Buscar artigo ou registro:

 

 

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA LINGUAGEM: UM ESTUDO UTILIZANDO ABORDAGENS DE GÊNEROS TEXTUAIS, COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Iracy Espírito Santo Arruda1
Juriselma Ferreira da Silva2
Luciana Vanni Carvalho3
Márcia kroling Ramos4
Raquel Machado Santana5

 

 

RESUMO

A pesquisa proposta justifica-se em investigar como as novas teorias da aprendizagem possam ser inseridas e aplicadas no sentido de tentar superar esse distanciamento cada vez maior entre estudantes (crianças, adolescentes, adultos) e a linguagem formal, bem como da falta de capacidade crítica de leitura e interpretação. Neste contexto, a pesquisa apresenta a seguinte problemática: é possível promover aprendizagem significativa de letramento como numa rede de conceitos interligados, fazendo possível tornar “significativo” para o estudante o que ele está sendo colocado a aprender e enxergar como útil em sua vida?

 

Palavras-chave: Aprendizagem. Letramento.Linguagem.

 

 

INTRODUÇÃO

 

Tanto a aprendizagem significativa como o uso de metodologias ativas já são propostas trazidas da DRC-MT/2018 (Documento de Referência Curricular para Mato Grosso) desenvolvido à luz da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o que nos ampara na intenção de amenizar habilidades insatisfatórias e mecânicas encontradas nos meandros das instituições públicas.

Por isso, se faz necessário um estudo, que nos proporcionem ministrar um ensino aprendizagem mais significativo para nossos alunos. Azevedo (2013) afirma que:

 

Pensar o ensino significa, necessariamente e prioritariamente, pensar a aprendizagem e pensá-la como um processo que demanda do sujeito cognoscente atribuir sentido ao que deve aprender pensá-la como um passo além da memorização de conteúdos formalmente estabelecidos no âmbito escolar. (AZEVEDO, 2013. p.192).

 

Isso nos fez refletir e procurar buscar instrumentos para diminuir as dificuldades encontradas em nossas metodologias mecânicas e de conhecimentos isolados, conteudistas, inseridos de forma uniforme e maçante para os alunos, sem interação ou participação direta dos mesmos. É preciso que o aluno entenda que ler, escrever, elaborar pequenas contas matemáticas são instrumentos para a vida, dar exemplos reais são extremamente importantes dentro do ensino e aprendizado, na tentativa de sensibilizá-los a participar ativamente do conceito de aprendizagem significativa e abandono do ensino retrógrado de memorização. Muito se discute sobre o fracasso educacional em relação a leitura (interpretação) e escrita (construção textual) dos estudantes, como um reflexo do baixo desempenho linguístico, pois, não obstante, embora se admita e se relacione com as diversas formas de linguagem trazidas pela dinamicidade das transformações sociais e da tecnologia, as raízes tradicionalistas do ensino da língua portuguesa, principalmente, a forma como os conteúdos são cobrados nos exames nacionais, exigem a demonstração e a aplicabilidade do domínio da língua portuguesa na modalidade erudita, ou conhecida como forma padrão da Língua Portuguesa. Não se trata, em quaisquer circunstância, de abandonar a linguagem informal pela imposição da linguagem formal, mas de tornar o estudo da linguagem formal mais atrativa para o estudante, buscando explorar através da interpretação crítica os elementos ideológicos, políticos, culturais presentes na sociedade, bem como resgatar o gosto pela linguagem em suas várias formas e, especialmente a linguagem formal, não como forma impositiva e necessária, mas fazer suscitar a partir das discussões de temas sociais relevantes e do cotidiano dos estudantes, a finalidade da linguagem formal e sua importância como afirmação enquanto “ser no mundo”, dotado de consciência crítica e que se faz entender por meio da linguagem.

 

 

CONTEXTUALIZANDO.

 

Isso, nos desafia a trabalhar temáticas que promovam uma educação de qualidade que favoreça o aprendizado e o desenvolvimento sem desmerecer o que o aluno já traz consigo de conhecimento pré-estabelecido. Moreira nos mostra que:

 

O ensino requer reciprocidade e responsabilidades, porém aprender de maneira significativa é uma responsabilidade do aluno e para aprender significativamente, o aluno tem que manifestar uma disposição para relacionar, de maneira não-arbitrária e não-literal (substantiva), à sua estrutura cognitiva, os significados que capta a respeito dos materiais educativos, potencialmente significativos, do currículo. (MOREIRA, 1997, p. 19-44).

 

Portanto, embasados no teórico David Ausubel interpretado pelo autor Moreira (1997), tem-se como finalidade estabelecer diversas estratégias diferenciadas, incluindo- se além da teoria da aprendizagem significativa, as metodológicas ativas, traçar um plano de ação para trabalhar o ensino da leitura (interpretação) e da escrita (construção textual), sob a perspectiva interativa com a função de que os resultados sejam favoráveis e satisfatórios ao desempenho linguístico dos estudantes do Ensino Fundamental.

O conceito de aprendizagem ativa existe desde o início dos anos 90. Embora o termo abranja um amplo espectro de abordagens diferentes, seu ponto principal é "centrado no aprendiz". O principal objetivo da aprendizagem ativa é colocar a responsabilidade de aprender nas mãos dos próprios alunos, envolvendo os alunos para o processo de sua própria educação (BERBEL, 2011).

Segundo Moreira (2011), as estratégias que promovem a aprendizagem ativa têm cinco características: Os alunos estão envolvidos na aula além da escuta, menos ênfase é colocada na transmissão informação e mais ênfase é colocada no desenvolvimento das habilidades dos alunos. Os alunos estão envolvidos em pensamento de ordem superior, como analisar, sintetizar e avaliar. Os alunos também estão envolvidos em atividades como ler, discutir e escrever. Finalmente, maior ênfase é colocada na exploração dos valores e atitudes dos alunos.

É também o oposto exato do aprendizado passivo - onde a relação entre aluno e instrutor de alguma forma se assemelha ao de um aprendiz e mestre. Neste caso, o instrutor dá palestras enquanto o aluno simplesmente memoriza e assimila.

A aprendizagem ativa ajuda os alunos a refletir sobre sua compreensão, incentivando-os a fazer conexões entre seus conhecimentos anteriores e novos conceitos. Frequentemente, as tarefas de aprendizagem ativa pedem aos alunos que tornem seu pensamento explícito, o que também permite que os instrutores avaliem o aprendizado do aluno (MELO; SANT’ANA; 2012).

Aprendizagem ativa é um termo usado para descrever estratégias de ensino que promovem a participação ativa dos alunos nos processos de construção do conhecimento. Essas estratégias podem incluir atividades práticas, tarefas de redação e discussão resumidas, tarefas de resolução de problemas, coleta e síntese de informações, geração de perguntas e atividades baseadas em reflexão, entre outras. Juntas, essas abordagens buscam envolver as habilidades de pensamento de ordem superior dos alunos por meio da produção e articulação do conhecimento, em oposição à transmissão passiva de fatos e ideias (MOREIRA, 2011).

As estratégias de aprendizagem ativa baseiam-se em teorias construtivistas de aprendizagem, que enfatizam a importância de construir conexões entre o conhecimento prévio e as novas experiências e conceitos. Como tal, as tarefas de aprendizagem ativa são projetadas para provocar a compreensão atual dos alunos, tornar essa compreensão explícita e, em seguida, criar oportunidades para os alunos integrarem novos conhecimentos à sua compreensão.

Normalmente, as estratégias de aprendizagem ativa envolvem uma mistura de tarefas individuais e colaborativas, dando aos alunos a chance de refletir ou prever resultados e, em seguida, compartilhar e discutir suas ideias com os colegas. As atividades podem durar de meros minutos a grandes segmentos de um período de aula; o objetivo é simplesmente ativar os processos cognitivos dos alunos enquanto eles estão em aula. As informações abaixo o ajudarão a projetar e implementar estratégias que apoiem esta categoria decididamente ampla de métodos de ensino (BORGES; ALENCAR, 2014).

De acordo com Guedes (2015) o elemento mais importante do sucesso na criação de um ambiente de aprendizagem proativo é a motivação. A aprendizagem ativa resulta em maior entusiasmo tanto para os alunos quanto para os facilitadores. Além disso, a aprendizagem ativa também melhora a percepção e a atitude dos alunos em relação à alfabetização informacional. Todas essas são atitudes críticas no estabelecimento de um ambiente de aprendizado ativo.

Além disso, promover um ambiente que valorize os métodos de aprendizagem ativa não é apenas responsabilidade de alguns poucos, mas precisa envolver também a participação ativa de toda a comunidade escolar.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Este estudo se configurará com uma pesquisa-ação, concentrada no caráter exploratório. Optando-se por uma abordagem qualitativa, voltada para a pesquisa teórica, composição e aplicação de materiais didáticos, e interpretação dos dados, gerados durante a elaboração da pesquisa a ser realizada em sala de aula através do ensino de Língua Portuguesa, com estudantes do Ensino Fundamental. A pesquisa-ação requer um potencial de embasamento teórico, neste sentido, faz- se necessária para a elaboração de um Plano de Ensino que contemple as ações voltadas para a aprendizagem significativa, um debruçar sobre o material teórico que fundamenta as bases da aprendizagem significativa sob a ótica de David Ausubel em contraposição ao tradicionalismo persistente do ensino de Língua Portuguesa na educação brasileira, bem como a repercussão dessa temática e suas influências nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. No que se refere a construção do Plano de Ensino e da elaboração dos materiais – textos e temáticas a serem abordados, além da fundamentação teórica faz se necessária uma sondagem acerca dos repertórios temáticos de interesse dos estudantes, cuja finalidade é propiciar ou provocar nos educandos o interesse pela leitura, pelo debate, pela pesquisa, fazendo com que se estabeleça o primeiro contato com a aprendizagem significativa, para que posteriormente, possa descobrir o prazer pela construção textual, sendo capaz de compreender a linguagem como meio de propagação e repercussão de suas ideias, ou como forma de desabafo de sua opinião, ou como expressão da sua personalidade, capaz de posicioná-lo como indivíduo consciente e crítico e, capaz de marcar um posicionamento enquanto “ser no mundo”.

A etapa que compreenderá a coleta de dados acerca da aplicação dos materiais de ensino de linguagem – gêneros textuais sob o enfoque da aprendizagem significativa requer a elaboração de questionários de perguntas abertas e/ou entrevistas com os atores envolvidos na pesquisa-ação, cuja finalidade, será compor o corpus para análise dos pontos positivos, negativos e as dificuldades encontradas na aplicação da abordagem da aprendizagem significativa, a ser realizada nas aula de Língua Portuguesa com os estudantes do Ensino Fundamental.

As etapas de planificação e aplicação deste estudo estão sujeitas a ajustes conforme o processo de ação e tempo, a depender da dinâmica que a pesquisa-ação requerer.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

AZEVEDO, Tania, Maria. Por uma Aprendizagem significativa da Língua materna; O Ensino Fundamentado em Saussure e Ausubel. P. (Artigo 191-212).

 

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

 

BORGES, T. S.; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, Jul./Ago. 2014, Ano 03, n° 04, p. 119- 143.

 

COSTA, Alexandre. A importância da Aprendizagem Significativa na Formação Profissional. Set. 2015. Disponível em: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/a- importncia-da-aprendizagem-significativa-na-formao-profissional/ Acessado em 15 ago 2023.

 

MELO, B.C.; SANT’ANA, G. A prática da Metodologia Ativa: compreensão dos discentes enquanto autores do processo ensino aprendizagem. Com. Ciências Saúde, v.23, n.4, p. 327-339, 2012.

 

MOREIRA, M. A. Teorias da Aprendizagem. 2.ed ampl. São Paulo: EPU; 2011.

 

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. In: II Encuentro Internacional sobre El Aprendizaje Significativo, 1997, Burgos: Universidad de Burgos. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigsubesp.pdf - Acesso em 10 ago 2023.

 

VIEGAS, Amanda. Metodologias Ativas: Como essa tendência pode beneficiar as práticas pedagógicas. Educação Brasileira. Fev. 2019. Disponível em: https://www.somospar.com.br/metodologias-ativas-como-essa-tendencia-pode-beneficiar- as-praticas-pedagogicas/. Acessado em 15 ago 2023.

1 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

3 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

4 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

5 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.