Buscar artigo ou registro:

 

 

O CONCEITO DO FUTSAL E A IMPORTÂNCIA DE TREINAMENTOS

Cassio Rossato de Carvalho

 

 

RESUMO

O presente estudo tem por objetivo descrever o conceito histórico do esporte e a origem do futsal na importância de seus treinamentos, sendo que o esporte de competição é diferente do esporte escolar, no qual o mesmo visa à aprendizagem, o respeito pelo colega e também à capacidade e o esforço de cada aluno, estigando eles a serem atletas no futuro. O pensamento e a forma de aderir o futsal nas aulas é um planejamento do professor para que ao aplicar as aulas como treinamento para os alunos possam compreender o quanto significa fazer um bom jogo uma boa partida, e assim nos treinamento para competição saber lidar com perdas e derrotas, para que se tenha noção das metodologias propostas e os benefícios que o esporte nos treinamentos pode trazer e oferecer no aprendizado e no desenvolvimento dos educandos para tomada de decisões, acerto de passes, condução de bola. É importante ressaltar que a educação física viabiliza o que em sociedade está sendo cada vez mais atrativo, pois é nas escolas que os alunos começam a ter o primeiro contato com o futsal. Conclui-se que o treinamento a frente do professor sendo um bom profissional faz o atleta a ter um bom cognitivo para tomada de decisões objetivando-se nos resultados positivos.

 

Palavras-chave: Futsal. Treinamentos. Esporte.

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

O presente trabalho tem por objetivo abordar a importância do esporte nos treinamentos esportivos que insere no planejamento necessário pelo professor técnico, atendendo aos alunos com uma visão de um o esporte de competição mais com o saber de ganhar e perder. É importante que haja um foco na compreensão do esporte, seja nas regras de quem é vencedor ou perdedor, numa visão competitiva deve-se ter o caráter de humanidade que se aplica o ensinamento de quem aprende a tratar um adversário, e ter a consciência de respeitar os mesmos. Os treinamentos têm finalidade de mostrar as proporções de desenvolvimento de agilidade e tomada de decisão promovendo uma atitude rápida e cognitiva dos atletas de futsal e instigar o espírito esportivo que se almeja vencer com uma atitude sadia.

O Treinamento visa trabalhar o equilíbrio valorizando aprendizagem, e o modo de instruir metas para que o atleta alcance o objetivo, desse modo é necessário muito esforço e compreensão para o acerto de passes de bola, velocidade e finalização. O esporte viabiliza o que em sociedade está sendo cada vez mais atrativo.

Contudo vale ressaltar que as atividades de treinamento desportivo, melhoram aptidão motora e física, beneficiando os atletas a ter resistência e evitando a fadiga. As habilidades fundamentais para que o professor técnico de futsal é que ele intermedia o desenvolvimento dos atletas para que eles tenham sua própria autonomia, e propiciando habilidades de uma boa condução de bola, para que eles descubram e desperte o interesse pela interação de melhorias nas capacidades de conseguir conquistar suas metas e superar as dificuldades.

 

 

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

2.1 A HISTÓRIA E AS CARACTERÍSTICAS DO ESPORTE.

 

As atividades esportivas é uma prática milenar. Os primeiros povos a se constituir em sociedade tinha suas práticas esportivas, embora um tanto rudimentar, talvez com regras bem diferentes do contexto atual, usando objetos esférico da natureza, para suas atividades esportivas no intuito de socializar um bom convívio entre seus pares da comunidade em formação social.

 

Acredita-se que depois da alimentação, a mais antiga forma de atividade humana é a que hoje se conhece por esporte. Mas a prática desportiva teve início remoto onde já havia monumentos de vários estilos dos antigos egípcios, babilônios, assírios e hebreus com cenas de luta, jogos de bola, natação, acrobacias e danças. Entre os egípcios, a luta corpo a corpo e com espadas surgiram por volta de 2.700 a.C. e eram exercícios com fins militares. Os outros jogos tinham caráter religioso. (KADDUKO, 2011, p.1).

 

De acordo com autor acima referenciado, a necessidade do homem de prática esporte é tão importante quanto o agrupamento social, pois nada melhor do que atividades esportivas para consolidar o espírito competitivo e o sucesso de equipes para formar um grupo interados em suas atitudes cooperativa onde o sucesso de um depende da cooperação do outro. Haja vista que essa prática conforme essa história constata é praticada durante toda a permanência do homem em sociedade.

 

Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc. (MORAES, 2009, p. 1).

 

De acordo com Moraes conforme a citação acima, a necessidade do homem se movimentar e exercitar seu corpo foi pela necessidade de se alimentar através da caça e pesca e também da sua condição de nômade, pois não tendo morada fixa, necessitava de um preparo físico bem acentuado para poder percorrer grandes distância territoriais para a busca de alimento.

 

 

2.2 A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DE FUTSAL PARA O ATLETA

 

O futsal como esporte é uma das melhores formas da socialização dos membros da sociedade, principalmente na sociedade. Pois é na escola que o aluno tem o primeiro contato com o futsal e também com outros esportes, de acordo com Rodrigues (2012, p.7) “O esporte possui um grande potencial de socializar indivíduos das mais diferentes classes, religiões, gêneros, entre tantas outras diferenças presentes na nossa sociedade”. E através do esporte que apresenta várias a importância dos aspectos, bem como à recreação, lazer e relação como relacionados à socialização, nos dias atuais não se pode negar que o esporte, é uma influência. Seja no meio educacional ou competitivo.

Sendo assim não há dúvidas que a atividade esportiva gera um grande socializado em massa nos indivíduos, formando atletas no futuro.

 

O esporte deva estar presente na Educação Física escolar, pois este fenômeno está culturalmente enraizado em nossa sociedade, portanto, necessita de uma atenção especial para que possamos oferecer aos alunos condições de entende – ló e refletir sobre suas variadas possibilidades, pois da mesma forma que os acontecimentos da sociedade exercem influência na escola, reciprocamente a escola também possui a propriedade de intervir nesta sociedade. (BARROSO; DARIDO, 2006, p. 103).

 

O profissional de educação física é o que observa a potencialidade dos seus alunos, encaminhando atividades esportiva para cada indivíduo, para que o mesmo possa desenvolver seu potencial esportivo nessa modalidade.

 

Sendo assim, pode-se dizer que a Educação Física possui um impacto positivo no pensamento, no conhecimento e ação, nos domínios cognitivos, afetivos e sociais, ou seja, na vida do ser humano como um todo. Entretanto é importante afirmar que o indivíduo plenamente desenvolvido a partir do movimento consegue construir uma vida ativa, saudável e produtiva, criando uma integração segura e adequada e de desenvolvimento harmônico entre corpo, mente e espírito (SERAFIM, 2008, p.4).

 

O futsal é um esporte mundialmente famoso. Segundo Baseggio (2011) acredita-se que surgiu das peladas de várzea que começaram a ser adaptadas às quadras de basquete e pequenos salões na década de 30 no Uruguai. No Brasil foi introduzida através da Associação Cristã de Moços (A.C.M.), em São Paulo entre os anos de 1948/49, a dedicação foi tanta que logo conseguiu o reconhecimento popular e tornou-se um esporte oficial. Nas décadas de 60 e 70, o Futsal começou a ser regulamentado e ganhar o continente. Por fim, criou-se então a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), no Rio de Janeiro, hoje funcionando dentro da Federação Internacional de Futebol (FIFA).

O professor técnico deve-se trabalhar o equilíbrio valorizando o aprendizado de forma sistematizada através de estratégias, no modo de instruir metas para que o atleta alcance o objetivo, desse modo é necessário muito esforço e compreensão para o acerto de passes de bola, velocidade e finalização. De acordo com Tubino (1984) a organização do treinamento desportivo de alta competitividade está sempre referenciada na lógica, na racionalidade, na metodologia científica de treinamento, nos materiais disponíveis, os prazos existentes, nas demais variáveis de intervenção, e, principalmente, nas capacidades e talentos em termos organizacionais dos responsáveis pelo seu desenvolvimento.

 

... “a iniciação ao futsal deve ser uma continuidade do trabalho de desenvolvimento motor, quando são aplicados diversos movimentos e experiências que proporcionam o aumento do acervo motor da criança. Gradativamente, através da combinação de exercícios com bola e pequenos jogos que se tornarão cada vez mais complexos, tanto em regras como em movimentos, o futsal irá se incorporando ao acervo motor da criança”. Mutti apud GASPAROTTO e JUNIOR (2009)

 

Diante do exposto o futsal é sem dúvida uma atividade esportiva essencial para o desenvolvimento físico e social dos indivíduos pertencentes ao grupo social, principalmente na idade escolar. Haja vista que é a educação que tem a sua obrigatoriedade formar cidadãos aptos para o desenvolvimento integral do indivíduo em seus diversos níveis de formação.

 

 

3. MATERIAIS E MÉTODOS

 

O trabalho realizado tem como conceito de pesquisas bibliográfica e sites científicos da internet feitas por outros autores com levantamentos e revisão de obras publicadas sobre a teoria que direciona o trabalho científico numa dedicação, estudo e análise pelo pesquisador que traz a executar o trabalho científico com objetivo de reunir e analisar textos publicados. De acordo com Raymundo (2018, p.1) a pesquisa bibliográfica “é à base de qualquer trabalho científico. Essa etapa serve para reunir o conhecimento teórico já disponível. A partir daí, pode-se analisar ou explicar o objeto de estudo’’. A mesma consiste no referencial científico já pesquisado por autores de melhor conhecimento do tema.

Foi utilizado as citações para os assuntos levantados nesse trabalho para que esse documento esteja com caráter científico, sendo assim houve uma investigação em material teórico sobre o assunto de interesse concluindo que o professor como mediador do ensino e adaptação de suas aulas referente ao esporte dando suporte com literaturas diversas, consolidando sua hipótese.

 

 

4. CONCLUSÕES

 

Diante do exposto e estudos realizados, chegamos a conclusão de que o futsal é uma modalidade esportiva para o desenvolvimento lúdico na idade escolar, sendo um incentivo para que os alunos da escola sejam atletas no futuro. Investindo em sua aptidão física numa perspectiva de agir rápido e ter boa tomada de decisão na hora de um jogo, para que alcance o objetivo de fazer gols através de jogada ensaiadas de sistema técnico e tático. O treinador incentiva a equipe para que os atletas sejam motivados a conseguir resultados através de estratégias para a equipe, pois no futsal o conjunto da obra é importante para que o grupo se desenvolva e passe para garantir êxito em suas competições seja ela na condição de recreação ou de competição profissional, o treinamento a frente do professor sendo um bom profissional faz o atleta a ter um bom cognitivo para tomada de decisões objetivando-se nos resultados positivos.

As diretrizes organizacionais e metodológicas para o treinamento de futsal para praticantes em idade escolar podem ser verificadas por meio da revisão de referências a modelos de futsal. Sendo uma das modalidades mais praticadas pelos alunos, o futsal desempenha um papel muito importante na prática desportiva e exige dos treinadores/professores uma preparação para os conteúdos, meios e métodos envolvidos nesta modalidade. Desta forma, os treinadores assumem uma grande responsabilidade na seleção do método adequado à faixa etária do atleta, bem como no planeamento e organização das épocas de treino e competições escolares. Enfatize que qualquer compromisso da escola com o atletismo é para o aluno/atleta, e não o contrário, para que o processo de ensino seja adaptado ao seu desenvolvimento e interesses.

 

 

REFERÊNCIAS

 

BARROSO, André Luís Ruggiero; DARIDO, Suraya Cristina: Escola, Educação Física e Esporte: Possibilidades Pedagógicas. Postado em: Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, v. 1, n. 4, p. 101-114, dez. 2006. Disponível em: < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/

 

EDUCACAO_FISICA/artigos/escola_ed_fisica.pdf>. Acesso em: 10 jun 2022.

 

BASEGGIO, T.S. Oficinas sócio-educativas de futsal como ações complementares no processo educacional. Ebookbrowse, 2011.

 

KADUKKO. A Origem do Esporte. Postado em: Scribd 04/05/2011: Disponível em: < https://pt.scribd.com/doc/54606113/A-Origem-Do-Esporte >. Acesso em: 11 jun 2022.

 

MORAES, Luiz Carlos. História da Educação Física. Cooperativa do Fitness. Disponível em: < https:// https://efdeportes.com/efd166/pre-historia-importancia-para-a-educacao-fisica.htm#:~:text=Tudo%20come%C3%A7ou%20quando%20o%20homem,1)./>. Acessado em: 11 jun 2022.

 

MUTTI, D (2003). Futsal: da iniciação ao alto nível. 2ª ed. São Paulo: Phorte.

 

RAYMUNDO, Rafael Tourinho. Pesquisa Bibliográfica: tudo o que você precisa saber para fazer a sua. Disponível em: < https://viacarreira.com/pesquisa-bibliografica-204626/>. Acessado em: 10 jun 2022.

 

SERAFIM, P.A. et al. Educação Física e psicomotricidade: uma relação fundamental no desenvolvimento humano. Laboratório de Atividades Lúdico-Recreativas (LAR) da UNESP/Presidente Prudente, 2008.