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PROJETO DE LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Noraneuza Rodrigues Lima
Luzilene Ramos
Lourdes Antunes

 

 

Turma: 1 e 5° °ano do Ensino Fundamental

Público alvo: Alunos

 

 

INTRODUÇÃO

 

Durante a contação de histórias, a criança exercita a fantasia e a imaginação. Ela também adquire intimidade com a leitura, fluência e a habilidade de produzir textos e redações. Por isso, outro benefício indiscutível das histórias é o despertar das crianças para a prática da leitura.

A inserção da leitura na vida escolar dos pequeninos através da contação de histórias faz com que a criança se interesse pela leitura de outros livros com novas histórias. Ler e contar histórias são processos de mão dupla entre sujeitos.

Embora sejam instrumentos parecidos, suas práticas geram muitas dúvidas sobre “o que, como e quando” ler e contar histórias. Conhecer quais práticas pedagógicas corroboram para a imersão da criança no universo literário, tornam se fundamentais num tempo onde a tecnologia e o avanço da internet alcançou casas e famílias de todos o mundo, chegando inclusive nas crianças em idade pré-escolar.

O intuito é compartilhar as descobertas geradas pelo movimento da pesquisa, reflexão e conhecimento do universo literário infantil, focando especificamente na dicotomia da leitura e contação de histórias na Educação Infantil, sobretudo quais caminhos percorrer para alcançar o êxito nessa prática pedagógica.

Dessa forma, essa pesquisa qualitativa, busca analisar a unidade a ação docente nas salas regulares sobre o tema, realizada no município de
São José dos Campos. Atualmente, São José dos Campos conta com 49 escolas de Ensino. Fundamental e 105 de Educação Infantil, considerando unidades diretas e conveniadas, segundo dados da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

A pesquisa nasce a partir, dos desafios contemporâneos oriundos do chão de sala de aula, no questionamento diário da rotina de uma fase, na qual a criança descobre o mundo que a cerca, e onde o ato de ler e contar histórias, estimula e auxilia o desenvolvimento da criança.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

O projeto surgiu com a finalidade de desenvolver o intuito de sanar algumas dificuldades encontradas em leituras, e contação de história no ensino fundamental, a serem trabalhados no decorrer do projeto.

 

 

OBJETIVO GERAL

 

Estimular a imaginação, a oralidade e a escrita, a contação de histórias é uma prática pedagógica que exercita as conexões neurais da criança, fazendo com que ela se identifique com as situações e desenvolva meios de lidar com seus sentimentos e emoções.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender os gêneros textuais entendendo a diferença entre eles;

- Criar momentos de leitura e escrita na turma de aula.

- Estimular a leitura e a escrita como ferramentas pedagógicas.

- Ampliar o repertório de leitura; Praticar a escrita e suscitar no aluno o apreço pela leitura, estimulando sua produção textual; Desenvolver a escrita e oralidade; Desenvolver o espírito crítico;

- Ampliar o Vocabulário; Promover uma interação com textos verbais e não verbais. Estabelecer a leitura como ferramenta fundamental na construção do conhecimento.

 

 

DESENVOLVIMENTO:

 

A contação de histórias desperta na criança o lado lúdico, característica muito importante para seu desenvolvimento, é no lúdico que a criança desenvolve criatividade e senso crítico. A contação de história pode ser um ato de libertação, se cada conto e reconto for momento de diálogo aberto e crítico com compromisso e responsabilidade de formação de um ser humano digno, fraterno e justo.

Além desses benefícios, com a leitura exercitamos nosso cérebro, o que facilita a interpretação de textos de forma a promover competência e habilidade na escrita. Ao ler, o indivíduo adquire maior repertório, ampliando e expandindo seus horizontes cognitivos .

Pode-se dizer que, para aprender a ler e a escrever, isto é, para que uma criança incorpore sua língua materna enquanto leitor e escritor competente, será preciso memorizar letras, sílabas, palavras e até normas gramaticais. Porém, mais do que isso, é necessário que o indivíduo receba o maior número de estímulos constante, estando exposto e interagindo, motivado pelas vivências e leituras que o meio lhe oferece.

Esta exposição e interação acontece entre os sujeitos que leem e contam histórias, ao mesmo tempo para que aquele que as ouvem. Silva (2012, p.06) escreve que:

É função do adulto proporcionar a criança o contato com as “gostosuras” da narrativa, do ato de ler, tendo em vista que “a literatura infantil não chega as crianças muito pequenas sem a mediação do adulto, seja um familiar ou professor. Ler para crianças não alfabetizada é estimulá-las na sua futura leitura e escrita, desenvolvendo nela o valor da oralidade, a importância da linguagem oral

 

 

Conteúdo Desenvolvido:
- Produção de texto, leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais;
- Exposição oral e escrita;
- Narração, descrição de fatos, personagem ou ambiente;
- Pesquisa em dicionário.
- Alfabeto e diferentes tipos de letra;
- Letras maiúsculas e minúsculas;
Reescrita dos textos produzidos, Material para trabalhar as habilidades:

  • EI03EO04: Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

  • EI03CG02: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

  • EI03CG03: Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

  • EI03EF07: Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

  • EI03EF08: Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

 

 

METODOLOGIA

 

O projeto irá visar a integração da parceria das professoras, a Biblioteca, e a Informática. Enquanto se conta, são feitas perguntas sobre o enredo, personagens e as características do cenário. Depois da contação, pergunta- se quem quer recontar a história para os colegas. A análise de dados é realizada através de fotografias e anotações que são feitas durante a realização da atividade. A BNCC (2018, p. 43) aponta que “criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos” é um dos objetivos de aprendizagem no campo das experiências (Escuta, fala, pensamento e imaginação) muito importante no desenvolvimento das crianças bem pequenas, como as do Maternal II. BRASIL.3 de

 

 

Cronograma:

  • 1°etapa Apresentação do projeto em sala de aula, explicação do projeto

  • 2°etapa: Desenvolver o projeto, Contando uma historinha para toda turma,

  • 3°etapa Desenho para pintar, sobre a historinha, pintura com tinta nos cartazes, e mural, criação de historinhas,

  • 4°etapa: A Culminância a finalização do projeto, exposição dos trabalhos confeccionados.

 

 

Recursos utilizados:
- Computadores;
- Internet;
- Impressora;
- Papel;
- Lousa digital;
- Livros de literatura, e outros;

 

Culminância do Projeto:
Apresentação dos avanços e resultado obtido do projeto, a proposta para a culminância do Projeto Leitura e Produção de Textos dos gêneros trabalhados durante o projeto. Publicação dos textos produzidos pela Culminância e suas exposições de trabalhos em murais.

 

 

Avaliação:

 

A avaliação será contínua no processo de aprendizagem, pois a mesma representa um importante momento enquanto norteadora de rumos e decisões a serem tomadas durante a execução do projeto leitura e produção textual dos gêneros.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:


ANTUNES, Irandé. Aula de Português: Encontro & Interação.São Paulo: Parábola, 2010.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, DF:MEC/SEF, 2000.

KOCH, Ingedore. Desvendando os Segredos do Texto.São Paulo: Cortez, 2002.

MARCUSCHI, L. A. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

Nova ESCOLA – Ed. Especial Produção de texto;

Nova ESCOLA – Ler na escola – Ago/ 2010;

Nova ESCOLA – Gestão escolar – A escola que lê – Ago/ Set/ 2010 ;

Nova ESCOLA – Leitura – as melhores estratégias para ler por prazer, para estudar, para se informar Ago/ 2006;