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A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE PESSOAL NA VIDA DA CRIANÇA

Adriana Cordeiro Figueiredo [1]

Cirlene Aparecida Balieiro [2]

 

 

RESUMO

A higiene pessoal é um conjunto de ações que vem contribuindo para manter uma boa saúde, e evitar possíveis doenças causadas pela falta dela. Nela inclui tomar banho corretamente, ingerir alimentos saudáveis, uma boa higiene bucal, manter a postura correta, dormir de oito a dez horas, as roupas vestidas sempre limpas, manter sempre de calçados, as mãos bem lavadas com água sabão antes das refeições após fazer as necessidades fisiológicas, ou sujas. Com isso faz se importante ensinar desde criança nos seus primeiros anos de vida para que possa virar rotina no seu dia a dia. Neste sentido o trabalho realizado teve como objetivo conscientizar as crianças a manter uma boa higiene, para que possa dar continuidade e crescer exercendo esses hábitos, visando também buscar didáticas para trabalhar a higiene pessoal com a criança, de forma que contribua com o professor no sentido de estar ensinado para a criança praticas significativa. O trabalho teve início através de estudos bibliográficos, em seguida relatei as concepções da importância e estratégia de como deve ser trabalhado, após desenvolvi algumas atividades com as crianças da educação infantil com a idade de cinco anos. Onde ao finalizar compreendi que é muito importante ensinar hábitos de higiene pessoal iniciando desde seus primeiros anos de vida, e isto se dá pela família, e ao ingressar na escola o professor da sequência através de atividades significativas, pois nem todas chegam sabendo da importância de adquirir hábitos higiênicos.

 

Palavras-chave: Higiene pessoal. Criança. Saúde.

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

Este trabalho de pesquisa é uma exigência do Curso DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA e como cursista devo desenvolvê-lo, pois o mesmo se trata de uma atividade curricular do curso.

Neste sentido escolhi como objeto de estudo falar sobre a importância da higiene pessoal na vida da criança, pois se trata de conjunto de hábitos e ações, para que possa desde cedo ensinar a criança a manter o corpo limpo e saudável, por exemplo: como tomar banho diariamente e quando for necessário, escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia ou quando ingerir os alimentos,lavar as mãos constantemente, limpar as unhas das mãos e pés, manter os cabelos limpos e penteados, as orelhas limpas, usar roupas e calçados limpos, ingerir alimentos com bom estado, manter um bom sono e viver em um ambiente limpo.

Diante disso este trabalho tem como objetivo conscientizar as crianças a manter uma boa higiene, para que possa dar continuidade e crescer exercendo esses hábitos, visando também buscar métodos para se trabalhar a higiene pessoal com a criança, de forma que contribua com o professor no sentido de estar ensinado para a criança praticas dessas significativas.

Com isso faz se necessário desenvolver essas práticas significativas sobre a higiene pessoal com as crianças, levando a devida importância que se deve ter com o cuidado com o corpo para ajudar a manter uma boa saúde e evitar certos tipos de doenças infecciosas que a falta da mesma causa.

Portanto devido a isso se percebe no cotidiano escolar muitas crianças chegando à escola sem tomar banho, com cheiro forte de urina que chega até incomodar, mau hálito devido os dentes sujos, pois a maioria das crianças está com os dentes cariados, os cabelos infestados de lêndeas e piolhos, unhas grandes sujas, e muitas vezes vão com roupas sujas.

Tudo isso devido a correrias dos pais fazendo com que não tenham tempo de cuidar e ensinar higiene pessoal a seus filhos quando ainda criança, pois as mesmas não sabem da importância de estar cuidando da higienização de seu corpo, ou seja, dependem dos pais ou um adulto próximo para pelo menos até aos seis anos de idade para ensinar hábitos de higiene para que depois possam caminhar sozinhas, conhecendo seu corpo e crescer praticando esses hábitos.

Para o desenvolvimento desse trabalho, busquei leituras bibliográficas para conhecer a respeito do assunto tratado, sua importância, buscando praticas para serem trabalhadas e poder escrever sobre o tema, desenvolvi algumas atividades de campo de forma significativas, com a turma pré II F durante o período vespertino, no total de 20 alunos, na escola Municipal Fabio Ribeiro Da Cruz do Município de Colide MT, sobre cuidados e a importância de se adquirir hábitos de higiene pessoal para que possam crescer com esses hábitos e uma vida saudável.

 

 

2 DESENVOLVIMENTO

 

2.1 A HIGIENE PESSOAL

 

A higiene pessoal é um conjunto hábitos ações que se utiliza durante nosso cotidiano para manter o corpo limpo e saudável, evitando possíveis doenças transmitidas por vermes como bactérias, fungos, e vírus causadas pela falta da higienização.

Para Maria Tereza et al (1997, p.72):

 

Para evitarmos doenças causadas pela falta de higienização do corpo e mantermos nosso corpo saudável conservando uma boa saúde, o corpo precisa de alguns cuidados, como um bom banho diariamente, que além de tirar as impurezas do corpo faz com que mantém limpa as orelhas, unhas das mãos e pés, cabelos limpos, e órgãos sexuais limpos. Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, ou seja, de manhã após as refeições e a noite ao deitar se, evitando assim possíveis carie que é uma bactéria que ataca os dentes, podendo causar doenças, usar roupas limpas, na qual devem ser trocadas todos os dias.

 

Neste sentido precisa adquirir estes hábitos de higiene pessoal, pois além do cuidado do corpo, propicia uma vida saudável, e evitar algumas doenças causadas por bactérias fungos e vírus, passando a ter um melhor convívio social, e um melhor alto-estima.

Veja:

 

A higiene é o conjunto de meios para manter as condições favoráveis à saúde. Os hábitos de higiene diários incluem não só a lavagem corporal, mas também o tipo de alimentação, vestuário e calçado, a postura no dia a dia, as horas de sono diárias e a prática de exercício físico. (GARCIA; GUIMARAES; SIQUEIRA, 2011)

 

Com tudo a higiene pessoal não é só o cuidado com o corpo, exige outras ações que também devem ser praticados no dia a dia para viver saudável.

 

2.2 HIGIENE PESSOAL E SEUS BENEFICIOS

 

Portanto quem possui hábitos de higiene pessoal previne de doenças infecciosas, consegue conviver melhor com sigo mesma e perante a sociedade, sua auto-estima se eleva, são mais felizes e responsáveis com sigo mesmas e seus afazeres do dia a dia, tem tendência de viver por mais tempo, e viver melhor.

Neste sentido vejamos o que enfatiza O Banco de saúde (2010): “Além proteger de doenças, a higiene pessoal também aumenta a auto-estima, deixando as pessoas se sentirem mais agradáveis e confiantes para enfrentar melhor as situações do dia-a-dia.”

Portanto as pessoas que mantém hábitos de higiene são mais aceitas dentro da sociedade, como pessoas responsáveis e comprometida com os afazeres sociais.

 

2.3 HIGIENE PESSOAL NA VIDA DA CRIANÇA.

 

Denise Zimpek afirma que a criança só está pronta para ter responsabilidade na sua higiene pessoal a partir dos cinco anos de idade, antes disso a mesma precisa de ajuda e orientação dos pais ou responsáveis para ensinar a desenvolver habilidades e manter atitudes de higiene consigo mesmas e com o ambiente.

Vejamos:

 

Observa se na criança de cinco anos uma maior independência. Busca o mundo interior com mais frequência e começa a entender da sociedade em que vive, adequando- se com mais facilidade a elas. Demonstra uma autonomia maior, sendo capaz de vestir se e envolver se mais com sua higiene pessoal, o que deve ser incentivado desde cedo sobre a supervisão dos pais. (ZIMPEK, 2008, p.97)

 

Neste sentido precisa ensinar a criança, enquanto sua higienização, pois além de proporcionar uma boa saúde favorecer também no desenvolvimento da sua autonomia, um melhor convívio social, a sua autoestima se eleva, conhece sua identidade, podendo caminhar sozinha, para si e perante a sociedade.

Como enfatiza RCNEI (1988, p.39) ´´O exercício da cidadania é um processo que se inicia desde a infância, quando se oferecem as crianças oportunidades de escolhas e de autogoverno. ``

Contudo faz se necessário ensinar desde os primeiros anos de vida das crianças práticas de higiene pessoal, para o exercício da cidadania, ou seja, crescer adultos conscientes sabendo da importância que se tem ao adquirir hábitos relacionados à higiene pessoal, pois são práticas que a própria sociedade constrói no intuito de levar uma vida agradável, e saudável.

Conforme aborda a Coleção PROINFANTIL:

 

Os cuidados com a nossa higiene (tomar banho, lavar os cabelos, cortar as unhas, escovar os dentes etc. são hábitos que a família deve ensinar desde cedo na vida das crianças [...], pois são estruturantes para a criança e formam hábitos saudáveis. (Coleção PROINFANTIL, Unidade 6, 2006, p54).

 

Entretanto é da família que deve partir o ato de ensinar desde cedo hábitos de higiene para seus filhos, para que possam crescer praticando, pois as mesmas quando pequenas não conhece os benefícios e malefícios que a higiene pessoal proporciona perante toda sua vida, sendo totalmente dependentes dos pais ou pessoas mais velhas para fazer sua higienização.

Neste sentido a coleção explorando o ensino afirma:

 

É de responsabilidade da família ensinar hábitos de higiene pessoal, mas a escola permanece como instituição que pode constituir de espaço genuíno de promoção da qualidade de vida, construindo condições para que seus alunos se instrumentalizem para a intervenção individual e coletiva. O professor deve ser o motivador para buscar informações e ir além do livro didático, elegendo materiais diversos. (Coleção explorando o ensino, 2010, v.18.p.184).

 

Cabe então a escola o papel de oferecer para as crianças diversos tipos de materiais pedagógicos, e o professor de trabalhar práticas de forma significativa com os diversos tipos de materiais levando para sala de aula problemáticas do dia a dia a respeito do tema, para que as crianças possam formar conceito sobre a importância de se ter uma boa higiene, e possam levar por toda vida mantendo bons hábitos higiênicos melhorando a qualidade de vida.

 

2.4 AÇÕES HIGIENICAS.

 

Portanto higiene pessoal são ações praticadas por pessoas para manter o nosso corpo limpo e manter uma boa saúde, prevenindo de vários tipos de doenças infecciosas.

Passos e Silva (1996, p.109) afirmam para conservar uma boa saúde, o corpo precisa de cuidados, como:

 

- Tomar banho diariamente,

- Usar roupas limpas,

- Andar calçados,

- Manter às mãos e unhas sempre limpas,

- Manter as orelhas limpas,

- Lavar as mãos antes das refeições e depois que usar o sanitário,

- Escovar os dentes ao levantar-se, depois das refeições e ao deitar,

- Dormir de 8 a 10 horas por noite, em quarto arejado

- Cuidar dos cabelos,

- Alimentar se bem e nas horas certas,

- Sentar-se corretamente.

 

Neste sentido essas são as principais atitudes higiênicas para manter o corpo limpo e saudável, e são esses hábitos de higiene pessoal que deve ser ensinar desde cedo para possam crescer adultos praticantes conscientes dos seus deveres.

 

2.5 PRINCIPAIS CONSEQÜÊNCIAS AO NÃO ADQUIRIR OS HÁBITOS HIGIÊNICOS.

 

Segundo Banco de Saúde (2010) pode acarretar várias consequências devido ao fato de não adquirir uma boa higiene pessoal desde cedo. Como: “Não tomar banho diariamente causa assaduras, mau cheiro, micoses, corrimentos vaginais, sarna, piolho e infecções urinárias; “

Não lavar as mãos pode resultar em contaminação e desenvolvimento de doenças virais, bacterianas e fúngicas;

Ao não cortar as unhas, mantendo sujas surge verminoses e doenças intestinais;

O uso de roupas sujas e apertadas faz com que surja corrimentos vaginais, infecção urinaria mau cheiro, celulites;

Usar calçado inadequadamente ou andar descalço causa mau cheiro e micoses nos pés.

A não higiene bucal traz aparecimentos do mau hálito, cáries, tártaro, placas, problemas nas gengivas, sensibilidade, reumatismo infeccioso e gengivite;

Não manter os cabelos limpos causa o surgimento de Caspas, piolho, mau cheiro, oleosidade e queda de cabelo;

Não lavar o rosto adequadamente faz com que surjam espinhas e cravos.

 

2.6 DIDATICAS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇAO INFANTIL.

 

Para que uma boa higiene possa acontecer diariamente na vida da criança a mesma precisa de forma significativa, sentir prazer na hora de praticar o ato, para, mas para isso o professor precisa proporcionar a elas momentos atrativos, onde as mesmas começarão a pôr na pratica do seu dia a dia o que aprenderam.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil 2: “A disposição dos materiais e utensílios pedagógicos é fator que interfere diretamente nas possibilidades do “fazer sozinho”, devendo ser, também, alvo de reflexões e planejamento do professor e da instituição” (RCNEI v.l 2, 1998, P.39).

Neste sentido Machado (2013) traz atividades sobre higiene pessoal como: “Momentos de interações através de conversas informais no qual o educador retrata sobre a importância o os cuidados de se ter uma boa higiene pessoal.”

Atividades escrita como: fantoches de dedos dentinhos para pintar e recortar, pintar uma escova de dente, fazer dentinhos com tinta branca em uma boca, colar bolas de algodão em um palito de picolé pintado com tinta guache, pedir para desenhar tudo que é preciso para mantermos limpos, pintar uma escova de dente, jogo da memória de rótulo.

Atividades para manter o ambiente limpo, ao trabalhar massinha ou tinha guache mostrar que devemos deixar a sala limpa após a brincadeira, fazer colagem de papel laminado em um desenho de uma lata de lixo.

Fazer um mural com rótulos de material de limpeza, e recortes de gravuras sobre a higiene.

FÍGURA 1- Confecção de um mural coletivo com rótulos de material de limpeza corporal.

FONTE: Atividade desenvolvida com alunos da Educação Infantil, da Escola Municipal Fabio Ribeiro da Cruz no dia 22 jun.2013.

 

Cantar música sobre higienização, como bicho papão não de educação, não escova os dentes para comer não lava as mãos.

Situações de faz de conta, onde se assimila que a criança está tomando banho, usando músicas para tornar este momento mais agradável.

Momentos de historinhas infantis sobre a boa higiene, através de personagens infantis que elas mais gostam e conhecem.

 

 

3 CONSIDERAÇOES FINAIS

 

Ao finalizar este trabalho obtive um grande conhecimento a respeito do tema, onde percebi que higiene pessoal não envolve somente os cuidados com o corpo, mas como também em praticar exercícios físicos, cuidar das roupas que se usa, evitar andar descalço, mantendo os calçados limpos, manter uma boa postura, o ambiente no qual vivemos também faz parte e devemos manter sempre limpos. Que higiene pessoal envolve saúde, e o que vem contribuindo para favorecer essa saúde evitando possíveis doenças causadas por bactérias, vírus e fungos são esses hábitos higiênicos.

Com tudo diante do oposto é importante ressaltar, que para que hábitos de higiene pessoal possa acontecer diariamente na vida da pessoas, a família tem o dever de ensinar desde os primeiros anos de vida da criança hábitos de higiene pessoal para que quando ingressarem na escola trabalham juntas onde o professor vai aprimorar estes conhecimentos através de atividades significativas na qual elas cresçam conscientes de seus atos, levando os hábitos higiênicos como rotina do seu dia a dia.

Este trabalho pode contribuir com as crianças da educação infantil pré II da Escola Municipal Fabio Ribeiro Da Cruz do município de Colíder, no qual despertou na mesma um grande interesse sobre o tema, pois muitas não tinham consciência da importância que tinha em adquirir hábitos de higiene pessoal, ou seja os benefícios ao praticar e as consequências de não praticar.

A contribuição deste trabalho foi muito significativa para as crianças, pois as mesmas não irão esquecer levando para seu dia a dia e sua vida adulta, práticas de higiene, contribuiu para desenvolver sua autonomia, a conhecer sua identidade, crescer adultos responsáveis com melhor autoestima, e sendo melhor aceito perante a sociedade.

 

 

REFEREÊNCIAS

 

Banco de saúde, 2010. Disponível em:<http://www.bancodesaude.com.br/pele-cuidados-beleza/higiene-pessoal> acesso em: 24 jun.2013.

 

GARCIA, Juliane, RAMOS, Lilian Guimaroes, MARTINES, Soraya Siqueira. Projeto APE-D. E. Marília. Ações para estimular a higiene pessoal, 18 de out.2011. Disponível em:<http://projetoapemarilia.blogspot.com.br/2011/10/acoes-para-estimular-higiene-pessoal-da.html>.acesso em:17 jun.2013.

 

MACHADO, Maria das Neves. Atividades sobre higiene educação. 26 jan.2013. Disponível em: <http://danielemachado7.blogspot.com.br/2013/01/atividades-sobre-higiene-educacao.html>acessado 21 jun.213.

 

MARSICO, Maria Tereza et al. Marcha Criança.ed.4. São Paulo: Scipione,1997.

 

Ministério da Educação e do Deporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Nacional Para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

PESSOA, Célia. SILVA, Zenaide. Eu gosto de ciências. Programa de saúde. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1996.

 

PAULISTANA, Beatriz. Pequenos Grandes pensantes. 18 fev.2013. Disponível em:< http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/2013/02/higiene-e-saude-na-educacao-infantil.html>acessado 25 jun.2013.

 

PAVAO, Antonio Carlos. Coleção explorando o Ensino Ciências; v18.-Brasília:Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica,2010.

 

PESSOA, Célia. SILVA, Zenaide. Eu gosto de ciências. Programa de saúde. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1996.

 

ZIMPEK T. Pereira, Denise... [et al] ...Dados eletrônicos. Porto Alegre: Atmed,1993