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MÚSICA: BRINCADEIRAS, INTERAÇÃO E RITMOS QUE ENCANTAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Eliene Barros Andrade de Lima

 

 

RESUMO:

A definição da música na educação infantil passa pelas atividades musicais que oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura. A criança aos poucos vai formando sua identidade, percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os outros. A partir do momento em que a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos se tornam mais amplos e este contato vai envolver também o aumento de sua sensibilidade e fazê-la descobrir o mundo a sua volta de forma prazerosa. Sua interação e relações sociais serão marcados através deste contato e sua cidadania será trabalhada através dos conceitos que são passados através das músicas. A música na educação Infantil pode envolver outras áreas de conhecimento, através do desenvolvimento da autoestima a criança aprende a se aceitar com suas capacidades e limitações. A musicalização é uma ferramenta para ajudar os alunos a desenvolverem o universo que conjuga expressão de sentimentos, suas ideias, valores culturais e auxilia a comunicação do indivíduo com o mundo exterior e seu universo interior. Atualmente as crianças estão inseridas num contexto familiar com um aceleramento contínuo profissional e educacional, tendo pouco tempo a vida familiar, onde a grande maioria deixa os filhos um período na escola e outro com terceiros o restante do dia, assim não possui uma rotina pré-estabelecida necessária para o seu desenvolvimento físico, psicológica e social. Consequentemente resulta em crianças ansiosas, sem limites, sem autonomia, sem independência e com pouco desenvolvimento psicomotor etc.

 

PALAVRAS-CHAVE: Música. Interação. Aprendizagem. Brincadeira. Ludicidade.

 

 

INTRODUÇÃO

 

As características distintivas da música na vida das pessoas é algo incontestável. Em várias situações ela se faz presente, principalmente nos aspectos socioculturais acompanhando a humanidade desde a fundação do mundo. A música se caracteriza como expressão artística, tanto no campo popular, quanto no erudito, transmitindo informações por meio dos sons, sentimentos e traços históricos de nossos antepassados nos diferentes tipos de manifestações religiosas. No contexto educacional, principalmente na educação infantil e que percebemos a importância da música, que com suas melodias acabam proporcionando as crianças um momento de descoberta e interação com o mundo ao seu redor. No entanto, é possível notar que em alguns casos a música não é tão valorizada, dando espaço para outras atividades, que são julgadas como mais pertinentes para o currículo educacional, deixando a música de lado, sem explorar as dimensões que ela oferece, tanto em enriquecimento cultural quanto no desenvolvimento cognitivo e social. Perante essa concepção, é possível perceber que a ordem mundial no dia a dia das instituições de ensino é estimular o processo cada vez mais rápido das disciplinas voltadas para leitura, escrita e cálculos, para que dessa forma os alunos estejam enquadrados nos indicadores educacionais propostos pelo mercado de trabalho, não se preocupando com as necessidades individuais dos alunos nem com o seu tempo próprio de aprendizagem. Esse descaso, acaba prejudicando o ensino da música que é garantido desde 1998, pelo RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil). Esse documento contém informações e orientações metodológicas para a educação infantil, e dentre essas, se encontra o ensino da música que está engajado em visões novas como a experimentação, que tem como objetivo musicalidade a interpretação, a improvisação e a composição. Vale salientar ainda, que a educação musical aborda a percepção tanto do silêncio quanto dos sons, e suas características estruturais e organizacionais. (BRASIL, 1988). Com base nisso, a Educação deve ser vista como um processo multidisciplinar e contínuo, carecendo de abordagens e estratégias musicais que buscam estimular o aprendizado, e a motivação. Além de localizar o estágio em que se encontram os alunados, lapidando seus saberes por meio de práticas afetivas e motivacionais proporcionadas pela música. O artigo em questão tem como objetivo geral trabalhar as diferentes concepções da educação musical nas escolas de educação infantil. A metodologia utilizada se deu com base na pesquisa bibliográfica, tomando como referência as ideias de alguns teóricos para a fundamentação deste trabalho de forma sistemática e concomitantes com o seu título. Tomou-se como referenciais teóricos para o estudo dos temas relacionados à Educação musical, as ideias de autores descritos no trabalho. Nessa visão, a música se insere no âmbito escolar como uma possível facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, visto que permite ao educando momentos de reflexões e conhecimentos diversos que são amadurecidos ao ouvir sons e ritmos que acabam motivando o discente e despertando a curiosidade de uma maneira afetiva, pois educar é uma tarefa que tem que ser experimentada com realidade, beleza e prazer. Com isso, podemos entender a relevância do ensino musical na educação infantil, uma vez que permite a interação e o desenvolvimento das capacidades do indivíduo, tais como: memória, audição, coordenação motora, observação e percepção de sons.

 

 

DESENVOLVIMENTO:

 

  • Ouvir e cantar várias músicas;

  • Cartazes com letras de músicas; Brincadeiras com cantigas de roda; musicalizar histórias com instrumentos musicais;

  • Coletânea das músicas trabalhadas; Montar um livrinho usando os instrumentos musicais e as músicas preferidas da turma para o Portfólio; Linguagem oral e escrita; Alfabeto; Cartaz com a música da turma; Caixa surpresa; Rimas, adivinhas, Trabalhar crachás com o nome e a foto dos alunos; Produção de texto (coletiva); Criar músicas. Contagem e recitação através de músicas (galinha do vizinho, coelhinho, os indiozinhos);

  • Seriação e classificação (instrumentos musicais de brinquedo e confeccionados)

  • Hora da novidade: (explorar os instrumentos musicais: forma, tamanho, cores, quantidade etc);

  • Trabalhar os conceitos básicos usando também os instrumentos musicais;

  • Brincadeiras diversas que envolvam valores;

  • Espaço e forma através de jogos e brincadeiras;

  • Trabalhar cores explorando o ambiente e os materiais existentes na escola;

  • Trabalhar valores através: Solidariedade, Respeito, Amor... paz... partilha...

  • Desenhos, pinturas; Dobraduras; Colagens;

  • Modelagens com massinha;

  • Recortes; Confecção de mural, Criação musical;

  • Confecção de instrumentos musicais com reciclagens;

  • Dança;

  • Sensações musicais (o que sente ao ouvir a música)

  • OBS.: Em todas as brincadeiras podem ser usados instrumentos musicais.

  • -Chicotinho queimado, Bandinha, A serpente, Dança das cadeiras, A casa do Zé, Vivo ou morto musical, Ponte musical, Pula pula musical.

  • Classificação dos sons (grave, agudo, médio), usando um instrumento musical convencional ou alternativo (criação);

  • Trabalhar o silêncio; Ritmo: lento e rápido.

  • Confecção de livros/ instrumentos musicais, portifólio.

  • Cartazes, formas geométricas/ cores, números.

  • Nome próprio.

  • Datas comemorativas e outros.

  • Apresentações musicais e teatrais.

 

 

CONCLUSÃO:

 

Ao finalizarmos esta pesquisa, que proporcionou a discussão de algumas questões referentes ao papel da música no desenvolvimento infantil, pela qual procuramos refletir sobre as contribuições da música no aprendizado da criança, percebemos que essa arte é extremamente importante no desenvolvimento das habilidades individuais e coletivas, por isso precisa ser valorizada no ambiente escolar como ferramenta pedagógica, porque pode proporcionar um aprendizado significativo e estimulante. Como a música possui um forte poder de atração sobre as crianças, sua utilização nas atividades escolares de forma bem esquematizada favorece a ampliação da aprendizagem de maneira mais alegre e prazerosa. Diante disso, percebemos a urgência de se criar espaços na escola para a inserção da musicalização e todos os benefícios inerentes ao ser humano.

As reflexões em torno do tema, objeto de estudo desse trabalho, permitiram perceber o quanto a música contribui e continua contribuindo no/para o desenvolvimento humano. Foi possível perceber, ao longo do levantamento teórico, os inúmeros significados da música no cotidiano e nas atividades escolares da criança, como um agente que pode facilitar o raciocínio e a aprendizagem infantil. Contribuindo de maneira significativa para qualidade na educação Infantil e favorecendo a formação humana integral em sua plenitude. Do ponto de vista das observações apontadas por diferentes teóricos e ensaístas e pesquisadores do assunto, constatamos que todos são unânimes na defesa de que existe uma necessidade muito grande de um trabalho concreto com os conhecimentos musicais nas escolas, pois a música é um aspecto cultural e configura-se como um vínculo da fala na saciedade. Por isso, a música é, sem dúvida, um dos recursos essenciais para que o professor possa conceber o processo de ensino-aprendizagem, através de suas múltiplas utilidades. Nesse contexto, cabe ao professor, refletir sobre essa necessidade e praticar atividades que envolvam a música em sala de aula com seus alunos.

Essa postura pode resultar em experiências de aprendizagem enriquecedoras, uma vez que desenvolve de diferentes formas habilidades relativas ao desenvolvimento e formação do ser humano. Sendo assim, é relevante reforçar, nesse estudo, a necessidade imediata de se trabalhar tais atividades, em virtude de um desenvolvimento necessário. Para isto, é fundamental a realização de pesquisas que repensem conteúdos, metodologias e condições de trabalho para que o professor da sociedade contemporânea estabeleça métodos que proporcionem uma consciência sobre os aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais que permeiam o desenvolvimento da criança.

 


REFERÊNCIAS:


BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il.

 

SOUZA, Carlos Eduardo de; JOLY, Maria Carolina Leme. A importância do ensino musical na educação infantil. Disponível em: https://goo.gl/P3PmCj. Acesso em: 10/05/2019.

 

STAVRACAS, Isa. O papel da música na Educação Infantil. Universidade Nove de Julho, São Paulo, p. 23-74, 2008. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp104946.pdf. Acesso em: 1 maio 2019

 

FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2012.

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo, Editora UNESP, 2000.