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A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Hellen Karuline Silva de Oliveira

Keli Cristina Pereira da Silva

Marinês Scartezeni

Marinalva de Jesus Oliveira de Freitas

 

 

RESUMO

O presente trabalho de pesquisa foi realizado através de pesquisa bibliográfica e tem o objetivo de analisar o que é a psicomotricidade, suas áreas de atuação, bem como sua importância para o desenvolvimento integral dos alunos da educação infantil creches e pré-escola. Com base nos autores pesquisados analisaremos as áreas que abrange a psicomotricidade e sua importância quando trabalhada no tempo certo através de atividades psicomotoras planejadas, contribui significativamente, para o desenvolvimento infantil. Entendendo que a psicomotricidade se trata do estudo do homem e seus movimentos relacionados ao seu mundo interior e exterior dentro de um processo de maturação do corpo e da mente demostrado pelo movimento coordenado e estruturado, conhecimento do próprio corpo e a relação deste com o meio, analisaremos a relevância dos estímulos psicomotores na educação infantil creches e pré-escola visando o preparo do aluno para a alfabetização.

 

Palavras-chave: Psicomotricidade. Infantil. Criança. Educação infantil.

 

 

INTRODUÇÃO

 

Não tem como falar do desenvolvimento integral da criança sem abranger a psicomotricidade, a importância dos estímulos na idade certa, por isso, é necessáriao que os educadores de escolas de educação infantil dediquem todo o tempo possível em atividades motoras como: circuitos, playground, parques de areia, atividades dirigidas, jogos e brincadeiras que desenvolvam o equilíbrio, a coordenação motora, o conhecimento do próprio corpo, a lateralidade, o raciocínio logico entre outros, afim de desenvolver na criança um sistema psicomotor satisfatório.

No entanto para que esse desenvolvimento aconteça é necessário que os professores da educação infantil mesmo não sendo especialistas na área da psicomotricidade busquem conhecimento a respeito do assunto para que possam proporcionar aos alunos atividades planejadas, voltadas para o desenvolvimento psicomotor tão importante nessa faixa etária.

Diante da importância da psicomotricidade na Educação infantil a escola possui papel fundamental ao levara a criança, a se descobrir, arriscar, experimentar e adquirir cada vez mais habilidade nos movimentos realizados.

Tem se observado que muitas crianças quando chegam na alfabetização encontram dificuldade para aprender a ler e escrever e até mesmo dificuldades de segurar corretamente o lápis.

Infelizmente ainda existem professores da pré-escola que dedicam muito tempo trabalhando letras e números e deixam de trabalhar o que é realmente importante nesta fase, que é desenvolvem consciência corporal através das experiências no conviver, brincar, participar, explorar e expressar-se, direitos garantidos na Base acional Comum Curricular (BNCC).

 

REFERNCIAL TEORICO

A psicomotricidade pode também ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade”. (Associação Brasileira de Psicomotricidade) Documento on-line.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 20 de dezembro de 1996 (Lei 9394) art. 29 “a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade” (BRASIL, 1996).

 

(...) Há uma ligação indissolúvel, a partir de uma certa idade, entre o desenvolvimento psíquico do indivíduo e o seu desenvolvimento biológico”. Não existe preponderância do desenvolvimento psíquico sobre o desenvolvimento biológico, mas ação recíproca. Há, portanto, uma incessante ação recíproca do ser vivo e de seu meio. “Essa ação varia com as possibilidades orgânicas do ser vivo e é a maturação de seu organismo que permite à criança manter com o ambiente relações recíprocas que estão na base de sua existência. Wallon/Guedes,1995, pg. 206-208).

 

É indiscutível que o meio em que a criança está inserida, os estímulos que ela recebe, contribuem para o seu desenvolvimento intelectual e físico pois, conforme o autor citado acima não tem como separar o corpo da mente, e ambos estão em harmonia com o ambiente. A psicomotricidade é entendida como campo de estudo multidisciplinar seja nas aulas de educação física, seja em atividades com a professora regente o foco precisa estar no desenvolvimento integral do aluno.

 

A criança deve viver o seu corpo através de uma motricidade não condicionada, em que os grandes grupos musculares participem e preparem os pequenos músculos, responsáveis por tarefas mais precisas e ajustadas. Antes de pegar num lápis, a criança já deve ter, em termos históricos, uma grande utilização da sua mão em contato inúmeros objetos (FONSECA, 1993, p. 89).

 

O contato com inúmeros objetos, texturas e formas diferentes é fundamental na educação infantil, enquanto os professores trabalham o sistema sensorial, a consciência corporal, o equilíbrio e as noções de espaço e tempo com atividade dentro e fora da sala de aula a criança estará sendo preparada para a alfabetização na pré-escola. Todo esse trabalho psicomotor estará preparando o aluno e sanando possíveis dificuldades de aprendizagens futuras.

 

A criança em que apresenta o desenvolvimento psicomotor mal constituído poderá apresentar problemas na escrita, na leitura, na direção gráfica, na distinção de letras, na ordenação de sílabas, no pensamento abstrato e lógico, na análise gramatical, entre outras. (ROSSI, 2012, p.2).

 

Muitas vezes os professores da educação infantil são questionados pelos pais, por não fazerem atividades em papel ou caderno, perguntam aos professores por que eles não trabalham letras e números. É necessário explicar que a brincadeira, o lúdico, as atividades psicomotoras são fundamentais nessa fase, como um preparo para quando chegar no tempo certo de ser alfabetizado, o aluno não apresente dificuldades.

Desta forma Negine (1995 apud Rossi, 2012, p. 7) afirma:

 

A educação psicomotora é uma técnica, que através de exercícios e jogos adequados a cada faixa etária leva a criança ao desenvolvimento global de ser. Devendo estimular, de tal forma, toda uma atitude relacionada ao corpo, respeitando as diferenças individuais (o ser é único, diferenciado e especial) e levando a autonomia do indivíduo como lugar de percepção, expressão e criação em todo seu potencial.

 

A educação psicomotora quando realizadas no tempo certo com atividades adequadas a cada idade, através de exercícios, brincadeiras e jogos planejados, adequados a cada faixa-etária são estímulos essenciais para desenvolver a autonomia e se houver algum aluno com maiores dificuldades o professor deve trabalhar com este aluno separadamente afim de que essa dificuldade seja sanada.

 

A proposta inovadora da prática psicomotriz de Lapierree Aucouturirer é a introdução do jogo como componente pedagógico básico na sessão de prática psicomotriz, seja educativa, re educativa ou terapêutica, com criança ou com adultos em formação pessoal. Negrine (1998, p.59).

 

Como cita o autor o jogo educativo é um recurso psicomotor que pode ser usado nas atividades com os pequenos e, eles vão socializar, observar e as regras estabelecidas ou criar as próprias regras com o grupo de jogadores.

Segundo Le Boulch (1969), o desenvolvimento da psicomotricidade acontece quando são realizadas atividades educativas de movimentos livres e espontâneos onde a criança demonstra atitudes espontâneas desenvolvendo uma imagem positiva do próprio corpo, contribuindo para a formação de sua personalidade. As atividades psicomotoras desenvolvem não só o físico, mas também o mental e o afetivo.

 

 

OS CAMPOS DA PSICOMOTRICIDADE

 

Conforme (ABC, Pedagogia ao pé da letra - As áreas da psicomotricidade,) documento on-line, abaixo estão de forma resumida os campos que o trabalho com a Psicomotricidade desenvolve.

 

Coordenação Global

A coordenação global diz respeito à atividade dos grandes músculos e depende da capacidade de equilíbrio postural do indivíduo.

 

Coordenação Fina e Óculo-Manual

Coordenação fina diz respeito à habilidade e destreza manual e constitui um aspecto particular da coordenação global.

Só possuir uma coordenação fina não é suficiente. É necessário que haja também um controle ocular, isto é, a visão acompanhando os gestos da mão. Chamamos isto de coordenação óculo-manual ou viso-motora.

 

Esquema Corporal

A criança percebe-se e percebe as coisas que a cercam em função de seu próprio corpo. Portanto, o desenvolvimento de uma criança é o resultado da interação de seu corpo com os objetos de seu meio, com as pessoas com quem convive e com o mundo onde estabelece ligações afetivas e emocionais. É através do corpo que a criança percebe o mundo a sua volta

 

Lateralidade

A lateralidade é a propensão que o ser humano possui de utilizar preferencialmente mais um lado do corpo que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Isto significa que existe um predomínio motor, ou melhor, uma dominância de um dos lados.

 

Estruturação Espacial

A estruturação espacial é essencial para que vivamos em sociedade. É através do espaço e das relações espaciais que nos situamos no meio em que vivemos, em que estabelecemos relações entre as coisas, em que fazemos observações, comparando-as, combinando-as, vendo as semelhanças e diferenças entre elas.

 

Estruturação Temporal

As noções de corpo, espaço e tempo têm que estar intimamente ligadas se quisermos entender o movimento humano. O corpo coordena-se, movimenta-se continuamente dentro de um espaço determinado, em função do tempo, em relação a um sistema de referência. É por esta razão que sempre nos referimos à orientação espaço-temporal de forma integrada.

 

Discriminação Visual

Um aparelho visual e auditivo íntegro é um pré-requisito muito importante para a aprendizagem da leitura e da escrita. Mas isso não é suficiente.

Quando uma criança nasce, seus neurônios ligados à retina estão ainda muito imaturos. Ela só reage à luz muito forte, não percebe as nuanças luminosas. As informações visuais que seus receptores externos levam ao córtex cerebral são geralmente distorcidas.

 

Discriminação auditiva

A discriminação auditiva é passível de aprendizagem.

Esta capacidade de responder aos estímulos auditivos é o resultado de uma integração das experiências com a organização neurológica.

A discriminação auditiva está muito ligada à atividade motora, mais precisamente com a escrita e particularmente o ditado.

 

 

CONCLUSÃO

 

Ao concluir esse trabalho entendemos que o desenvolvimento da psicomotricidade é muito importante na educação infantil creche e pré-escola e a escola tem um papel fundamental nesse processo, capacitando os professores preparando os ambientes adequados para o desenvolvimento das atividades motoras, sensoriais afetivas e sociais, onde os alunos possam calcular, pensar, questionar e tirar suas próprias conclusões.

Ao compreender a psicomotricidade como a Ciência que estuda o ser humano através do seu corpo em movimento, relação ao seu mundo interior e exterior ou seja, primeiro penso e depois realizo os movimentos

A função da escola e de fundamental importância para o desenvolvimento global dos pequenos, pois quando entendemos que o emocional o psíquico e motor estão juntos, como professores precisamos observar todos esses fatores, pois, ambos constituem o desenvolvimento integral da pessoa.

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

ABC Pedagogia ao pé da letra As áreas da psicomotricidade,) documento on-line disponível em: pedagogiaaopedaletra.com/as-areas-da-psicomotricidade/ acesso em: 18 de outubro de 2024

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE < https://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/>Acesso 18 Out 2023.

 

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1997.

 

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 dez. 1996.

 

FONCECA, Vitor da. Psicomotricidade, psicologia e pedagogia. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

 

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 dez. 1996.

 

NEGRINE, A. S. Aprendizagem e desenvolvimento infantil 3: psicomotricidade: alternativas pedagógicas. 2. Ed. Porto Alegre: Edita, 1998.

 

RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) volume III, sobre a importância do movimento na educação infantil (1998:15):

 

WALLON/GUEDES, A. Ogêda 1995: A psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon: Desenvolvimento da comunicação humana nos seus primórdios pg. 206- 208.

 

Rossi, F. S. Considerações sobre a psicomotricidade na educação infantil. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. n, um, p. 2, mai. 2012. Disponível em: < www.ufvjm.edu.br/…/Considerações-sobre-a-Psicomotricidade-na-Educa…>. Acesso em: 03 ago. 2023.

 

Rossi, F. S. Considerações sobre a psicomotricidade na educação infantil. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. n, um, p. 2, mai. 2012. Disponível em: < www.ufvjm.edu.br/…/Considerações-sobre-a-Psicomotricidade-na-Educa…>. Acesso em: 03 ago. 2023