PROJETO MALA VIAJANTE
Sandra Aparecida Guedes
APRESENTAÇÃO
Nosso projeto visa desenvolver em nossos alunos o gosto pela leitura (mesmo que não esteja alfabetizado).
Peço a sua participação interagindo junto ao seu filho (a). Dessa forma, você deverá contar a historinha para ele.
Após a leitura, ele deverá desenhar (sozinho), na folha de registro, a forma, que entendeu e ouviu. Poderá soltar sua imaginação, usando lápis de cor, giz de cera, canetinhas coloridas, recorte e colagem de qualquer material.
Em seguida, pintar a carinha(smile) de acordo com o que a criança achou da historinha.
O aluno (a) estará levando ( na terça-feira e na sexta-feira):
-
Uma pasta literária;
-
Um livro literário;
-
Um portifólio literario.
Na quinta-feira e na segunda-feira, o aluno deverá contar para os colegas o que aconteceu na historinha, da sua maneira, desenvolvendo sua imaginação.
Agradecemos a sua participação e colaboração.
Tema: Mala viajante.
Público alvo: Alunos 3º ano B.
Justificativa:
Diante da preocupação com o processo de conhecimento da leiura, justifica-se que é indispensável que às práticas de leitura assumam desde cedo, ainda na infância, papel fundamental na formção de futuros leitores. O objetivo do projeto, assim, como em outras situações de leituras que ocorrem na sala é também, estimulador a leitura de tal forma que seja algo prazerozo e não obrigatório, despertando o mundo imaginário da criança.
Sabe-se que a leitura e escrita têm na educação uma função social, enfatizada na comunicação entre as pessoas e ambas devem ser adquiridas desde cedo e praticadas de várias formas. Sendo assim, é importante que a criança tenha acesso a diferentes tipos de textos, onde ela construirá sua aprendizagem, Até mesmo, as crianças não alfabetizadas podem usufruir desta proposta , pois, inicialmente com a leitura de imagens, observação da direção de escrita estarão desenvolvendo habilidades na oralidade, interpretação e assim se apropriarão dos componentes para aprendizagem da leitua e escrita.
Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito da leitura nas crianças, considera-se importante a realização do presente projeto: “Mala Viajante”, que será desenvolvido através da leitura de diversas histórias infantis.
Objetivo geral:
-
Interagir família e escola.
Objetivo específico:
-
Envolver a família nas práticas de leitura;
-
Permitir que o aluno tenha acesso a variados livro;
-
Desenvolver a linguagem verbal do aluno;
-
Encantar o aluno através do ato de ler, mesmo que seja por imagens e figuras;
-
Promover a aproximação aluno, escola e família.
Recursos:
-
Uma sacola;
-
EVA para decoração;
-
Livro literário;
-
Lápis de cor;
-
Gis de cera;
-
Canetinhas coloridas;
-
Recorte e colagem de qualquer material que a criança escolher.
Procedimentos metodológicos:
O projeto de leitura acontece de segunda-feira a quinta-feira e tem inicio com um aluno sorteado para levar a mala viajante e, e este sorteará um novo colega no dia seguinte e assim por diante. A professora faz uma seleção de livros levando em conta a faixa etária dos alunos. Pra este público, são livros que predominam as imagens sobre o texto e de linguagem bem simples com princípio, meio e fim. O livro escolhido pela criança vai dentro da mala para ser lido em casa com a família na terça-feira e na sexta-feira. A criança deverá fazer a ficha de leitura, de acordo com sua imaginação e pintar carinha (smile), classificando o que achou do livrinho. Na segunda-feira, ocorrerá na sala de aula o reconto feito pelo aluno e um novo aluno será sorteado, sucessivamente.
Avaliação:
A avaliação será feita durante todo o processo, pois dela dependem os próximos passos e os ajustes que fizer se necessário.
Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de dissiminar a cultura e valores, a incentivar a imaginação e despertar a criatividade.
(Elaine Sekimura)
A NEXO: