Buscar artigo ou registro:

 

 

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CUIDADO DO CORPO E DA MENTE

Mario da Silva Junior

Cassio Rossato de Carvalho

Hebert Moreira da Silva

Reginaldo do Prado Silva

Roberto Amor Lhana Junior

 

 

RESUMO

O presente estudo tem por objetivo descrever a importância da Educação Física no cuidado do corpo e da mente no qual o mesmo visa o entendimento, a respeito do corpo e da mente em suas diferentes partes. Abordando as visões do corpo ao longo da história, e como o corpo era enfatizado antes da modernidade, e como a mente se associava ao corpo, e as mudanças relativas a cada cultura que o corpo era observado. Também a ênfase que a atividade física traz para o corpo e para a mente e o quanto é necessário para se tiver uma saúde ativa da mente onde promove benefícios e prevenção da mesma como do corpo. Assim como o resultado e os benefícios que é consequência da prática da atividade física. Hoje as pessoas buscam exercício, ou atividade física para exibir a modelagem do corpo contemporâneo, porém as pessoas podem ser beneficiadas, além disso, e onde é mais importante, na saúde mental e física, se não fosse esse um principal ponto importante os médicos não recomendariam a prática das atividades físicas para o bem-estar humano. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica através da importância de discernir as diferentes e visões e percepções do corpo e da mente. Conclui-se que a educação física muito tem a contribuir e atribuindo conhecimento, informação para se entender de forma simples e prática da importância da saúde da mente e corpo conciliando atividades físicas para uma vida saudável, ativa e prolongada.

 

Palavras-chave: Atividades Física. Qualidade de Vida. Benefícios.

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

O presente trabalho tem por objetivo relatar e abordar com tema a importância da educação física no cuidado do corpo e da mente percebeu que esse é assunto complexo de ser discutido no nosso cotidiano para destacar este tema foram utilizadas pesquisas bibliográficas com cunho qualitativo, assim sendo confirmada a exposição do estudo referente às ideias de vários autores, de encontro com a problemática do estudo. A maioria das doenças se desenvolve por meio de múltiplos fatores, dentre os quais a inatividade física. Sendo essas e outras práticas favoráveis ao sedentarismo e a vida social reclusa das pessoas em geral. É preciso estar atento, pois o reflexo desse tipo de comportamento influência negativamente, também, na aprendizagem das crianças e adolescentes, gerando problemas de aprendizagem e/ou de comportamento.

A prática de atividade física é essencial para melhorar a saúde e bem-estar das pessoas que as praticam independente da idade, onde o ideal é sempre escolher por uma atividade que garanta satisfação, pois assim ela poderá ser incorporada com facilidade à rotina de cada pessoa. Levar uma vida sedentária é uma das principais causas das mortes prematuras na sociedade. Ao fazer atividade física liberamos substâncias como a serotonina e a endorfina, deixando a musculatura mais forte, desenvolvendo assim o físico e cognitivo. Realizar exercícios físicos é a melhor maneira de prevenir doenças, fugir dos remédios, ter uma saúde mental em dia além do mais alcançar uma vida plena e colocar seu corpo em movimento.

A concepção de qualidade de vida como resultado de corpo e mente em movimento, exige um novo olhar do professor de Educação Física, como agente de mediação entre a educação e a saúde, na busca de práticas educativas formativas. Contudo essa perspectiva se torna relevante associar a importância da atividade física a um estilo de vida de melhor qualidade, visando à saúde física e mental, seja em momentos de lazer ou mesmo em práticas de Educação Física.

 

 

2. AS DIFERENTES VISÕES E PERCEPÇÕES DO CORPO E DA MENTE.

 

Falar do corpo e da mente não é algo simples, ao estudar o corpo, em seus diferentes aspectos, exige entendimento específico e detalhado. O corpo foi assunto muito discutido no mundo contemporâneo, tem sido objeto de estudo cada vez mais presente das ciências humanas e sociais. De acordo (BONATTI, 2011, p.12) “O corpo historicamente construído revela todas as representações as quais ele foi submetido por intermédio de seus movimentos e gestos, fato este que não pode ser desconsiderado pelos profissionais que dele se utilizam para realizar seu trabalho”. O corpo é a forma essencial do ser humano se tornar visível, cada corpo apresenta a história de uma sociedade, não a corpos mais feios ou mais bonitos, mas sim corpos que se expressam diferentemente diante de cada região.

 

Sabemos que no decorrer dos anos cada gesto, cada ação internalizada pelo corpo são reflexos do contexto social ao qual ele está inserido e o objetivo da sociedade e muitas vezes da própria escola é o de cuidado com o corpo, obedecendo uma ordem assim definida: instrução, saúde, comportamento, temperamento e costumes sempre orientando as crianças e jovens para as tarefas da vida futura, prevalecendo o saber sobre o corpo.( RIOS; MOREIRA, 2015, p.52).

 

Para os autores Rios e Moreira (2015) o corpo não existe sem a mente e nem a mente sem o corpo, os dois governam nossas ações, movimentos, pensamentos e emoções por meio do corpo também que as pessoas se relacionam, os autores ainda consideram que em se tratando de corpo e mente é como parte integrante de fundamental importância ao desenvolvimento e jamais deveria ser desconsiderado do processo de ensino e aprendizagem.

O corpo é considerado o primeiro e mais natural instrumento do homem, se manifesta através de inúmeros aspectos de nossa cultura, de nossa sociedade. Contudo, com as mudanças que ocorrem na sociedade, o corpo humano passa a ser modelo de cada modificação na mesma. Porém é de grande relevância saber identificar o corpo inserido em uma sociedade e cultura distinta.

 

 

2.1 A PERCEPÇÃO DO CORPO AO LONGO DO TEMPO.

Corpo e mente tem uma importância muito grande e cativante dentro do contesto social e filosófico, na Grécia Antiga, o corpo é considerado como um santuário definido de que um corpo bonito e saudável era expressão de beleza e força para a sobrevivência, o corpo era visto como algo de muita importância. Os autores (BARBOSA; MATOS e COSTA, 2011, p.01) discorrem que “... O corpo era valorizado pela sua saúde, capacidade atlética e fertilidade. Para os gregos cada idade tinha a sua própria beleza e o estético, o físico e o intelecto faziam parte de uma brusca para a perfeição, sendo que o corpo era tão importante quanto uma mente brilhante”.

Na idade Média, os corpos lindos e bonitos não pareciam tão atraentes, estar gordo nessa época correspondia saúde, as mulheres serem gorda representava ser uma boa reprodutora e mãe de filhos sadios. Nessa época a igreja tinha forte influencia, chegando até extinguir os jogos olímpicos. Qualquer culto ao corpo era rigorosamente proibido pela igreja na época, para o cristianismo o corpo passa da expressão da beleza para a fonte do pecado. (BARBOSA; MATOS e COSTA, 2011, p.01) relatam que “o cristianismo reprime constantemente o corpo (o “corpo é a abominável vestimentada alma” diz o papa Gregório Magno). Por outro lado, e glorificado. Nomeadamente através do corpo sofredor de cristo. A dor física teria um valor espiritual”. Segundo os filósofos.

Platão (428-347 a.C.) apud Dumont e Preto, (2005, p. 01):

 

Reflete o mundo das idéias do qual a alma se originou e se encarcerou num corpo que é o mundo real, apresentando o corpo como uma dimensão inferior, limitado, contraposto à alma (perfeita, eterna e imutável), lançando os pressupostos para a teologia cristã. Assim sendo, as atividades relacionadas ao intelecto eram consideradas nobres, reservadas à aristocracia, fomentando o chamado "ócio prestigioso" e, relegando às classes inferiores, os trabalhos braçais.

 

Já Aristóteles, (384-322 a.C.) apud Dumont e Preto, (2005, p. 01) afirma que o corpo tem interação com o mundo moderno a partir do sentir ligando o corpo a alma influenciando em sua vivão de mundo Embora os filósofos tenham visões distintas, uma visão os relaciona, pois, o corpo é um instrumento que sempre está voltado para o convívio igualitarismo, ou seja, um padrão de cultura, crenças enfim, de uma forma ou outra em si o corpo humano é social. Até chegarmos aos dias de hoje o corpo passou por diversas alterações e comportamentos. O que se vê na atualidade, são corpos edificados, seja pela mídia ou por cirurgia plástica. A geração de corpo da sociedade contemporânea e puramente artificial.

 

Nesse sentido, o fenômeno do culto ao corpo vem ganhando espaços significativos nos meios de comunicação e na sociedade em geral. O assunto circula nas pautas de jornais e revistas, difundindo-se por programas de televisão, cadernos de cultura e anúncios publicitários. Além disso, ocorre um vertiginoso crescimento de áreas profissionais ligadas à estética corporal, que abrange desde cursos técnicos, ensino superior e especializações: nutricionistas, esteticistas, personal trainers, dermatologistas, cirurgiões plásticos, massagistas, personal stylist e terapeutas corporais formam um rol de especialistas em rejuvenescimento e em embelezamento. (TRINCA, 2008, p.05).

 

Diante da visão do autor, podemos sim ter convicção de que a busca por um corpo moderno, bonito está em alta, uma crescente preocupação e obsessão pelo corpo na contemporaneidade e não se trata de um corpo bonito saudável com naturalidade, mas sim de corpos transformados pela estética, e manipulado, e isso ocorre em torno de objetivo de metas a serem alcançadas por um corpo perfeito e benéfico ao marketing.

 

 

2.2 A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS PARA O CORPO.

As pessoas hoje se encontram em um estilo de vida muito acelerado, uma correria no seu dia a dia, seja por conta do trabalho, filhos, atividades de casa, enfim, estão sempre ocupadas e priorizam os serviços, as atividades, do que seu próprio corpo, deixando assim as atividades físicas no final da lista de tarefas, e esquecem-se da saúde de seu corpo e de sua mente, há quem pense que fazer atividades físicas ou exercícios físicos, é uma forma de manter-se belo esteticamente, e por isso muitas pessoas procuram inúmeros meios de estarem bem com a visão social, e não com a saúde do corpo em si.

De acordo com Santos (2001), a pressa do dia a dia, leva as modernidades, ao comodismo, ao sedentarismo, e essas circunstâncias, acometem a uma diminuição da qualidade de vida. Na mesma linha de raciocínio do autor, pode-se afirmar que as modernidades, as facilidades das coisas, do mundo atual, promoveram um estado prejudicial à saúde.

A atividade física no corpo funciona como uma medicina preventiva, o que te ajuda a ter disposição, condicionamento físico, não se cansará rápido em atividades rotineiras, fortalece o organismo, contribui na prevenção de doenças cardiovasculares, bom humor e sensação de prazer, pois a atividade física libera substâncias como a serotonina e a endorfina, também deixa a musculatura mais forte, e o corpo mais flexível. Segundo Filho, Jesus e Araújo (2019, p. 02) “a prática de atividade física regular e seus benefícios para a saúde é vista como importante aliada contra as consequências que parecem ser bastantes clara, e sendo um dos fatores para terem maiores probabilidade de desenvolverem doenças crônicas degenerativas”. Sendo assim, a prática de atividades físicas regularmente, sempre estará fortalecendo seu corpo e prevenindo de doenças.

 

A atividade física regular apresenta efeitos benéficos contra doenças degenerativa tais como, doença coronária, a hipertensão e diabetes entre adultos mais velhos, além de reduzir o risco de desenvolvimento em individuo normal. Também é recomendada no tratamento de doença do estado emocional nociva bem como a depressão. Desta forma, o aumento do nível de atividade física regular traz resultados positivo na diminuição da morbidade e eventualmente da mortalidade da população em geral (FILHO; JESUS e ARAÚJO, 2019, p. 04).

 

O corpo humano funciona constantemente, mesmo quando parados, e até pode ser comparado como uma máquina que funciona perfeitamente até que uma peça quebre ou precise de assistência, assim é o nosso corpo, pois os órgãos, células, são interligados, e se algo não vai bem, o corpo reclama, seja uma dor mais crônica ou até uma dor de cabeça, o corpo está falando que algo está errado e que precisa de atenção.

 

Portanto, vale ressaltar que os benefícios promovidos pela atividade física, não está relacionado apenas ao aumento de peso, mas existe uma grande contribuição em todo nosso metabolismo em função da manutenção de nossa saúde em geral, estudos mostram ligações entre a prática de exercícios e aspectos específicos da saúde psicológica, mais notadamente a ansiedade, estresse, depressão, humor e emoção, autoestima e disfunção psicológica (FILHO; JESUS e ARAÚJO, 2019, p. 09).

 

É correto afirmar que sentir um mal-estar procurar um centro de saúde, porém a maior parte das doenças e problemas de saúde desencadeia-se da falta da prática de atividades físicas. Mas o que são práticas de atividades físicas? Podemos responder de uma forma bem simples, e temos a ideia de que é um conjunto de atividades físicas, de movimento corporal que envolve os músculos do corpo assim também como outros órgãos, estimulando substâncias boas para o mesmo.

Afirma que Silva (2015, p. 05) “A atividade física pode ser conceituada como qualquer movimento corporal, independente da intensidade, que não foi elaborado especificamente com a finalidade de aprimorar a aptidão física como, por exemplo, passear com o cachorro ou varrer a casa”. A atividade física então relaciona o movimento corporal a uma pessoa ativa, que proporcionalmente vai estar com um bom condicionamento físico além de uma boa saúde, que é adquirida pela prevenção.

 

A prevenção de doenças através do exercício físico é caracterizada pela conscientização e mobilização das pessoas, associando a falta do exercício físico com doenças, mortalidade e morbidade. Assim, deve-se conscientizar que o exercício físico traz diversos benefícios ao organismo, como melhoria da capacidade muscular, cardiovascular, respiratória e equilíbrio da composição corporal. Desse modo, a prática do exercício físico faz parte do ser humano, de sua história e de seus instintos, dando características de sobrevivência e consequentemente de qualidade de vida dentro de suas fases. (SILVA, 2015, p. 04).

 

É de fácil percepção que o corpo necessita está em movimento, e as práticas de atividades físicas, e exercícios físicos são importantes para manutenção e saúde do mesmo. Assim é preciso que as pessoas tirem um tempo do seu dia para que possam ter uma melhor qualidade de vida.

 

 

2.3 OS BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS PARA SAÚDE DO CORPO E DA MENTE.

A prática de atividade física é essencial para melhorar a saúde e bem-estar das pessoas que as praticam independente da idade, onde o ideal é sempre escolher por uma atividade que garanta satisfação, pois assim ela poderá ser incorporada com facilidade à rotina de cada pessoa. Levar uma vida sedentária é uma das principais causas das mortes prematuras na sociedade. Realizar exercícios físicos é melhor maneira de prevenir doenças, fugir dos remédios, ter uma saúde mental em dia além do mais alcançar uma vida plena e colocar seu corpo em movimento.

Na correria cotidiana, geralmente esquecemo-nos de reservar um tempo em nossa vida para realizar exercícios físicos. Deville (2017) relata a seguir os principais benefícios da atividade física que vão motivá-lo a manter esse hábito saudável no seu cotidiano, melhora o desempenho no trabalho, aumenta a autoestima melhora o convívio social e profissional, previne doenças cardiovasculares, fortalece os ossos melhora a qualidade do sono, além de promover a perda de peso.

Praticar atividade física regularmente é muito importante em todas as idades, não é à toa que é algo que todos os profissionais da área da saúde sugerem. Com aumento da aptidão física pode-se prevenir doenças, como problemas cardíacos, obesidade, diabetes e câncer, dessa forma, a necessidade de modificar o estilo de vida sedentário é cada vez mais vital. Mostramos a importância da prática de atividade física regular e como ela está relacionada à melhora da saúde física e mental.

Segundo Gympass (2017, p. 01).

 

Saúde mental: São muitas as emoções presentes no nosso cotidiano: estresse, ansiedade, angústia preocupações em excesso, insatisfações, nervosismo. Como manter sua saúde mental em dia: Para manter uma boa saúde mental, é preciso cuidar bem do seu corpo, isto é, dormir bem, alimentar-se de forma adequada e praticar exercício físico regularmente.

Atividade física: uma grande aliada da saúde mental: A prática de atividade física, por exemplo, proporciona uma sensação de bem-estar e relaxamento. Quando nos exercitamos, o nosso corpo libera endorfina, substância natural produzida pelo cérebro durante e após a realização de uma atividade física. A liberação de endorfina – também conhecida como hormônio da alegria – ajuda a relaxar, reduz o estresse e a ansiedade e melhora o humor.

 

Para prevenir evitar dores e lesões, deve-se programar um aumento na atividade física devagar e gradual até o valor desejado para dar ao corpo tempo para se adaptar, estudos apontam que pessoas com problemas de saúde crônicos, como doenças cardíacas, diabetes ou obesidade, ou os que estão em alto risco para estes problemas devem consultar um médico antes de iniciar um programa de atividade física. Contudo salienta-se que para que possua todos os benefícios, é importante que a prática de atividade física esteja aliada e acompanhada de uma alimentação saudável e equilibrada.

 

 

3. MATERIAIS E MÉTODOS

 

Este trabalho teve como finalidade a realização de um estudo, cujo objetivo foi compreender a importância da prática das atividades Físicas e seus benefícios como aliado no conjunto do corpo e mente. O mesmo foi realizado através de pesquisas bibliográficas, nas quais foram coletados dados e informações em livros, artigos, teses, revistas e sites já publicados.

De acordo com Raymundo (2018, p. 01) a pesquisa bibliográfica “é à base de qualquer trabalho científico. Essa etapa serve para reunir o conhecimento teórico já disponível. A partir daí, pode-se analisar ou explicar o objeto de estudo’’. A mesma consiste em uma abordagem qualitativa que leva a estimular e a compreender sobre a importância da Educação Física no cuidado do corpo e da mente e suas abordagens.

Conforme o autor Gonçalves (2013, p.24) “A pesquisa qualitativa tem caráter exploratório, permite ao entrevistado falar livremente sobre o tema e tem o entrevistador parte deste “diálogo”. Na mesma foi buscado explicar o que levou ao tema escolhido e aprofundar nas informações aqui expostas. Ao mesmo tempo em que identifica uma abordagem da pesquisa, entendemos nesse estudo a importância da Educação Física no cuidado do corpo e da mente no qual o mesmo visa o entendimento e seus benefícios.

 

 

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Diante do presente trabalho foram oferecidos estudos baseados por citações de autores para refletir a importância da Educação Física no cuidado do corpo e da mente. Em sequência foi dividido em tópicos os objetivos. Durante este artigo será exposto sobre a importância da qualidade de vida, seus benefícios para o ser humano, a relação direta que a atividade física tem na promoção da saúde e da qualidade de vida bem como as influencias eminentes no dia a dia de cada individuo.

Primeiro tópico refere-se à importância do corpo e a forma essencial do ser humano se tornar visível. Trinca (2008, p. 02) “O corpo exprime o elo entre a natureza e a cultura, entre o social e o individual, entre o fisiológico e o simbólico. Deter-se sobre o corpo elaborando uma crítica aos modos como ele vem sendo concebido e tratado tornou-se tarefa de diversas especialidades disciplinares, tais como a psiquiatria, a psicologia, a pedagogia, a educação física, entre outras”. Cada corpo apresenta a história de uma sociedade, não a corpos mais feios ou mais bonitos, mas sim corpos que se expressam diferentemente diante de cada região. Embora os filósofos citados tenham visões distintas, uma visão os relaciona, pois, o corpo é um instrumento que sempre está voltado para o convívio igualitarismo, ou seja, um padrão de cultura, crenças enfim, de uma forma ou outra em si o corpo humano é social.

No segundo tópico, abordaremos a Educação Física que também faz parte do componente curricular e é uma disciplina que desenvolve o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, sendo formadora de cidadãos ativos na sociedade além de estimular o educando na participação da educação Física. De acordo com Santos (2001, p. 11) “O estilo de vida que as pessoas levam é diretamente proporcional aos danos ou benefícios que essa filosofia pode causar à sua saúde. Logicamente um indivíduo ativo pode vir a desenvolver muito menos doenças crônicas degenerativas ou doenças de cunho psicológico do que uma pessoa totalmente sedentária”. A prática de atividades físicas regularmente vai fortalecer seu corpo e prevenindo de doenças.

O terceiro tópico percebe-se ainda que tais sensações contribuam para os benefícios crescimento do individuo pautado em ações que promovam sua saúde e assim aumenta-se a presença de indivíduos satisfeitos com seu padrão de vida e com a qualidade a que se caracteriza. De acordo com Deville (2017, p.01) “As atividades físicas são recomendadas para qualquer idade. Independente do exercício, você deve optar por algo que te proporcione prazer e alegria, a fim de que seja incorporada mais facilmente à rotina de cada um”. É importante ressaltar que as pessoas incluam hábitos saudáveis no seu dia a dia e tenha uma maior comunicação na sociedade em que vive, buscando mais participação se possível de programas e projetos que passa trazer qualidade de vida saudável a mesma. Além disso, entende-se que atividade física é grande aliada da promoção e manutenção da saúde psicológica do ser.

 

 

5. CONCLUSÕES

 

Diante das informações e reflexões sobre o presente tema, percebe-se ao decorrer deste contesto histórico e contemporâneo às mudanças e as aplicações culturais sofridas pela imagem do corpo. É certo que hoje em dia, a mídia, os produtos de beleza, etc. exibem um padrão ao corpo perfeito e admirado pela sociedade, porém nem sempre foi assim, a verdade é que o que muda é a percepção e a visão que o ser humano observa o corpo. A imagem humana considerava as pessoas mais cheinhas saudáveis e fortes. Mas não associava a mente como integrante do corpo. E não interligava a saúde mental a saúde física.

Na contemporaneidade a educação física interliga as duas partes que na verdade é apenas uma. A prática de atividades físicas proporciona não só um corpo definido ou bonito, mas a saúde mental e física. A prática das atividades ou exercícios traz ao ser humano melhoramentos e benefícios como uma disposição maior, melhora a respiração diminui os riscos de paradas cardíacas, dentre outros.

Conclui-se que o que deve ser apresentado e exposto é que a saúde não deriva de corpo bonito, muito menos a saúde mental. E o que pode ser feito, é levar o conhecimento para que as pessoas enxerguem e compreendam que elas não irão ter uma qualidade de vida boa se adequando aos padrões exigidos pelas mídias deixando a saúde de lado ou algo assim. E que o certo é adequar-se ao que o corpo e mente de cada indivíduo realmente precisa, já que somos seres humanos com particularidades diferentes. Não maldizendo os cosméticos os produtos ou um exemplo de corpo bonito ou bem-sucedido, mas a saúde em primeira posição.

 

 

REFERÊNCIAS

 

BARBOSA, Maria Raquel; MATOS,Paula Mena; COSTA, Maria Emília. Um Olhar Sobre o Corpo: O Corpo Ontem e Hoje. Postado em: Psicol. Soc. vol.23 no. 1 Florianópolis Jan./Apr. 2011 Universidade do Porto, Porto, Portugal. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822011000100004>. Acessado em: 05/05/2019.

 

BONATTI, Reginaldo Antolin. A Fisioterapia em Dupla Mão: a Percepção do Fisioterapeuta Sobre o Corpo. Postado em: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ano 2011. Disponível em:< https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/3340/1/Reginaldo%20Antolin%20Bonatti.pdf>. Acesso em: 05/052019.

 

DEVILLE. Benefícios das Atividades físicas para seu Corpo e Mente. Postado em: Blog Deville 26 de Maio de 2017. Disponível em:< https://www.deville.com.br/blog/estilo-de-vida/beneficios-da-atividade-fisica-para-seu-corpo-e-mente/>. Acesso em: 04/04/2019.

 

DUMONT, Adilson; PRETO, Édison Luis de Oliveira. A Visão Filosófica do Corpo. Postado em: Escritos educ. v.4 n.2 Ibirité dez. 2005. Disponível em:< http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-98432005000200002>. Acesso em: 04/04/2019.

 

FILHO, Isaias Batista; JESUS, Leonardo Leite De; ARAÚJO, Lucinei Gomes Da Siva De. Atividade Física e Seus Benefícios à Saúde. Acessado em: 2019. Disponível em:< https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_31_1412869196.pdf>. Acessado em: 08/05/2019.

 

GYMPASS. A Importância da Atividade Física para a Saúde Física e Mental. Postado por Gympass | Bem-estar, Lifestyle, Saúde. Disponível em:< https://news.gympass.com/atividade-fisica-para-saude-fisica-e-mental/>. Acessado em: 15/05/2019.

 

RIOS, Fabíola Teixeira Araujo. MOREIRA, Wagner Wey. A Importância do Corpo no Processo de Ensino e Aprendizagem. Postado em: Evidência, Araxá, v. 11, n. 11, p. 49-58, 2015. Disponível em:< https://www.uniaraxa.edu.br/ojs/index.php/evidencia/article/viewFile/468/447>. Acessado em: 15/05/2019.

 

SANTOS, Fabíola vila Dos. A Importância da Atividade Física na Qualidade de Vida Disseminada Numa Página da Internet. Postado em: novembro de 2001. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/80070/227682.pdf?sequence=1>. Acessado em: 26/01/2019.

 

SILVA, Luiz Augusto Da. Conceitos de Atividade Física e Saúde. Disponível em:<http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/bitstream/123456789/520/5/SILVA%2C%20Luiz%20Augusto%20da%20%20-%20Conceitos%20de%20Atividade%20F%C3%ADsica%20e%20Sa%C3%BAde.pdf>. Acessado em: 26/01/2019.

 

TRINCA, Tatiane Pacanaro. O Corpo-Imagem na “Cultura do Consumo”: Postado em: Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Campus de Marília 2008. Disponível em:<https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciasSociais/Dissertacoes/trinca_tp_ms_mar.pdf>. Acessado em: 15/05/2019.