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GESTÃO ESCOLAR

Andressa Alves Milheiro

Relatório de Estágio apresentado à UNOPAR, para a disciplina de: Gestão educacional e avaliação institucional, Gestão e desenvolvimento de pessoas, Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais II Estágio Curricular Obrigatório III – Gestão.

 

 

1- INTRODUÇÃO

 

O presente relatório do Estágio Curricular Obrigatório III – Gestão, do curso de Pedagogia Universidade Pitágoras Unopar- MT é essencial para a formação de um futuro profissional da que desenvolverá seu trabalho na educação, a fim de revelar realidades e expectativas da educação escolar.

É considerada uma oportunidade muito importante que o estudante de pedagogia possa ter, é neste momento que vislumbrará o que realmente uma coordenadora realiza no ambiente escolar, observando todos os processos que compõe uma coordenadora pedagógica.

O relatório vem fortificar ainda mais a relação de teoria com a prática, expondo todos os dados coletados durante a realização do Estágio Curricular Obrigatório III. O Estágio aconteceu na Escola Estadual Nova Galileia, localizada na Comunidade Nova Galileia, sem número, pertencendo ao município de Colíder-MT, onde foi realizado todas as fases do estágio como a visita à escola para apresentação do acadêmico, observação do espaço escolar e da atuação do pedagogo, análise do projeto político pedagógico, entrevista com pedagogo e apresentação do plano de ação do pedagogo na escola.

O estágio teve duração no campo da escola de 52 horas, nos dias 16/08/2019 a 03/09/2019 sempre no período vespertino, no horário das 13h30min às 17h30min que a coordenadora estava presente na escola, organizando todos seus afazeres, completando a carga horaria.

 

 

2- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

 

A escola escolhida para a realização do Estágio Curricular Obrigatório III foi a Escola Estadual Nova Galiléia, onde fica localizada na avenida principal, sem número na comunidade Nova Galiléia, zona rural, distante da sede do município de Colíder, cerca de 30 km a margem direita da rodovia MT 320. A escola é de rede pública estadual, atendendo todas as crianças que tem seis anos completo de idade, iniciando no Ensino Fundamental anos iniciais, em seguida anos finais e por fim Ensino Médio, fornecendo também a rede de ensino EJA.

A maioria dos estudantes é dependente do Transporte Escolar, são filhos de pequenos agropecuários, assalariados que trabalham para os grandes pecuaristas e diaristas que geralmente vão para outras localidades em busca de sustento para a família. O estágio teve início no dia 16/08/2019 e foi finalizado no dia 03/09/2019 realizando todas as atividades que estabelecem o estágio III, prevista pela universidade de Pitágoras Unopar polo de Colíder/MT.

O funcionamento da escola com alunos acontece no período matutino das 07h30min às 11h30min e no período vespertino a coordenadora desenvolve também seu trabalho e os demais professores planejam suas aulas das 13h30min ás 17h30min. O atendimento escolar é apropriado aos alunos e pais, a escola recebe 116 alunos, são oriundos das comunidades: Sol Nascente; Volta redonda; Boa Vista; São Judas Tadeu; São Lucas; São Marcos; São Vicente; Campo Belo; Santo Antônio; São Sebastião do Córrego Fundo e alunos moradores da própria comunidade. A escola constitui vinte e cinco professores, nas modalidades 1º ciclo do Ensino Fundamental, 2º ciclo do Ensino Fundamental, 3º ciclo do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA.

A escola conta com uma professora especializada para atender alunos com necessidades especiais, que trabalha objetivando dar ao aluno com déficit tudo aquilo que é específico a sua necessidade educacional, que tem intuito romper barreiras que impedem de estar, interagir, participar, acessar espaços, relações e conhecimentos. A formação acadêmica da diretora é Licenciatura em Pedagogia, concursada e tem especialização em “Gestão escolar”

A atual Escola Estadual Nova Galileia foi fundada em 1983, pela prefeitura municipal de Colíder, sendo denominada EMCRPG (Escola Municipal Comunitária Rural Primeiro Grau) Nova Galileia, devido ao nome da comunidade, funcionado pela esfera municipal até 1990, sendo desativada pelo município e transferida para o estado de Mato Grosso em 1990, sob o decreto de criação 2864/90, no qual foi denominada de EEPSG (Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau) Nova Galileia até o ano de 2000. A partir do ano de 1998 a escola passou a oferecer o Ensino Médio Regular, sendo novamente denominada Escola Estadual Nova Galileia o que permanece até os dias atuais.

 

 

3- CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

 

Os alunos são atendidos na escola, e a mesma ocupa uma área de 4.263 m2, no entanto é construída somente em uma área de 755,00m2 que são distribuídos entre:

  • 09 Salas de aulas;

  • 01 Cozinha;

  • 01 Laboratório de informática;

  • 01 Refeitório;

  • 04 Banheiros femininos para alunos;

  • 04 Banheiros masculinos para alunos;

  • 01 Banheiro especial (cadeirante);

        • 01 Banheiro para os funcionários;

        • 01 Secretária;

        • 01 Sala de professores;

        • 01 Espaço aberto com cobertura, usado para comemorações cívicas;

        • 01 Biblioteca;

        • 01 Quadra poliesportiva para prática de esportes (descoberta);

No laboratório de informática compõem nove quantidades de computadores para serem utilizados pelos alunos na aula de informática. O espaço da biblioteca é dívida com a sala de informática, onde tem algumas prateleiras para serem organizados os livros de acordo cada gênero textuais.

A escola tem disponibilização aos multimeios didáticos, para uso pedagógico contando com:

  • Duas impressoras a laser e multifuncional;

  • Dez computadores;

  • Um roteador wireless;

  • Um data show;

  • Uma televisão;

  • Dois aparelhos de som;

  • Um microfone com fio;

  • Um notebook;

A Escola Nova Galileia tem como ideal a busca permanente de alternativas que venham desenvolver ações para responder aos desafios postos pela melhoria da educação pública. A escola tem uma quadra poliesportiva descoberta, em condições precárias, é um espaço utilizado pelos professores e alunos quando realizam jogos com voleibol, futsal, basquete e handebol e variáveis outras brincadeiras.

O refeitório e os banheiros comportam a quantidade de alunos, mas está precisando de algumas reformas nos banheiros femininos e masculinos, como trocar a descarga de alguns vasos sanitários. A cozinha também é assunto de reformas, pois se encontra algumas falhas de azulejos na parede da cozinha, mas a direção já está tomando providencias cabíveis para estes reparos.

 

 

4- DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

 

Instituição: Escola Estadual Nova Galileia

Data: 19/08/2019

Hora de início/término da aula: 13h30min às 17h30min

Coordenadora regente: Solange Moreira de Oliveira

Primeiro dia: Aos dias dezenove do mês de agosto do ano de dois mil e dezenove, a coordenadora esteve no período vespertino das 13h30min às 17h30min desenvolvendo seu papel fundamental no ambiente escolar. A mesma em primeiro momento atendeu uma professora, debatendo assuntos sobre reposição de aulas, pois a escola encontrava-se em estado de greve no mês passado. Desta forma a coordenadora mostrou o calendário de reposição e os dias para repor as aulas seriam nos sábados e feriados, e na conversa a professora explicou-a que não seria possível ela repor aos sábados por conta de sua religião.

Desta maneira a coordenadora realizou uma ligação para a assessoria para rever uma solução para o problema detectado e a assessoria mandou um documento para a coordenadora e a mesma realizou a leitura e disse para a professora que iria solucionar o problema da melhor forma possível sem pontos negativos para os alunos e a professora e em torno de duas ou três semanas já estariam solucionados para acontecer a reposição, pedindo para a professora aguardar esse momento.

A coordenadora estava com três cadernos de planejamentos dos professores, um pedagogo, um de física e outro de matemática. Observou atentamente cada detalhe dos objetivos proposto pelos professores para cada planejamento, pois teria que estar de acordo com os objetivos propostos pela BNCC. Após terminar de olhar os cadernos, a coordenadora realizou uma ligação para o município de Colíder que presta serviço dos motoristas dos ônibus para puxar os alunos que moram distantes nos dias de reposição das aulas.

Em seguida uma professora pedagoga, pediu licença e entrou na sala para debater alguns assuntos sobre seu planejamento em suas aulas ministradas, mostrou seus objetivos sobre produções de textos, gêneros textuais, ortografia e organizou seu planejamento da melhor forma encontrada junto a coordenadora que orientou a forma de desenvolver atividades que o professor planejou.

 

Instituição: Escola Estadual Nova Galileia

Data: 20/08/2019

Hora de início/término da aula: 13h30min às 17h30min

Coordenadora regente: Solange Moreira de Oliveira

Segundo dia: Aos dias vinte do mês de agosto do ano de dois mil e dezenove, a coordenadora esteve no período vespertino das 13h30min às 17h30min para realizar sua função fundamental para o ambiente escolar. Em primeiro instante a mesma entrou em sua sala e acessou em seu sistema no computador para observar os lançamentos dos diários dos professores, analisando as presenças, conteúdo lançado pelos professores e atentou-se, pois, alguns professores não haviam realizado os lançamentos e anotou o que havia sido detectados, para passar para esses professores e pedir para lançar sem atraso para organizar o trabalho de todos. A sala da coordenadora encontrava-se em um ambiente organizado e limpo, com três armários, um com arquivamento de alunos e outros dois estavam armazenados os recursos pedagógicos da escola, havia também duas mesas com cadeiras para o atendimento adequando para profissionais da educação, pais e alunos.

No decorrer de algumas horas estra de frente ao computador olhando os diários, a coordenadora realizou a leitura e projetou o calendário de aulas para cada turma os dias que teriam as matérias para todos estarem em cientes suas aulas de cada dia, facilitando a vida escolar dos alunos e professores. Após o termino de organizar o horário de aula, a mesma realizou a leitura do cardápio da merenda escolar, proposto pela Seduc todos os alimentos que teriam que ser servido aos alunos. O cardápio foi descrito em um cronograma, mostrando cada dia o que seria servido, ou seja, o tipo da comida, saladas e sucos, e imprimiu este cronograma para deixar exposto para a cozinheira efetuar o cardápio.

E finalizou seu horário com um atendimento de um professor do Ensino Médio, que relatou que um aluno não estava aprendendo os conteúdos com os demais alunos, mostrou que o aluno apresentou certas dificuldades e pediu que ajudasse com algumas sugestões de planejamento para esse aluno, com o intuito de proporcionar aos alunos metodologia diferente fazendo com que o aluno possa entender e aprender o conteúdo, desta forma a coordenadora deu-lhe algumas sugestões para desenvolver com este aluno, realizar um planejamento diferente dos demais alunos, mas com o mesmo objetivo para todos, garantindo o conhecimento para o aluno com dificuldade.

 

 

Instituição: Escola Estadual Nova Galileia

Data: 21/08/2019

Hora de início/término da aula: 13h30min às 17h30min

Coordenadora regente: Solange Moreira de Oliveira

Terceiro dia: Aos dias vinte e um do mês de agosto do ano de dois mil e dezenove, a coordenadora esteve no período vespertino para desenvolver seu trabalho das 13h30min às 17h30min. Em primeiro instante a mesma iniciou seu trabalho no computador, em sua sala, continuou olhando os diários de classes, que os professores lançam presenças e conteúdos aplicados em sala de aula. Pude perceber que esses lançamentos feitos pelos professores, são muitos cobrados, não devendo deixar acumular lançamentos e a coordenadora está atenta a todos os conteúdos para não estar nada errado, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Em sequência, ao terminar de olhar os diários, uma professora chegou a sua lada para debater um assunto muito importante que estava acontecendo nas aulas delas, um problema detectado pela professora e pediu o que fazer com aquela situação. A professora relatou que uma aluna não estava conseguindo compreender os conteúdos, mas era por falta de interesse e conversas paralelas com alguns colegas de classe, e suas notas estavam caindo.

A coordenadora conversou muito com a professora e lhe ofereceu metodologias diferentes para se trabalhar com esta aluna e com os demais, pedindo que se separe essa aluna dos demais, deixando-a mais próxima a sua carteira, e desenvolver atividades que despertam interesse ao aluno, e se caso a aluna não se apresenta evolução, os pais desta aluna seriam convocados para uma reunião e mostrar a realidade a eles, pois a professora até mesmo disse, que talvez os pais nem imaginem que as notas de sua filha estão baixas por falta de interesse e conversas paralelas.

Sendo assim a professora foi embora e a coordenadora continuou suas tarefas, preparou materiais para a formação dos professores que acontece todas as quintas-feiras no período vespertino. Posteriormente à coordenadora se se retirou da sala e dirigiu-se para a biblioteca, conversou com a bibliotecária sobre alguns pontos a serem realizados no dia seguinte, na formação como o uso do reprodutor de imagens, para repassar vídeos, imagens e mensagens para os professores da formação e também pesquisou mensagens reflexivas na internet para iniciar a formação, imprimiu e organizou o caderno de presença para os professores que tiverem no dia assinar.

 

Instituição: Escola Estadual Nova Galileia

Data: 22/08/2019

Hora de início/término da aula: 13h30min às 17h30min

Coordenadora regente: Solange Moreira de Oliveira

Quarto dia: Quinto dia: Aos dias vinte e dois do mês de agosto do ano de dois mil e dezenove, a coordenadora esteve durante o período vespertino das 13h30min às 17h30min para desenvolver suas atividades como coordenadora. Em primeiro instante a coordenador entrou em sua sala, pegou seus cadernos para a formação com os professores, que acontecem em todas a quintas-feiras. Neste momento todos os profissionais da educação estavam presentes na escola para um dia de estudo.

A coordenadora apresentou-me para os profissionais, comunicando que a minha presença naquele instante, estava realizando o estágio de gestão, e que iria ficar até o término da formação para observar. Em seguida a coordenadora pediu para retornarem na leitura que tiveram semana passada, dando continuidade do livro “A sala de aula inovadora, estratégias pedagógicas para fomentar” de Fausto Camargo e Thuine Daros. Cada professor realizava leitura em voz alta, de algumas páginas para terminar livro, pois havia somente um livro, e em seguida abriram um momento de debate sobre o assunto como, porque utilizar metodologias atrativas para as aulas, aplicar a tecnologia a favor do conhecimento do aluno.

Um professor fez questão de aprofundar nos assuntos que aborda em partes do texto, muito importante prestar atenção nas quarenta e três estratégias propostas pelo livro, que possam analisar e aplicar em sala de aula, com o intuito de melhorias da educação ofertada aos alunos.

Por fim a coordenadora pediu que os professores forrassem apenas um grupo, com o objetivo de escolher uma dentre destas quarenta e três estratégias, com possibilidade de debater no final para realizarem um projeto interdisciplinar para todos os professores aplicarem em sala de aula. A coordenadora deu alguns minutos de prazo para selecionar uma estratégia, momento este que os professores debateram qual seria a melhor estratégia para todos os profissionais.

Por fim a coordenadora questionou qual era a estratégia selecionada pelos professores e então responderam a utilização do Tangran no ensino de matemática, história, ciências, português e artes, pois os professores debateram que a utilização do Tangran poderia acontecer desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. E por fim a coordenadora salientou que o Tangran facilita o estudo da geometria, desenvolve a criatividade e o raciocínio logico, e decidiram dar procedimento nas próximas reuniões da formação para construírem um projeto interdisciplinar com Tangran.

 

Instituição: Escola Estadual Nova Galileia

Data: 23/08/2019

Hora de início/término da aula: 13h30min às 17h30min

Coordenadora regente: Solange Moreira de Oliveira

Quinto dia: Aos dias vinte e três do mês de agosto do ano de dois mil e dezenove, a coordenadora esteve no período vespertino das 13h30min às 17h30min. Iniciou seu trabalho com uma palestra ministrada pelos representantes do CREAS com todos os profissionais da escola, os professores, o técnico administrativo e os apoios administrativos. O assunto abordado pelo CREAS foi sobre combate às drogas, debatendo todos os tipos de drogas existentes no mundo, utilizado por jovens e adultos, apresentando slides com escrita e imagens.

O maior foco da palestra foi entender como cada droga funciona no organismo, drogas lícitas e ilícitas para os profissionais entenderem melhor este assunto, para passarem aos alunos na vida escola. A representante do CRAS relatou que é de suma importância os profissionais da educação transmitir conhecimentos aos alunos sobre os prejuízos que terão ao usar qualquer tipo de droga, isso pode trazer diminuição de quem usa droga e prevenção àqueles que não saibam dos pontos negativos.

A palestra teve em torno de duração três horas, e quando os representantes do CREAS foram embora, a coordenadora recebeu um professor em sua sala, para informá-la de um aluno que está faltando muito em suas aulas, não sabe o motivo, e pediu para a coordenadora entrar em ação, pediu que ligasse aos pais ou responsáveis para pedir o motivo de tantas faltas injustificadas, sem nenhum atestado apresentado, pois aluno já estava a quatro dias sem vir a escola.

No mesmo instante a coordenadora realizou uma ligação para os pais deste aluno, e conseguiu explicações sobre as faltas. Após a coordenadora finalizar a ligação, explicou ao professor que o aluno estava doente, e traria o atestado de cinco dias para a escola, pois o responsável pelo aluno não conseguiu avisá-los antes. Sendo assim a coordenadora solicitou ao professor tomar medidas cabíveis para o aluno sem prejudicá-lo nos estudos.

 

 

5- ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E ENTREVISTA COM O PEDAGOGO

 

Com a realização da leitura do Projeto Político Pedagógico, pude entender como é construído este documento de imersa importância, onde a escola registra toda a teoria do âmbito escolar. A escola busca o atendimento aos estudantes, respeitando a diversidade, devendo acontecer um trabalho intenso direcionado ao combate do preconceito. A instituição trabalha amparada nas diretrizes curriculares, parâmetros curriculares nacionais/2001, plano nacional e estadual de educação/2010/2011, orientações curriculares estaduais/2010, resoluções normativas e portarias/CEE (Conselho Estadual de Educação) e BNCC (Base Nacional Comum Curricular) permitindo ao educador realizar um trabalho satisfatório, para atender os anseios da comunidade escolar. De acordo com a análise realizada pelo grupo escolar, observaram que a coordenação pedagógica deve verificar semanalmente o caderno de planejamentos diários dos professores, parar obter orientação quanto ao uso dos recursos pedagógicos disponíveis na unidade escolar para concretizar um trabalho de excelência qualidade.

A escola Estadual Nova Galileia é localizada na comunidade chamada Nova Galileia, na avenida principal, sem número, zona rural, distante de aproximadamente 30 km pertencente ao município de Colíder/MT a margem direita da rodovia MT 320. O PPP da escola tem por objetivo refletir a educação, no contexto mundial, caminhando em direção a um modelo de escola que se motiva no paradigma da inclusão, garantindo um profissional qualificado para desenvolver atividades com esses alunos, garantindo a inclusão escolar, ampliando o atendimento aos alunos especiais de acordo com a demanda da escola, respeitando a individualidade intelectual de cada aluno, expandindo o atendimento e adequação do espaço físico para que todos sejam bem atendidos. A instituição escolar defende a construção de uma sociedade inclusiva, tendo consideração à diversidade em geral como fator positivo para a sua ação, reforçando o respeito pelas culturas.

A escola tem se preocupado em oferecer além da qualidade do ensino, um espaço agradável e acolhedor com salas organizadas e sempre limpas, pátio arborizado e com plantas ornamentais. A maioria dos estudantes utiliza o transporte escolar, e quando chegam à escola, a maioria dos professores já se encontram na escola. São filhos de pequenos agropecuários, empregados que trabalham para os grandes pecuaristas da região e diaristas que geralmente se deslocam para as outras localidades em busca de sustento para a família.

A escola funciona em um único turno, matutino, horário do início das aulas 07h30min, com intervalo de 15 minutos, das 09h30min às 09h45min, encerrando às 11h30min, com a distribuição de turmas: 1º ciclo do Ensino Fundamental (1° Ano ao 3° Ano), 2º ciclo do Ensino Fundamental (4º Ano ao 6º Ano) e 3º ciclo do Ensino Fundamental (7º ao 9º Ano) com duração de nove anos e o Ensino Médio e EJA. Uma vez na semana, às sextas-feiras, todos os profissionais e alunos cantam o hino nacional, ato cívico ao término das aulas, como uma forma de resgatar o patriotismo. A escola também envolve os professores, alunos e pais em comemorações tais como; festa junina, dia das mães, dia dos pais e dia das crianças, envolvendo a comunidade escolar, para fins comemorativos.

Existem também os dias de reuniões bimestrais que são especificados no calendário escolar, os pais ou responsáveis são avisados com antecedência por meio de comunicado por escrito sobre o dia e horário da reunião para que todos compareçam. Nesses dias é realizada uma exposição pelo gestor da escola sobre o andamento das atividades desenvolvidas durante o bimestre, onde estarão reunidos todos os professores das diversas áreas do conhecimento informado aos pais ou responsáveis presentes sobre a aprendizagem de seus filhos, mas não são todos os pais que participam da vida escolar.

Realiza-se também a Semana Pedagógica prevista no calendário escolar no início do ano letivo, proporcionando estudos a partir de alguns referenciais teóricos definidos previamente para elaboração de diagnósticos e planejamentos das atividades para o ano letivo. Esta instituição desenvolve em outro momento para uma formação continuada da/na escola, projeto de intervenção sendo realizado em parte da carga horária da hora atividade dos professores e tem o acompanhamento do CEFAPROS polo de Sinop (Centro de Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso).

São discutidos e selecionados os temas para estudos e desenvolvimento de atividades em sala de aula de acordo com as dificuldades detectadas visando à melhoria na aprendizagem do estudante. Nesse ano letivo de 2019 esses momentos estão previstos para acontecerem as Quintas-feiras no período das 13h30min às 17h30min, totalizando quatro horas semanais.

A filosofia da Instituição a propósito da educação é que dá o tom à pedagogia, garantindo-lhe compreensão dos valores que, hoje, direcionam a prática educacional e dos valores que deverão orientá-la para o futuro. A escola por meio do seu currículo representa a dimensão científica do conhecimento socialmente produzido e historicamente acumulado, pois em cada momento histórico, ela constitui uma expressão e uma resposta à sociedade na qual está inserida. Desta forma, cabe-lhe estruturar os conhecimentos com métodos, teorias e linguagens próprias visando explicitar a natureza das atividades escolares, e as condições de sua transmissão e assimilação. Desta maneira, a escola assume a formação humana, inserida nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e o ponto de partida é a realidade mais ampla, onde “a leitura crítica dessa realidade torna possível apontar novo pensar e agir pedagógicos” (GASPARIN, 2007, p.3).

Diante desta teoria do conhecimento na educação escolar pressupõe trabalhar um conhecimento científico e político comprometido com a formação do aluno, onde não basta somente a transmissão pura e simples do conhecimento, mas também a assimilação ativa por parte dele. Esta unidade escolar visa à consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes, possibilitando o prosseguimento de estudos, a contextualização da realidade de vida do educando e da sociedade, situando-se em tempo e espaço, desenvolvendo a suas competências, conhecimentos e habilidades para a vivência no seu contexto social e cultural.

A instituição tem como metas e objetivos, Melhorar a proficiência do de todos os alunos; Assegurando que os mesmos permaneçam na escola, reduzindo assim a evasão e a repetência. Tem como missão também conscientizar a comunidade da sua importância para aprendizagem do aluno e para o bom desenvolvimento da escola e a escola almeja utilizar técnicas e metodologias diversificadas para melhorar o nível de aprendizagem de todos os alunos. O documento possui total clareza conceitual e coerência nos objetivos e as ações do PPP estão diretamente ligadas à realidade da escola, descoberta no diagnostico escolar, transmitindo qualidade, garantindo um bom êxito na execução do Projeto Político Pedagógico da escola.

Os professores da escola desenvolvem com os alunos o projeto da horta pedagógica, trabalhando com todas as turmas desde o plantio de semestre, até o momento de colher as verduras para o consumo dos alunos na merenda escolar, desenvolvendo a interdisciplinaridade do estudo da horta com os estudantes e, além disso, desenvolve o projeto hora da leitura envolvendo todos os alunos na leitura na biblioteca integradora, um momento muito importante para permitir o gosto pela leitura. A Norma de convivência da escola proporciona formas de relacionamento entre professores e alunos variando de acordo com as concepções de ensino. Sabe-se que ao longo da História da Educação consistir em diversas concepções e tendências que nortearam o trabalho e as funções das escolas, e por consequência, dos profissionais que nelas atuam.

Assim, podemos completar que a estrutura social define, mesmo que indiretamente, as relações entre professores e alunos. Existem indicadores nesta instituição para que haja um ambiente de trabalho harmonioso, porém a sistêmica de organização necessita de ações mais eficazes. Alguns itens referem-se ao funcionamento de forma precária. As normativas devem ser respeitadas e cumpridas, devendo prevalecer à decisão do grupo no sentido de promover uma formação continuada, a qual possibilite uma relação pedagógica significativa e responsável entre professores e alunos, garantindo a todos a melhoria no processo ensino aprendizagem.

Tanto professores como equipe administrativa e pedagógica têm como objetivo a formação do aluno na sua totalidade, o professor não deve preocupar somente com o conhecimento através da absorção de informações, mas também pelo processo de construção da cidadania do aluno. O professor tem consciência de que seu papel é de facilitador da aprendizagem, aberto às novas experiências, procurando compreender, numa relação empática, também os sentimentos e os problemas de seus alunos. Ao mesmo tempo que por parte do aluno torna-se indispensável a disciplina e capacidade de seguir algumas regras básicas de convivência.

A Escola busca compreender e lidar com os conflitos através do diálogo, integrando as partes, mantendo registros das decisões, facilitando a comunicação e o entendimento mútuo, buscando sempre resolver os conflitos com coerência e respeito, agindo sempre de forma imparcial, procurando sempre conhecer o real motivo que gerou o conflito, para a partir disso buscar
soluções. A organização do currículo da escola por 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA é organizado por disciplinas e ambos são utilizados recursos como livros didáticos e interdisciplinaridade.

Diante da leitura do PPP do resultado da pesquisa realizada pelos grupos de trabalho foi constatado que existem algumas deficiências que precisam ser melhoradas quanto ao monitoramento do processo de aprendizagem dos alunos, ou seja, nas avaliações. Os professores observam a progressão dos alunos e quais suas principais dificuldades, no entanto percebemos que alguns não buscam meios para sanar essas dificuldades. O incentivo aos alunos para tirarem suas dúvidas quanto aos conteúdos estudados acontece de forma moderada. Os professores informam de forma parcial aos alunos sobre sua progressão e quais conteúdos precisam melhorar. Entende-se que os mecanismos de avaliação precisam ser revistos, pois a forma mais usada de avaliar é a prova escrita. A avaliação no processo contínuo da aprendizagem possibilita a recuperação imediata das dificuldades apresentadas pelos alunos, dando a recuperação paralela o seu real significado.

A partir do Programa Avalia/MT a escola vem obtendo acesso aos resultados da SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), sendo que os últimos resultados não foram satisfatórios. Com isso a escola vem realizando trabalhos voltados para a melhoria da aprendizagem dos estudantes desenvolvendo o Plano de Intervenção Pedagógica e aulas de reforço e atividades extraclasse.

Será considerado aprovado o aluno que obtiver aproveitamento igual ou superior a 60% (sessenta por cento) na escala de notas zero a 10 (dez) ao final do ano letivo. O aluno que não alcançar aproveitamento em até 04 (quatro) disciplinas será aprovado com Progressão Parcial, procedimento utilizado pela escola que permite a promoção do aluno de uma série para a outra, de forma sequencial de acordo com a Regra de organização Pedagógica–ROP. Entendem-se, por progressão parcial aquela em que o aluno passa a cursar a série, anual ou semestral seguinte, mesmo não tendo sido aprovado em todos os componentes curriculares anteriores.

A escola está organizada em Ciclo de Formação Humana com duração de nove anos, Ensino Médio regular não profissionalizante com duração de três anos e Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio (1º e 2º anos). A carga horária anual é de 800 horas para todas as modalidades distribuídas em 04
bimestres com 200 dias letivos e 04 horas de aulas diários, incluindo o recreio de acordo com calendário escolar, exceto o EJA Ensino Médio com uma carga horária de 600 horas distribuída por 3 horas/aulas diárias. O calendário escolar é um documento que a escola elabora seguindo as normas da SEDUC/MT e registra a distribuição de todas as atividades referentes ao desenvolvimento da programação curricular da escola e tem por objetivo orientar o corpo administrativo, docente e discente. A Instituição é considerada um ponto de referência para a comunidade bem como para as comunidades circunvizinhas, quando requisitada pela comunidade é cedida mediante termo de compromisso expedido pelo Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar ao responsável pelo evento para manter e preservar o patrimônio público.

A entrevista foi realizada com a coordenadora pedagógica, formada em Pedagogia. Em primeiro instante foi questionado se a escola proporciona condições de infraestrutura adequada para atender alunos público-alvo da educação especial, e mediante a conversa percebe-se que a escola tem rampa de acesso para cadeirante na entrada da escola e um banheiro com espaço adequado para cadeirante, sendo que a escola no momento, não recebe cadeirante, mas há tempos atrás eram recebidos. Logo partimos para outro lado, em relação às questões didático-pedagógicas, a escola sempre está se aperfeiçoando, a coordenadora relata que há uma ligação muito forte entre coordenadora/professores, para discutem sempre os melhores recursos e metodologias que facilitam e despertam a curiosidade do aluno, gerando conhecimento.

Segundo a coordenadora os profissionais da escola são suficientes para atender a demanda dos alunos, sendo eles atendendo na sua área de conhecimento. O conselho de classe tua como detector dos problemas de aprendizagens no sentido de melhorar as questões ligadas a dificuldade de aprendizagem, reprovação e evasão escolar através de reuniões organizada pela gestão da escola, convocando todos os educadores da escola. Diante da entrevista, a coordenadora respondeu os momentos em que os responsáveis pelos alunos, participam das atividades planejadas pela escola, e esses momentos acontecem em reuniões onde todos os pais são convocados e informados todos os informes são repassados e acontecendo diálogos entre pais e profissionais da escola, esclarecendo possíveis dúvidas.

Foi questionado na entrevista que existem questões sociais emergentes como dimensões históricas, sociais, econômicas e políticas, em relação no contexto que o aluno está inserido que interfere diretamente no fazer-pedagógico. Explicando que as condições dos alunos, ou até mesmo metodologias usadas pela escola, são muito importantes inclui-lo o aluno sem diferenciais dos demais, possibilitando ao aluno estar totalmente inteirado nesse processo. Finalizamos a entrevista com um assunto sobre a formação continuada dos profissionais da escola, pois a coordenadora, está à frente e auxilia todo o processo junto aos profissionais relatando que seu diálogo tem coerência e respeito com todos contribuindo no crescimento do conhecimento de todos os profissionais, possibilitando melhorias voltados aos alunos. Após a entrevista, foi proporcionado no momento a entrega do plano de ação para a escola, uma proposta que poderá resolver a necessidade da escola. A coordenadora realizou a leitura e considerou que o plano de ação voltado para um coleta seletiva na escola, que poderá ser possível solucionar o problema que a escola vem enfrentando, com alunos sem consciência do lixo jogado no chão.

 

 

6- PLANO DE AÇÃO DO PEDAGOGO

 

Identificação da escola: Escola Estadual Nova Galileia

Carga Horária: 08 horas

Responsável em aplicar o plano de ação do pedagogo: Pedagogo

Temática: Coleta Seletiva na Escola.

 

Introdução:

A escola e a comunidade exercem papeis fundamentais para contribuir o cuidado com o meio ambiente, é desta maneira que a escola deve utilizar imensamente o tema meio ambiente através de ações reflexivas, práticas e teóricas com o intuito de cativar o aluno a se ter respeito pelo ambiente que vivemos e frequentamos, acionando nos alunos o respeito e a responsabilidade com a natureza. Partindo de reflexões, se o aluno só tira notas boas, é esforçado, mas na hora de jogar o lixo no lugar correto, joga no chão, entre também desperdiçar água e energia elétrica. O aluno precisa ter consciência desde pequeno, e a escola por intermédio de planos de ações ou projetos permite mudar o futuro do mundo, com crianças, jovens e adultos responsáveis com o ambiente do nosso planeta.

 

Justificativa:

A educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. É de suma importância a conscientização de preservação do meio ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos, afinal vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre puros. Analisando a situação do planeta terra hoje, compreendemos que é necessário agir com os alunos, para não se ter problemas futuros com nosso ambiente. A conscientização quanto a essa preservação deve iniciar cedo, pois é muito mais fácil fazer as crianças entenderem a importância da natureza e com certeza vão crescer com essa ideia bem formada. Através de pequenos gestos darão início as grandes transformações, por acreditar que a escola é transmissora de pensamentos e construção de conhecimento. O plano de ação tem como proposta ser desenvolvida a partir das series iniciais, empregando o trabalho sobre reciclagem e coleta seletiva.

 

Objetivo Geral:

  • Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos da escola, acerca dos temas que envolvam meio ambientes e construção de atitudes para a preservação e com o desenvolvimento sustentável.

 

Objetivos específicos:

• Despertar nos alunos valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade, informando que todo ser humano é reprodutor de lixo;

• Construir quatro lixeiras para a coleta seletiva (Azul, Amarelo, Verde e Vermelho).

• Incorporar o respeito e o cuidado com o meio ambiente, conscientizando os alunos a responsabilidade de descartar o lixo de forma correta;

 

Fundamentação teórica:

 

O estudo fornecido pelas escolas, desenvolvidos pela escola para os alunos com a temática meio ambiente, é apontada como uma prática inovadora no campo da educação, onde a escola tem a capacidade de transformar o pequeno cidadão, por meio de conhecimentos e inovações pedagógicas, tornando os alunos mais conscientes e responsáveis com o nosso planeta terra.

 

A educação ambiental, como prática inovadora na sociedade, é compreendida como a prática educativa relacionada à importância ambiental (Carvalho, 2001; MMA, 2004).

 

Essa educação pode ser realizando tanto no âmbito familiar, social e na escola. Na escola o aluno tem a oportunidade de socializar o convívio e o pleno desenvolvimento do aluno de forma integral, desta maneira podemos observar nas palavras de Miranda a importância do papel da escola:

 

A escola tem três tarefas básicas a desempenhar a favor dos interesses das classes sociais. Primeiramente, deverá facilitar a apropriação e a valorização das características sócio-culturais próprias das classes populares. Em segundo lugar, e como consequência da primeira, a escola deverá garantir a aprendizagem de certos conteúdos essenciais da chamada cultura básica (leitura, escrita, operações matemáticas, noções fundamentais de história e geografia, ciências, etc.). Finalmente, deverá propor a síntese entre os passos anteriores, possibilitando a crítica dos conteúdos ideológicos proposto pela cultura dominante e a apropriação do saber que já alienado das classes populares pela dominação. (1983, P.54-55).

 

Sendo assim, a autora afirma que a escola tem que cumprir essas três tarefas básicas em função da sociedade, facilitando e desenvolvendo a valorização das propriedades sociais e culturais por modo de diálogo com o corpo docente, discente, administrativo e a comunidade. No entanto, Penteado afirma que “a escola é um local, dentre outros (família, trabalho, clube, igreja etc.) onde não só os alunos como também os professores, exercem sua cidadania, ou seja, comportam-se em relação a seus direitos e deveres”, (2010, p.99). O conhecimento é transmitido em qualquer lugar, mas a educação formal acontece somente nas escolas, que ocorre nos sistemas de ensinos.

Diante da importância de desenvolver trabalhos voltados a educação ambiental, no dia 05 de junho é comemorada o dia Mundial Do Meio Ambiente, essa comemoração teve início no ano de 1972, realizada em Escolmo, Suécia e foi nesta data que teve começo a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano e por este motivo foi a data selecionada para a comemorativa.

Conforme Varine (2000, p. 62), "a natureza é um grande patrimônio da sociedade Consequentemente, a Educação Ambiental se torna uma prática social, com a preocupação da preservação dessa sua riqueza". De acordo com o autor, não basta apenas enxergar ou denunciar as ações erradas provocadas pelo homem com nosso ambiente, é preciso ter em mente que nosso planeta terra é o universo em que todos nós vivemos, e se cada um fizer sua parte, teremos um ambiente limpo. A coleta seletiva é um ato de separar os lixos, uma técnica que traz muitos benefícios à natureza e para toda a sociedade. Seque abaixo um esquema que se refere à destinação de cada lixo em sua cor de lixeira correta.

  • Azul → Papel/Papelão.

  • Vermelho → Plástico.

  • Verde → Vidro.

  • Amarelo → Metal.

  • Preto → Madeira.

  • Laranja→ Resíduos perigosos (pilhas e baterias).

  • Branco→ Resíduos de hospitais e serviços de saúde.

  • Roxo→ Radioativo.

  • Marrom→ Orgânico.

No ambiente escolar, é possível encontrar latas da coleta seletiva e as mais comuns são as de plástico, papel, vidro e metal. A ideia é fazer o aluno refletir a separa seu lixo produzido, ou seja, qualquer pessoa produz lixo, e devem ser jogar em seus recipientes adequados, adquirindo um ambiente escolar limpo e bonito, contribuindo para nosso planeta terra.

 

Metodologia:

O plano de ação tem como proposta permitir o professor desenvolver atividades em sala de aula e em campos fora do ambiente da escola, facilitando a compreensão e no desenvolvimento das atividades propostas. Serão previstas uma palestra com um profissional da saúde, com a finalidade de conscientizar os alunos a respeito dos pontos negativos a sociedade e vida humana, com as ações inadequadas com o lixo. Em outra situação serão sugeridas produções de cartazes e confecções de latas da coleta seletiva de acordo com sua cor, de preferência as mais usadas como as latas: Azul, Amarelo, Vermelho e Verde, distribuindo a todo ambiente da escola.

 

Cronograma de atividades:

  • Uma palestra com profissionais da saúde para conscientizar o descarte do lixo.

  • Produção de cartazes.

  • Confecções de latas da coleta seletiva do lixo (Azul, Amarela, Vermelha e Verde).

 

Critérios de avaliação:

A avaliação do plano de ação terá como proposta observar e registrar todo o processo de realizações das atividades desenvolvidas de cada aluno como instrumento avaliativo.

 

REFERÊNCIAS

 

MAGALHAES. Lana. Meio ambiente. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/tudo-sobre-meio-ambiente/> Acesso em: 02 de Set. 2019.

 

MARANGON. CRISTIANE. Preservar também é coisa de criança. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/297/preservar-tambem-e-coisa-crianca> Acesso em: 12 de Set. 2019.

 

OLMO. Bruniele. O papel da escola na formação de alunos responsáveis com o meio ambiente. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/o-papel-da-escola-na-formacao-de-alunos-responsaveis-com-o-meioambiente/18831> Acesso em: 28 de Set. 2019.

 

OLIVEITRA; Alexandre Ferreira de. Educação ambiental escolar. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/biologia/educacao-ambiental-escolar.htm>. Acesso em: 24 de Set. 2019.

 

 

7- CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

O Estágio Curricular Obrigatório III – Gestão me possibilitou uma visão mais ampla no campo da coordenação da educação na escola, fortalecendo cada vez mais meu aprendizado de forma significativa, pois assim passei a sentir mais interesse pela profissão que optei, sentindo a verdadeira realidade de estar na posição de um Coordenador Pedagógico.

Este estágio na Escola Estadual Nova Galiléia, junto a coordenadora me proporcionou uma experiência enriquecedora, contribuindo na minha Prática Pedagógica, acrescentando ainda mais minha bagagem de aprendizado. A partir das observações, registrando todo o movimento que o coordenador pedagógico realiza na escola, despertou-me ainda mais o interesse de ingressar como futura professora ou coordenadora.

Vale ressaltar que a vida de um coordenador é preciso ter muito respeito com os profissionais da escola, tendo uma boa comunicação com os mesmo, acompanhando seus planejamentos e execuções, orientando com novas ideias e estratégias de ensino junto ao profissional e oportunizar espaços de formação continuada, possibilitando aos professore enriquecer suas práticas pedagógicas para alcançar resultados positivos aos alunos no Ensino/Aprendizagem, cativando e despertando o aluno no desempenho escolar.

 

 

REFERÊNCIAS

 

AMARAL, Rodrigo Buzin Siqueira. Fundamentos da gestão educacional e coordenação pedagógica. Rodrigo Buzin Siqueira do Amaral, Jane Elisa Otomar Buecke, Maria Inês Crnkivic Octaviani, Reginaldo Aparecido Bassi, Tatiuci Ferreira Rodrigues. Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. 184 p.

 

AVOANA, Marcia Eloisa. Gestão de pessoas. Editora e Distribuidora Educacional S.A., Londrina, 2015. 216 p.