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PROJETO MALA VIAJANTE

Sandra Aparecida Guedes

 

 

APRESENTAÇÃO

 

Nosso projeto visa desenvolver em nossos alunos o gosto pela leitura (mesmo que não esteja alfabetizado).

Peço a sua participação interagindo junto ao seu filho (a). Dessa forma, você deverá contar a historinha para ele.

Após a leitura, ele deverá desenhar (sozinho), na folha de registro, a forma, que entendeu e ouviu. Poderá soltar sua imaginação, usando lápis de cor, giz de cera, canetinhas coloridas, recorte e colagem de qualquer material.

Em seguida, pintar a carinha(smile) de acordo com o que a criança achou da historinha.

O aluno (a) estará levando ( na terça-feira e na sexta-feira):

  • Uma pasta literária;

  • Um livro literário;

  • Um portifólio literario.

Na quinta-feira e na segunda-feira, o aluno deverá contar para os colegas o que aconteceu na historinha, da sua maneira, desenvolvendo sua imaginação.

 

Agradecemos a sua participação e colaboração.

 

 

Tema: Mala viajante.

 

 

Público alvo: Alunos 3º ano B.

 

 

Justificativa:

Diante da preocupação com o processo de conhecimento da leiura, justifica-se que é indispensável que às práticas de leitura assumam desde cedo, ainda na infância, papel fundamental na formção de futuros leitores. O objetivo do projeto, assim, como em outras situações de leituras que ocorrem na sala é também, estimulador a leitura de tal forma que seja algo prazerozo e não obrigatório, despertando o mundo imaginário da criança.

Sabe-se que a leitura e escrita têm na educação uma função social, enfatizada na comunicação entre as pessoas e ambas devem ser adquiridas desde cedo e praticadas de várias formas. Sendo assim, é importante que a criança tenha acesso a diferentes tipos de textos, onde ela construirá sua aprendizagem, Até mesmo, as crianças não alfabetizadas podem usufruir desta proposta , pois, inicialmente com a leitura de imagens, observação da direção de escrita estarão desenvolvendo habilidades na oralidade, interpretação e assim se apropriarão dos componentes para aprendizagem da leitua e escrita.

Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito da leitura nas crianças, considera-se importante a realização do presente projeto: “Mala Viajante”, que será desenvolvido através da leitura de diversas histórias infantis.

 

 

Objetivo geral:

 

  • Interagir família e escola.

 

 

Objetivo específico:

 

  • Envolver a família nas práticas de leitura;

  • Permitir que o aluno tenha acesso a variados livro;

  • Desenvolver a linguagem verbal do aluno;

  • Encantar o aluno através do ato de ler, mesmo que seja por imagens e figuras;

  • Promover a aproximação aluno, escola e família.

 

 

Recursos:

 

  • Uma sacola;

  • EVA para decoração;

  • Livro literário;

  • Lápis de cor;

  • Gis de cera;

  • Canetinhas coloridas;

  • Recorte e colagem de qualquer material que a criança escolher.

 

Procedimentos metodológicos:

 

O projeto de leitura acontece de segunda-feira a quinta-feira e tem inicio com um aluno sorteado para levar a mala viajante e, e este sorteará um novo colega no dia seguinte e assim por diante. A professora faz uma seleção de livros levando em conta a faixa etária dos alunos. Pra este público, são livros que predominam as imagens sobre o texto e de linguagem bem simples com princípio, meio e fim. O livro escolhido pela criança vai dentro da mala para ser lido em casa com a família na terça-feira e na sexta-feira. A criança deverá fazer a ficha de leitura, de acordo com sua imaginação e pintar carinha (smile), classificando o que achou do livrinho. Na segunda-feira, ocorrerá na sala de aula o reconto feito pelo aluno e um novo aluno será sorteado, sucessivamente.

 

Avaliação:

 

A avaliação será feita durante todo o processo, pois dela dependem os próximos passos e os ajustes que fizer se necessário.

 

Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de dissiminar a cultura e valores, a incentivar a imaginação e despertar a criatividade.

(Elaine Sekimura)


A NEXO: