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DIFICULDADE DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Zenaide Luciano Moreira¹

Artigo científico apresentado à Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil.

 

RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre aspectos relativos às dificuldades de ensino/aprendizagem na Educação Infantil, bem como a importância em estabelecer diretrizes para a resolução dessas dificuldades e a responsabilidade do educador em proporcionar o bom desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem. Essa pesquisa foi iniciada com a seleção dos autores que abordassem sobre o tema pesquisado e em seguida foi realizado um estudo de revisão bibliográfica a fim de expor a visão dos autores SMITH (2001), PETRONILO (2007) entre outros em relação às dificuldades de ensino/aprendizagem na Educação Infantil. Sendo assim fica notório que a metodologia de ensino é um passo em que os profissionais da educação precisam reavaliar a forma de como ensinar nossos alunos, a criança nesse meio de tempo precisa ter um desempenho muito claro para obter um bom resultado na sua aprendizagem, é no dia-a-dia que observamos o quanto é necessário trabalhar com a criança aperfeiçoando o seu conhecimento expandindo a teoria dentro dos conteúdos previstos.

 

 

PALAVRAS CHAVE: Aprendizagem. Aluno. Dificuldade.

 

 

Introdução


O sistema educacional brasileiro tem tratado de diversos assuntos com a devida atenção necessária, como buscando meio de sanar os problemas enfrentados na educação e por aqueles que defendem e trabalham com a mesma, dentre diversos assuntos a Dificuldade de Aprendizagem sendo este um tema muito discutido.

Essa pesquisa tem como questões norteadoras:

A dificuldade de ensino/aprendizagem na educação infantil interfere no aprendizado do aluno nas demais séries?

Qual a metodologia a ser trabalhada com esse aluno?

O professor tem um papel importante no auxilio ao aluno com dificuldade de ensino/aprendizagem?

 

A Dificuldade de Aprendizagem é um termo que está bastante debatido no campo educacional, porque no momento em que uma criança desenvolve atividade positiva em sala de aula a qual foi destinada a executar ela recebe elogios, tendo sua autoestima elevada.

Conforme enfatiza Costa:

 

As dificuldades de aprendizagem estão ligadas a vários fatores, que se manifestam de forma diferente em cada criança. Estas dificuldades podem ter relação com aspectos orgânicos, cognitivos, emocionais, familiares, sociais, pedagógicos, falta de material e estímulos, tédio na sala de aula, baixa estima, problemas patológicos, entre outros. Cada aspecto tem sua particularidade, porém interligados podem levar a criança ao fracasso escolar (2012, p.14).

 

 

O objetivo principal deste estudo é analisar como a dificuldade de ensino/aprendizagem afeta o aprendizado do aluno.

Essa pesquisa se embasou em uma pesquisa de revisão bibliográfica, onde foi selecionado os autores de em seguida realizado um estudo sobre os conceitos dos autores com relação ao tema pesquisado.

A última parte deste trabalho traz os seguintes autores: Costa (2012), Freire (2006), Petronilo (2007), Santos e Pereira (2012) e Smith (2001).

 

Desenvolvimento

 

A dificuldade de ensino/aprendizagem pode estar associada a diversos fatores, sendo o emocional, psicológico, o ambiente familiar entre outros. Como Freire explica (2006, p.19) “Não existe ensinar sem aprender e com isto eu quero dizer mais do que diria se dissesse que o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende”. Desta maneira, percebe-se que a educação é um direito de todos, independentemente da sua capacidade de aprendizado.

 

O aluno pode desenvolver as dificuldades de aprendizagem em mecanismos distintos como na escrita, leitura, matemática ou outras matérias, estas dificuldades podem ocorrer em conjunto ou individualmente em níveis diferentes. Estas dificuldades podem ser ocasionadas por um fator ou por vários deles que podem envolver desde problemas neurológicos, como emocional, familiar, socioeconômico, cultural. (COSTA, 2012, p.15).

 

Assim, fica notório que a dificuldade de ensino/aprendizagem é um reflexo do cotidiano do aluno, sendo relevante o professor buscar entender a vida do aluno fora do ambiente escolar.

Conforme Smith:

 

O termo dificuldades de aprendizagem refere-se não a um único distúrbio, mas a uma ampla gama de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho acadêmico. Raramente, elas podem ser atribuídas a uma única causa: muitos aspectos diferentes podem prejudicar o funcionamento cerebral, e os problemas psicológicos dessas crianças frequentemente são complicados, até certo ponto, por seus ambientes doméstico e escolar, além de por fatores como temperamento e estilo de aprendizagem (2001, p.15).

 

Portanto, cabe ao professor saber trabalhar com os limites desse aluno, uma vez que o aluno que possui dificuldade de ensino/aprendizagem requer um trabalho pedagógico mais intenso.

Para Petronilo:

 

O objetivo do professor não deve ser que todos aprendam igualmente; isso é muito difícil de alcançar. O objetivo deve ser que todos possam trabalhar reflexivamente e construir o pensamento coletivamente, sem que ninguém seja marginalizado ou deixado de lado. Lamentavelmente, muitos professores desconhecem as causas das dificuldades de aprendizagem da criança e as rotulam como fracassadas e preguiçosas (2007, p.25).

 

 

O professor precisa se atentar em trabalhar com esse aluno de maneira que os demais alunos não fiquem deixados de lado. É primordial que o professor reveja suas metodologias e práticas pedagógicas, buscando meios que facilite o aprendizado do aluno.

De acordo com Santos e Pereira:

 

Dificuldades de aprendizagem são comumente expostas no ambiente escolar o que vem preocupando pesquisadores como e de que forma são feitos os diagnósticos nas crianças. Os professores ao depararem com crianças que não satisfazem aos planejamentos e a seus instrumentos de controle acabam rotulando, e até às vezes menosprezando essa criança sob o argumento de ser uma criança problemática ou hiperativa. Ao passar os seus conflitos para os gestores acabam recebendo orientações divergentes com a situação. Esse jogo de falta de conhecimento provoca nos professores e gestores um ambiente de incompetência e alienação. Ficando a cargo de psicólogos e psicopedagogos tomar devidas incumbências de solucionar as dificuldades de aprendizagem. (2012, p.03)

 

É preciso que o professor utilize os recursos pedagógicos em sala de aula como um suporte, onde esses são diversos e cada um específico para cada tipo de dificuldade de ensino/aprendizagem, isso permite ao professor o melhor recurso pedagógico a ser utilizado em sala de aula.

 

 

Conclusão

 

Conclui-se que a dificuldade de ensino/aprendizagem na educação infantil precisa ser diagnosticada e trabalhada com antecedência, pois a educação infantil é o inicio da vida estudantil do aluno e se esse problema não for trabalhado nessa etapa, acaba que acumulando cada vez mais as dificuldades do aluno.

Por isso, é importante que o professor analise seu planejamento e sua metodologia trabalhada em sala de aula, para que ao mesmo tempo em que se trabalhe com o aluno com dificuldade de ensino/aprendizagem o restante dos alunos devem estar inseridos nessas atividades.

Com isso, o aluno progride para as demais séries com um grau menor de dificuldade de ensino/aprendizagem, reflexo de um trabalho desenvolvido em sala de aula de maneira que o professor não deixou com esse aluno sem o aprendizado.

 

 

REFERÊNCIAS

 

COSTA, Nayara Ferreira da. Dificuldade de Aprendizagem: um estudo documental. 2012. Disponível em: <http://http://www.dfe.uem.br/TCC/Trabalhos_2012/NAYARA_FERREIRA_DA_COSTA.PDF> Acessado em: 05 mai. de 2017.

 

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 16ª ed. São Paulo: Olho D’Água, 2006.

 

PETRONILO, Ana Paula da Silva. Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e na Escrita. 2007. Disponível em:<http://www.ufrgs.br/ceme/uploads/1382039595-Monografia_Ana_Paula_da_Silva_Petrolino.pdf>. Acesso em: 02 mai. de 2017.


SANTOS, Larissa Batista Carvalho. PEREIRA, Mônica Pereira Reis Amarante Dória. Dificuldade de aprendizagem: concepções e problemáticas contemporâneas. 2012. Disponível em:<httpeduconse.com.br2012eixo_15PDF16.pdf>. Acesso em: 22 mai. de 2017.

 

SMITH, C. STRICK, L. Dificuldades de aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed, 2001.





DIFICULDADE DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Zenaide Luciano Moreira¹

Artigo científico apresentado à Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil.

 

 

 

RESUMO

 

 

Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre aspectos relativos às dificuldades de ensino/aprendizagem na Educação Infantil, bem como a importância em estabelecer diretrizes para a resolução dessas dificuldades e a responsabilidade do educador em proporcionar o bom desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem. Essa pesquisa foi iniciada com a seleção dos autores que abordassem sobre o tema pesquisado e em seguida foi realizado um estudo de revisão bibliográfica a fim de expor a visão dos autores SMITH (2001), PETRONILO (2007) entre outros em relação às dificuldades de ensino/aprendizagem na Educação Infantil. Sendo assim fica notório que a metodologia de ensino é um passo em que os profissionais da educação precisam reavaliar a forma de como ensinar nossos alunos, a criança nesse meio de tempo precisa ter um desempenho muito claro para obter um bom resultado na sua aprendizagem, é no dia-a-dia que observamos o quanto é necessário trabalhar com a criança aperfeiçoando o seu conhecimento expandindo a teoria dentro dos conteúdos previstos.

 

 

PALAVRAS CHAVE: Aprendizagem. Aluno. Dificuldade.

 

 

Introdução


O sistema educacional brasileiro tem tratado de diversos assuntos com a devida atenção necessária, como buscando meio de sanar os problemas enfrentados na educação e por aqueles que defendem e trabalham com a mesma, dentre diversos assuntos a Dificuldade de Aprendizagem sendo este um tema muito discutido.

Essa pesquisa tem como questões norteadoras:

A dificuldade de ensino/aprendizagem na educação infantil interfere no aprendizado do aluno nas demais séries?

Qual a metodologia a ser trabalhada com esse aluno?

O professor tem um papel importante no auxilio ao aluno com dificuldade de ensino/aprendizagem?

 

A Dificuldade de Aprendizagem é um termo que está bastante debatido no campo educacional, porque no momento em que uma criança desenvolve atividade positiva em sala de aula a qual foi destinada a executar ela recebe elogios, tendo sua autoestima elevada.

Conforme enfatiza Costa:

 

As dificuldades de aprendizagem estão ligadas a vários fatores, que se manifestam de forma diferente em cada criança. Estas dificuldades podem ter relação com aspectos orgânicos, cognitivos, emocionais, familiares, sociais, pedagógicos, falta de material e estímulos, tédio na sala de aula, baixa estima, problemas patológicos, entre outros. Cada aspecto tem sua particularidade, porém interligados podem levar a criança ao fracasso escolar (2012, p.14).

 

 

O objetivo principal deste estudo é analisar como a dificuldade de ensino/aprendizagem afeta o aprendizado do aluno.

Essa pesquisa se embasou em uma pesquisa de revisão bibliográfica, onde foi selecionado os autores de em seguida realizado um estudo sobre os conceitos dos autores com relação ao tema pesquisado.

A última parte deste trabalho traz os seguintes autores: Costa (2012), Freire (2006), Petronilo (2007), Santos e Pereira (2012) e Smith (2001).

 

Desenvolvimento

 

A dificuldade de ensino/aprendizagem pode estar associada a diversos fatores, sendo o emocional, psicológico, o ambiente familiar entre outros. Como Freire explica (2006, p.19) “Não existe ensinar sem aprender e com isto eu quero dizer mais do que diria se dissesse que o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende”. Desta maneira, percebe-se que a educação é um direito de todos, independentemente da sua capacidade de aprendizado.

 

O aluno pode desenvolver as dificuldades de aprendizagem em mecanismos distintos como na escrita, leitura, matemática ou outras matérias, estas dificuldades podem ocorrer em conjunto ou individualmente em níveis diferentes. Estas dificuldades podem ser ocasionadas por um fator ou por vários deles que podem envolver desde problemas neurológicos, como emocional, familiar, socioeconômico, cultural. (COSTA, 2012, p.15).

 

Assim, fica notório que a dificuldade de ensino/aprendizagem é um reflexo do cotidiano do aluno, sendo relevante o professor buscar entender a vida do aluno fora do ambiente escolar.

Conforme Smith:

 

O termo dificuldades de aprendizagem refere-se não a um único distúrbio, mas a uma ampla gama de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho acadêmico. Raramente, elas podem ser atribuídas a uma única causa: muitos aspectos diferentes podem prejudicar o funcionamento cerebral, e os problemas psicológicos dessas crianças frequentemente são complicados, até certo ponto, por seus ambientes doméstico e escolar, além de por fatores como temperamento e estilo de aprendizagem (2001, p.15).

 

Portanto, cabe ao professor saber trabalhar com os limites desse aluno, uma vez que o aluno que possui dificuldade de ensino/aprendizagem requer um trabalho pedagógico mais intenso.

Para Petronilo:

 

O objetivo do professor não deve ser que todos aprendam igualmente; isso é muito difícil de alcançar. O objetivo deve ser que todos possam trabalhar reflexivamente e construir o pensamento coletivamente, sem que ninguém seja marginalizado ou deixado de lado. Lamentavelmente, muitos professores desconhecem as causas das dificuldades de aprendizagem da criança e as rotulam como fracassadas e preguiçosas (2007, p.25).

 

 

O professor precisa se atentar em trabalhar com esse aluno de maneira que os demais alunos não fiquem deixados de lado. É primordial que o professor reveja suas metodologias e práticas pedagógicas, buscando meios que facilite o aprendizado do aluno.

De acordo com Santos e Pereira:

 

Dificuldades de aprendizagem são comumente expostas no ambiente escolar o que vem preocupando pesquisadores como e de que forma são feitos os diagnósticos nas crianças. Os professores ao depararem com crianças que não satisfazem aos planejamentos e a seus instrumentos de controle acabam rotulando, e até às vezes menosprezando essa criança sob o argumento de ser uma criança problemática ou hiperativa. Ao passar os seus conflitos para os gestores acabam recebendo orientações divergentes com a situação. Esse jogo de falta de conhecimento provoca nos professores e gestores um ambiente de incompetência e alienação. Ficando a cargo de psicólogos e psicopedagogos tomar devidas incumbências de solucionar as dificuldades de aprendizagem. (2012, p.03)

 

É preciso que o professor utilize os recursos pedagógicos em sala de aula como um suporte, onde esses são diversos e cada um específico para cada tipo de dificuldade de ensino/aprendizagem, isso permite ao professor o melhor recurso pedagógico a ser utilizado em sala de aula.

 

 

Conclusão

 

Conclui-se que a dificuldade de ensino/aprendizagem na educação infantil precisa ser diagnosticada e trabalhada com antecedência, pois a educação infantil é o inicio da vida estudantil do aluno e se esse problema não for trabalhado nessa etapa, acaba que acumulando cada vez mais as dificuldades do aluno.

Por isso, é importante que o professor analise seu planejamento e sua metodologia trabalhada em sala de aula, para que ao mesmo tempo em que se trabalhe com o aluno com dificuldade de ensino/aprendizagem o restante dos alunos devem estar inseridos nessas atividades.

Com isso, o aluno progride para as demais séries com um grau menor de dificuldade de ensino/aprendizagem, reflexo de um trabalho desenvolvido em sala de aula de maneira que o professor não deixou com esse aluno sem o aprendizado.

 

 

REFERÊNCIAS

 

COSTA, Nayara Ferreira da. Dificuldade de Aprendizagem: um estudo documental. 2012. Disponível em: <http://http://www.dfe.uem.br/TCC/Trabalhos_2012/NAYARA_FERREIRA_DA_COSTA.PDF> Acessado em: 05 mai. de 2017.

 

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 16ª ed. São Paulo: Olho D’Água, 2006.

 

PETRONILO, Ana Paula da Silva. Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e na Escrita. 2007. Disponível em:<http://www.ufrgs.br/ceme/uploads/1382039595-Monografia_Ana_Paula_da_Silva_Petrolino.pdf>. Acesso em: 02 mai. de 2017.


SANTOS, Larissa Batista Carvalho. PEREIRA, Mônica Pereira Reis Amarante Dória. Dificuldade de aprendizagem: concepções e problemáticas contemporâneas. 2012. Disponível em:<httpeduconse.com.br2012eixo_15PDF16.pdf>. Acesso em: 22 mai. de 2017.

 

SMITH, C. STRICK, L. Dificuldades de aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed, 2001.