A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA A SUA IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA
Claudineia Borges de Jesus
RESUMO:
O presente artigo tem por objetivo mostrar a importância da musicalização na Educação Infantil no processo de ensino-aprendizagem destacando seus principais pontos positivos para o desenvolvimento das crianças e para a inserção da música em sala de aula por meio de atividades que contribuam para o aprimoramento de suas habilidades motoras e corporais bem como para seus aspectos sociais, culturais e linguísticos proporcionando conforto e bem-estar, tornando as aulas mais lúdicas e divertidas. Este estudo traz alguns autores importantes para a musicalização na Educação Infantil. É importante ressaltar que a música é uma arte que exprime-se através de instrumentos e sons, utilizando diferentes mecanismos para transmitir sua mensagem de maneira harmônica. Por essa razão, ela traz grandes benefícios na vida das crianças, sendo papel da escola introduzir a noção de música, musicalidade e mobilizar conhecimentos para que o aluno conheça sua preferência musical, desenvolvendo a linguagem corporal.
Palavras-chave: Musicalização. Educação Infantil. Desenvolvimento.
INTRODUÇÃO:
Este artigo pretende mostrar a importância da musicalização na Educação Infantil e abordar os aspectos positivos que se dão a partir da utilização da música como ferramenta de ensino presente na vida do aluno. Considera-se que ela contribui para o processo de aprendizagem e para o desenvolvimento da criança, destacando suas habilidades motoras, cognitivas, linguísticas e afetivas. Diante disso, é necessário reconhecê-la como uma atividade lúdica que torna o trabalho em sala de aula mais leve e expressivo.
A música é uma ferramenta de grande importância na Educação Infantil, sendo utilizada como um recurso didático na prática pedagógica que contribui diretamente no desenvolvimento e a na expressão que é trabalhada de acordo com os diferentes objetivos que são estabelecidos, possibilitando a exploração do lado criativo, sociável, afetivo entre outros.
Desde o momento em que as crianças estão no útero da mãe, elas conseguem captar um ritmo ao ouvir a pulsação do coração, já tendo assim um contato mais direto com o universo dos sons. Por essa razão, as crianças acabam se encantando pela música, encontrando uma fonte de alegria, de bem-estar e de expressão de sentimentos e emoções que as constituem, sejam emoções positivas ou negativas. Por essa razão, muitas delas quando são deixadas na escola sentem falta da mãe e também por estarem em um ambiente que tampouco estão familiarizadas. Se a música é trabalhada com as atividades propostas na escola elas terão a oportunidade de conhecer, de poder interagir e de melhor expressar-se nas situações.
Segundo Assis apud Biagioni, Gomes e Visconti (1996, p.4):
“Música é sinônimo de alegria, de aproximação entre pessoas, de sintonia de idéias e aspirações, de liberação daquilo que sentimos, amamos e queremos”.
Nesse sentido, é importante que a escola insira a musicalização na aprendizagem das crianças, contribuindo para o seu prazer e o seu bem estar, utilizando a música como um acalento nas horas de maior agitação diante do estresse presente na vida corriqueira e a criança possa entrar em sintonia e se sinta acolhida no ambiente escolar que às vezes pode provocar algum estranhamento no início.
Por isso, é muito importante que as crianças recebam estímulos sonoros através do aconchego da escola, de casa e de pessoas que estão presentes ao seu redor para estar familiarizada com os primeiros momentos na escola, adaptando-se aos diferentes sons produzidos, ao brincar e até mesmo por objetos ou vozes de outras crianças. Dessa maneira, elas conhecerão o mundo e essas experiências poderão contribuir para a construção da musicalização desde os primórdios da infância.
Conforme, Biagioni, Gomes e Visconti (1998, p.15):
A musicalização infantil é um poderoso instrumento que desenvolve, na criança, além da sensibilidade à música, qualidades preciosas como: a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional e inúmeros outros atributos que colaboram na formação do indivíduo.
As atividades musicais e o contato da criança com a música logo na infância propicia a criação de um ambiente adequado no seu lar, permitindo com que possam ouvir, aprender, imitar os sons e escrever música e ter incentivo para aprimorar suas habilidades, conectando-se ainda mais através da observação e das palavras. Nessa perspectiva, é importante que a musicalização esteja sempre presente na vida da criança para proporcionar prazer e bem-estar e agregar no seu conhecimento sobre o mundo.
O RCNEI, (Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil) (v.3), prevê que para promover o desenvolvimento e aprendizagem da criança, a musicalização traz elementos já citados por Biagioni, Gomes e Visconti, tendo a possibilidade de auxiliar no desenvolvimento motor, auditivos, afetivo entre outros. Por isso, as crianças podem sempre estar atentas e demonstrar diferentes reações, estando mais tranquilas e agitadas. Sendo assim, é possível trabalhar por meio da bandinha rítmica e de objetos a coordenação motora e os movimentos da criança, gestos que acompanham uma melodia.
É importante destacar que algumas atividades podem estimular sua expressão corporal como brincar de roda, mexer nos objetos, aprender uma música, ter brinquedos rítmicos entre outras, despertando o interesse pela atividade musical e pelo trabalho com a expressão corporal através da linguagem oral. Sendo assim, a musicalização infantil é uma ótima maneira de desenvolver a expressão, a autoestima, o autoconhecimento e a integração ao meio social, já que por meio da música é possível ter incríveis experiências, viver diferentes emoções e também poder concentrar-se no que está sendo proposto, atendo-se para a observação, a análise e a reflexão.
Segundo Andrade (1929, p. 82):
A criança é essencialmente um ser sensível à procura de expressão. Não possui ainda a inteligência abstraindo completamente formada. A inteligência dela não prevalece e muito menos não obumbra a totalidade da vida sensível. Por isso ela é muito mais expressivamente total que o adulto.(...). A criança utiliza-se indiferentemente de todos os meios de expressão artística. Emprega a palavra, as batidas do ritmo, cantarola, desenha. Dirão que as tendências dela ainda não se afirmaram. Sei. Mas é essa mesma vagueza de tendências que permite pra ela ser mais total. E aliás as tais "tendências" muitas vezes provêm da nossa inteligência exclusivamente.
A música pode ser considerada um meio de expressão no qual a criança está à procura de se encontrar, de interagir, sendo na Educação Infantil um dos mais importantes momentos para se aprendê-la. É notório que a criança consegue expressar-se e ser mais transparente do que o adulto e, por essa razão, ela busca expressar-se através de diferentes meios como o canto, o desenho, a pintura, desenvolvendo o seu aspecto intelectual e sócio-cognitivo.
METODOLOGIA
Para a realização deste trabalho, foram utilizadas diversas pesquisas bibliográficas levando em conta o aporte teórico de cada autor, sendo utilizados diferentes livros, artigos científicos encontrados na Internet, trazendo a importância do tema escolhido na prática docente dos dias atuais.
A partir do tema escolhido, trabalhou-se com a musicalização na Educação Infantil com o objetivo de trazer as músicas infantis para o cotidiano das crianças e realizar o seu desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor. Nesse sentido, considera-se que a música faz parte de uma das primeiras experiências sociais da criança e se torna importante a partir dos meios familiares como o contato com a rádio, com vídeos no Youtube, com a televisão, entre outras plataformas. Por isso, as crianças têm um grande envolvimento com o universo dos sons e com a receptividade musical a partir dos gestos corporais.
Dessa maneira, é apresentado o tema das múltiplas linguagens de meninos e meninas no cotidiano da Educação Infantil. Com este tema, foi realizada uma discussão sobre o desenvolvimento de um bom planejamento e de sua adequação que atenda as necessidades das crianças, principalmente no período da pandemia. Por essa razão, cada grupo de mediadores do grupo debateu sobre a importância da BNCC e da DRC-MT e como elas devem ser trabalhadas.
No final do ciclo que ocorreu na Escola Municipal EMEI Galileia, a prática foi relacionada ao tema ‘’musicalização’’, no qual pôde-se além de discutir, desenvolver instrumentos voltados aos povos indígenas em virtude de ter sido realizado no dia do índio. Entretanto, a socialização ocorreu no dia 10/05 tendo a participação dos pais que permitiu com que eles soubessem mais sobre o trabalho dos professores de Educação Infantil e sobre os seus filhos em sala de aula, sendo uma importante dinâmica. Já no dia 17/05 foi realizada a socialização de todos os professores da Educação, no qual cada escola que fazia parte das mesas de debate expôs a forma com a qual são trabalhadas as aulas e o desenvolvimento de suas crianças.
Quanto à Educação Infantil, não dá pra imaginá-la sem a música, pois ela permeia todo o trabalho com a Educação. As crianças interagem com as músicas, as brincadeiras e os jogos enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, atuando em situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e sua produção musical. Os aspectos instintivos e afetivos da música se destacam para crianças de até três anos e, por isso, devem estar trabalhando a música todos os dias.
A música é utilizada neste estudo de forma a ampliar a linguagem oral, visual e corporal das crianças de forma socializadora. Sabe-se que às vezes ocorre uma banalização da música no contexto educacional e se dá, devido os profissionais utilizarem apenas como fonte de recreação das crianças, ignorando sua riqueza cultural e social, tampouco se pretende isso com este estudo.
Pode-se afirmar que a música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens como a escrita e a oral e ajuda a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração, a memória e outros benefícios que estão envolvidos nesse processo. Por isso, os profissionais do Maternal II B, resolveram criar condições para que as crianças possuam estar refletindo e possam entender a música como fonte de prazer e conhecimento, além de estimular juntamente a criatividade na confecção de instrumentos musicais de vários tipos e sons diferentes, onde são trabalhados os movimentos, a percepção, a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa que a música oferece.
PLANEJAMENTO DE AULA E RESPECTIVOS OBJETIVOS
EMEI GALILEIA
TEMA: Planejamento na Educação Infantil…. Mas que atividade: ‘’A criança em Foco’’
Professora: Claudineia
Turma: Maternal II B
PLANOS DE AULA
OS TRÊS PORQUINHOS
CONTEÚDO
Linguagem oral e escrita
Matemática
Música em movimento
Formação social e pessoal
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
O eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Espaço, tempos, quantidades, relações e transformações
OBJETIVO
Desenvolver a capacidade de falar e ouvir;
Estimular a criatividade, sensibilidade e ima
ginação;
Promover o hábito da leitura;
Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais;
Estimular a linguagem oral;
Ampliar a atenção visual, concentração;
Trabalhar coordenação motora fina;
Despertar o prazer de ouvir histórias;
Reconhecer os personagens da História - Os Três Porquinhos
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
Primeira acolhida: Recebe as crianças em sala de aula com pecinhas e depois que todos chegam, vamos para o refeitório onde são cantadas várias músicas, tomamos o café da manhã, e depois retornamos para a sala de aula.
Segunda acolhida: Conto e reconto da história, roda de conversa sobre o tema, confecção da casinha de palha, utilizando papelão e palhas.
Terceira acolhida: Confecção da casinha de madeira, utilizando papelão, cola e madeira.
Quarta acolhida: Confecção da casinha de tijolo, utilizando papelão, cola e outros materiais.
Quinta acolhida: Confecção de máscara para brincar de teatro com as crianças.
AVALIAÇÃO:
Observar o desempenho e a participação das crianças nas atividades propostas e o gosto de interpretar através do teatro.
PLANEJAMENTO DE AULA NA FORMAÇÃO CONTINUADA: BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
OBJETIVO:
08/07 - Trabalhar a coordenação motora ampla e agilidade.
09/07 - Desenvolver a coordenação visual motora de forma divertida.
10/07 - Identificar as cores das equipes, trabalhando noção de localização e atenção. 11/07 - Desenvolver a dinâmica da equipe, promovendo a união.
12/07 - Entender a importância da data trabalhada, compreendendo seu significado.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
O eu, o outro e o nós/ corpo, gestos e movimentos/ traços, sons, cores e formas/escuta, fala, pensamento e imaginação/espaço, tempos, quantidades, relações e transformações.
ATIVIDADES:
08/07 - Corrida do saco 09/07 - Dia de cinema
10/07 - Brincadeira das cores
11/07 - Brincadeiras (carregar a bola no lençol) 12/07 - Festa junina escolar
DESENVOLVIMENTO:
08/07 - Um de cada vez correr no saco até a marca da equipe. 09/07 - Todos no refeitório assistiram o filme dos animais.
10/07 - Um de cada vez pegar um copo com água amarela até encher a garrafa pet na marcação de cada equipe.
11/07 - Todos da equipe seguram o lençol com a bola em cima sem deixar cair até o pneu e colocar a bola dentro.
12/07 - Festa junina com todas as turmas da escola, todos os vestidos a caráter dança e brincadeiras.
OBS: A avaliação será relatada no caderno no final de cada dia.
Todos os dias segue a rotina de café e logo após atividade do dia e leitura com deleite e músicas diversas.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo o Dicionário Michaelis (2000, p.423) “música é a arte e técnica de combinar os sons de modo agradável ao ouvido”, isto é, a música é uma maneira de se produzir arte, na qual é permeada por técnicas e combinações entre sons e arranjos de modo que a torne agradável ao ouvido e também todos os elementos sejam trabalhados harmonicamente.
Barreto e Chiarelli (2005) afirmam:
‘’Atualmente existem diversas definições para música, mas de um modo geral, ela é explorada pelas áreas de ciências e arte, na medida em que as relações entre os elementos musicais são relações matemáticas e físicas’’.
Sendo assim a música pode ser relacionada no âmbito da ciência e da arte de forma a interligar ambas as áreas, trabalhando os elementos musicais de maneira coletiva com base nos critérios da música.
Dessa maneira, a música é uma importante ferramenta que auxilia no desenvolvimento e na aprendizagem da criança, sendo necessário inseri-la desde o primeiro momento no contexto escolar e ensiná-la através da expressão da voz, do corpo e de como transpor as emoções e os sentimentos que ela traz. Por essa razão, os primeiros anos das crianças é favorável para a aprendizagem e sobretudo para a compreensão da linguagem corporal ligada à música, pois elas começam a ouvir e reconhecer a importância da música e dos sons na sua vida.
Conforme Bréscia (2003, p. 81) ‘’O aprendizado da música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar o indivíduo’’.
Na escola, as crianças começam a ter maior contato com a música, passando a focar nas aulas e reconhecer sua relevância na educação, assim como nas atividades lúdicas através dos jogos, das brincadeiras com o intuito de motivá-las a aprender e propiciar um momento de prazer, de bem-estar e contribuir para uma aprendizagem significativa da música.
A música apresenta um enriquecedor papel, proporcionando assim o desenvolvimento de diversas habilidades e atividades que são planejadas para o trabalho com os elementos musicais, permitindo que as crianças possam interagir e se divertirem juntas. Com a utilização dessa prática pedagógica, elas podem se desinibir e demonstrar seus verdadeiros sentimentos umas com as outras com o auxílio do professor e do seu planejamento com base nos objetivos que pretende alcançar para guiar os alunos.
A educação musical além de auxiliar no desenvolvimento de diversas habilidades, poderá auxiliar na aprendizagem dos alunos, lembrando sempre que qualquer atividade deve ser pré- planejada. Trabalhar com música não é simplesmente ligar o som e dizer que a escola oferece a disciplina de arte musical, é preciso ter consciência dos objetivos que se deseja alcançar através da música. (COPETTI; ZANETTI E CAMARGO, 2011, p. 02)
Tendo isso em vista, a musicalização na educação infantil é um tema muito discutido, pois grande parte das crianças escutam uma música, brincam na roda e estão mais à vontade para estarem incluídas no universo da música. Pode-se considerar que este contato é primordial para que aprendam a conviver, interagir com os colegas e enriquecer seu conhecimento de mundo.
Nesse contexto, a música acaba fazendo parte do cotidiano da criança, auxiliando na coordenação motora, na alfabetização, na disciplina permitindo que o aluno aprenda a lidar com suas emoções e com seu lado afetivo. Além disso, é através dela que as crianças encontram mais a si mesmas, pensam sobre sua forma de agir e refletem sobre seu próprio sentir a partir de novas descobertas que realizam ao longo do processo.
Na fase da alfabetização, por exemplo, as crianças são estimuladas pelos sons através de músicas infantis, sílabas que apresentam uma rima e se dão com repetições, sendo o canto um grande incentivo para aprender a falar, a se expressar através dos gestos e compreender o significado das palavras, contribuindo para a socialização e para o trabalho voltado à coordenação psicomotora. Por isso, pode-se considerar a musicalidade uma grande aliada, já que quando é trabalhada em diferentes faixas etárias desperta interesse e desenvolve o processo de aprendizagem dos alunos.
Segundo Brito (2003, p. 127):
Devemos ampliar o contato das crianças com os produtos musicais diversos, o que exige disposição para escutar, pesquisar e rir além do que a mídia costuma oferecer. É importante que as crianças conheçam nossos compositores: Caetano Veloso, Dorival Caymmi, Noel Rosa, Lamartine Babo, Lupicínio Rodrigues, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Elda Lobo, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Chico Buarque de Holanda, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Antônio Madureira, Lenine, Hélio Ziskind, Paulo Tatit e Sandra Peres, Antônio Nóbrega e muitos outros, que, mesmo quando não têm a intenção de fazer músicas infantis, aproximam-se do universo da criança enriquecendo seu conhecimento acerca da produção cultural do país.
Além da música ser considerada uma importante ferramenta, sendo a escola fundamental para a formação social, cultural e intelectual da criança. Cabe ao professor e ao papel da escola proporcionar o conhecimento da música como disciplina, os gêneros musicais e as músicas clássicas ou populares. É através dela que a voz se torna um instrumento de expressão e de manifestação da arte, atuando na memória, na emoção e no desenvolvimento das crianças.
A musicalização atende necessidades afetivas, expressivas e cognitivas, aprender a mesma significa integrar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão. (TEIXEIRA, 2004)
Por meio da musicalização, o professor pode auxiliar as crianças e contribuir diretamente com o seu desenvolvimento como seres únicos e individuais. Por essa razão, elas começam a estar mais atenta à escola, aos seus colegas de aula, às suas ações e podem refletir mais sobre seus sentimentos e emoções. A troca social é um fator primordial nesse processo, pois é através dela que as atividades são pensadas coletivamente e se dá a socialização, a formação e a aprendizagem das crianças.
Portanto, é necessário dar oportunidade à musicalização e apresentar um espaço adequado na instituição escolar que seja destinado a acolher os alunos. Esse fator é importante, pois contribui para o desenvolvimento sócio-cognitivo e cultural da criança, pois é possível trabalhar a partir da música que se manifesta por meio de uma linguagem expressiva, artística constituída de conhecimentos interligados voltados para o seu próprio cerne.
Além disso, é importante lembrar que a música é uma manifestação da arte, sendo definida como uma atividade humana que está presente na vida cotidiana e compartilhada por diversas culturas pertencente a diferentes povos. Por essa razão, é preciso que a criança estabeleça uma relação com esse processo desde a infância a partir do ambiente no qual está inserida.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A partir do trabalho com o tema musicalização na Educação Infantil, pôde-se perceber grandes possibilidades de se trabalhar em sala de aula com os alunos e relacionar o conhecimento de sua cultura com o meio no qual a criança está inserida. Sendo assim, é notório que a música se constitui numa grande aliada para a aprendizagem das crianças por prender sua atenção por maior tempo e reconhecerem um significado verdadeiro nas palavras, nos sons e no ritmo.
Dessa maneira, a música é importante no processo de desenvolvimento da criança, tornando assim a aprendizagem mais lúdica. Porém, é preciso estar atento às composições e os tipos de música adequados para cada faixa etária e os temas que serão abordados a partir desse material com o intuito de evitar consequências negativas e reações inesperadas no processo de aprendizagem. Ainda assim, o professor deve realizar atividades que envolvam a utilização da música como instrumento didático e resgate de culturas, seja a do nosso país ou a de outros.
A partir do estudo realizado, notou-se que a música contribui para a aprendizagem bem como para o desenvolvimento das crianças ao estar alinhada com os objetivos propostos durante o planejamento da aula. Segundo Bréscia (2003, pg.81):
O aprendizado de música além de favorecer o desenvolvimento afetivo, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar e contribui para integrar o indivíduo.
Através da música em sala de aula e da aprendizagem das crianças faz com que a criança tenha um maior envolvimento afetivo e possa trabalhar a linguagem, a audição, o desenvolvimento motor e traz benefícios na vida do aluno. Sendo assim, ela está presente e pode ser trabalhada sob diferentes perspectivas na sala de aula e contribui também para a fala, para a percepção do meio social e da cultura aumentando o repertório imagético da criança.
CONCLUSÃO
Com a realização deste trabalho, constatou-se que a musicalização desempenha um papel importante na Educação Infantil, contribuindo para as atividades realizadas na instituição escolar. Por se tratar de uma ferramenta rica em repertório e em aspectos culturais, a música ampara-se no planejamento do professor e na recepção do aluno com o objetivo de desenvolvê-lo no seu contexto social.
Além das informações mencionadas, o objetivo deste trabalho foi apresentar a importância da musicalização no ensino da educação infantil através de metodologias, objetivos e da fundamentação teórica dos autores sobre o tema, mostrando que a música é uma arte dinâmica, expressiva e se for trabalhada da maneira adequada pode gerar bons resultados para os alunos, pois ao apreciá-la nas rádios e em outros meios tecnológicos pode-se trabalhar diferentes temáticas e sensibilizar através dos gestos, das imagens para o desenvolvimento da linguagem corporal.
Diante disso, é preciso estabelecer uma rotina organizada que tenha a finalidade de propiciar atividades lúdicas e adquirir experiências positivas no âmbito musical para que as crianças se sintam acolhidas pelo o que são e para que se expressem melhor, não ficando mais tão reclusas no seu próprio mundo e conheçam melhor seu corpo e sua coordenação motora.
A musicalização é um recurso que utiliza diversas ferramentas muito importantes para a aprendizagem da criança, pois apresenta elementos que levam o aluno para compreender a música e a linguagem que é utilizada nos diferentes meios. Sendo assim, a participação dos alunos aumenta de maneira significativa e eles começam a cantar conforme a letra e o principal de tudo: aprendem através da música ao ser posta em prática.
Portanto, é através da música que as crianças aprendem a ter uma melhor convivência com as outras, a dividir os objetos e os brinquedos, a interagir e a respeitar a diversidade existente. Por isso, a música está presente na vida da criança desde o momento em que está na barriga de sua mãe, isto é, antes do seu nascimento a partir dos sons e dos barulhinhos para depois desenvolver sua percepção auditiva e expressar seus sentimentos através de reações físicas e psicológicas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
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BARRETO. S. de J; CHIARELLI L. K. M. A Importância da Musicalização na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; A Música Como Meio de Desenvolver a Inteligência e a Integração do Ser. Revista Recre@rte. Disponível em: http://www.iacat.com/revista/recreart/recreart03.htm. Acesso 17 de Outubro de 2023.
BIAGIONI. M. Z; GOMES. N. R. VISCONTI. M. A Criança é a Música, Amparo: Fermata do Brasil, 1996.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998. 3v.
BRÉSCIA, V. L. P. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
BRITO, T. A. de. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Fundação Petrópolis, 2003.
COPETTI, A. A. O.; ZANETTI, A.; CAMARGO, M. A. S. A música enquanto
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TEIXEIRA, Viviana Pitombo. A História da Música e seu papel na Educação Infantil, 2002. Monografia (Curso de Pedagogia). Universidade São Francisco - Itatiba. P. 29-30- 31-32.