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RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL FACULDADE FASIPE

Lucinéia Vicente Dias dos Santos

Luzilene Ramos

 

 

INTRODUÇÃO

Esse relatório trata-se de uma pesquisa de observação na instituição, com o objetivo de conhecer a organização e o funcionamento da realidade escolar, através de análise do projeto político pedagógico e entrevista com diretor, coordenador e professores mediante questionário com 11 questões.

As quais revelam que o ponto de destaque do projeto político pedagógico é o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem qualidade de ensino, e que o grande desafio enfrentando pela realidade escolar consiste na inteiração com a família e a indisciplina dos alunos.

A escola desenvolve projetos brincadeira e teatro que oportuniza ás crianças coletivamente socializar no horário do recreio. Sendo que cada dia da semana desenvolve um tipo de brincadeira.

As aulas são organizadas através de um modelo que vem direcionado pela secretaria Municipal, o professor sistematiza conforme sua necessidade, uma cena relevante em sala de aula é a habilidade que o professor utiliza os personagens para envolver a leitura, e os computadores que os professores receberam para melhor direcionar em sua metodologia.

Nessa observação estabelece razões e nível de participações em que todos os seguimentos se integram a comunidade escolar, a educação desta unidade é autêntica, sempre foi um processo de humanização.

O Estágio nos proporcionou vivenciar os conhecimentos, as experiências atuantes da gestão em sua prática, trazendo-nos a importância da participação, colaboração de cada um, no processo do conhecimento, enriquecendo a troca de experiências entre profissionais.

Vivenciamos o trabalho coletivo e interdisciplinar no trabalho pedagógico, de forma interrogativa e investigativa, contribuindo para a construção de saberes e conhecimentos no campo educacional e trazendo mais segurança, eficiência na área Educativa.

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

Escola pesquisada: Escola Municipal de Educação Básica, Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, situada na rua das margaridas, nº 333 bairro jardim imperial. A escola foi inaugurada 04 de fevereiro no ano de 2000, com o nome jardim imperial, de pré e primeiro grau, sobre o decreto 011/2000. A escola foi construída para atender o ensino fundamental de 1ª e 4ª serie, no bairro e na redondeza, a obra foi realizada para comportar cerca de 1.200 alunos nos três turnos.

 

Em 2004 por prever a implantação do ensino fundamental de 5ª e 8ª serie, a instituição passou receber nova nomenclatura, através do decreto 008/27/04 disposto na lei 9394/96, resolução 150/99, conselho estadual MT.

 

No ano de 2007 a comunidade escolar APM (associação de pais e mestre) prestarão homenagem á professora e secretaria municipal de educação e cultura, Rosa Oliva de Almeida. Passando o nome da escola de Jardim Imperial para EMEB Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, Sobre lei 977/2000 e 24/2007 a qual foi denominada instituição, atende em média 500 alunos do bairro jardim imperial e circunvizinho.

Um dos principais desafios atuais da escola e fazer com que as crianças e adolescentes nela permanecem e consiga concluir os níveis de ensino em idade adequada.

Nesta visão de ensino da instituição está voltada ao conhecimento científico através de projetos envolvendo toda a comunidade escolar, pois acreditam que o trabalho pedagógico só terá sucesso a partir do momento em que se realiza um trabalho em equipe atendendo as particularidades e dificuldades de cada aluno valorizando o conhecimento culturalmente acumulado.

 

Charlot (2005) propõe a prática do saber que é “uma forma de mediação entre as lógicas das práticas e aquela dos discursos eruditos” (p. 94).

 

Mediação significa servir de intermédio, ou seja, permitir reflexões coerentes sobre a prática e a teoria, diferentemente, da ideia de integração, que significa incluir, incorporar, e deste modo, agir sem necessariamente produzir reflexão sobre a ação.

A filosofia da instituição tem compromisso com a produção e a difusão do saber culturalmente construído com a formação de cidadão crítico, participativo, criativo, capaz de refletir e tomar decisões, desenvolver os próprios conhecimentos e o próprio potencial para fazer face às demandas cada vez mais complexa da sociedade moderna.

A missão da escola é favorecer o desenvolvimento da capacidade da aprendizagem, tendo em vista aquisição do conhecimento, habilidade e a formação de atitudes e valores garantindo assim serviços educacionais de qualidade, acesso, permanência e sucesso na escola.

Uma cena relevante para conter a indisciplina dos alunos, foi o projeto brincadeira que oportuniza às crianças coletivamente socializar harmoniosamente no horário do recreio. Sendo que cada dia da semana desenvolve um tipo de brincadeira como: Pula corda, elástico, jogos, queimada, bambolê, pé de lata, carrinho e boneca. Esse projeto desenvolve a criatividade, a imaginação e o prazer de viver, diminuindo a agressividade e indisciplina em sala de aula. Durante o período de estágio observamos um projeto de leitura itinerário desenvolvido através de teatro, dramatização e musicalidade, voltado para as obras de Monteiro Lobato.

A 1ª apresentação foi abertura da autobiografia de Monteiro Lobato representado por um aluno. A 2ª apresentação foi com os professores através da leitura da obra memórias de Emilia.A 3ª apresentação à história da fábula Marquez de Rabicó foi dramatizado pelos alunos.

A 4ª apresentação foi à musicalidade do Sítio do Pica- Pau Amarelo.A visão da escola, tornar uma instituição de referência, reconhecida pela qualidade do ensino aprendizagem e serviço prestado com empenho de toda comunidade escolar.

A participação, em seu sentido pleno, caracteriza-se por uma força de atuação consistente pelas quais os membros da escola reconhecem e assumem seu poder de exercer influência na dinâmica dessa unidade social, de sua cultura e dos seus resultados.

As questões da gestão democrática, da descentralização e da autonomia da escola estão presentes, sobretudo, na literatura dirigida à escola pública.

É relativamente grande a produção sobre a gestão democrática e a participação. A ênfase é a de subsidiar a escola para uma mudança de mentalidade e atitude, sem a qual essa organização não poderia ser efetiva. Em seu papel social.

 

 

CONCLUSÃO

 

Esse trabalho foi de fundamental importância, pois contribuiu para que conhecêssemos o (PPP) Plano Político Pedagógico da instituição.

Através de entrevistas feitas com Diretora, Coordenadora e Professores, percebemos que elas estão conscientes da importância do fazer pedagógico.

Podemos observar as diversas estratégias que os professores utilizam para atingir os alunos e assim cumprir seu papel de educador.

Vimos que atualmente aplica-se um método diversificado, ora tradicional, ora construtivista levando em conta as necessidades do aluno, que a escola possui vínculo, mas principalmente com toda a sociedade da qual ela faz parte, pois ela tem a função principal de educar, mas também de mudar toda uma cultura social, influenciando diretamente na formação de cidadãos conscientes do seu papel transformador no mundo.

Através deste estágio foi possível concluir que a arte de ensinar é realmente uma missão, pois requer doação total, o que exige profissionais competentes e conscientes do seu papel de espelho para crianças em formação.

 

 

REFERÊNCIA

 

Chalita, Gabriel. EDUCAÇÃO: a solução está no afeto, editora gente; pag. 117

 

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. 4ª Ed. São Paulo: Editora Gente, edição revista e atualizada, 2004.