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O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Nayara Rodrigues Madruga Barboza

 

 

RESUMO

O presente artigo apresenta a utilização dos recursos tecnológicos pelos professores na rede regular de ensino, as condições devem ser criadas com um processo permitido e educacional e a evolução desses recursos para possibilitar o aprendizado diferenciado e importante, ajuda desenvolver os alunos como uma pessoa autônoma e conhecimento. Com o enfoque nos seguintes objetivos específicos: oportunizar ao educador diferentes formas e recursos de melhorar o ensino, aumentar assim a qualidade e a aprendizagem, promover aulas mais criativas, motivadoras e dinâmicas. Com essa base teórica, trouxemos diversas possibilidades de atuações pedagógicas, para que o uso da tecnologia seja um facilitador do trabalho docente e também da construção do conhecimento, bem como do ensino e da aprendizagem. Os alunos de hoje vivem juntos com milhares de informações, diante ao mundo digital, porém, na escola, eles enfrentam a realidade Diferente: aulas tradicionais desatualizadas que não contribuem tanto no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Um dos principais objetivos do artigo é demonstrar a importância de se utilizar a tecnologia como ferramenta de aprendizado tendo um excelente desenvolvimento dos alunos e contribuir na aprendizagem, e metodologia utilizada é de cunho bibliográfico de pesquisas.

 

Palavra-chave: Tecnologia. Educação. Aprendizagem.

 

 

  1. INTRODUÇÃO

 

O trabalho tem como propósito levar à reflexão sobre a prática educativa, focando para Estratégias Tecnológicas na Prática Pedagógica e as ferramentas digitais utilizadas em sala de aula, enfatizando as tecnologias digitais no processo ensino aprendizagem, apresentando uma análise sobre a utilização do computador na educação e identificando esta ferramenta como sendo de grande valia na construção do conhecimento.

O ambiente escolar vem sofrendo várias alterações na medida de uso de tecnologias novas digitais. Diante a isso as escolas foram equipadas com laboratórios de informática para procurar atrair os alunos em uma didática simplificada como um diferencial nas propostas curriculares, mesmo ainda sendo só como uso de ferramentas de suporte ao aprendizado, essa atividade precisa que o professor tenha total desempenho em sua formação continuada para aplicar novas atividades didáticas.

Diante a importância da introdução de novas tecnologias no ambiente escolar contribui para que o ensino saia do modelo tradicional onde a aprendizagem só pode acontecer através da memorização, repetição, de livros, de quadros negros, enfim. A educação está mudando a cada dia e a tecnologia também, ambas podem trabalhar juntas em prol do objetivo que é agregar mais conhecimento para os alunos por meio de seu uso, tornando-se essencial preparar e treinar educadores para trazer novas metodologias em suas práticas pedagógicas, contribuindo, portanto, para uma melhoria significativa na educação.

A tecnologia vem influenciando a nossa vida constantemente, de maneira acelerada gerando inúmeras mudanças em um contexto mundial. Ela vem proporcionando uma grande revolução na sociedade, melhorando o modo de vida e de pensar das pessoas. Os recursos tecnológicos estão muito populares e nos fornecem uma infinidade de conteúdo, facilitando uma maior busca por informações.

O Objetivo geral deste trabalho é importância da inserção das tecnologias na Educação como práticas pedagógicas que visam a informação e utilização nas tecnologias como suporte didático com o objetivo geral de expandir o acesso à informação em sala de aula.

Buscamos por meio da metodologia cientifica, trazer as etapas que seguimos, para alcançar o conhecimento que desejamos diante deste projeto. O trabalho tem por objetivo um projeto de pesquisa afim de a partir dele escrevermos nosso Trabalho de Conclusão de Curso. Seguimos um conjunto de métodos para pesquisar o tema exposto pelo interesse em buscar maior compreensão assim repassando a mesma.

 

 

  1. PRESSUPOSTOS CONCEITUAIS DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

 

Um grande marco na história mundial foi a revolução industrial, a qual seus interesses provocaram grande impacto em todos os setores, do mundo todo. Este acontecimento marcou a humanidade, pois com ele vieram mudanças no quesito de produção, onde os produtos passaram a ser maquino faturados e não mais manufaturados, permitindo assim uma produção em massa, com uma produtividade maior gerando assim mais lucros, e preços amenos, e desta forma o público foi ganhando maior poder de compra, porém os trabalhadores ficaram desapontados com esta evolução.

O autor Silveira, (2011), exemplifica como normal nesta fase de evolução na fabricação de diversas variedades de bens que anteriormente era feito a mão e depois substituído quase que de forma instantânea pela indústria tecnológica.

Segundo Marx (1987, p.77):

 

A grande indústria criou o mercado mundial, preparado pela descoberta da América. O mercado mundial acelerou prodigiosamente o desenvolvimento do comércio, da navegação e dos meios de comunicação por terra. Este desenvolvimento, por sua vez, refletiu na extensão da indústria e, na medida em que a indústria, o comércio, a navegação e as estradas de ferro se desenvolviam, crescia também a burguesia, multiplicando seus capitais e deixando a um segundo plano as classes legadas pela Idade Média. Segundo Marx (1987, p.77)

 

Analisando a fala deste autor, a principal questão é compreender as transformações sociais que ocorreram naquela época, seu pensamento é decorrente deste questionamento.

Na Europa, houve uma grande organização onde os trabalhadores exigiam melhores condições de trabalho, principalmente nas fabricas, formou-se grupos de sindicatos com o intuito de melhorar as condições de trabalho.

Existiram vários movimentos, os quais os trabalhadores e sindicalistas faziam parte e assim conquistaram vários direitos trabalhistas. Estes, fortaleceram os vínculos para que se estabelece as leis trabalhistas. Houve uma transição capitalismo comercial para o industrial, que provocou agitação na sociedade da época, mudando assim todo o seu modo de vida, as quais impulsionaram a Revolução Tecnológica, que permeia a atualidade.

É importante ressaltar que a Revolução Industrial, aconteceu na Inglaterra no século XVIII foi o pioneiro do capitalismo, a transição do capitalismo comercial para o capitalismo industrial. É incrível, como a revolução industrial modificou a sociedade naquele tempo, e até hoje isso permanece cada dia mais presente em nossa realidade atual, podemos considerar que a revolução industrial foi a revolução tecnológica naquele período.

Com a Revolução Industrial, a sociedade atual convive com os impactos das mudanças, principalmente com o surgimento da tecnologia. Todos estes avanços ocasionaram alguns problemas relacionado com ao capitalismo. Movimentos revolucionários se uniram para conseguir melhorias de condições de trabalho, e isto reflete visivelmente até os dias de hoje.

A industrialização ficou conhecida no mundo todo, e é extremamente importante compreender a Revolução Industrial, a qual gerou tantos impactos, e com certeza influenciou toda a sociedade, bem como os avanços das tecnologias. Diante de várias concepções relacionadas à tecnologia, com ênfase à educação, o autor Niskier (1993) ressalta algumas características dizendo que:

Uma mediação do encontro entre Ciência, Técnicas e Pedagogia.” ou ainda como “um exercício crítico com utilização de instrumentos a serviço de um projeto pedagógico.

 

Já os autores Brito & Purificação, 2011 explanam que a

 

(..) necessidade incentiva o impulso às criações tecnológicas, como o ábaco, instrumento utilizado por povos primitivos para auxiliar na contagem, considerado assim o primeiro computador.

 

Lá na década de 40, no contexto da segunda guerra mundial, surgiram os computadores, trazendo uma grande modernidade até então. Na década de 60, nos Estados Unidos, foi propagado o uso dos microcomputadores, e que de maneira geral, se tornou a mais popular ferramenta de trabalho. Na década de 90, a internet estabeleceu inúmeras e grandiosas mudanças positivas para toda a economia as quais mudaram e muito as dinâmicas propostas pela comunidade escolar, de forma extremamente significativa.

O avanço das tecnologias de informação possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, o que permite maior disponibilidade de informação e recursos para o educando, tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador. Nesse sentido, o uso das ferramentas tecnológicas na educação deve ser vista sob a ótica de uma nova metodologia de ensino, possibilitando a interação digital dos educandos com os conteúdos, isto é, o aluno passa a interagir com diversas ferramentas que o possibilitam a utilizar o seus esquemas mentais a partir do uso racional e mediado da informação.

O sociólogo Manuel Castells, 2010, p.44, pressupõe que:

 

Sem dúvida, a habilidade ou inabilidade de as sociedades dominarem a tecnologia e, em especial, aquelas tecnologias que são estrategicamente decisivas em cada período histórico, traça seu destino a ponto de podermos dizer que, embora não determine a evolução histórica e a transformação social, a tecnologia (ou sua falta) incorpora a capacidade de transformação das sociedades, bem como os usos que as sociedades, sempre em um processo conflituoso, decidem dar ao seu potencial tecnológico.

 

Percebe-se segundo o autor uma associação entre as tecnologias e as mudanças que aconteceram em cada período histórico, pois ele ainda nos fala que: “[...] a tecnologia é a sociedade e a sociedade não pode ser entendida sem suas ferramentas tecnológicas (Castells, 2010, p.468). Assim, para compreender cada sociedade e as partes que as compõem, deve-se analisar quais são as possibilidades que as tecnologias do período em análise proporcionam bem como seu contexto histórico.

A escola precisa de fato, inserir essas ferramentas tecnológicas, mas não deve esquecer que, a sociedade precisa manter a cultura, esta que é passada de geração para geração, e a escola também pode garantir isso. Mas, entretanto, para que essa inserção seja adequada, os investimentos não só para recursos e ferramentas, e sim, também, para formação dos profissionais, sendo assim, precisa ser de fato garantida, através de especializações e formações, e por fim concretizada.

Desta maneira é importante compreender as mudanças que ocorreram historicamente diante dos indivíduos que fazem parte do contexto educacional, tanto alunos, como educadores, é necessário reconhecer a mudança histórica ocorrida nos sujeitos da educação, tanto aos alunos e também aos educadores. Marisa Vorráber Costa destaca que: Nós professores e professoras, confusos ou míopes, continuamos a enxergar ou a fazer de conta que lá estão os meninos e as meninas imaginados pelas teorias dos compêndios dos séculos XVII, XVIII, XIX e parte do XX (...) já é tempo de nos darmos conta de que o mundo mudou muito também dentro de nossas escolas.” (COSTA, 2005)

Uma forma mais clara para exemplificar a importância da inserção das tecnologias para com a educação, é um projeto chamado UCA, onde no ano de 2005 o governo criou este projeto com o nome de “Um Computador por Aluno (UCA)”, com a intenção de promover a tecnologia dentro do ambiente escolar, que foi um processo muito longo de licitação, o governou adquiriu 150 mil laptops onde 300 escolas aqui do Brasil, seriam beneficiadas com estes instrumentos. Resumindo, depois de todo esse investimento, os instrumentos acabaram não sendo utilizados por falta de estrutura e também por falta de profissionais qualificados para desenvolver tais funções necessárias

A partir disso, é visível que, a escola em si, é uma excelente usuária das ferramentas voltadas para a tecnologia, porém é necessário compreender se isto realmente vem a ser de total aproveitamento, e se por fim, irá suprir a necessidade da escola como um todo, contemplando a comunidade, os alunos e também os professores. A educação é um constante ato de processo, que evolui a cada instante, e por isso precisa que mudanças aconteçam de maneira positiva diante das necessidades de cada indivíduo envolvido nestes atos.

As tecnologias, se forem utilizadas com cautela e conhecimento, com toda certeza, irá exercer um papel com inúmeras possibilidades positivas no que se diz respeito ao ensino-aprendizagem. Partindo dessa possibilidade, a utilização destas ferramentas tecnológicas, transformadas em ferramentas pedagógicas, com certeza trarão inúmeros benefícios diante da construção e aprimoramento do conhecimento. Partindo dessa certeza, o professor precisa receber instruções e capacitações, precisa ter oportunidades de inclusão digital primeiramente, para lidar com todos esses recursos, até porque é ele a peça fundamental para transmitir conhecimento e ensinamentos, para que assim possa estar habilitado e conseguir fazer a mediação de todo o saber adquirido, para seus alunos. Para isso a capacitação e inclusão digital do profissional da educação são de suma importância, porque professor é a figura central da mediação do saber.

Demo (2008, p.134), continua em seu pressuposto teórico ressaltando sobre os profissionais da educação:

 

Temos que cuidar do professor, pois todas as mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor, ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal.

 

Mesmo com tantas mudanças e evoluções, não existe uma fórmula mágica, que possa substituir o professor em si. Ele está acima das tecnologias desenvolvidas, respeitosamente com muito estudo, porém sem ele, qualquer tecnologia não seria tecnologia, pois a didática humanizada não consegue deixar de ser inevitável e imprescindível.

Para Kenski (2012, p. 24), o conjunto de:

 

[...] conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade, chamamos de “tecnologia”. Para construir qualquer equipamento - uma caneta esferográfica ou um computador -, os homens precisam pesquisar, planejar e criar o produto, o serviço, o processo. Ao conjunto de tudo isso, chamamos de tecnologias.

 

Sendo assim o homem como um ser racional, principal atributo que o diferencia dos demais seres vivos, apoia-se em sua capacidade de pensar, refletir sobre suas ações, acumulando e desenvolvendo conhecimento, traçando planos e hipóteses, buscando superar as adversidades, na tentativa de controlar os fenômenos naturais ou antropogênicos, transformando o espaço natural almejando qualidade de vida.

Consideramos necessário, que o professor deve aprender, pois o constante aprendizado, faz o ser humano evoluir, como indivíduo, e dessa forma, o professor sendo capacitado irá com certeza contribuir no contexto escolar, utilizando de maneira sensata e sábia os recursos tecnológicos, promovendo assim a diversidade cultural, rompendo paradigmas, possibilitando assim, não só a inclusão digital, mas uma inclusão social, baseada em transmissão do que é novo, instigando o aluno, a aprender e também se devolver dentro deste atual modelo de educação.

Desta forma, podemos entender, pela visão de Durkheim, que a história tem um papel fundamental, ou melhor, a história nos mostra como foram educados os indivíduos para a vida social. Por isso, Durkheim pressupõe ser indispensável à observação histórica para termos uma noção preliminar da educação e suas aplicações.

 

 

  1. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO: DISTANCIAMENTO OU PROXIMIDADE ENQUANTO VÍNCULO PROFESSOR VERSOS ALUNO

 

A escola, por bastante tempo vem sendo um espaço que garante métodos de ensino os quais são muitas vezes antigos, aulas simplesmente expositivas e o professor vinha a ser o detentor do conhecimento. Essas estratégias descontextualizadas diante as verdadeiras necessidades e realidades dos alunos, bem como seu interesse em aprender, trouxe a inovação tecnológica para a sala de aula, incluindo esta como uma necessidade para o aprendizado.

Muitas vezes, a própria realidade do aluno em seu contexto, não fazia sentido em sala de aula e assim acabava gerando desinteresse pelo aprendizado e pelas práticas escolares como um todo.

Uma metodologia voltada a inovação de conhecimentos, transforma as tecnologias em ferramentas de suporte pedagógico, e assim faz com que a atenção dos alunos seja muito positiva, pois desta forma uma solução viável é adaptar os sistemas educativos, o que vem a ser cada vez e necessário nas escolas.

Muito vem se falando na tecnologia na educação e se formos entrar em um contexto recente os alunos já nascem conectados ao mundo virtual, pois estas questões estão tomando conta de forma acelerada na atualidade e os alunos têm o mundo digital muito mais integrado à sua realidade. Esse paradigma vem desafiando os espaços escolares, bem como os educadores principalmente no que se diz respeito ao uso de novos recursos tecnológicos em benefício do ensino, pois não se consegue mais evitar a presença destes recursos, eles não são somente uma opção e sim é fundamental integrá-los à educação da melhor forma possível.

Desta maneira, os educadores ganham o auxílio de novas ferramentas para tornar as aulas mais instigantes, diferenciadas e participativas. O aluno, por sua vez, sente-se mais à vontade e motivado a estudar, aumentando sua autoestima e confiança em realizar as tarefas escolares propostas no currículo.

O autor (Carvalho, 2000, p. 15), ressalta a importância dos educadores neste processo salientando que:

 

Os educadores precisam trabalhar esses números em favor de suas disciplinas, pois como notamos, é um número elevado de alunos que possuem esses aparelhos e muitos deles têm acesso à internet, outro instrumento que pode ser utilizado em sala de aula para pesquisas. A educação em suas relações com a Tecnologia pressupõe uma rediscussão de seus fundamentos em termos de desenvolvimento curricular e formação de professores, assim como a exploração de novas formas de incrementar o processo ensino-aprendizagem.

 

Como as opções são muitas, cabe ao professor buscar alternativas para trazer até a sala de aula os recursos que as crianças e os adolescentes já utilizam em suas rotinas, de forma a despertar o interesse deles e engaja-los no aprendizado. De forma mais abrangente as tecnologias precisam agregar o interesse de pais, alunos e educadores, de forma a deixar as aulas mais motivadoras, criativas e interessantes. Além disso, a tecnologia oferece formas mais práticas, lúdicas, interativas e dinâmicas de explicar um conteúdo, envolvendo e dando autonomia aos estudantes.

Com a introdução da tecnologia ao ensino, ela possibilita que o educador consiga estar avaliando o desempenho de cada aluno nas atividades propostas. Isso porque é possível que o educador receba um feedback das atividades realizadas pelo estudante, o número de acertos e as dúvidas que ele teve durante os estudos.

Entretanto, as disciplinas poderão ser adaptadas de acordo com perfil de cada aluno, de forma que aqueles com alguma deficiência cognitiva possam realizar atividades diferentes enquanto os demais colegas avançam nos exercícios conforme seu conhecimento já adquirido buscando, cada vez mais, novos desafios para todos.

Quando as aulas seguem um padrão dito tradicional, ou seja, expositivas, se tornam cansativas e é bem provável que o aluno não se atente por muito tempo, porém com a inserção das novas possibilidades de ensino, o educador tem autonomia para aplicar aquelas que mais atendem ao perfil dos seus alunos, de forma a mantê-los sempre focados, estimulando cada vez mais a interação. Assim, com o auxílio dos recursos tecnológicos digitais, mesmo os alunos mais retraídos são capazes de realizar trabalhos em grupo, expressar suas opiniões e mostrar seus conhecimentos, que consequentemente irão se sentir motivados, pois perceberão que são parte ativa e importante do desenvolvimento do aprendizado de todos.

Estes recursos propiciam um ambiente escolar instigante e atrativo para os alunos e os educadores podem introduzir em suas aulas exercícios estimulantes, jogos desafiadores, vídeos didáticos e atividades lúdicas, existem diversas estratégias as quais podem e devem ser exploradas por alunos e educadores, possibilitando assim que o espaço escolar se torne um ambiente agradável de se frequentar, evitando, inclusive, a evasão escolar.

Almeida,2000, p.78 acrescenta que:

 

Desta forma pode-se observar que a tecnologia é uma necessidade mundial, e que a escola deve estar preparada para esta realidade, temos que estar preparados para este avanço, pois, Nós, educadores, temos de nos preparar e preparar nossos alunos para enfrentar exigências desta nova tecnologia, e de todas que estão a sua volta – A TV, o vídeo, a telefonia celular. A informática aplicada à educação tem dimensões mais profundas que não aparecem a primeira vista.

 

Ao utilizar os recursos oferecidos pela tecnologia, o aluno passa a promover a sua própria aprendizagem, sendo o papel do educador ser o mediador neste processo, onde o aluno pode explorar novas possibilidades de aprendizagem tendo o educador como um direcionador em seu percurso de conhecimento.

A tecnologia digital é uma fonte cheia de exemplos da vida real. Por meio delas, é facilitado interação entre conteúdo didático do currículo escolar e a realidade, tornando a aprendizagem útil para a vida cotidiana, estabelecendo assim então um vínculo entre a vida real e o conceito apreendido. Deste modo, o aluno compreenderá a razão de aprender determinados conceitos que, de outra forma, poderiam parecer sem utilidade.

É importante, ressaltar o papel do educador que tem fundamental intervenção na questão de ajudar a avaliar as fontes de informações e mesmo todo o conteúdo disponível ao aluno. Como estes materiais são recursos muito visuais eles promovem a absorção do conteúdo por parte dos alunos de uma maneira mais precisa e direcionada, pois a grande maioria das pessoas são visuais, portanto, o uso de figuras possibilitará sempre aos alunos uma melhor memorização e assimilação do conteúdo.

 

 

  1. O DESAFIO DOS PROFESSORES FRENTE A TECNOLOGIA

 

A inserção das novas tecnologias no ensino vem sendo na educação, um dos principais assuntos entre os debates da atualidade. São muitos os recursos que estão sendo criados e vem tomando um espaço enorme no que se refere a sua inclusão nas escolas, alguns exemplos são a robótica, jogos eletrônicos, inteligência artificial e realidade aumentada são apenas algumas das novidades que têm movimentado o mercado educacional e sido inseridas nas escolas, especialmente na rede privada.

Para Moraes (1999, p.45)

 

Vive-se num mundo pequeno e grande ao mesmo tempo, tecido pelas redes de computadores. Não é mais possível controlar o fluxo de informações e o maior desafio é produzir conhecimento e realizar um manejo criativo e crítico sobre esse mundo.

 

Porém, na realidade da sala de aula existe uma grande discussão de como essa integração pode ser feita de maneira inovadora diante as atividades da rotina escolar. Existem ainda muitos para o corpo docente com relação ao uso das novas tecnologias, e muita resistência também incorporar essas ferramentas de forma efetiva, contribuindo para a aprendizagem dos alunos. As novas tecnologias ajudam no aprendizado a partir do momento em que o professor se apropria desse conhecimento, porém ainda a formação para estes nem sempre é disponibilizada ou até mesmo de interesse do professor. Sabemos que a formação é um dos grandes desafios no que diz respeito ao uso da tecnologia.

De acordo com a pesquisa TIC Educação 2016, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 54% dos professores não cursaram na graduação disciplina específica sobre como usar computador e internet em atividades com os alunos. Além disso, 70% não realizaram formação continuada sobre o tema no ano anterior ao levantamento. Dos que realizaram, 20% afirmaram que a capacitação “contribuiu muito” para a atualização na área.

Neste contexto, a busca por novas formas de aprender a utilizar os recursos tecnológicos acaba por depender da iniciativa do próprio professor. Porém seria extremamente necessário que a equipe pedagógica venha um especialista em tecnologia educacional. Dada a formação insuficiente, torna-se mais difícil explorar as potencialidades pedagógicas das novas tecnologias. E, em muitos casos, isso pode levar a uma certa resistência com relação ao seu uso, fazendo com que métodos mais tradicionais sigam sendo reproduzidos.

O maior desafio atualmente é os professores conseguirem compreender que a tecnologia facilita o processo de ensino aprendizagem, melhorando as aulas, pois nos traz ferramentas inovadoras e atrativas, e desta maneira são estratégias que além de possibilitarem resultados positivos para a educação, é algo que tira o professor da zona de conforto. É uma ferramenta que precisa de estudo em casa, de um planejamento maior, de um período semanal que exige reflexão e estudo, pois o educador precisa dominar essas ferramentas, participar de cursos, se inteirar a respeito, praticar. É preciso estar embasado para manter a atenção do aluno.

Pocho (2003), p.89 afirma que:

 

O professor precisa mudar a sua postura pedagógica diante desse contexto, principalmente no que diz respeito à construção do conhecimento e democratização do conhecimento, é necessário que ele domine o uso da máquina e também a sua utilização pedagógica.

 

No caso da rede pública, muitas vezes existe um grande problema que é de fato a falta de infraestrutura, pois nem sempre a escola dispõe dos equipamentos, e assim surgem empecilhos, podendo muitas vezes não contribuindo positivamente, e os profissionais optam por não utilizar (o pouco que se tem destas ferramentas) para não perder tempo da aula as quais precisam seguir os conteúdos do currículo escolar.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular), nos traz muitas competências no que se diz respeito ao uso dessas tecnologias em sala de aula, a principal é que a tecnologia é uma habilidade para o aprendizado, e que o uso das linguagens tecnológicas e digitais trazem a tecnologia para a sala de aula de maneira significativa, reflexiva e ética.

Enfim, é possível afirmar que as tecnologias criam uma nova cultura e um novo modelo de sociedade. Para o docente, a aplicação dessas tecnologias em suas aulas nas salas, implica conhecer as potencialidades desses recursos em relação ao ensino das diferentes disciplinas do currículo, promovendo a aprendizagem de competências, procedimentos e atitudes por parte dos alunos, para utilização do equipamento que a escola tem a oferecer e também por parte da sua própria buscar em aprender a trabalhar com elas. Assim, fica visível que a relação entre tecnologia e educação está acontecendo de maneira rápida em boa parte das Instituições de Ensino.

A falta qualificação dos docentes, ou equipamentos, ou condições físicas para implantação de equipamentos, dificulta um pouco este processo todo, porém também se se torna evidente a possibilidade se fazer educação com a utilização das novas tecnologias. A escola sente-se desafiada a criar ações para integrar as tecnologias às práticas pedagógicas, muito ainda precisa ser feito, mas grandes avanços já estão acontecendo neste contexto.

O educador ao utilizar as tecnologias em sala de aula, tem uma grande responsabilidade de manter a atenção do aluno e também de motivar o mesmo através do conteúdo proposto e discutido naquele momento.

A atualidade em si está muito interligada com a tecnologia, cada vez mais é visto crianças pequenas fazendo uso de alguns destes recursos de maneira facilitada, pelo o acesso que lhe é dado desde cedo. Desta forma, temos a necessidade enquanto educadores além de ensinar, mas também de aprender a utilizar todos estes recursos, como citamos muitas vezes no decorrer deste trabalho. A concentração é muito importante na aprendizagem, manter os alunos concentrados e motivados a aprender se torna uma tarefa cada vez mais difícil para o professor.

O autor Valente (2011, p.14) nos explica que:

 

A questão da aprendizagem efetiva, relevante e condizente com a realidade atual configuração social se resume na composição de duas concepções: a informação que deve ser acessada e o conhecimento que deve ser construído pelo aprendiz.

 

O educador, enquanto mediador deve ter uma postura frente aos seus alunos, compreendendo as tecnologias, bem como orientar os mesmos que ela deve ser respeitada, de forma organizada e com limites, que são ferramentas que possibilitam a aprendizagem e devem ser utilizadas de forma organizada, para que assim os alunos prestem atenção, para conseguirem realizar as tarefas de forma correta e desta maneira estar buscando ampliar os conhecimentos, ou aplicar esses conhecimentos fazendo uso das tecnologias.

Diante disto, os recursos tecnológicos de um modo geral, geram uma grande preocupação para a maioria dos educadores. O grande desafio que a equipe pedagógica encontra, além de utilizar os recursos tecnológicos é basear-se em princípios que venham a privilegiar a construção de conhecimentos, o aprendizado significativo, interdisciplinar e integrador. A escola nesta condição, precisa deixar de ser mera transmissora de informação e intensificar a aprendizagem de fato.

 

 

5 METODOLOGIA

 

O trabalho ora proposto baseia-se em pesquisa bibliográfica, visando levantar e investigar as ideologias e concepções nas referências teóricas já publicadas, para isso, propõe-se analisar as diversas posições acerca do tema aqui estudado, visando promover uma nova interpretação sobre o assunto (FONSECA, 2002; GIL, 2007).

Gil (1999) afirma que

 

... a pesquisa bibliográfica é desenvolvida mediante material já elaborado qualitativa, principalmente livros e artigos científicos, material já tornado público em relação ao tema de estudo, tais como jornais, revistas, livros entre outros. Apesar de praticamente todos os outros tipos de estudo exigirem trabalho dessa natureza, há pesquisas exclusivamente desenvolvidas por meio de fontes bibliográficas.

 

O material consultado na pesquisa bibliográfica abrange todo referencial já tornado público em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros pesquisas, monografias, dissertações, teses, entre outros. Por meio dessas bibliografias reúnem-se conhecimentos sobre a temática pesquisada. Com base nisso é que se pode elaborar o artigo acadêmico, com perspectiva histórica ou simplesmente para atribuir uma nova leitura.

 

 

CONCLUSÃO

 

Contudo, diante deste estudo compreendemos a importância das tecnologias digitais inseridas no contexto escolar. A inclusão destes recursos possibilita no dia a dia grandes resultados satisfatórios, pois trazem inovações para a sala de aula. Com esta inclusão digital, foram estabelecidas várias diretrizes para a utilização das tecnologias como aliadas ao próprio planejamento educacional e consequentemente a sua prática pedagógica.

Sem dúvida que com todas essas possibilidades e recursos tecnológicos apresentados nas diferentes esferas e disponíveis com fácil alcance, o educador consegue estabelecer um vínculo diferenciado com seus alunos, transformando as aulas em momentos divertidos e prazerosos, onde a relação de ensino e aprendizagem vem dando bons resultados no que se diz respeito a construção do conhecimento, com ganhos neste sentido.

O educador consegue através de seu planejamento didático, potencializar o desenvolvimento infantil integrando a tecnologia, utilizando materiais concretos. Lembrando que o educador deve estar preparado para os desafios que estas ferramentas trazem, pois desta forma as dificuldades se tornaram menores, e a construção do conhecimento acontecerá de forma positiva e inovadora.

Os recursos tecnológicos, só vem a contribuir para a realização de um trabalho mais direcionado, com estratégias de ensino muito relevantes. Seu princípio vem de encontro com as práticas pedagógicas onde o educador, consegue através destas didáticas proporcionar um espaço interativo, entre os alunos e educadores.

Cabe à escola incorporar em seu trabalho, apoiado na oralidade e na escrita, outras formas de aprender (apoiadas na visão, na audição, na simulação, na criação) possíveis com uma tecnologia cada vez mais avançada. Essa deve ser uma atitude incorporada por toda a escola, não colocando a culpa apenas no professor, porém essas mudanças não ocorrem de uma hora para outra, requer um longo tempo.

As teorias que envolvem as tecnologias, tem implicações educacionais, cabendo à escola reconhecer que: cada sujeito é único, as inteligências manifestam-se de maneiras diferentes, em níveis de desenvolvimento diferentes, todas as inteligências são importantes para que uma pessoa seja competente e produtiva na sociedade e é fundamental considerá-las e oportunizar que se desenvolvam de maneira adequada.

 

 

REFERÊNCIAS

 

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