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A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Célia Moreira Ramos

Daniele Adriana Bittencourt Dias

Graciela Oliveira Silva

Rosângela Jizuato de Paulo

Vanessa Cristina de Souza Gonzales.

 

 

RESUMO

O presente trabalho tem por finalidade mostrar uma pesquisa de caráter documental com pesquisa realizadas em periódicos online, artigos e teses e a real, onde através de pesquisas analisamos os objetivos a serem alcançados contribuindo assim para um melhor aprofundamento e chegar aos resultados esperados. Constatamos como é importante a brinquedoteca como práticas pedagógicas, e a importância do lúdico nas práticas de ensino das crianças, porque é muito motivador para a criança aprender brincando, podendo descobrir sua imaginação, desejo, permitindo o descobrimento de si mesmo e de suas capacidades. Esta pesquisa nos mostrou que para educar as crianças com mais qualidade não se deve trabalhar só com conteúdo tradicional, mas sim buscar auxílio na brinquedoteca e no lúdico, para construir o conhecimento necessário para a formação das nossas crianças.

 

Palavras-chave: Brinquedoteca. Prática Pedagógica. Educação Infantil.

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

Para o desenvolvimento deste trabalho do seminário VII, disciplina obrigatória do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, turma 1502, optou-se pelo tema, A Importância da Brinquedoteca Para a Prática Pedagógica.

Os principais objetivos abordados para realização deste trabalho foram identificar qual a função da brinquedoteca no espaço escolar, verificar quais os desafios para implantar a brinquedoteca como práticas pedagógicas, analisar a importância da brinquedoteca para a aprendizagem das crianças.

O tipo de pesquisa adotado para execução deste trabalho é a documental com pesquisa realizadas em periódicos online, livros, artigos e teses e a real através de aplicação do tema fora dos encontros presenciais, análise de imagem, contribuindo assim para um melhor aprofundamento e chegar aos resultados esperados da pesquisa em questão.

A brinquedoteca é um ambiente, preparado e destinado ao lúdico, que permite à criança o treinamento de ser criança, onde ela tem o livre-arbítrio de brincar, desenvolver a criatividade e aprender a viver em sociedade e em entre outros valores. Deve ser atribuído à brinquedoteca o papel de facilitar o processo ensino-aprendizagem, atendendo as necessidades das séries iniciais e da educação infantil.

As escolas que têm brinquedotecas têm mostrado que o jogo e o brinquedo são estratégias que auxilia na construção de conhecimentos que são proporcionados pelo lúdico, com isso o educador tem que aproveitar-se dessa estratégia para analisar, conhecer e até ainda avaliar o aluno, com intuito de beneficiar em seu desenvolvimento.

 

 

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

2.1 A FUNÇÃO DA BRINQUEDOTECA NO ESPAÇO ESCOLAR

 

Estamos em uma época em que a criança não tem mais liberdade de brincar como antes nas ruas, nas praças, seja por falta de espaços ou por falta de segurança.

A brinquedoteca passou a existir, para valorizar a brincadeira e fazer dela um assunto importante para desenvolvimento infantil, auxiliando na necessidade de um ambiente onde à criança possa se agregar socialmente e vivenciar atividades em um espaço cheio de ludicidade. É um espaço que estimula as crianças a brincar livremente, aprendendo a valorizar as atividades lúdicas, pondo em prática sua criatividade de uma forma diferenciada, além de organizar o espaço de faz de conta para que seja um ambiente cheio de criatividade.

Este ambiente não significa somente uma sala com brinquedos, mas uma postura importante para educação, mudando os exemplos de comportamento em relação a criança. Isto significa abandonar métodos e técnicas tradicionais e buscar o novo não pelo modernismo, é acreditar no lúdico como estratégia do desenvolvimento infantil.

 Nesse sentido Santos (apud VIEIRA 1997, p.97) aponta que:

 

A brinquedoteca é sempre um lugar prazeroso, onde os jogos, brinquedos e brincadeiras fazem a magia do ambiente. Todas elas têm como objetivo comum o desenvolvimento das atividades lúdicas e a valorização do ato de brincar, independentemente do tipo de brinquedoteca e do lugar onde está instalada, sejam num bairro, numa escola, no hospital, numa clínica ou numa universidade. Cada um destes ambientes tem sua função definida e usam os jogos e brinquedos como estratégias para atingir seus fins, portanto cada brinquedoteca apresenta o perfil da comunidade que lhe dá origem. (p. 97) 

 

O professor é um elemento essencial e fundamental, é o contato principal desse processo, as crianças devem se sentir amparadas por este profissional, que mostrará o ambiente, os jogos, brinquedos, materiais e recursos disponíveis. O principal resultado educacional da brinquedoteca é a valorização da atividade lúdica, que tem como consequência o respeito às necessidades afetivas da criança, gerando o respeito à criança, contribuindo para diminuir a abuso dos sistemas educacionais extremamente rígidos, além de resgatar o direito à infância, tentando salvar a criatividade e a espontaneidade das crianças ameaçadas pela tecnologia educacional.

De acordo com Nez e Moreira (2013, p. 131):

 

A relevância da brinquedoteca na prática pedagógica na Educação Infantil tem como preceito o brinquedo como excelente ferramenta de apoio pedagógico, o qual oferece um momento lúdico, em que a fantasia, as habilidades e a criatividade são exploradas pelas crianças. Isso porque o lúdico, hoje, é concebido como um meio viável e seguro para proporcionar à criança uma educação de qualidade e, acima de tudo, interessante. Isso requer do educador uma formação específica, haja vista uma preocupação por meio dos setores públicos e das universidades em oferecer essa formação especializada em termos teóricos e práticos.

 

 

2.2 OS DESAFIOS PARA IMPLANTAR A BRINQUEDOTECA COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

 

A brinquedoteca tem que ter um espaço físico adequado com brinquedos e materiais diversificados, que consideram as necessidades e as características do desenvolvimento infantil. Os brinquedos e os jogos e outros objetos tem que estar disponível ao acesso das crianças, para estimulá-las a brincarem. Os brinquedos também devem ser suficientes para o número de crianças que são recebidas seja na escola ou em outro meio que se encontre. Embora as barreiras existentes, como: a falta de espaços, itens e disponibilidade de tempo pela sobrecarga de conteúdo, que abordam esta ação na escola.

A utilização de atividades lúdicas é vista com certo receio por educadores e pais e encara resistência, mas mesmo assim vem conquistando o seu espaço na sociedade atual. Santos (1997) relata que [...] uma brinquedoteca não significa apenas uma sala com brinquedos, mas em primeiro lugar, uma mudança de postura frente à educação. É mudar nossos padrões de conduta em relação a criança; é abandonar métodos e técnicas tradicionais; é buscar o novo, não pelo modernismo, mas pela convicção (apud NEZ e MOREIRA, 2013, p. 136).

Para que a brinquedoteca seja uma ferramenta pedagógica, tornando uma grande contribuição para a Educação Infantil, é preciso que o sistema educacional passe por modificações e busque novas metodologias, para garantir à criança um melhor desenvolvimento, dando a eles um ambiente adequado para um melhor aprendizado e para a valorização das atividades lúdicas. A brinquedoteca mostrar-se muito relevante no processo educativo, por beneficiar atividades lúdicas e oportunizar o prazer de brincar às crianças, tornando-se um instrumento de ajuda aos educadores. Para utilizar esse local de forma adequada, é necessário também repensar a formação dos educadores da Educação Infantil tendo consciência de que o professor não é somente um transmissor de conhecimento ou apenas um cuidador de crianças.

De acordo com Santos e Cruz (2004, p.70) apud Nez e Moreira (2013, p.137),

 

Educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, aquele caminho que o professor considera o mais correto, mas é ajudar a pessoa a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade. É aceitar-se como pessoa e saber aceitar os outros. É oferecer várias ferramentas para que a pessoa possa escolher entre muitos caminhos, aquele que for compatível com seus valores, sua visão de mundo e com as circunstâncias adversas que cada um irá encontrar. Educar é preparar para a vida.

 

É muito importante que os educadores estejam claro que a brinquedoteca não pode ser apenas um local com muitos brinquedos, e sim um espaço lúdico aperfeiçoado numa proposta educacional. Para garantirmos a sobrevivência e aumento dos espaços lúdicos, é preciso ocorrer parte dos educadores e uma revisão de considerações por parte dos pais e da sociedade no geral, pois as pessoas ainda veem com muita desconfiança, às vezes com preconceito, o emprego de brinquedos e brincadeira dentro das escolas, não compreendendo a importância da brincadeira como forma pela qual a criança aprende.

"Brinquedoteca, espaço criado para favorecer a brincadeira” (CUNHA, 2001 apud LIMA et al 2009, p.07).

 

 

2.3 A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA PARA A PRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS

 

Após intensas pesquisas científicas realizadas, com o interesse de provar se o lúdico realmente beneficia o processo ensino-aprendizagem, o que resultou na importância do lúdico como elemento primordial quanto às intenções e funções do brincar em relação com o aprender. No entanto, a escola é agente de transformação, com a função de proporcionar e valorizar a atividade lúdica no contexto escolar, conhecendo a importância em articular o aprender e brincar para interceder conhecimentos e habilidades autossuficiente para sua sobrevivência no mundo.

Neste sentido, a Brinquedoteca na escola tem como objetivo ir além da infância, pois, além de ser um espaço de educação, é também de apreciação de brincadeiras, de inclusão e identificação de desempenhos tomados pelos participantes, para melhor conhecê-los.

Segundo Puga e Silva (2008, p.1, apud, LIMA & DELMÔNICO, 2010, p. 5), a Brinquedoteca contempla os seguintes objetivos educacionais:

 

[...] resgatar para o âmbito da escola o caráter lúdico das atividades pedagógicas; oferecer para a criança no seu espaço escolar uma variedade de brinquedos; estimular a interação entre pais e filhos por meio dos jogos; valorizar o ato de brincar, respeitando a liberdade, a criatividade e a autonomia, possibilitando assim a formação do autoconceito positivo da criança; resgatar a brincadeira na vida do educando para a salvaguarda infantil; permitir a liberdade conscientizar pais e professores sobre a importância do brinquedo para a criança e o significado que ele tem para o seu desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e físico.

 

Este espaço lúdico vem se concretizando a cada dia, sendo um espaço privilegiado para a criança vivenciar condições que determinem o cumprimento de obrigações e deveres subjetivamente de acordo com a realidade do espaço onde esteja instalada.

Segundo Hypólito (apud VIRTUOUS 2001, p. 176) a presença da Brinquedoteca no meio institucional, "não deverá existir apenas para distrair as crianças, mas sim deverá preocupar-se com a formação do ser humano integral e com o período de vida no qual ele está sendo cultivado".

A brinquedoteca no meio educacional aumenta os conhecimentos dos educandos, com uso da ciência lúdica e dos meios facilitadores dos métodos de aprendizagem como: os jogos, as brincadeiras e o brinquedo, facilitando a evolução do saber na práxis pedagógicas e no aprimoramento das habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras com enfoque nas multiplicidades de inteligências destes em situações que o levem ao sucesso escolar. A brinquedoteca e a Educação Infantil têm que andar lado a lado, mas uma não substitui a outra, pois tanto uma quanto a outra devem gerar reflexões e despertar uma nova maneira de experiências e conhecimentos infantis, ligadas numa proposta educacional inovadora.

Sendo assim, “[...] a garantia de um espaço da brincadeira na pré-escola é a garantia de uma possibilidade de educação da criança em uma perspectiva criadora, voluntária e consciente”. WAJSKOP (apud MELO, 1999, p. 31).

 

Na Brinquedoteca o brincar é realizado de forma prazerosa, sem se preocupar com o tempo, pois brincar é essencial para a saúde física, emocional e intelectual do ser humano.
No brincar as crianças fluem sua fantasia, sua imaginação e toda sua sensibilidade sem diferenciar o real do imaginário. Sendo um ambiente para estimular a criatividade, deve ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira de “faz de conta”, a construção de brinquedos e a socialização. O que não podemos esquecer é que qualquer que seja o tipo de Brinquedoteca, o acervo de brinquedos, as brincadeiras, vão proporcionar a criança e ao jovem, momentos criativos, alegres, com muito prazer e aprendizado (C
olunista Portal – Educação, on line).

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  1. 4. MATERIAIS E MÉTODOS

 

O tipo de pesquisa adotado para execução deste trabalho é a documental com pesquisa realizadas em periódicos on-line, livros, artigos e teses e a real através de aplicação do tema fora dos encontros presenciais contribuindo assim para um melhor aprofundamento e chegar aos resultados esperados da pesquisa em questão.

 

IMAGEM 1: A alegria da Brinquedoteca escolar

Fonte: Disponivel em: www.google.com/search?q=imagem+de+brinquedoteca+escola. Acesso em 03 de junho de 2019

 

Através dessa imagem compreendemos que a brinquedoteca é um espaço para a estimulação de crianças das mais diversas faixas etárias, esse local oferece diversos brinquedos num ambiente favorável à ludicidade, com liberdade em um mundo de fantasia, que estimula o imaginário das crianças, que leva-os a viver de forma prazerosa e saudável, o sentido da brinquedoteca na escola tem como objetivo ir além da infância, abrangendo toda a comunidade escolar, além de ser um espaço de educação, é também de brincadeiras, de inclusão e identificação de comportamentos adotados pelas crianças, para melhor conhecê-los. Essa imagem nos mostra claramente sobre a importância da brinquedoteca para o âmbito escolar, o espaço do faz de conta, do viajar além da imaginação, pois nesse espaço tem muitos brinquedos, livros, quebras cabeças e jogos. Na imagem podemos observar que as crianças estão brincando todas juntas utilizando os mais variados brinquedos que tem nesse espaço, onde os mesmos aprendem juntos a socialização, a interação e o aperfeiçoando a coordenação motora e o raciocínio lógico.

 

 

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Sendo assim, é muito importante que todas as escolas implantem em seus espaços escolares as brinquedotecas, um lugar organizado permitindo que as crianças brinquem e se desenvolvam no que diz respeito às habilidades psicomotoras e também na cidadania e na socialização.

Na brinquedoteca as habilidades das crianças surgem de maneira natural, sendo que elas não são obrigadas a realizarem atividades que não gostam. Elas devem fazer atividades interessantes e que tenha a ludicidade, sendo tão importante para a saúde mental da criança, buscando um espaço mais agradável, sendo esse o espaço de formação da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos.

 

 

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Ao término deste trabalho, concluímos que a brinquedoteca é muito importante como atividade lúdico-educativa, principalmente nos dias atuais, onde as brincadeiras, jogos e brinquedos devem ser resgatados, pois a brinquedoteca tem algo de mágico, estimula a fantasia, o poder de invenção da criança, deixando a criança totalmente livre, onde podemos analisar como é importante a brinquedoteca como espaço educacional aumentando a possibilidade da criança a desenvolver o seu lado social, emocional e intelectual.

Concluímos também que todas atividades aplicadas com o lúdico ou através da brinquedoteca, as aulas ficam mais atraente e os alunos prestam mais atenção no conteúdo que a professora está explicando.

 

 

REFERÊNCIAS

 

A alegria da Brinquedoteca escolar. Disponivel em: www.google.com/search?q=imagem+de+brinquedoteca+escola. Acesso em 03 de junho de 2019.

 

Colunista Portal Educação. Brinquedoteca: A arte de ensinar brincando. Pedagogia. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/brinquedoteca/5435. Acesso em: 10 jun. 2019.

 

EUSTÁQUIO, Rosilane Neves Pinto – A importância da Brinquedoteca no Espaço Escolar. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-brinquedoteca-no-espaco-escolar/111263/. Acesso em 26 de Março de 2019.

 

HYPOLITTO, Dinéia. O brinquedo e a criança. Ano VII, nº. 26. Agosto. 2001. Disponível em: http://br.geocities.ws/dayaneheart/Webfolio/artigo.pdf. Acesso em: 04 Abril de 2019.

 

LIMA, Luciana Rainieri Fernades. A Importância da Brinquedoteca no Ambiente Escolar Como Espaço Mediador de Aprendizagens. Disponível em: https://www.conpef.com.br/anteriores/2011/artigos/19.pdf. Acesso em: 14 abr. 2019

 

MELO, Fabiana Carbonera Malinverni. Lúdico e musicalização na educação infantil / Fabiana Carbonera Malinverni. Indaial: Uniasselvi, 2011. 272 p. il. Inclui bibliografia. ISBN 978-85-7830-435-5 1. Educação musical. I. Centro Universitário Leonardo da Vinci.

 

NEZ, Geslaine; MOREIRA, Janete Aparecida Niscatro. Reflexões sobre a Utilização da Brinquedoteca na Educação Infantil. (Univ. do Estado de Mato Grosso), vol. 19, ano 11, n.1, p. 129-145, jan./jun.2013.Disponível em http://www2.unemat.br/revistafaed/content/vol/vol_19/artigo_19/129_145.pdf. Acesso em 01 de Abril de 2019.

 

PASSEI DIRETO – A Importância da Brinquedoteca como Prática Pedagógica. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/53115964/a-importancia-da-brinquedoteca-na-pratica-pedagogica. Acesso em 25 de Março de 2019.

 

PUGA, Edna. Mara. G. R. et al. A brinquedoteca na escola: possibilidade do resgate do lúdico ou recurso da prática pedagógica. Universidade Federal de Juiz de Fora. Monografia do Curso de Especialização em Arte Educação Infantil. 2008. Disponível em: <http://www.lisane.pro.br/Disciplinas%5CTeoPratJogos%5CMaterial%5CArtigos%5CUnidadeII%5CA_brinquedoteca.pdf> Acesso em: 04 Abril 2019.

 

VIEIRA, Tatiane Martins, apud SANTOS.O brincar, a Brinquedoteca e o Brinquedista. Disponível em: http://www.unifan.edu.br/files/pesquisa. Acesso em 14 de Junho de 2019.

 

VIRTUOUS, Só Pedagogia Tecnologia da Informação, 2008-2019 - Estudo Sobre a Importância da Brinquedoteca no Ambiente Escolar como Espaço Mediador de Aprendizagens, Sob o Ponto de Vista dos Professores da Rede Municipal de Ensino do Cornélio Procópio. Disponível em: https://www.pedagogia.com.br/artigos/importanciadabrinquedoteca1/index.php?pagina=4. Acesso em 01 de Abril de 2019.