Buscar artigo ou registro:

 

 

EDUCAÇÃO INFANTIL: A BASE INICIAL DO APRENDIZADO

Roseli Ribeiro dos Santos
Thais Ribeiro Medeiros
Luzia Oliveira de Araújo
Aline Vieira Medeiros Lazzari

 

 

RESUMO

O presente trabalho tem como tema: Educação infantil: a base do aprendizado, sendo esta a etapa inicial do aprendizado para o aluno. O objetivo geral busca apresentar a importância da educação infantil no aprendizado do aluno. E os objetivos específicos consistem em: Realizar uma pesquisa de estudo bibliográfica referente ao tema; Verificar como o professor trabalha com os alunos da educação infantil; Analisar se o aluno consegue aprender sobre o conteúdo. A metodologia utilizada se deu por meio de uma pesquisa de estudo bibliográfico, onde os seguintes autores servirão como embasamento teórico sendo eles: Andrade (2010), Kishimoto (2010), Marques (2008), Rufino (2014), Silva e Rodrigues (2008), Sousa (2016). Assim, ao final de toda a pesquisa bibliográfica foi o momento da elaboração de toda a pesquisa.

 

PALAVRAS-CHAVE: Aluno. Aprendizado. Educação Infantil.

 

 

Introdução

 

A educação infantil é a base inicial da vida e jornada estudantil de todo o aluno, sendo esta uma fase em que todos os alunos tendem a estudar para poder dar seguimento nas outras etapas.

Com isso, é extremamente importante que o professor busque estar trabalhando com seus alunos de forma que eles possam entender e compreender, uma vez que este é seu embasamento para as demais etapas da educação.

De acordo com Kishimoto:

 

A criança, mesmo pequena, sabe muitas coisas: toma decisões, escolhe o que quer fazer, interage com pessoas, expressa o que sabe fazer e mostra, em seus gestos, em um olhar, uma palavra, como é capaz de compreender o mundo. Entre as coisas de que a criança gosta está o brincar, que é um dos seus direitos. O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário. (KISHIMOTO, 2010, p.01).

 

Esta pesquisa tem por objetivo geral apresentar a importância da educação infantil no aprendizado do aluno.

Em relação aos objetivos específicos consistem em

  • Realizar uma pesquisa de estudo bibliográfico referente ao tema.

  • Verificar como o professor trabalha com os alunos da educação infantil.

  • Analisar se o aluno consegue aprender sobre o conteúdo.

 

Assim a metodologia utilizada nesta pesquisa se estrutura inicialmente com a pesquisa bibliográfica, onde se levou em consideração autores que retratam sobre a temática, uma vez que estes são todo o suporte necessário para a realização do estudo. Já em outro momento se deu a elaboração, sendo este um momento extremamente importante, pois se pode constatar através dos estudos e pesquisas sobre como a educação infantil auxilia nesse aprendizado inicial do aluno

 

 

Desenvolvimento

 

A educação infantil é a etapa da educação onde se trabalha com alunos de faixa etária dos 03 aos 05 anos, conforme explica Silva e Rodrigues (2011, p.05) “[...] a educação infantil atualmente é oferecida em creches para as crianças de até 3 anos e, em seguida, em pré-escolas para aquelas de 4 e 5 anos de idade.” A educação infantil precisa ser trabalhada com conteúdos pedagógicos e metodologias de ensino aprendizagem de modo com que o aluno tenha maior facilidade em aprender o conteúdo.

De acordo com Marques:

 

A Educação infantil é a primeira etapa da educação básica e tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Também recebe o nome de educação da primeira infância, jardim da infância ou educação pré-escolar.(2008, p.07).

 

Sendo assim, é preciso que o trabalho didático do professor desperte no aluno a busca pelo conhecimento, segundo Sousa (2016, p.42) “Partindo dessa premissa, as atividades que envolvem a apropriação da leitura e da escrita na Educação Infantil devem ser lúdicas.” Pois assim tanto o professor quanto o aluno alcançam os resultados almejados na educação infantil.

Conforme Silva e Rodrigues:

 

A educação infantil atualmente se orienta por uma função pedagógica. Nesse contexto, entende-se que essa etapa da educação básica desempenha papel fundamental no processo de ensino da leitura e da escrita das crianças. Isso porque esse é um processo de construção de conhecimento inerente à infância, não podendo ser ignorado pela instituição escolar. (2011, p. 02).

 

Desta maneira, na educação infantil não se trabalha somente por trabalhar com brincadeiras, é envolvido todo um procedimento a ser seguido nas várias fases da educação infantil, assim como evidenciado na tabela a seguir.

 

Tabela 1 – Ciclo de Introdução à alfabetização e ao letramento – metas em progressão

COMPONENTES

MATERNAL

INFANTIL I

INFANTIL II
















Consciência Fonológica

  • Ouvir e repetir palavras faladas pela professora imitando tons de voz ou ruídos (onomatopeias), a partir de histórias contadas ou lidas.

  • Imitar vozes de animais.

  • Perceber rimas em parlendas, poemas, canções.

  • Perceber a semelhança de sílaba inicial em palavras que começam com a mesma sílaba.

  • Separar oralmente frases em palavras.

  • Dissociar o tamanho da palavra do tamanho do ser que ela nomeia (realismo nominal).

  • Separar oralmente palavras em sílabas.

  • Formar, oralmente, uma palavra juntando duas silabas faladas pela professora.

  • Identificar oralmente palavras que começam com a mesma sílaba.

  • Identificar oralmente palavras que terminam com a mesma sílaba (rima)

  • Identificar o número de sílabas de palavras oralmente e, em seguida, na escrita (em material impresso ou em texto escrito pela professora em cartaz ou no quadro de giz)

  • Comparar palavras quanto ao tamanho com base no número de silabas, oralmente e, em seguida, na escrita (palavras escritas pela professora)

  • Identificar oralmente palavras que começam com a mesma sílaba.

  • Identificar oralmente palavras que terminam com a mesma sílaba (rima)

  • Modificar palavra excluindo ou substituindo a silaba inicial, oralmente e, em seguida, na escrita (palavras escritas pela professora).

  • Identificar sílabas de palavras dissílabas, sílabas CV, e situar as sílabas nas “casinhas”, no lugar adequado (casinhas CV).

Fonte: Sousa, 2016 baseado em Projeto Alfaletrar 2011.

Nessa tabela pode-se observar que na educação infantil são diferentes os ciclos de progressão e metas a serem alcançados pelo professor, de acordo com Rufino (2014, p. 14). “Quando as atividades lúdicas são elaboradas com uma intencionalidade a fim de estimular a aprendizagem, surge uma educação eficaz que desenvolve na criança o gosto em aprender novos conhecimentos.”

O professor precisa trabalhar na educação infantil de uma maneira que faz com seus alunos consigam assimilar as atividades lúdicas com o conteúdo didático proposto.

Como cita Andrade:

 

É preciso que as crianças sejam reconhecidas como tendo uma condição infantil e não meramente por sua natureza infantil, o que requer o rompimento com políticas de atendimento que consideram a criança como objeto de tutela e proteção, que precisa ser guiada e controlada por um sujeito mais experiente. A fragilidade física das crianças, sem dúvida, exige cuidados nos espaços institucionais, porém não pode ser negada às crianças a condição de sujeitos que produzem cultura e constroem conhecimentos no processo de interação social. Dessa forma, o projeto pedagógico das instituições de educação infantil precisa priorizar as práticas que favorecem as expressões das múltiplas linguagens das crianças, organizadas em tempos e espaços que favoreçam a superação da lógica adultocêntrica. (ANDRADE, 2010, p.172).

 

Uma vez que nessa etapa os alunos têm maior facilidade em aprender por meio das atividades lúdicas, segundo Rufino (2014, p. 14). “Por isso, toda a brincadeira vivenciada pela criança transforma e desenvolve as emoções.” Assim, as atividades lúdicas se fazem presente nas salas de aula da educação infantil.

 

 

Conclusão

 

A educação infantil é a primeira etapa da vida escolar de uma criança como aluno, é nela que são trabalhadas as primeiras etapas do conhecimento do aluno, onde cabe ao professor à tarefa de analisar as dificuldades que cada criança possui, uma vez que esse trabalho pedagógico bem desenvolvido com os alunos tende a facilitar o aprendizado do aluno.

Em sala de aula da educação infantil, as metodologias de ensino aprendizagem são trabalhadas de maneira diferenciada das demais etapas da educação, uma vez que por se tratar de crianças, o professor necessita utilizar-se do lúdico já que por intermédio deste o aluno consegue aprender os conteúdos propostos.

Sendo assim, a educação infantil carece de um trabalho pedagógico e de metodologias de ensino aprendizagem que auxiliem o aluno, para que este não prossiga para as outras etapas da educação com dificuldades de aprendizagem, uma vez que a educação infantil é a base de todo o aprendizado do aluno.

 

 

REFERÊNCIAS

 

ANDRADE, LBP. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 193 p. ISBN 978-85-7983-085-3. Disponível em:< https://static.scielo.org/scielobooks/h8pyf/pdf/andrade-9788579830853.pdf> Acessado em: 09 jun. 2018.

 

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. 2010. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7155-2-3-brinquedos-brincadeiras-tizuko-morchida/file > Acessado em: 09 jun. 2018.

 

MARQUES, Jacqueline de Oliveira Carvalho Pinto. Educação infantil: ambiente alfabetizador. 2008. Disponível em:< http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/JOCPM.2008.pdf> Acessado em: 09 jun. 2018.

 

RUFINO, Terezinha Clementino da. O lúdico na sala de aula em séries iniciais do ensino fundamental. 2014. Disponível em: < http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/5814/1/PDF%20-%20Terezinha%20Clementino%20da%20Silva%20Rufino.pdf> Acessado em: 09 jun. 2018.

 

SILVA, Letícia Aparecida de Oliveira. RODRIGUES, Renata Rena. Letramento e alfabetização na educação infantil: Concepções e práticas de educadoras do pré-escolar de ouro preto-mg1. IN: Oikos: Revista Brasileira de Economia Doméstica, Viçosa, v. 22, n.1, p. 25-45, 2011 . Disponível em:< www.seer.ufv.br/seer/oikos/index.php/httpwwwseerufvbrseeroikos/article/.../25/79> Acessado em: 09 jun. 2018.

 

SOUSA, Elizabeth Vieira Rodrigues de. Alfabetização e letramento na educação infantil: um estudo de caso em uma instituição de educação infantil no município de Lagoa Santa. 2016. Disponível em:< http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUBD-AAQEU6/disserta__o_vers_o_final_.pdf?sequence=1> Acessado em: 09 jun. 2018.