratica, e qual deles usar e em que momento usar. Com este projeto adquiri grandes conquistas, em relação as práticas pedagógicas, e os desafios enfrentados pelos professores em cativar seu aluno de maneira que não se perca a sua grade curricular.
Palavras-Chave: Ensino Superior. Sala de aula. Prática pedagógica. Professor.
1. Introdução
Este projeto contém métodos de ensino pedagógicos para professores do ensino superior, com objetividade de identificar dificuldades encontradas pelos professores em sala quanto a suas práticas pedagógicas, e assim contextualizar maneiras e metodologias que evitem o professor fazer uma aula rotineira e monótona.
Os professores têm que saber as informações sobre o conteúdo que irá ser aplicado, a partir desse conteúdo o professor deve tecer uma teia de opções, maneiras e metodologias que podem alcançar seus objetivos em sala, que é o aluno adquirir ou desenvolver seu processo de aprendizagem.
O pedagogo ou professor de área específica deve conhecer o seu aluno para que desenvolva um projeto adequado para ser trabalhado em sala de aula, baseando-se sempre na realidade do aluno.
Segundo Rodrigues e Dias (2014, p.4) apud Morosini (2000) a formação do profissional contribui em grande peso para sua didática em sala de aula.
Encontramos exercendo a docência universitária, professores com formação didática obtida em cursos de licenciatura; outros, que trazem sua experiência profissional para a sala de aula; e, outros ainda, sem experiência profissional ou didática, oriundos de curso de especialização e/ou stricto sensu. O fator definidor da seleção de professores, até então, era a competência científica (p.11).
Assim nos deparamos em sala de aula com professores de um grande porte de experiencia, porém não se permitem atualizar suas práticas pedagógicas, e também encontramos professores sem experiencia nenhuma em sala de aula, que acabando se perdendo durante suas explicações, fazendo com que seus alunos não consigam progredir em seus conhecimentos, essas são algumas das realidades que encontramos em salas de aulas de Ensino Superior.
Entre tanto são várias situações que os profissionais tendem a enfrentam dia a dia em sala de aula, como se preparar para cada uma delas? E como melhorar cada dia mais nossas práticas pedagógicas? Sim são questões que fazem o professor perder os cabelos, porém além dar de complexas podem ser respondidas com uma frase: Autoavaliação profissional! É uma das coisas essenciais que os professores deixam de fazer, o que deveria ser feito todos os dias por cada um de nós após uma aula terminada, é feito 1 vezes a mês e muitos ainda nem a fazem.
2. Lócus da pesquisa e esclarecimentos metodológicos
Tobias (2005, p.17) “A metodologia, como o nome indica é a ciência que trata do método, o qual, por sua vez, sendo parte da Lógica Material, é o Caminho seguido pela razão humana para aquisição da verdade”. A metodologia cientifica desenvolve um plano em que o aluno aprende a planejar seu trabalho, onde se desenvolve gráficos que vão ser representantes dos objetivos. Onde é seguida conforme o trabalho escolhido, a partir do tema desenvolve a metodologia. de campo com o tema como é a Didática Dos Professores No Ensino Superior - Dificuldades Encontradas Pelos Professores o método utilizado é o de análise, a partir das respostas, foi analisado as respostas dos profissionais, para assim serem elaborados os gráficos. Com um questionário com 6 perguntas sendo 3 fechadas e 3 abertas, sobre o tema em questão, onde cada qual pesquisado, responderam os questionários com as experiências vividas durante anos de serviço. Não irei distinguir os entrevistados com letras ou números, pois como são 10 que responderam sem se identificar, fica mais difícil encontrar quem respondeu qual, porem irei trabalhar com porcentagem. A partir dessas questões foi realizado a coleta de dados, e o transformado em gráfico. A pesquisa foi realizada, com profissionais que atuam no Ensino Superior, nas Universidades como Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte, Fera, FACO, UFMT, foi através das análises e discussões que podemos compreender melhor como se revelou a pesquisa em si. Com a elaboração de gráficos, exemplo faz uma ampla avaliação de nossas respostas.
Para MARCONI, LAKATOS (1996, p.31). Uma vez manipulados os dados e obtidos os resultados, o passo seguinte é a análise e interpretação dos mesmos, constituindo-se ambas no núcleo central da pesquisa. É aonde colocamos as ideias contidas dentro de cada questão se ela foi interpretada, se foi respondida, ou se foi meramente ignorada. Este projeto vem a favorecer tanto aos profissionais da educação que precisam se aperfeiçoar, como aos alunos que precisam e conhecimento sobre didáticas e práticas pedagógicas, o conhecimento nos traz poder, é a partir dele que podemos conquistar o mundo, pois um dia existirá uma época que a maior riqueza que alguém poderá possuir é o conhecimento.
3. Dificuldades Encontradas Pelos Professores Do Ensino Superior
Com base na pesquisa de campo e pesquisa teórica pressuponho que a maior dificuldade que o profissional do Ensino Superior encontra está em quebrar o paradigma tradicional, com o paradigma que está nessa nova era informatizada. E assim acaba entrando em conflito com as mudanças decorrentes.
Em razão do paradigma educacional vigente estar ruindo pouco a pouco, os professores já perceberam que o ensino precisa de mudanças. Este é o primeiro passo para qualquer mudança que valha a pena: a conscientização. Os professores estão sendo compelidos a apropriar-se de novas metodologias de ensino, embora não tenham muito certo e definido por onde começar - e o que efetivamente melhorar. Isso demonstra claramente a crise vivenciada no ensino pois sabe-se que é necessária a mudança, mas não se sabe muito bem o que mudar. Segundo (CÂNDIDO, COELHO, CARLOS, LUZ, MORAES, p.5)
Esse paradigma educacional vem sendo quebrado nos dias de hoje, porém a muitos profissionais perdidos nessa rede de conhecimento que não se permitem, e não aceitam a mudança, é por isso que esse conceito é complexo, o aluno como o centro do universo, centro de uma aula, faz com que o professor tenha medo de perder o controle da situação, isso faz com que o professor tenha medo, quem é que não tem medo de algo que é novo? Que é diferente?
Na prática, o professor manifesta certa resistência em se apropriar desses recursos, e também há pouco incentivo aos alunos para que deles façam uso. Nota-se aqui o reflexo do conservadorismo que insiste em ditar o nosso ensino, ainda estreitamente ligado à pedagogia tradicional, o que se vislumbra e se expressa na prática, dentro das salas de aula. (CÂNDIDO, COELHO, CARLOS, LUZ, MORAES, p.5)
É partindo desses conflitos que o professor vem lutando para se aprimorar cada dia mais e mais, tornando suas práticas docentes melhores, para que seus alunos obtenham o resultado esperando da disciplina executada.
Durante a pesquisa em campo obtive várias respostas similares, dos profissionais que participaram, entretanto o que me chamou a atenção foram os exemplos de didáticas e técnicas que foram citadas por eles, entre elas estavam jogos didáticos e pedagógico, envolvendo bastante o lúdico no ensino superior, práticas que fascinam só de se ouvi-las imagine presencia-las. Essas práticas são adaptadas através do passar dos anos, para cada disciplina e turma que irá ser aplicada, assim como cita JUNCKES (2013, p. 4) apud (SANTOS, 2013):
Adequar a metodologia e os recursos audiovisuais de forma que haja a comunicação com os alunos, é também, uma forma de fazer da aula um momento propício à aprendizagem. É importantíssimo que o professor tenha, também, competência humana, para que possa valorizar e estimular os alunos, a cada momento do processo ensino-aprendizagem. A motivação é imprescindível para o desenvolvimento do indivíduo, pois bons resultados de aprendizagem só serão possíveis à medida que o professor proporcionar um ambiente de trabalho que estimule o aluno a criar, comparar, discutir, rever, perguntar e ampliar ideias. JUNCKES (2013, p. 4) apud (SANTOS, 2013).
O professor que motiva seu aluno o leva a ver o mundo e outra maneira, lhe dá mais que uma opção para seguir, é através dessa motivação independente de qual maneira seja, tanto em palavras, gestos, atividades atraentes aos docentes que abrangem sua realidade, os incentiva a mudar sua postura como alunos e a buscar aprender e se empenhar cada vez mais em suas aulas. O professor é o “super-herói” de cada um de seus alunos, ele tem o poder de mudar a visão diante de desafios propostos pela vida, a relação do professor aluno em sala de aula pode ser comparada a de uma segunda família, respeitando cada integrante de nossa classe, recebendo e dando opiniões e críticas, transformando e crescendo junto com o mundo.
O desafio de contribuir com a educação do jovem e do cidadão, num momento de mudanças e incertezas e a necessidade de resgatar valores tão importantes condizentes com a sociedade contemporânea leva o professor a entender que deve exercer um novo papel, de acordo com os princípios de ensino-aprendizagem adotados, como saber lidar com os erros, estimular a aprendizagem, ajudar os alunos a se organizarem, educar através do ensino, entre outros. JUNCKES (2013, p. 2) apud (SANTOS, 2013).
O professor é desafiado todos os dias em sala de aula, até mesmo antes de entrar em sala, ao fazer seu plano, a se autoavaliar, a aceitar o resultado de sua avaliação e de melhoras suas dinâmicas e atitudes profissionais.
Segundo CÂNDIDO, COELHO, CARLOS, LUZ, MORAES, (p.4, p.5) Compete ao professor, além de incrementar e atualizar os seus conhecimentos, esforçar-se por praticar os métodos mais adequados em seu ensino, conforme sua própria realidade pessoal, avaliando sua conduta e seu desempenho, periodicamente, verificando se está atingindo os objetivos que pretendia.
Após se autoavaliar o profissional busca se especializar atualizando suas dinâmicas e metodologias de ensino, assim juntamente com a pesquisa de campo fiquei muito satisfeita com a resposta que a grande maioria respondeu, que se autoavaliação pelo menos 3 vezes na semana e que buscam melhorar suas dinâmicas e práticas, apesar de que poderíamos ter um gráfico com 100%, temos 20% que responderam que não fazem auto avaliação e permanecem com suas mesmas praticas docentes.
Os alunos são o centro e o grande enfoque de tudo nós profissionais devemos nos desprender do tradicionalismo e buscar o novo, de maneira que satisfaça nosso grande público-alvo nossos alunos, que se tornaram grandes pilares da nova era espelhando em cada um e refletindo os raios de luz que cada professor os iluminou.
4. Considerações finais
Com esta pesquisa adquiri grandes conquistas, em relação as práticas pedagógicas, e o como é de grande importância para o crescimento do aluno e do professor o uso de metodologias didáticas e práticas, para a aprendizagem do aluno.
É preciso se adequar as mudanças e fazer o possível quando o tema relacionado nó permite novas maneiras de ensino-aprendizagem que possibilitam o aprendizado com mais facilidade e de forma prazerosa. Nós profissionais da educação tanto quanto Infantil, Fundamental, Ensino Médio ou Superior devemos nos atentar as dificuldades que apresentam nossos alunos, fazer e criar recriar e adaptar-nos e adaptá-los a metodologias que consigam suprir essas necessidades que eles apresentam.
Com as metodologias de vários teóricos que abordam esse tema, posso ver plenamente o que nos educadores devemos saber e fazer para que isso aconteça e se desenvolva naturalmente em nossos alunos, na hora certa, na fase certa, do jeito correto, e sem traumas.
REFERÊNCIAS
CÂNDIDO, Fleuri Queiroz, COELHO, Indira de Souza, CARLOS ,João Farber, LUZ, Miguel, MORAES, de Patrícia Regina. As Dificuldades Vivenciadas Pelos Professores Do Ensino Superior Frente À Transição Paradigmática Da Educação: Desafios E Possibilidades. FPBE. Acessado às 20:00hrs dia 01/09/2017
JUNCKES, Rosani Casanova. A Prática Docente Em Sala De Aula: Mediação Pedagógica. V SIMFOP. 2013- Campus Universitário de Tubarão.
RODRIGUES, Leticia Pereira, DIAS, Daniela dos Anjos. O Professor do Ensino Superior: Perfil, desafios e trajetórias de formação. Universidade de Sorocaba Uniso, 2014.
MARCONE, Maria de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica. 6ªed. São Paulo: Atlas, 2007.
TOBIAS, José Antônio. Como Fazer sua Pesquisa. 6ªed. São Paulo: Editora Ave -Maria, 2005.