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OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

Maria Aparecida dos Santos Araújo Souza1

Andriele Santos Araújo Souza2

Danieli Tavares da Câmara3

Rômulo de Oliveira Zunarelli4

 

 

RESUMO:

A educação vem enfrentando grandes desafios na atualidade. De um lado a fomentação pela ampliação estatística de uma “Pátria Educadora” e de um país sem analfabetos, do outro lado a necessidade, gritante, de políticas públicas na formação inicial e continuada de todos os profissionais da educação, reparação e adequação das estruturas físicas das escolas entre outros e, é claro, maior preocupação e comprometimento com a qualidade do ensino. Apresenta-se, como embasamento norteador do processo educacional, as metas do Plano Nacional de Educação e os artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, mas infelizmente não são cumpridos. Enquanto não houver a valorização, o respeito com os profissionais e uma política exclusiva na área, com fiscalização permanente dos recursos destinados para a educação, vai haver sempre essa dicotomia entre teoria e prática, pois os cidadãos conscientes e preparados para os exercícios de suas cidadanias e qualificação para o trabalho, conforme prevê as leis da educação, ainda são aguardados pela sociedade, enquanto essa valorização não chega, oque vemos são salas de aulas lotadas, professores doentes, e muitas vezes não consegue um atestado pois são ameaçados, em perderem seus empregos, fazendo com que o professor vá trabalhar doente, desmotivado, e se os objetivos não forem alcançados, a culpa é jogada no professor.

 

Palavras-chave: Educação. Formação. Qualidade no Ensino.

 

 

SUMMARY:

Education is currently facing major challenges. On the one hand the promotion of the statistical expansion of an “Educating Homeland” and a country without illiterates, on the other hand the glaring need for public policies in the initial and continued training of all education professionals, repair and adaptation of physical structures of schools, among others and, of course, greater concern and commitment to the quality of education. The goals of the National Education Plan and the articles of the Law of Guidelines and Bases of National Education are presented as a guiding basis for the educational process, but unfortunately they are not fulfilled. As long as there is no appreciation, respect for professionals and an exclusive policy in the area, with permanent supervision of resources destined for education, there will always be this dichotomy between theory and practice, as citizens are aware and prepared to exercise their citizenship and qualification for work, as provided for by education laws, are still awaited by society, while this appreciation does not arrive, what we see are crowded classrooms, sick teachers, and often they cannot get a certificate because they are threatened with losing their jobs, causing the teacher to go to work sick, unmotivated, and if the objectives are not achieved, the blame is placed on the teacher.

 

Keywords: Education. Training. Quality in Teaching.

 

 

INTRODUÇÃO

 

A LDBEN, garante em seu artigo 2º, que a educação é um direito de todos, dever do estado e da família e que visa o pleno desenvolvimento do aluno, que vê na educação uma preparação para o mercado de trabalho, o exercício da cidadania e a qualificação profissional do indivíduo.

Um país ou uma nação dificilmente avançará, positivamente, se não investir seriamente, na educação, existe países de primeiro mundo onde a educação e prioridade, enquanto vemos no Brasil totalmente ao contrário.

Para tanto, é necessário que o estado ofereça uma educação básica de qualidade, preenchendo todos os requisitos previstos nas leis do sistema, começando pela valorização dos profissionais.

A redução das desigualdades sociais sinaliza o desmoronamento a partir de tais princípios. Garantir o direito à entrada e à permanência do aluno na escola, não seria suficiente, as necessidades de uma educação qualitativa, vão muito além de quantitativa.

São vários fatores que contribuem, negativamente, na qualidade da educação básica: a falta da formação inicial e continuada do professor, inadequação do ambiente, carência de materiais de suporte pedagógico, alunos e professores que não tem apoio da família, número excessivo de alunos por sala, baixa remuneração dos professores, carga horária excessiva, muita coisa sendo colocada para o professor, sem o auxílio de ninguém na sala de aula.

 

 

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA ATUALIDADE

 

Há alguns anos a escola pública preocupava-se mais com a qualidade do ensino e dispensava a estatística quantitativa.

Outro desafio que a educação está enfrentando, são a falta de interesse de alguns pais, as crianças não têm motivação nenhuma deles, que acreditam que a escola e ‘lugar de depositar alunos, muitos pais, veem no professor como alguém que vai educar seus filhos, esquecem que a educação vem de casa, o trabalho do professor é passar conhecimento com as disciplinas, como Matemática, Português, etc.

O estado brasileiro não tem demonstrado nenhum interesse de investir repetidamente no aluno, que por algum motivo tenha ficado retido, mas propicia a sua passagem, mesmo aleatoriamente, para o ano seguinte.

A evidência da baixa participação da família, no processo de acompanhar o aprendizado do aluno, e também na participação em conselhos escolares, reuniões entre outros, de certo modo, isso contribui negativamente, com a desaceleração no processo escolarização e desenvolvimento do aluno.

Acredito que está faltando engajamento de ambas as partes na defesa de uma escola que atenda às necessidades básicas do educando, previstas na LDB, e um esforço cultural para a construção consolidada da verdadeira cidadania, onde o aluno saia da escola preparado e motivado para enfrentar o mercado de trabalho.

 

 

OS DESAFIOS DO PROFESSOR

 

Como docente, eu acredito que a evolução e as alterações ocorridas nos últimos anos na sociedade, fruto essencialmente dos avanços tecnológicos, levam-me a refletir acerca de novas estratégias pedagógicas no processo de ensino e aprendizagens do indivíduo.

É imprescindível estimular o potencial de um aluno de forma a aumentar a inclusão social. Para isso, destaco a importância da educação na aceitação da diversidade do aluno de forma a assegurar a sua participação na construção da sociedade com respeito e empatia.

Cada aluno é único e encontra-se permanentemente no processo de transformação e aprendizagem, não tarefa da família ensinar; isto cabe a nós, professores, profissionais da educação.

À família cabe valorizar e incentivar o estudo da criança, a escola, o professor, cuidar do compromisso com o horário das aulas, criar condições de estudo das crianças em casa.

Garantir uma rotina de estudo, cuidar e despertar o cuidado com o material escolar, muitas crianças chegam na escola sem material algum, a família precisa verificar os materiais da criança todos os dias e providenciar o que estiver faltando, interessar-se pela vida escolar de seus filhos, isso faz total diferença na cabeça da criança.

Um olhar um pouco mais atento à nossa realidade aponta para a urgência de uma mudança na educação escolar, para que seja de qualidade democrática, social.

O indivíduo pode aprender muita coisa dentro e fora da escola, mas há especificidades na aprendizagem escolar, seja conceitual, procedimental ou atitudinal: é intencional, e não espontânea, complexa, implica as funções psicológicas superiores (Vygotsky).

Além disto, é coletiva e tem mediação qualificada.

É, portanto, indispensável, um direito social de cidadania, um instrumento mesmo da República, da coisa pública, da sociedade democrática.

Conquistar a qualidade social, democrática da educação implica a escola cumprir sua função social, que passa por três tarefas básicas:

Aprendizagem Efetiva, Desenvolvimento Humano Pleno e Alegria Crítica (Docta Gaudium) de cada um e de todos os educandos.

O aluno que vai para a escola, antes de mais nada, precisa entender que para aprender aqueles saberes necessários para sua formação (Proposta Curricular), em todas as áreas do conhecimento, que o conhecimento escolar é o domínio das linguagens, das quantidades, da natureza, da ciência, da tecnologia, do espaço, do tempo, do corpo, da transcendência, da arte, etc.

 

 

OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

IMAGEM:1 Interação criança e professor. Acesso em :10 de outubro 2023:disponível em:(atividades infantis)

 

Toda criança, especialmente entre 3 a 5 anos, adora conhecer novos lugares e experiências novas.

Por mais encantadora que seja a escola que seu filho esteja matriculado, o pouco interesse pela escola ainda é um dos maiores desafios da educação infantil, principalmente o fato de se afastar temporariamente dos cuidados dos pais, e fazer novos laços com crianças e professores.

Muitas vezes não há nada de errado com a instituição, mas com a dificuldade de se separar pela primeira vez dos pais para conviver com pessoas diferentes pode ser difícil para a criança.

Uma grande dificuldade é trocar os brinquedos de casa por algumas horas de atividades escolares, pode não ser a opção preferida do seu filho, mas é importante ensiná-lo que o ambiente escolar pode ser, sim, muito interessante e que fazer novas amizades é muito interessante para ele.

Durante os primeiros anos de vida, o ambiente que a criança mais fica é com a família. Por isso, ter que sair do local familiar para conhecer uma nova realidade e seguir uma rotina pode ser complicado para ele.

Pense que, assim como é delicado para você confiar a segurança do seu filho à outra pessoa, também é delicado para ele, muitas vezes não ter os pais por perto pode ser desafiador.

 

 

OUTROS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

 

Existem vários desafios, mas vou citar alguns que acredito eu seja os principais

Acesso à escola e o processo de aprendizagem.

Modelo distorcido de formação de docentes.

Falta de investimentos generalizados e inovação.

Desinteresse por parte dos alunos.

Participação das famílias na vida escolar.

 

Um dos desafios latentes na educação é a parceria entre família e escola. Estudos comprovam que o nível de envolvimento das famílias no processo de ensino e aprendizagem nos estudos do aluno, tem total impacto no comportamento dos alunos em sala de aula. 

O trabalho de conscientização sobre a importância dessa parceria é muito importante e fundamental.

A maioria dos pais não tem noção do peso que tem esse comportamento pode causar na vida dos filhos, tanto positivamente, ou negativamente no caso a falta de interesse dos pais.

Alguns pais acreditam que é suficiente só colocarem os filhos em uma boa escola, mas, na prática, o envolvimento das famílias com a escola é imprescindível, cada vez mais importante, para a construção de valores das crianças e adolescentes.

 

 

PAPEL DO PROFESSOR

 

O professor deve olhar para o aluno. buscando identificar suas diferentes dimensões formativas e como sua atuação nessa função educadora buscar formas de ter diálogo saudável com a família e com o aluno.

É preciso cobrar da família o papel que é exclusivamente dela, como disciplina, respeito, educação entre outros, mostrar para os pais que a educação e o respeito precisam vir de casa, e a escola, principalmente sala de aula a criança terá conhecimento, e que para isso precisa ter algumas regras, a criança tem direitos, mas também tem alguns deveres a seguir.

O professor deve conhecer quem são as famílias de seus estudantes e estabelecer diálogo com as mesmas, mesmo que muitas famílias não tenham interesse em participar do aprendizado da criança, é preciso buscar relações e criar vínculos que fortaleçam o processo educativo dos estudantes.

Cabe assim ao docente procurar conhecer as necessidades de seus alunos e proporcionar, através da sua experiência e da interação, emoções positivas e incentivá-los a participarem ativamente e a envolverem-se no processo da aprendizagem.

A educação leva a uma transformação do indivíduo produzindo um pensamento crítico e consciente que a criança levara para toda vida.

São muitos os desafios enfrentados pela educação em nosso país atualmente em todos os âmbitos, principalmente depois da pandemia.

O professor passa por inúmeras dificuldades, desde sua formação docente, tanto no seu currículo formativo ou através de cobranças feitas.

A responsabilização pelos processos vivenciados na educação, quanto ao fracasso escolar em tantos outros aspectos.

Freire, ao falar do educador transformador, expressa a seguinte ideia.

 

Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não da negação, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção. Encarna- lá, diminuindo assim a distância entre o que fizemos e o que faremos. (Freire, 2000, p.67).

 

O compromisso com a transformação está associado ao comprometimento com o nosso trabalho e com a realidade em que vivemos

 

 

CONCLUSÃO

 

Este trabalho buscou mostrar um pouco dos desafios enfrentados na educação e na aprendizagem em geral.

Não nascemos prontos, mas é preciso buscar conhecimentos e formação para enfrentar os desafios do dia a dia na educação. Estar em sala de aula é saber que cada aluno tem algo diferente e que precisamos lidar com isso, alguns com problemas familiares, pais separados, crianças que vivem com os avós, crianças que passam fome, crianças que sofrem preconceitos ou são exploradas em casa.

O professor muitas vezes não consegue resolver tudo sozinho, precisa constantemente do apoio dos gestores e coordenadores da escola. Muitas vezes envolve família conselho tutelar, mas tudo isso é fundamental para que esse aluno evolua no aprendizado.

Estar cobrando da família no incentivo da leitura, na participação nas reuniões escolares. Sabemos que tem muitas famílias que colocam seus filhos na escola com medo de perder auxílio do governo, isso precisa ser mudado, tem pais que alegam que trabalha muito e não tem tempo para os filhos, é preciso que os pais acompanhem o desenvolvimento de seus filhos na escola e na sociedade, que ajudem nas tarefas de casa, que os pais conheçam a escola, conheça o professor de seus filhos, isso é primordial para o desenvolvimento escolar do aluno

 

 

REFERENCIAS

 

ABNT. NBR 6024: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de janeiro.

 

BAZANELLA, André; TAFNER, Elizabete Penzlin; SILVA, Everaldo da; MULLER, Antônio José. Metodologia Científica. Indaial: Uniasselvi, 2003.

 

CLICK JOGOS. Jogos diversos. Disponível em: www.clickjogos.com.br/jogos. Acesso: out. 2023.

1 Cursando Pedagogia Uniasselvi.

2 Cursando Pedagogia Uniasselvi.

3 Graduação em Educação Física, Uniasselvi.

4 Ciências Contábeis, Unopar.